SÁBADO SANTO – 03/04/2010



EVANGELHO de LUCAS 24, 2-12
“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida,  mas, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus  e ficaram sem saber o que estava acontecendo. 
Nisso, dois homens com vestes resplandecentes pararam perto delas. Tomadas de medo, elas olhavam para o chão. Eles, porém, disseram-lhes:
“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?  Não está aqui. RESSUSCITOU!  Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galiléia:  
 ‘É necessário o Filho do Homem ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e, no terceiro dia, ressuscitar’.  
Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.  Voltando do túmulo, anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros.   
Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos,  mas estes acharam tudo isso um delírio e não acreditaram.   
Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido”.

JESUS RESSUSCITOU é a notícia da vitória da VIDA sobre a morte. Conforme prometera aos seus apóstolos e discípulos, Jesus ressuscitou. Pedro e todos os apóstolos dão testemunho desse acontecimento  fundamental para nossa fé. São Paulo  diz que se Cristo não tivesse ressuscitado, vão seria a nossa fé.
A primeira notícia da Ressurreição é dada às mulheres que acompanharam Jesus durante toda Via Sacra. Foram testemunhas dos sofrimentos e da morte e agora são testemunhas primeiras da Ressurreição. São elas que vão a notícias aos apóstolos.

Ser testemunhas da Ressurreição é anunciar a vida nova que Jesus veio trazer. Nos próximos cinquenta dias, até a celebração de Pentecostes, vamos meditar a missão de sermos  mensageiros da vida do Cristo Ressuscitado.  Por isso Jesus nos convida a nascer de novo pelo Batismo.

Peçamos a Nossa Senhora, a coragem de testemunhar a Ressurreição, animando  toda vida, e lutando contra  todas manifestação de morte.
*********************
À vossa proteção recorremos,
santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita. 

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 03 de abril 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça"   (2Tm 3,16).
-------------------------------------
HOJE CELEBRAMOS O SÁBADO SANTO ou SÁBADO DE ALELUIA. 
"A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite. A 
Vigília solene, cuja ação forma uma unidade iniciando com a Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal, e terminando com a Liturgia eucarística". 

-------------------------------------------------


Hoje iremos de imediato à Turquia, para aí venerarmos SÃO NICETAS. Era ainda menino quando se tornou órfão. Era de um gênio especial. Parecia que revelasse as bem-aventuranças, inclusive a da perseguição. Ainda jovem, entrou para um dos mosteiros que São Nicéforo havia fundado, sobre o monte Olimpo. Isso foi no ano de 785. Lá se tornou sacerdote. Mais tarde, sucedeu a São Nicéforo, na abadia. Na época das lutas dos iconoclastas (os quebradores de imagens), Leão, o armênio, o exilou para uma ilha do Mar de Mármara, onde São Nicetas viveu santamente, até que Deus o chamasse em 824.

Vamos à Inglaterra, onde encontramos SÃO RICARDO, Bispo e Confessor. Ele acompanhou Santo Edmundo em seu exílio, na França, e o assistiu até à última hora. Depois, foi nomeado Bispo, contra a vontade de Henrique III. Foi sagrado em Lyon, pelo próprio Papa Inocente IV. Morreu durante uma pregação, nas cruzadas, em 1253.

Mas vocês gostariam de vir aos tempos modernos. E vamos fazê-lo, evocando ESTÊVÃO PERNET, padre assuncionista, que morreu em 1899. Sua grande preocupação — que é também a nossa — foi a de restaurar a família cristã. Para tanto, achou ele importante dedicar toda a obra das Pequenas Irmãs da Assunção, a fim de cuidarem dos pobres. Cuidam dos carentes em suas próprias casas, para que estes possam manter a família unida, no sofrimento, na pobreza e na dor, mas segura e confiante em Deus.

Na Itália, venera-se hoje o Bem-aventurado LUÍS SCROSOPPI, fundador das Irmãs da Providência, no século XIX e beatificado por João Paulo II, em 1981.

Afinal, vamos evocar três Santas, que se ligaram pelo martírio. Eram três irmãs: AGAPE, QUIONE e IRENE. Foram presas juntas e queimadas vivas em 304. Mas o motivo do martírio é que é notável: elas amavam as Escrituras Sagradas, que escondiam dos adversários, para que os cristãos pudessem lê-las.

Quem ama a Palavra de Deus e alimenta o espírito com essa Palavra, terá força para a caminhada, por mais áspera que ela seja.

