MEDITAÇÃO do dia 21 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”.
Ele respondeu àquele que lhe falou: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12, 46-50)

Irmãos e irmãs! Jesus nos ensinou a fazer a vontade do Pai. Quando se preparava para dar a vida por amor a todos nós, pediu: “Pai afasta de mim este cálice (tudo que iria sofrer), mas não se faça a minha, mas a Tua vontade”.

Neste Evangelho, Jesus está nos dizendo que Maria é sua Mãe porque fez a vontade de Deus, aceitou a missão,disse o seu SIM: “Eis aqui a serva do Senhor, Faça-se em a tua vontade”. A afirmação de Jesus foi:  “todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Quando rezamos o Pai Nosso pedimos: “seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Felizes de nós se começarmos, cada dia, com essa disposição: fazer a vontade de Deus, viver os mandamentos. Fazer a vontade de Deus é procurar crescer no amor a Deus e as pessoas que são nossos irmãos e irmãs.
Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a viver o que pedimos no Pai Nosso, especialmente a ser fieis à vontade do Pai, à missão que Ele nos dá.
***********************

MAGNIFICAT
A minh' alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada os ricos. _
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre.
Lc 1,46-55

CELEBRAÇÕES do dia 21 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


“Sim.' Doravante todas as gerações me chama¬rão bem-aventurada, pois o Tado-poderoso fez grandes coisas por mim" (Lc 1,48b-49).


Não há quem não goste da festa de hoje: a APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA.  Embora essa Apresentação não se encontre mencionada na Bíblia, sabemos que aconteceu. Era prescrição do Livro do Levítico, que toda criança fosse apresentada no Templo. Deve ter acontecido portanto com Nossa Senhora, Mãe de Jesus, pois era filha de judeus muito piedosos.  A festa foi introduzida em nosso calendário por Gregório XI, em 1372.
No mesmo dia, lembramos o massacre dos colonos de Honduras, que passou para a história com o nome de "Massacre de La Unión". Acabaram sendo mortos treze camponeses. Muitos outros foram feridos. E cento e vinte deles foram presos. Qual era o crime? Ocupavam terras abandonadas para cultivarem e colherem o necessário para os seus filhos. O massacre foi ordenado pelos grandes proprietários e ocorreu em 1975.
Na França, venera-se hoje o servo de Deus, EMANUEL I'ALZON, do século XIX. Foi fundador dos assuncionistas. Ele tinha sempre diante dos olhos o Reino de Deus para o mundo moderno.
E apenas para mencionar. SÃO RUFO, a quem São Paulo chama de "eleito do Senhor", título que todo cristão gostaria de receber.


Todos somos um presente de Deus para os outros. E como Nossa Senhora, devemos oferecer a Deus aquilo que recebemos.

MEDITAÇÃO do dia 20 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”.
Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar. (Lc 19, 45-48)

Irmãos e irmãs!  
Hoje é feriado no Estado de São Paulo e m alguns outros estados e cidades do Brasil. É o dia da Consciência negra. Queremos refletir sobre os irmãos e irmãs da raça negra. A Igreja do Brasil fez, em 1988, uma Campanha da Fraternidade, querendo “Ouvir o clamar deste povo”, o povo da raça negra. Será que nós aceitamos os negros como nossos verdadeiros irmãos e irmãs? Que o feriado desde dia nos ajude a refletir sobre este tema fundamental para todo cristão e pessoas de boa vontade.

O Evangelho narra como Jesus, com energia, expulsou os que profanavam aquele espaço sagrado. “Minha Casa é Casa de oração”, disse Jesus. “Todos os dias, ele ficava ensinando no templo”
Os Templos, que nós costumamos chamar de igrejas ou de capelas, são locais muito queridos pelos cristãos católicos. Ai acontece a proclamação da Palavra, são celebrados os Sacramentos. Com alegria, as celebrações iniciam-se com a acolhida do celebrante e a resposta do povo: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!”
Sempre que possível, ao passar em frente de uma igreja, entre, e por alguns minutos, faça sua oração, encontro pessoal com Jesus Cristo. Certamente vai continuar seu dia ainda mais animado. Experimente. Já meditamos há dias que  as pessoas, porque batizadas, são templos do Espírito Santo. Com elas o nosso relacionamento deveria ser feito, com simplicidade e fraternidade, mas igualmente com respeito porque são "casas de Deus".
***************************

ORAÇÃO
Senhor nosso Deus,
fazei que a nossa alegria
consista em vos servir de todo o coração,
pois só teremos felicidade completa,
servindo a vós, o criador de todas as coisas,
procurando estar atentos aos seus apelos,
na pessoa dos irmãos e irmãs,
a começar dos marginalizados;
daqueles que costumamos esquecer.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 20 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


“Ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons, e cair a chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5,45b).

