CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 29 de maio 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu te louvo, Ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos".  (Lc 10,21b)

No dia 29, nós relembramos, no Brasil, RAIMUNDO FERREIRA LIMA, apelidado de "Gringo", morto em 1980.  Era dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Araguaia e pai de seis filhos menores. Tinha 43 anos de idade, quando foi arrancado do seu carro, levado para fora da cidade e assassinado a balas.  Foi um verdadeiro líder. Dizia-se dele que seu ardor e sua coragem eram a força dos demais trabalhadores rurais. Raimundo cresceu com o martírio. Conheci sua esposa e trago no meu breviário o nome dos seus seis filhos, pelos quais rezo constantemente, para que tenham o espírito e a coragem do pai.

Agora, vamos à Inglaterra, onde se venera hoje SANTO ADELMO. Primeiramente, foi beneditino, e depois, Bispo. Tinha sido abade de Malmesbury e bispo de Salisbury. Foi um dos primeiros grandes iniciadores da evangelização do povo anglo-saxão. E é por ele que esse povo se familiarizou com nossa liturgia greco-latina, com o nosso modo de ser e de pensar. Santo Adelmo morreu em 709.

Da Inglaterra passaremos a Luxemburgo, onde é lembrado hoje o servo de Deus, LUIS PICARD, que morreu em 1954.  Por quê lembrá-lo aqui? Porque foi ele, sem dúvida, o pioneiro da Ação Católica, que da Bélgica passou para o Brasil, criando aqui a JOC, JEC e JUC.

E vamos agora lembrar um santo da Turquia.  SANTO ANDRÊ DE CHIO, um jovem de 27 anos. Acusado falsamente diante do sultão, foi tratado com crueldade durante dez dias. O jovem recorreu à Virgem Maria, pedindo-lhe a perseverança na fé cristã. E perseverou. Acabou sendo decapitado.
A Mãe das Dores salvou André de toda fraqueza e tornou-o herói cristão, mártir da Turquia, no ano de 1465.

Por fim, não esqueçamos a mulher. Hoje é comemorada a Bem-Aventurada ÚRSULA LEDO­CHOWSKA, austríaca, falecida em 1939, apóstola da Rússia e dos países escandinavos e fundadora das Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante, beatificada por João Paulo II em 1983.
                               
Maria é a Mãe, presente em todas as horas da vida, especialmente nos momentos mais difíceis e cruciais.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 28 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus"   (Lc 9,62).

Hoje eu gostaria de chamar-lhes a atenção para os inúmeros mártires indígenas de Panzos, na Guatemala. Foram assassinados em 1978. E depois deles vieram tantos outros, que sofreram a mesma sorte. Merecem eles a nossa simpatia e a nossa oração bem como todo o nosso esforço, para que não haja mais violação dos direitos humanos entre os povos indígenas.
                .
O santo de hoje é GERMANO DE PARIS. Deu o nome a um bairro da capital francesa, porque lá foi Bispo, no século VI.

Em Paris, São Germano fundou a Abadia de São Vicente, justamente em: "Saint-Germain-Des­-Prés" .

No Piemonte, Itália, um santo muito simpático: SÃO BERNARDO DE MENTHON.  Cuidava dos viajantes e peregrinos, obrigados a atravessarem os Alpes, sempre cobertos de neve.  São Bernardo os socorria, servindo-se dos famosos "cães de São Bernardo", dotados de especial capacidade de descobrir pessoas encobertas pela neve. Foi assim que São Bernardo salvou grande número de pessoas da morte, naquelas paragens inóspitas.

Agora, vamos lembrar dois monges, fundadores de mosteiros. Um deles é SÃO LANFRANCO, da Inglaterra. O outro, GUILHERME DE GELLONE, na França.   São Lanfranco foi abade e depois, bispo. Teve alunos celebérrimos, como Santo Anselmo, Santo Ivo e o Papa Alexandre II. Viveu e morreu no século XI.
São Guilherme, apesar de ser duque e fundador de um mosteiro, acabou morrendo como simples monge. Talvez por isso mesmo, e pelas opressões que sofreu no seu tempo, seu nome ficou célebre entre o povo, que cultiva sua memória até hoje.

Vale a pena deixar tudo, para seguir o Evangelho de Cristo, dedicando a vida à oração e à solidariedade para com os pobres.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 27 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias".  (Eclo 30,22)

Hoje, vamos encontrar um grande bispo e missionário, chamado AGOSTINHO DE CANTERBURY. Santo Agostinho foi enviado pelo Papa Gregório Magno como missionário, à Inglaterra. Isso, no século VI. Apoiado, ele e seus companheiros, pelo rei Etelberto e por sua esposa católica, Berta. teve imenso êxito em sua missão. Seus companheiros atribuíam o grande sucesso ao mestre que os orientava, Santo Agostinho de Canterbury.  Após a conversão do rei, praticamente todo o povo pediu o batismo. Foi pena que o seu sonho de penetrar em outras partes da Inglaterra, para aí implantar a fé católica, não pudesse ter-se realizado já nessa época!