SEXTA FEIRA SANTA



Meditemos neste dia especial – 02/04/2010

Dia de oração, de reflexão e de renovar compromissos com a fé, traduzindo tudo no amor a Cristo Jesus crucificado  e a todas as pessoas. Rezemos o Salmo 2.
“Por que as nações se revoltam, e os povos conspiram em vão?  Os reis da terra se insurgem e os poderosos fazem aliança contra o SENHOR e contra seu Ungido:  
“Vamos quebrar suas correntes e libertar-nos da sua opressão!”  
Aquele que está nos céus se ri deles, zomba deles o SENHOR. Então, cheio de ira, vai dizer-lhes, apavorando-os com seu furor:  

“Já o estabeleci como meu rei sobre Sião, meu santo monte!”  
Vou proclamar o decreto do SENHOR: Ele me disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!  Pede-me e te darei como herança as nações, e como tua posse os confins da terra. Tu as governarás com cetro de ferro, tu as quebrarás como a potes de barro”.  Agora, pois, tomai cuidado, ó reis, aceitai este aviso, governantes da terra:   Servi ao SENHOR com reverência   e prestai-lhe homenagem com tremor.   
 Para que não se irrite e pereçais pelo caminho, pois sua ira se inflama de repente. Felizes os que nele se abrigam!”

CARTA aos HEBREUS  9, 11-28
“Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele entrou no Santuário através de uma tenda maior e mais perfeita, não feita por mãos humanas, nem pertencendo a esta criação. Ele entrou no Santuário, não com o sangue de bodes e bezerros, mas com seu próprio sangue, e isto, uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna.  
De fato, se o sangue de bodes e touros e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam, realizando a pureza ritual dos corpos,  quanto mais o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Pois em virtude do Espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.  
Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele redimiu as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. Assim, aqueles que são chamados recebem a herança eterna prometida.  Ora, onde há testamento, é preciso que seja constatada a morte de quem fez o testamento.  Pois um testamento só tem valor depois da morte; não tem efeito nenhum enquanto ainda vive aquele que fez o testamento.   
Foi por isso que nem a primeira aliança foi inaugurada sem sangue.  Na realidade, depois de anunciar a todo o povo todos os mandamentos conforme a Lei, Moisés pegou uma vasilha com sangue de novilhos e bodes misturado com água, uma lã vermelha e um  hissopo. Em seguida, aspergiu primeiro o próprio livro e todo o povo,  e disse: “Este é o sangue da aliança que Deus faz convosco”.   
 Do mesmo modo, aspergiu com sangue também a Tenda e todos os objetos que serviam para o culto. E assim, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não existe perdão.   
Portanto, as cópias das realidades celestes tinham de ser purificadas dessa maneira; mas as próprias realidades celestes devem ser purificadas com sacrifícios melhores.  De fato, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imitação do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.   E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santuário com sangue alheio.   
Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes desde a origem do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pela imolação de si mesmo.  E como está determinado que os homens morram uma só vez, e depois vem o julgamento,   assim também Cristo, oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, não mais em relação ao pecado, mas para salvar aqueles que o esperam”.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 02 de abril 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Precavei-vos cuidadosamente de qualquer cupidez, pois mesmo na abundância a vida do homem não é assegurada por seus bens".   (Lc 12,15)
---------------------------
HOJE É SEXTA FEIRA SANTA.
À tarde ceçebra-se a Ação Litúrgica com a Leitura da Paixão, Adoração da Cruz e Comunhão eucarística. À noite é costume realizar-se a chamada Procissão do "Senhor Morto".
--------------------------------------

O dia de hoje enche-se de beleza, pela figura de SÃO FRANCISCO DE PAULA. Viveu ele na Itália, em fins do século XV e inícios do século XVI. Desde menino foi consagrado a São Francisco de Assis. Chegou a fazer uma peregrinação à Úmbria, aos lugares santificados por São Francisco. Mas ele começou combatendo o luxo e a corrupção dentro da Igreja, procurando novamente aquilo que São Francisco havia estabelecido, ou seja: a pobreza, a humildade e, sobretudo, a oração. Por isso, morou durante certo tempo na solidão e na pobreza total. Sua fama começou a atrair companheiros. E aos 19 anos já era fundador de uma família religiosa, que existe até hoje e que é composta de grandes apóstolos, na cidade de São Paulo: os Mínimos. Eles cultivam o espírito de humildade e também a austeridade pessoal.
Neste dia, na Espanha venera-se o Bem-aventurado FRANCISCO COLL dominicano do século XIX, que se dedicou às missões populares e foi beatificado por João Paulo II, em 1979.