Os negros celebram hoje o grande chefe ZUMBI, do Quilombo dos Palmares. Foi morto em 1695, depois de tentar construir ali uma sociedade justa, livre e fraterna, onde pretos e brancos pudessem viver em harmonia. Infelizmente, a morte de Zumbi acabou o grande sonho. Os negros recordam hoje essa figura com muita admiração e querem refazer toda caminhada do negro em nossa Terra.
Vamos lembrar alguns santos. Começaremos pelo Bem-Aventvrado FRANCISCO XAVIER CAN. Era catequista, na China. Queriam obrigá-lo a pisotear a Cruz, ou ao menos, a simular apostasia. Mas ele resistiu. Preferiu que o estrangulassem. Seu martírio deu-se no ano de 1837.
Na Itália, temos três santos, venerados em Pavia, Turim e arredores. São eles: OTÁVIO, SOLUTOR e ADVENTOR. Todos eles deram o sangue por Cristo, mas tornaram-se célebres porque São João Bosco, no século XIX, construiu a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora no lugar onde eles eram venerados.
Vamos à Alemanha, onde encontramos SÃO BERNOARDO (não São Bernardo), que viveu no século XI.  Era bispo e confessor. Fundou a abadia de São Miguel. Em 1022, quando morreu, recebeu sepul­tamento na cripta da igreja abacial que ele próprio acabava de consagrar.
Em Florença, Itália, temos o Bem-Aventurado AMBROSIO TRAVERSAR!. Foi abade geral dos camáldulos, e homem de confiança do Papa Eugênio IV, que o enviou à Suíça para negociações. Viveu de 1386 a 1439.
O que o distinguiu foi sua grande ciência, o conhecimento do grego e do latim, e sua cultura patrística, ou seja, dos Padres da Igreja dos primeiros séculos. Pena que morresse tão cedo, aos 53 anos!


A todos os negros, nossa homenagem e nossos votos para que se restabeleça a sociedade pela qual sonhou e lutou Zumbi: na fraternidade, justiça e liberdade.

MEDITAÇÃO do dia 19 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:

“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”. (Lc 19, 41-44)


Irmãos e irmãs! Jesus amou, de modo especial, a cidade de Jerusalém. Ele foi enviado aquele povo, aquelas pessoas. Realizou milagres, sinais por amor as pessoas e como “prova” que era o Messias, conforme haviam anunciado os profetas. Os doutores da Lei e os fariseus rejeitaram Jesus e o condenaram à morte. A Cidade, e o Templo foram destruídos, conforme Jesus anunciou.. Diz o Evangelho que Jesus chorou sobre a cidade, prevendo sua destruição.
Somos amados por Deus, nosso Pai, somos e amados por Jesus, nosso Salvador. Somos Templos do Espírito Santo que nos anima a viver a comunhão. Tudo em nossa vida é sinal do Amor gratuito de Deus. E nossa resposta como vai? A graça de Deus tem sido inútil em nós?
Que cada dia possamos dar passos novos, no seguimento de Jesus Cristo, vivendo o “amai-vos uns aos outros como Ele nos amou”. Peçam os sempe a graça da fidelidade.

***********************


À vossa proteção recorremos,
santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.


CELEBRAÇÕES do dia 19 de novembro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com ele" (Rm 6,8).
Hoje é o "Dia da Bandeira". A celebração nos leva a venerar o Símbolo da Pátria e a depositar nova esperança no futuro auri-verde da Nacão.