Mas na mesma Inglaterra, quase mil anos depois, viveu uma santa mulher, venerada hoje. Foi SANTA MARGARIDA POLE, condessa de Salisbury.  Embora tivesse sido esposa de um. sobrinho de Henrique VIII, foi presa, passando dois anos na horrorosa prisão da Torre de Londres. Tudo por causa de um livro, escrito. por seu  filho, o Cardeal Reinaldo, sobre a unidade da Igreja! Após tanta crueldade, acabou sendo decapitada.             decapitada.
                                
Agora, vamos ao Oriente, onde se venera SÃO DION1SIO. Foi bispo e confessor. Morreu no  exílio, no século IV, após ter sido Bispo de Milão, na Itália.

Cada cristão deve levar seu testemunho e pôr o seu talento na mensagem de Cristo, lá onde for chamado a fazer o bem.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 26 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só,. mas se morrer, produzirá  muito fruto"   (]o 12,24),

No Brasil lembra-se hoje a morte do PADRE HENRIQUE PEREIRA NETO, em 1969. Até hoje, o crime ainda não foi esclarecido. apesar das numerosíssimas testemunhas do fato. Mais de cinco mil pessoas, sobretudo estudantes, acompanharam o cortejo até o cemitério, comentando como o Padre Henrique Pereira Neto fora amarrado a uma árvore e depois estrangulado; e a seguir, arrastado e crivado com três balas na cabeça.  Ele tinha apenas 26 anos e era considerado,  grande amigo dos estudantes,

Entre os santos, venera-se hoje SÃO FILIPE  NERI.  Foi um santo atraente sob todos os aspectos. Muito alegre, jovial e simples, teve uma caridade sem limites e uma total confiança em Deus.  Fundou muitos Oratórios - Comunidades eclesiais de base, como as que temos hoje.  Neles, as pessoas se reuniam para rezar, ouvir a palavra de Deus, cantar e pôr em comum os problemas da comunidade. Esses oratórios tornaram-se célebres e perduram ainda hoje.

Vamos mencionar uma mulher, SANTA MARIANA DE PAREDES, que viveu em Quito, nu Equador, no século XVII.   Foi proclamada heroína da nação, por causa de sua dedicação aos pobres. Essa dedicação foi sempre acompanhada de orações e de sacrifícios.

Finalmente, SANTO ELEUTERIO, Papa. do século II, que foi, anteriormente, Diácono do Papa Aniceto.

O santo retrata, por um lado, a simplicidade do Mestre Jesus; e por outro lado, a paixão e ressurreição do Mestre, Cristo.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Nos teus mandamentos estão as minhas delícias: eu os amo"   (Sl 119,47).

Hoje lembramos o "Trabalhador Rural", tão sofrido, mas tão importante para a vida da Nação! Que ele possa ter o necessário apoio em suas reivindicações e que cheguem para ele dias bem melhores!

Três grandes santos são comemorados hoje.
O primeiro deles, o Papa, SÃO GREGÓRIO VII, que viveu no século XI. Ele acabou com a Investidura, que permitia aos reis e nobres da época conferir os cargos na Igreja. Teve de lutar muito pela supremacia do poder espiritual sobre o poder temporal.  Morreu no exílio, por causa dessa sua firmeza e dessa nova ordem, que colocou na Igreja.  Suas últimas palavras, ao morrer, foram estas do salmo: "Amei a justiça e odiei a iniqüidade".

A seguir, vem uma santa. É SANTA MADALENA DE PAZZI. Foi uma das grandes santas do século XVI. Carmelita. O que mais se admira nessa santa é o extraordinário dom da oração e seu contínuo contacto com Deus.  Muito provada pelo sofrimento, exclamava com imenso amor: "Padecer, Senhor, e não morrer!"

O terceiro santo deste dia é SÃO BEDA. Foi muito célebre no seu tempo. Passou a vida estudando a Bíblia como bom beneditino. Seu lema é o mesmo dos beneditinos de hoje: "Reza e trabalha".  Foi assim que os beneditinos conservaram os maiores valores da cultura e da espiritualidade, durante séculos a fio, em favor da comunidade dos homens.  Eles trabalharam principalmente sobre os manuscritos, copiando tudo o que era importante para a posteridade e rezando pela humanidade toda. 

A oração e o trabalho nos unem ao mesmo Deus, Criador e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve"   (Mt 20,26b).

Hoje é o "Dia do Telegrafista" e também do "Datilografo". Gostaríamos de prestar nossas homenagens a eles, sempre tão atentos ao serviço do público, num trabalho por vezes monótono, mas sempre tão útil à comunidade.

Entre os santos de hoje, queremos destacar, em primeiro lugar, a festividade de NOSSA SENHORA AUXILIADORA. Ela é invocada, sobretudo, pelos filhos e filhas espirituais de São João Bosco, e também pelos fiéis devotos de Nossa Senhora.

São Lucas nos apresenta na Liturgia de hoje, no livro dos Atos dos Apóstolos, um santo pouco mencionado, pouco conhecido. É SÃO MANAEM, um dos bispos que impôs as mãos a São Paulo e a São Barnabé, sagrando-os também bispos e preparando-os para a missão entre os gentios.