Temos também uma grande Santa, comemorada hoje. Ê SANTA TEODÓSIA. É do tempo da perseguição de Maximiano, no século IV. Viveu em Cesaréia, da Palestina. Bem pequena, já saudava os mártires, quando estes eram levados aos tribunais. Um dia, chegou a vez de ela ser presa e torturada. Mas guardou um eterno sorriso, que a tornou célebre. Foi lançada ao mar no domingo da ressurreição, no ano de 307.

Afinal, vamos mencionar outra santa, também da Palestina, com o belo nome de MARIA, a EGÍPCIA. É também chamada de "penitente". E por quê? Porque se converteu de uma vida mundana a uma grande austeridade. Viveu até o ano de 422, morrendo em grande santidade.

Mas seríamos injustos se não lembrássemos uma das maiores figuras do clero francês: JOÃO TIAGO OLIER. Podemos dizer que ele teve a missão de converter todo um quarteirão de Paris. Portanto, exerceu sua missão no meio em que vivia. E teve o mérito de instituir seminários e de expandir a espiritualidade francesa, tão em voga naquele tempo. Foi um grande mestre. Viveu nos anos de 1608 a 1657.

A pobreza evangélica é sempre um sinal inequívoco da autenticidade da vida do cristão.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 01 de abril 2010

Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas dê farinha, até que tudo ficasse fermentado"  
(Mt 13,33)
---------------------------------
HOJE CELEBRAMOS A QUINTA FEIRA SANTA.

HOJE começa o Tríduo Pascal - quinta feira, sexta feira e sábado -  não é preparação do Domingo da Ressurreição, mas é. segundo as palavras de Sto. Agostinho, o sacratíssimo Tríduo do Crucificado,  Sepultado e Ressuscitado (CAL!, p. 55).   O  seu centro é a Vigília Pascal. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, "quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal,  quando morrendo destruiu  a nossa morte e ressuscitando renovou a vida.”.

---------------------------------------------


Este dia 1º. de abril entrou na história do povo brasileiro porque marcou o começo da greve dos metalúrgicos do ABC paulista. A greve durou 40 dias; e teve consequências decisivas para a unificação da classe trabalhadora e para a conquista de negociações da mesma classe. Isso foi em 1980.

Lembrando os Santos comemorados hoje, vamos citar, em primeiro lugar, SANTO HUGO, de Grenoble, na França. Era beneditino e confessor. O que o distinguiu? A sua retidão, uma constante busca de Deus. Achou, num primeiro momento, que iria encontrá-lo na vida monástica. Mas Deus nem sempre concorda com os homens, por mais santos que eles sejam.  Deus o quis Bispo de Grenoble, aos 27 anos de idade. Depois, tornou-se, ele mesmo, um formador de santos, sobretudo construindo mosteiros, hospitais, e organizando sua diocese, que dirigiu por 52 anos. Morreu em 1132, Até hoje, a vida de Santo Hugo está sendo estudada, desde a canonização, que se deu por Inocente II.


Mas vamos a uma vida bem simples, quase que formando  um  contraste  com  a  anterior.  É  SÃO TOMAS  DE  TOLENTINO,  um  franciscano que, juntamente com seus três companheiros, foi decapitado, no ano de 1322. É que eles se recusaram a reconhecer Maomé como o grande profeta de Deus. Depois de haver pregado por algum tempo na Armênia, São Tomás de Tolentino passou à China e ainda evangelizou a índia, por 30 anos. Foi de uma simplicidade admirável, mas também, de uma tenacidade  quase  inimitável.


Vamos evocar SÃO VALÉRIO, padre e monge. No começo da vida, pensou que deveria passar seus anos sozinho, sem discípulos, vivendo só para Deus. Mas, aos poucos, os discípulos foram, chegando. E alguns deles tornaram-se santos e célebres naquele tempo. Ele viveu na Diocese de Amiens, na França, no século VII.


Que os nossos santos de hoje nos ajudem a descobrir e a estimar a força de Deus dentru de nós!