--------A.B. Celebramos a festa dos Santos ROQUE GONZÁLES e seus compa­nheiros, ALFONSO RODRÍGUEZ e JOÃO DE CASTILLO. Foram Beatificados pelo Papa Pio XI, em 28/01/1934 e canonizados pelo Papa João Paulo II em 16/05/1988.-------(Segue texto do Cardeal Arns).
Apesar de jovem, Roque introduziu um novo estilo de evangelização dos índios guaranis. Teve que enfrentar, por isso, o governador da Capital, com as mesmas palavras dos Apóstolos. Em suas viagens, chegou até o território brasileiro e argentino. Fundou o que hoje é o nosso sonho: a civilização do amor entre os guaranis. É chamado por eles de "pai e protetor". Morreu junto com seus companheiros jesuítas espanhóis, acima citados. Sua morte deu-se em 1628. .
Hoje, na Guatemala, também são lembrados os Pastores evangélicos chamados SANTOS JIMÉNEZ MARTINEZ e JERÔNIMO, conhecido como "Don Chamo". Ambos eram camponeses e companheiros inseparáveis e incansáveis na busca da justiça. O primeiro foi assassinado enquanto celebrava um culto e o segundo sobre sua esteira, enquanto lia a Bíblia Sagrada. Era o ano de 1980.
Mas vamos mencionar também uma mulher, o que fazemos com especial alegria. É SANTA MATILDE. Foi amiga de Santa Gertrudes e companheira dela na composição dos escritos sobre as graças místicas especiais com que Cristo as favorecia. Viveu no século XIII.
Ainda vamos passar pela França, onde veneramos a SANTO ODON, do século IX e X. Deu grandeimpulso à vida e ao trabalho dos monges.

Somos herdeiros de missionários. E somos herdeiros de evangelizadores autênticos, que deram a vida por nós.

MEDITAÇÃO do dia 18 de novembro

Palavra de Jesus Cristo
“Enquanto estavam escutando, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia se manifestar logo. Disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’.
Seus concidadãos, porém, tinham aversão a ele e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi nomeado rei e voltou. Mandou chamar os servos, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber que negócios cada um havia feito.
O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu dez vezes mais’.O homem disse: ‘Parabéns, servo bom. Como te mostraste fiel nesta mínima coisa, recebe o governo de dez cidades’.
O segundo chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu cinco vezes mais’.O homem disse também a este: ‘Tu, recebe o governo de cinco cidades’.
Chegou o outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a quantia que me deste: eu a guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’.
O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Sabias que sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’.
Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele sua quantia e dai àquele que fez render dez vezes mais”.
Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem dez vezes a quantia! ’
Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem, lhe será tirado. E quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente”.
Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.”  (Lc 19, 11-28)



Irmãos e irmãs! Todos, recebemos do Senhor uma quantidade de talentos, para realizar nossa missão. Ninguém recebeu mais ou menos; recebeu o necessário, de acordo com a capacidade de cada um, segundo o julgamento do Senhor. Um dia Ele vai nos chamar e pedir a prestação de contas. Seremos felizes se formos fiéis no uso desses talentos.
Será que conhecemos bem, já descobrimos, toda riqueza de nossas vidas? Dizem que usamos uma parte muito pequena dos dons que Deus nos deu. Em situações especiais da vida, descobrimos talentos que nunca imaginávamos que teríamos. E Deus nunca pede de nós mais do que somos capazes de realizar.
Refletindo o texto do Evangelho, procuremos nos convencer que somos capazes de fazer mais e melhor tudo que até agora realizamos. Que esta reflexxão nos ajude a descobrir como  aproveitar as oportunidades de servir nossas comunidades. A primeira resposta aos convites que recebermos para participar de alguma tarefa, deveria ser Sim.
Peçamos a Nossa Senhora essa graça. Ela disse o maior e mais importante Sim da história, ao aceitar ser Mãe de Jesus.  “SIM. Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua Palavra”.

*********************



À vossa proteção recorremos,
santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre
de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 18 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não sabeis que sais templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (ICor 3,16).


Cada vez em que é celebrado um "Ano Santo", na Igreja, as Basílicas chamadas "Maiores", em Roma, são visitadas por todos os romeiros. E hoje é a Festa da DEDICAÇÃO de duas delas: a de São Pedro e a de São Paulo. As outras duas, com dedicação comemorada em outras datas do Calendário, são as de São João de Latrão e de Santa Maria Maior.
A de São Pedro, lembrada hoje, foi consagrada em 18 de novembro de 1626, por Urbano VIII. É aquela que aparece em todos os cartões postais de Roma, por sua beleza extraordinária.
A de São Paulo foi destruída por um incêndio, em 1823, e depois reconstruída e consagrada por Pio IX, por ocasião da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, em 10 de dezembro de 1854.
Ambas as Basílicas - São Pedro e São Paulo - nos levam a pensar na origem da Igreja e na promessa de Cristo de que ela vai durar para sempre. A Igreja jamais pode acabar.
De Roma passamos para a França e aí encontramos SÃO PÁTROCLO. O pobre homem levou muito tempo para encon­trar seu verdadeiro caminho. Acabou fundando mosteiros para homens e para mulheres. E viveu sozinho, como eremita, alimentando-se só de pão, água e oração. São Pátroclo morreu em 1576.
Passemos agora à Síria do século IV, onde encontraremos um homem forte: o Diácono SÃO ROMANO. Condenado à morte, não teve medo do fogo. Para faze-Io calar-se, tiveram que cortar-lhe a própria língua.



Nossa fé baseia-se no testemunho dos Apóstolos e leva-nos à fidelidade a Cristo e a seu Evangelho.

MEDITAÇÃO do dia 17 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus tinha entrado em Jericó e estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali.
Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”
Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lc 19, 1-10)

Irmãos e irmãs! Hohe vou ter a alegria de concelebrar com um dos dois primeiros padres que ordenei há 25 anos. Estão comemorando o jubileu de prata. Juntos com eles, Pe. Osvaldo e Pe. Moacir,  dou graças a Deus por todo bem que fizeram, em nome de Jesus, nesses 25 anos. Que continuem animados para o bem dos que puderem servir, com muito amor.
O Evangelho nos fala de Zaqueu, chefe dos  publicano, home muito rico, considerado pecador. Ele queria ver Jesus. Era muito pequeno; tinha dificuldade para  ver Jesus que estava cercado da multidão. Subiu em uma árvore e, esperou Jesus passar
“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Que alegria imensa deve ter sentido Zaqueu. Jesus foi a casa de alguém considerado pecador. Vieram as criticas. Zaqueu defendeu-se dizendo: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”
Jesus aceitou a palavra de Zaqueu e lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
"Quem não for pecador", disse Jesus, quando queriam apedrejar uma mulher, "atire a primeira pedra". Todos, porque eram pecadores, deixaram a mulher em paz e foram embora. Agora é  Zaqueu que é condenado por outros pecadores. Zaqueu promete reparar suas faltas. Jesus acolhe a penitência de Zaqueu.
Felizes os que são capazes de ver nas pessoas,  irmãos e irmãs que têm limitações, como todos nós. Mas, se prestamos atenção veremos que todas têm muitas qualidades, que podem nos aproximar e unir. Peçamos a Jesus a graça de acolher todos os “zaqueus”. E como “zaqueu” que somos, vamos recomeçar cada dia,  diminuindo as distâncias que possam estar nos separando.
*********************

A PAZ DA CONSCIENCIA VEM DE DEUS
"Feliz o homem,
cujos pecados foram perdoados,
cujas culpas foram apagadas.
Feliz êle é,
pois o Senhor deixou de considerar sua infidelidade,
e êle mesmo acabou por reconhecer: "Eu pequei..."
Enquanto eu abafava a voz da minha consciência,
uma aflição me consumia por dentro,
e me fazia gemer o dia inteiro.
Tua mão, Senhor, pesava sobre mim,
e eu me sentia sem ânimo nenhum,
como nos dias de mormaço quente do verão.
Aí, não aguentei mais ocultar o meu pecado,
e te revelei o mal que cometi.
,Então resolvi:
"Vou reconhecer minha infidelidade diante do Senhor",
E Tu me perdoaste!
Por isso, quem for seu amigo,
recorra ao Senhor no tempo da aflição.
Mesmo que aconteça uma catástrofe,
ele não será atingido.
Porque também para mim, Senhor,
foste um abrigo seguro,
e ainda hoje me preservas da angústia.
A alegria da tua salvação me envolve inteiramente.
Salmo 31 a

CELEBRAÇÕES do dia 17 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se com ele sofremos, com ele reinaremos".  (2Tm 2,12a)

A santa de hoje teve vida breve, mas encheu de encanto um dos países mais belos do mundo. Trata-se de SANTA ISABEL, da Hungria. Mulher perfeita, foi levada a casar-se aos 14 anos, com um homem da nobreza, Luís, da Turíngia, sendo ela própria filha de André II, rei da Hungria. Como tantas mulheres carinhosas e bondosas, foi vítima dos ciúmes da sogra. Justamente nessa situação, soube mostrar-se generosa, tornando-se heroína da caridade. Dela se conta que a esmola que certa feita levava aos pobres se transformou em rosas. Tornou-se, por isso, padroeira das floristas e viveu entre os anos de 1207 e 1231. Muitas vezes, é confundida entre nós, com a Rainha Santa de Portugal, que praticou virtudes semelhantes, teve o mesmo nome, mas foi outra pessoa.
Também hoje veneramos SÃO GREGORIO, o Taumaturgo, isto é, o milagroso. É do século III e teve como professor Orígenes, uma das maiores inteligências de toda a História Cristã. Atraía o povo, que começou a venerá-lo, desde logo, como santo, numa época, aliás, difícil como a nossa.
Ainda devemos mencionar dois grandes homens: DIONÍSIO, do Egito, célebre por sua Teologia, no século III; e GREGORIO, de Tours, escri­tor de grande influência no seu tempo.


A caridade nasce no coração e pode transmitir-se como força viva para todo um povo.

MEDITAÇÃO do dia 16 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”. O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”
Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”.
No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus. (Lc 18, 35-43)


Irmãos e irmãs! Aquele cego estava atento ao que acontecia, ao seu redor. Certamente já ouvira falar de Jesus. Quando  soube que era Jesus quem estava passando, começou a gritar, pedindo ajuda de Jesus. Os que caminhavam com Jesus, ficaram incomodados com aqueles gritos. Ao invés de colaborarem com o cego, mandavam que se calasse. O cego gritava ainda  mais alto;  quer ser ouvido por Jesus. Ele sabe que só Jesus pode ajudá-lo.
Jesus para e manda chamar o cego. Quer que os que o acompanhavam prestem atenção ao cego que pede ajuda. Todos precisam sair de si mesmos e olhar para o outro. Enfim o cego esta diante de Jesus que lhe pergunta:
“Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”.
Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”.
Difícil imaginar a alegria daquela pessoa. Ela estava vendo com os olhos físicos; antes já via com os olhos da fé. Agora, enxergando de novo, acompanha Jesus e vai dando testemunho de sua cura. Por ele todos começam a glorificar a Deus.
Será que nós somos cegos, apesar de ter boa visão? Estamos preocupados com as pessoas que precisam de ajuda, que podem estar gritando ao nosso lado?
Como o cego,  deveríamos pedir, muitas vezes: Senhor eu quero ver de novo! Ajuda-me a ver com os olhos da fé.
*****************


O justo no Senhor se alegrará
e nele irá depor sua esperança!

Mas como poderíamos nos alegrar no Senhor,
se ele fica tão longe de nós?
Longe? Não! Ele não está tão longe,
a não ser que tu mesmo o obrigues
a afastar-se de ti.
Ama, e o perceberás bem perto!
Ama, e ele virá morar em ti!
Sabes por que estará contigo se o amares?
Porque ele é amor!
(Santo Agostinho)




Que a bondade do Senhor esteja sobre nós
e confirme a obra de nossas mãos!
(SI 90,17)

CELEBRAÇÕES do dia 16 de novembro

Textos do livro:





“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Disse Jesus à mulher: 'Não temais! Ide anun¬ciar a meus irmãos que se dirijam para a Ga¬liléia; lá me verão".  (Mt 28,10).

É chegada a hora de apresentarmos grandes figuras de mulheres, que mudaram o ritmo da his¬tória, lutando pela paz nos países anglo-saxões, como, por exemplo, na Alemanha.
A primeira delas é SANTA MARGARIDA, da Escócia, do século XI. Além de ser excelente esposa do rei Eduardo e de cuidar, como boa mãe, de seus três filhos, ainda encontrou tempo para praticar a caridade, edificar igrejas e mosteiros e reanimar seu povo.
Outra mulher é SANTA GERTRUDES. Teve vida totalmente diferente. Passou-a toda no mosteiro beneditino da Saxânia, onde morreu, em 1302. Dela recebemos escritos de alto valor místico. Devemos também a ela, um grande incentivo para a devoção ao Coração de Jesus, mais difundida depois, no século XVII, por Santa Margarida Maria Alaquoque. Santa Gertrudes foi, sem dúvida, uma grande mestra, a transmitir sólidos princípios de espiritualidade.
Vamos agora à França, onde é venerado SANTO EDMUNDO. Ele estudou nas maiores universidades, para tornar-se arcebispo de Canterbury. Morreu como refugiado, na França, no início do século XIII.

A mulher, no dia de hoje, redescobre a grande vocação de levar a humanidade para os verdadeiros valores da vida, como o amor e a justiça, abrindo caminhos novos para a paz.

MEDITAÇÃO do dia 15 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Naqueles dias, depois daquela aflição, o sol ficará escuro e a lua perderá sua claridade, as estrelas estarão caindo do céu e as potências celestes serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos para reunir os seus eleitos dos quatro cantos da terra, da extremidade da terra à extremidade do céu.  
“Aprendei da figueira a lição: quando seus ramos vicejam e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer estas coisas, ficai sabendo que está próximo, às portas. Em verdade vos digo: esta geração não passará até que tudo isso aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Ora, quanto àquele dia ou hora, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho. Só o Pai".  (Mc 13, 24-32)



Irmãos e irmãs! Hoje, domingo, dia do Senhor, milhões de pessoas vão se reunir,  nas igrejas para celebrar a Páscoa de Jesus, sua Ressurreição, na celebração das Missas.
Neste domingo, dia 15 de novembro, é a festa da Proclamação da Republica. Somos convidados a refletir que "republica" quer dizer “coisa pública” que é  nossa Pátria. Hoje precisamos dialogar sobre a cidadania, nossa co-responsabilidade de brasileiros na participação da construção de uma terra nova, mais justa, onde todas as pessoas possam usufruirr das suas riquezas. Sonhamos com "a pátria ideal" em que todos os cidadãos  possam viver com dignidade, serem felizes. É hora de nos perguntarmos como vai a vivência da cidadania, qual é nossa consciência política? Estamos “deitados eternamente em berço esplêndido” , como cantamos no hino, ou assumimos nosso lugar na construção da pátria nova?
No Evangelho, Jesus,  em linguagem simbólica, fala do fim dos tempos. Virá a detruição de Jerusalém, cidade infiel e a destruição do Templo. Recusaram a Boa Nova que Jesus trazia e o condenaram à morte. Mas, Ele Ressuscitou e o  Reino de Deus vai acontecendo. Os que forem fiéis, os justos serão salvos. Os que recusarem o projeto de Deus serão julgados.
A Palavra de Deus sempre nos anima, dá esperança para continuarmos participando na construção do mundo que Jesus veio anunciar. Como os apóstolos e todos os discípulos, somos convocados a caminhar  juntos fazeendo  acontecer,o tempo de Jesus Cristo. ,
*******************

O Senhor é minha herança
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: "Somente vós sais meu Senhor:
nenhum bem eu posso achar fora de vós!"
Deus me inspirou uma admirável afeição
pelos santos que habitam sua terra.
Multiplicam, no entanto, suas dores
os que correm para os deuses estrangeiros;
seus sacrifícios sanguinários não partilho,
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
Foi i demarcada para mim a melhor terra,
e eu exulto de alegria em minha herança!
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, 
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
pois não haveis de me deixar entregue à morte,
nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,
delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Salmo 15 (16)

CELEBRAÇÕES do dia 15 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se amais os que vos amam, que graça alcançais? Pois até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam".  (Lc 6,32).

Hoje, dia da proclamação da República, queremos pedir a Deus que os bens e valores do Brasil se tornem coisa pública, "res-publica", defendida por todos os cristãos e homens de boa vontade. Hoje não é apenas feriado nacional. Ê dia de oração, de reflexão e de ação comum.
O santo que enche a dia de hoje mereceu, também ele, ser chamado "Magno". Ê SANTO ALBERTO MAGNO. Foi talvez um dos maiores sábios do seu tempo. Mereceu este elogio da Igreja: "Iluminaste a todos. Foste preclaro por teus escritos. Iluminaste o mundo, porque soubeste tudo quanto se podia saber".
Santo Alberto Magno - o dominicano afamado - trabalhava até em laboratórios, como se faz hoje, para experimentação em Física e Química. Cultivou, acima de tudo, a Filosofia e a Teologia, para chegar até Deus. Morreu em 15 de novembro de 1280.
No México, veneramos JOÃO DEL VALLE, um grande amigo dos índios, sobretudo os da Colômbia e do México. Morreu em 1562.
E na Bolívia, lembramos o líder indígena JULIANO APASA, conhecido como "Tupac Katari", que morreu em defesa da liberdade do seu povo, mas em tempos mais modernos, em 15 de novem­bro de 1881.
Ainda vamos à França para venerarmos aí SANTO EUGÊNIO, mártir, e SÃO MALO, bispo e confessor. O primeiro, do século X. O segundo, do século VI.

Todas as coisas do mundo, quando conside­radas sob o aspecto da fé, nos levam a Deus e nos aproximam dos homens, a quem Deus tudo destinou.