Temos hoje, também, a comemoração de uma mulher, SANTA JOANA DE CHUSA. Ela é lembrada juntamente com as santas mulheres que assistiam a Jesus com os seus bens. Foram recompensadas, tornando-se as primeiras testemunhas da ressurreição.

Mais um santo. Trata-se de SÃO VICENTE DE LERIN. Foi monge e sacerdote. Estabeleceu, na sua terra, com muita clareza, algumas regras da Tradição, no século V, regras essas lembradas até hoje.

Afinal, no Marrocos, o Bem-Aventurado JOÃO DO PRADO, franciscano, sacerdote e mártir do século XVI, queimado vivo após ter feito seus estudos na Universidade de Salamanca e recomeçado a evangelização do Marrocos.

O serviço prestado tem que basear-se, sempre, na generosidade, na autenticidade e na perseverança.


FESTA DE PENTECOSTES – 23/05/20010



ATOS DOS APÓSTOLOS – 2, 1-11
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam.  
Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.  
Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.  
Cheios de espanto e de admiração, diziam: 
"Esses homens que estão falando não são todos galileus?  Como é que nós os escutamos na nossa língua de origem?    Nós, que somos partas, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia,  da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, e os romanos aqui residentes, judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciando as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” 

Tendo os apóstolos e discípulos recebido o Espírito Santo, conforme Jesus prometera enviar, eles começam  a anunciar as maravilhas de Deus, em todos as línguas. É o milagre da comunicação da Palavra de Deus.
 No passado, na construção  da Torre de Babel, as pessoas começaram a a falar línguas diferentes e assim ficaram divididas.

Com a Festa de Pentecostes, nasce a Igreja de Jesus Cristo. Todos as pessoas são chamadas a viver a comunhão, conforme desejo de Jesus: “que todos sejam um”, como Ele e o o Pai.

O Espírito Santo que é Amor do Pai e do Filho, faz acontecer a comunhão, unidade de amor de todos que O recebem.

Receber o Espírito Santo é começar a “falar a língua de todos as pessoas”, viver a comunhão de irmãos e irmãs que se amam de verdade.

Peçamos ao Espírito Santo a graça de sermos construtores da unidade, derrubando todas as barreiras, todos os preconceitos que podem nos separar. Assim estaremos ajudando a construir o mundo novo prometido por Jesus Cristo, Unidos  pelo amor de Deus todos seremos felizes.
************************
Ó ESPÍRITO SANTO
Dai-me  um  coração grande,
aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora;
fechado a todas as ambições mesquinhas;
alheio a qualquer competição humana;
compenetrado do sentido da  Santa  Igreja!
Um  coração  grande  e  forte
para superar todas as provações,
todo o tédio, todo o cansaço,
toda desilusão, toda ofensa!
Um  coração  grande  e  forte
e constante até o sacrifício,
quando for necessário!
Um  coração cuja felicidade
é palpitar com o Coração de Cristo,
e cumprir humilde, fiel
e virilmente a vontade do Pai.
Amém.
(Oração do Papa Paulo VI)


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


------------------------
HOJE, CELEBRAMOS A FESTA DE PENTECOSTES.
---------------------

"Uma árvore boa não pode dar frutos ruins, nem uma árvore má dar bons frutos...  É pelos frutos que os reconhecerei"   (Mt 7,18-20).

O Espírito de Deus sempre renova a força evangelizadora da Igreja! Isso nos é provado pelo santo, chamado GUIBERTO, beneditino, que evangelizou o povo húngaro, no final do primeiro milênio. São Guiberto tornou-se célebre não só pelas igrejas e conventos que construiu, mas, sobretudo, pela sua própria vida, humilde e simples.

A mulher marca presença hoje na figura da Bem-aventurada MARIA ÂNGELA ASTORCH, clarissa capuchinha da Espanha que viveu entre os séculos XVI e XVII. A fonte profunda de sua vida espiritual foi a Sagrada Escritura e o Ofício Divino. Não conhecemos a data precisa de sua morte, mas em 23 de maio de 1982, Maria Ângela foi beatificada pelo Santo Padre João Paulo II.

Veneramos também dois santos, que têm o mesmo nome: SÃO DÍDIMO. Ambos viveram na França, mas em tempos e regiões diversas. O mais recente São Dídimo é do século VII. E viveu como bispo e mártir na região de Lião. O próprio Papa Gregório Magno escreveu-lhe diversas cartas. Uma por exemplo, recomendando Santo Agostinho de Canterbury, que estava de passagem pela Inglaterra. Outra, dizendo que não gastasse seu tempo ensinando gramática. Afinal, foi tão grande como lutador, que mereceu a morte pelo martírio.

O mesmo aconteceu com o segundo São Dídimo. Era da Borgonha, na França, nos tempos da invasão germânica, no século IV.

Vamos lembrar, ainda, SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI. Viveu sempre doente, mas muito ativo, em contato com todas as misérias humanas. Foi um homem extraordinário!

Pela vida dos santos, descobrimos o Evangelho na prática.