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 31 de março 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


"Essa espécie de demônios não pode ser expulsa, a não ser com oração"   (Mc 9,29).
-------------------------------
HOJE é terça feira da SEMANA SANTA.
-------------------------------

31 de março é, por muitos motivos, um dia tristemente célebre. Um dos motivos foi a expulsão dos jesuítas do Brasil e da América Latina. Foram mais ou menos 2.200 missionários Jesuítas, homens preparados, cultos, com excelentes qualidades, dedicados à formação dos índios, que tiveram de partir daqui, por causa dos grandes da França, Espanha e Portugal. Podemos dizer que a expulsão dos jesuítas deixou os índios órfãos. Célebres reduções foram desfeitas. E grande foi, depois, o genocídio dos habitantes primitivos de nossa Terra.

Vamos aos Santos: Em primeiro lugar, gostaríamos de lembrar o profeta AMOS, que era um simples pastor. Nem pertencia à corporação oficial dos profetas. Foi chamado diretamente, por um apelo irresistível de Deus, a fim de proclamar sua mensagem, próximo de Belém de Judá, na Terra Santa.

Também evocamos hoje SÃO BENJAMIM, diácono e mártir, vítima da perseguição aos cristãos, no início do século V. Apesar de tudo fazerem para que desistisse da fé, Benjamim permaneceu firme. Foi lançado duas vezes na cadeia, onde lhe aplicaram toda sorte de tortura, também conhecida em nossos tempos. Ele morreu firme na doutrina de Cristo. Isso foi no ano de 420.

E vamos citar uma mulher que há de entusiasmar-nos com sua vida. É de Roma. Seu nome: SANTA BALBINA. Santa Balbina é, talvez, uma das últimas mártires das primeiras perseguições contra os cristãos. É tão célebre, que dá o seu nome a um cemitério de Roma, onde está sepultado o Papa São Marcos. Também no Aventino existe uma igreja dedicada a essa Santa.

Só para nomear: GUIDO DE POMPOSA, abade beneditino, de Ravena. Merece ser lembrado aqui, porque sofreu perseguições e calúnias. E sua resposta, sua justificativa, foi sempre e unicamente o jejum e a oração. Ele viveu no século XI.

Jejum e oração são, talvez, a unica resposta que se possa dar a certas calúnias. Mas a verdade sempre triunfará.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 30 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quem der, nem que seja um copo d'água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade eu vos digo que não perderá a sua recompensa"   (Mt 10,42).
------------------------------------
HOJE CELEBRAMOS A SEGUNDA FEIRA DA SEMAMA SANTA.
-------------------------------------------
Lembramos hoje um confessor, verdadeiro herói da caridade, que morreu exatamente em 1900. É muito conhecido na cidade de São Paulo. Trata-se de SÃO LEONARDO MURIALDO, cujos filhos espirituais trabalham em São Paulo, como também em vários pontos do País. O que fez ele de extraordinário? Ocupou-se das crianças delinqüentes, fundando, com elas e para elas, uma colônia agrícola. Estendeu depois sua assistência à Juventude Operária, pela fundação de escolas técnicas. Foi o saudoso Papa Paulo VI quem canonizou São Murialdo, em 1970. E os padres da Caridade — ou Murialdinos — que trabalham em diversos pontos da Arquidiocese de São Paulo, são muito benquistos, embora nem sempre compreendidos.

Vamos a outro Santo, também ele muito célebre. É SÃO JOÃO CLIMACO, egípcio, do século VI, autor da obra "Escada do Paraíso". Aliás, o nome "Clímaco" já quer dizer "escada". Por seus exemplos, por sua obra, formaram-se depois dele gerações e gerações de monges e santos.


É preciso que amemos e protejamos as crianças. Elas são o futuro da sociedade, da Igreja, do mundo. Esperanças de hoje, frutos no amanhã!

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 29 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo ArnsEdições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eis que havia um homem chamado José... homem bom e justo, que não concordara nem com o desígnio nem com a ação dos judeus. Era de Arimatéia e esperava o Reino de Deus".
(Lc 23,50-51)
----------------------------------
Segunda feira da SEMANA SANTA.
--------------------------------------

Os Santos são aqueles que seguiram, de fato, a Cristo, não temendo trabalhos nem sofrimentos, seguindo o Redentor em tudo o que lhes foi possível.

Hoje, lembramos SÃO JOSÉ DE ARIMATÉIA. Foi contemporâneo de Jesus, na Palestina. Após a crucifixão de Cristo, ele não teve medo de dirigir-se ao governador  Pôncio Pilatos, pedindo-lhe corajosamente o corpo de Jesus, para dar-lhe honrosa sepultura. Ajudado por Nicodemos — outro seguidor de Jesus — teve nesse instante a coragem de despregar o Cristo da cruz, publicamente, no alto da montanha, diante dos olhos dos adversários do Evangelho. Fê-lo, evidentemente, pondo em risco sua posição e reputação, numa hora bem crítica! Quem de nós teria a mesma coragem?

Lembremos ainda SÃO CIRILO, mártir, que viveu no Líbano, no século IV. Os perseguidores demonstraram tamanha selvageria contra ele, que lhe devoraram o próprio fígado. Aliás, o Líbano, hoje tão conhecido por seu sofrimento, foi desde o início uma terra de heróis e mártires.

Lembramos também, na França, SANTO EUSTÁSIO, que no século VI evangelizou o Centro da Europa. Deu-lhe uma grande unidade na fé e caridade, que bem precisava ser restabelecida hoje.
*
A Paixão de Cristo transforma-se na força dos seus discípulos, para as grandes horas da vida.

DOMINGO DE RAMOS – 28 de março 2010


EVANGELHO  de LUCAS  19, 28-40
“Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.   Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo:  
“Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, no qual ninguém nunca montou. Desamarrai-o e trazei-o aqui.  Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que o desamarrais? ’,  respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele”.  
Os enviados partiram, e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito.  
Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?”  Eles responderam: “O Senhor precisa dele”.  
E o levaram a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o jumentinho e ajudaram Jesus a montar.  Enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo seus mantos no caminho.   Quando chegou perto da descida do Monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinham visto. Todos exclamavam:
“Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”  
Do meio da multidão, alguns dos fariseus interpelaram Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!”  Ele, porém, respondeu:
“Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras gritarão”. 

Iniciamos HOJE a SEMANA SANTA, com a celebração das Benção dos Ramos e a Missa com a Leitura da Paixão de Jesus Cristo. O Evangelho conta a entrada solene de Jesus em Jerusalém. A Benção dos Ramos lembra esse acontecimento. 
Queremos acolher Jesus em nossas Comunidades, em nossas Cidades aclamando-O como NOSSO SENHOR.
Na Semana Santa vamos celebrar a prisão, condenação, os sofrimentos de Jesus, sua via sacra, carregando a cruz e a Morte na Cruz.
O ponto alto desta Semana Santa é a celebração da RESSURREIÇÃO – a PÁSCOA de JESUS CRISTO.
Em nossas comunidades, vamos participar, assumindo nosso lugar na caminhada de Jesus, ocupando ai o lugar de pecadores que esperam o perdão, a libertação com a participação na Ressurreição de Jesus Cristo.
Jesus nos disse que se quisermos segui-lO, devemos renunciar a nós mesmo, tomar a cruz e caminhar com Ele.

Que nesta nova Semana Santa, procurando participar nas celebrações, renovemos nossa adesão a Jesus, querendo viver de modo mais profundo sua Vida e sua Palavra, que se resume  no lava-pés, no serviço.
Ser cristão é viver o compromisso, o Mandamento que Jesus nos dá: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 28 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Filhinhos, não amemos de palavras nem de língua, mas por ações e em verdade"   (1 Jo 3,18).
---------------------------------
Iniciamos HOJE, DOMINGO DE RAMOS, a SEMANA SANTA. HOJE também, em todas as Igrejas e Comunidades do Brasil, acontece a COLETA DA SOLIDARIEDADE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA. 
------------------------------- 

Todos os Santos nos conduzem a Jesus e d'Ele recebem tudo o que têm de bondade e coragem. São verdadeiros heróis da fé, que nos servem de modelo e inspiração.

Evocamos hoje um Santo de nome muito conhecido e expressivo: SANTO SPES. Traduzido, quer dizer "Esperança". Foi cego durante quarenta anos. Mas, irradiou sempre uma alegria contagiante. Viveu na terra de São Francisco, a Úmbria, Itália, no fim do século V e começo do VI.

Outro nome, bem expressivo, é o do Bem-aven¬turado VENTURINO. Foi ele quem muito lutou pela união dos cristãos, no Oriente, sobretudo na Turquia, como padre dominicano e confessor da fé. Faleceu em 1346.

Temos ainda uma mulher, a Bem-aventurada JOANA  MARIA DE MAILLE, viúva, que viveu entre os séculos XIV e XV, na prece e na humildade.

Os Santos nos levam a entender melhor a palavra de Jesus: "Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos".