MEDITAÇÃO do dia 31 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam.
Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar.  Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor! ’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.   (Lc 14, 1.7-11)
Irmãos e irmãs! Com a graça de Deus, vivemos o mês de outubro. Tivemos ocasião de refletir sobre o dever missionário de todo cristão. Como devotos de Nossa Senhora, procuramos, sempre que possível, e até com algum esforço, rezar o Terço de Nossa Senhora. É um meio bem simples de rezar, meditando a Palavra de Deus que narra os principais acontecimentos da vida de Jesus e de Nossa Senhora. Felizes os que já têm o costume de rezar diàriamente o terço.
No Evangelho, Jesus nos ensina a ocupar o nosso lugar em todas as situações. Sem falsa humildade, é bom que nos coloquemos no lugar dos que servem. Sempre vamos acertar quando dermos precedência a outras pessoas. Precisamos meditar muitas vezes a afirmação de Jesus: “Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
Aproveitemos as oportunidades que tivermos para nos colocar à serviço dos outros. Que isso não impeça de recebermos, com simplicidade, algo que  queiram oferecer, como, por exemplo, um elogio.

Estamos encerrando hoje o mês do Rosário. Quero concluir esta meditação, citando o texto sobre o Rosário do Livro da CNBB: “SOU CATÓLICO – Vivo minha fé”

"A oração do Rosário faz parte da tradição católica. Por ela se contemplam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No ano de 2002, o Papa João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos a essa oração. E assim se expressou:
“O motivo mais importante para propor com insistência a prática do Rosário reside no fato de este constituir um meio validíssimo para favorecer entre os crentes aquele compromisso de contemplação do mistério cristão (...) como verdadeira e própria pedagogia da santidade. Há necessidade dum cristianismo que se destaque principalmente pela arte da oração. Enquanto na cultura contemporânea, mesmo entre tantas contradições, emerge uma nova exigência de espiritualidade, solicitada inclusive pela influência de outras religiões, é extremamente urgente que as nossas comunidades cristãs se tornem autênticas escolas de oração. O Rosário situa-se na melhor e mais garantida tradição da contemplação cristã. Desenvolvido no Ocidente, é oração tipica­mente meditativa e corresponde, de certo modo, à "oração do coração" ou "oração de Jesus" germinada no húmus do Oriente cristão (RVM, 5).

CELEBRAÇÕES do dia 31 de outubro



Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo". (Lc 14,33)

Chegamos ao último dia do mês do Rosário. E vamos logo para Palma, na Ilha Maiorca, da Espanha. Aí veneramos SANTO AFONSO RODRIGUEZ, jesuíta e confessor, que preparou São Pedro Claver. futuro apóstolo dos escravos negros. Santo Afonso Rodriguez era de fato um grande mestre na oração. Ele percebia, no encontro com Deus, a alma; e toda a vida; o princípio da existência, que ele chamava de "o jogo da vida". Morreu em 1617. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII.
Na Alemanha venera-se hoje um apóstolo de primeira grandeza: SÃO VOLFGANGO, do fim do primeiro milênio. Distinguiu-se pelo cultivo da liturgia, pela pregação e pelo amor insuperável aos pobres.
Na Bélgica, é venerado hoje o santo abade, de nome FOLIANO, irmão de dois santos irlandeses. Viveu no século VII. Refugiado e fugindo a perseguições, foi assassinado, junto com três companheiros no ano de 655. Seus corpos teriam sido encontrados em janeiro seguinte, por Santa Gertrudes.
Afinal, a mulher também se faz presente neste dia. Embora não conheçamos o dia exato de sua morte, hoje é o aniversário de canonização de Santa Margarida Bourgeois, francesa, do século XVII e fundadora das Irmãs de Nossa Senhora. Seu campo de ação foram as famílias pobres de Troyes, sua cidade natal e, mais tarde, no Canadá, dedicou-se à instrução em escolas e paróquias.

Dedicar-se aos homens do campo - sobretudo aos posseiros e bóias-frias - ou também aos operários pobres da cidade, é a missão essencial da Igreja, que fez a opção preferencial pelos pobres.

MEDITAÇÃO do dia 30 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia.
Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso. (Lc 14, 1-6)

Irmãos e irmãs! Mais uma vez Jesus é questionado pelos fariseus e doutores da Lei. O sábado para eles era dia sagrado. Eles exigiam que a Lei fosse observada ao pé da letra. Mas, eles mesmos, desrespeitavam o sábado, de acordo com suas conveniências.
Jesus os questionava: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles não tinham resposta, ficavam calados. Jesus curou o homem doente e voltou a questioná-los: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”
Quando temos dificuldade de aceitar uma pessoa ou uma idéia, podemos ter reações diversas: ficamos calados como fizeram os críticos de Jesus ou então criticamos aquelas pessoas ou aquelas idéias. Este texto do Evangelho nos faz pensar como vaj nosso relacionamento com as pessoas. Acolhemos os que possam precisar de nossa ajuda? As praticas religiosas nos ajudam a sermos mais solidários, mais fraternos ou nos fecham dentro de nós mesmos, acomodados  só no nosso “bem estar”?  
A Palavra de Deus sempre nos questiona e nos convida a caminhar, a crescer na fé e no amor. Dom Paulo Evaristo Arns, no texto dos Santos e Heróis do Povo, lembra o líder operário Santo Dias da Silva. Ele, vivendo a fé, teve a coragem de dar a vida em defesa dos injustiçados. Que irmão,  brutalmenhte assassinado, no tempó da repressão militar, seja para nós um exemplo de vida, em defesa da justiça, do amor.
*************************

ORAÇÃO PELA PAZ
Senhor, Deus da Paz,

tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado';
Tu fizeste dele,
no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém
Papa Paulo VI



CELEBRAÇÕES do dia 30 de outubro



Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)



"Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou"  (Le 1,52).

Em São Paulo, todos lembram hoje o operário metalúrgico, morto aos 37 anos de idade, em 1979: SANTO DIAS DA SILVAAlém de agente da Pastoral Operária e líder sindical, foi também ministro da Eucaristia e dos doentes. Sua esposa, Ana Maria, testemunha o quanto ele foi pai carinhoso e amigo. No momento em que a bala assassina o parecia ter eliminado, os operários se uniram todos. E dezenas ou centenas de milhares de pessoas desfilaram, desde a igreja da Consolação até à Catedral, para aí renderem a última homenagem.

Vamos lembrar também uma grande mulher, uma santa da Polônia, do século XIV: DOROTEIA. Foi curioso o que Deus fez com a família dela. Mãe de muitos filhos, ela os salvou de um incêndio, para depois perdê-los um a um. Assim, tornou-se viúva e sem filhos, ficando só no mundo. O confessor não lhe permitia que comungasse todos os dias. No entanto, Deus a iluminou com uma vida mística, pela leitura da Bíblia e profunda oração. Mal fechou ela os olhos para este mundo, o próprio confessor lhe escreveu a vida, contando não só suas virtudes, como também os dons extraordinários que Deus lhe concedera.
Na Itália, em Cápua, veneramos o bispo e confessor, SÃO GERMANO. O Papa Hormisdas o enviou como legado junto ao imperador Justino, em 519, para terminar com uma cisão na Igreja. Foi grande não somente aí, mas também como Bispo de Cápua e amigo de São Bento, o fundador dos beneditinos.
Vamos ainda à Síria, para venerarmos SÃO SERAPIÃO, que por vinte anos dirigiu a Igreja em Antioquia e teve grande influência, devido aos seus escritos contra os apóstatas e os hereges.
Santo Dias nos mostra como o operário pode e deve trazer nova vida à Igreja, Povo de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 29 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”.
Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”. (Lc 13, 31-35)
Irmãos e irmãs! Jesus está a caminho de Jerusalém, realizando sua missão, até chegar “sua hora” de dar a vida pela nossa salvação. Os fariseus querem intimidar Jesus. Ele não tem medo, diz que vai concluir sua missão naqueles três últimos dias. Lamenta que a cidade de Jerusalém não saiba acolher a graça que lhe foi oferecida.
Estamos caminhando, todos os dias, até que chegue “nossa hora”. Temos momentos de fraqueza, de desanimo. Somos tentados a buscar outros caminhos, talvez mais fáceis e menos exigentes.
Animados pelo Espírito Santo, recebemos a graça de continuar realizando nossa missão, ocupando nosso lugar na vida da sociedade e da comunidade. Queremos contar com a proteção de Nossa Senhora nossa Mãe que sempre acompanhou seu Filho Jesus. Queremos ir até o fim, carregando nossa cruz que,  às vezes,  parece pesada demais.
Ao contrário dos fariseus, sejamos animadores para que ninguem tenha medo dos riscos, das perseguições. Hpa um medo especial que ninguém podemos ter: medo de ser honestos, de combater toda violência, toda corrupção. Sejamos testemunhas da verdade, da justiça, do amor de Jesus Cristo. Continuemos nossa reflexão, meditando o Salmo 10.
****************************
FUGIR PAHA QUE?
No Senhor encontrei o meu refúgio!
Como podem vocês dizer-me ainda:
"Foge depressa para as montanhas como um pássaro.
Os homens maus já estão aí, de armas em punho,
prontos para atacar.
Na calada da noite,
preparam-se para atirar nos homens honestos.
Anda logo! Tudo está perdido!
De que adianta ainda o justo reagir?"
Fugir, para quê,
se o Senhor está conosco,
O Senhor que domina do alto?
Ele já sabe de tudo isto,
seu olhar penetra a fundo na vida dos homens.
O Senhor prova o coração dos homens, bons e maus,
repudia os que empregam a violência.
Como no passado,
o castigo do Senhor sobre os maus,
será infalível e total.
A desgraça há de ser a sua herança.
Mas porque o Senhor ama a justiça,
seus amigos contemplarão a sua face..
Salmo 10



CELEBRAÇÕES do dia 29 de outubro




Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite inteira em oração a Deus". (Lc 6,12)


Quatro grandes santos enchem este dia, merecendo uma atenção especial.
O primeiro é SÃO GERMANO. Venerado na França. Seu maior mérito foi o de ter renovado a vida monástica, mas dentro do próprio mosteiro, e vivendo depois numa gruta próxima ao lago, sem deixar de participar da oração comum dos monges. Ele inspirou a São Francisco de Sales, que fez a transladação do corpo de São Germano, seis séculos depois, em 1621, e sonhava com a idéia de ser, também ele, eremita, para poder melhor rezar e escrever.
O segundo santo é SÃO ZENÓBIO. Dele sabemos que foi médico e padre, chamado a dar seu testemunho de fé, na perseguição de Diocleciano. Isso foi no início do século IV, na Síria.
Na França, vamos ao encontro de SÃO TEODÉRIO. Monge e padre, foi construtor de oratórios e mosteiros, onde se observava a Regra dos Santos Padres. Depois tornou-se eremita, mas atraía a confiança do povo para o seu retiro.
Afinal, vamos à quarta figura de hoje, uma santa, uma grande mulher da Bélgica. chamada ERMELINDA. Dedicou-se totalmente à vida contemplativa. Morreu aos 48 anos, pelo fim do século VI.

O diálogo com Deus, a oração, marca a vida de todos os santos, por mais influentes que eles sejam na história dos homens.

MEDITAÇÃO do dia 28 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor.
Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.  (Lc 6, 12-19)



Irmãos e irmãs! Hoje celebramos a festa dos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. O mais popular é São Judas Tadeu que será celebrado hoje em muitas igrejas. Que os apóstolos nos animem a seguir Jesus Cristo, escutando sua Palavra e procurando imitá-lo, na vida como eles fizeram..
Jesus, antes de escolher os apóstolos, passou a noite em oração, como fizera em outras ocasiões importantes. Jesus escolheu alguns dos que o acompanham nas suas caminhadas e viam seus sinais, escutavam seus ensinamentos. Jesus escolheu os apóstolos e os enviou para anunciarem seu Reino.  A grande missão dos apóstolos começa com a Ressurreição de Jesus e com a vinda  do Espírito Santo. Os apóstolos se apresentam como, testemunhas da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
Ao terminar este mês de outubro, mes consagrado à reflexão sobre as missões, peçamos a São Judas Tadeu e a São Simão a graça da missão. Que como batizados e crismados, proclamemos, pela palavra e pelo exemplo, nossa fé e amor a Jesus Cristo. Que Ele conte conosco no anúncio do seu amor. Nunca esqueçamos que a Igreja é essencialmente missionária. Examinemo-nos se estamos ou não vivendo o ideal missionário. Vamos procurar saber quais as atividades missionárias que existem em nossas comunidades.
***********************

ORAÇÃO MISSIONÁRIA 2009
Deus,
Pai de toda a humanidade:
Ouvi o clamor
Dos Vossos filhos.
Enviai-nos
Aonde nada mais existe,
Senão a dor e a incerteza.
Dai-nos as mãos de Marta
E o coração de Maria,
Para que sejamos
Boa-Notícia para os povos.
Maria, Mãe da Igreja,
Intercedei por nós!
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 28 de outubro



Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"E curou todos os que estavam enfermos, a fim de se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 'Levou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças'" (Mt 8,16b-17).


Hoje é o "Dia do Funcionário Público". E, também, dia dos SANTOS SIMÃO e JUDAS TADEU, ambos Apóstolos.
Aos Funcionários Públicos, cansados de lutar por melhores salários, nossa oração e nosso apoio neste dia a eles dedicado.
De São Judas, o povo sabe muito mais do que nos transmitem os Evangelhos. Por estes, ficamos sabendo que os dois - Simão e Judas sempre apareceram juntos e imediatamente, antes de Judas Iscariotes, o traidor. A imensa simpatia que o povo tem por São Judas, certamente, se deve àquela palavra que ele disse a Jesus, durante a última Ceia: "Senhor, por que te manifestas a nós e não ao mundo?" De fato, através de São Judas, muitos descobriram a Cristo. Diz a tradição que São Simão pregou o Evangelho no Egito. E Judas Tadeu, na Mesopotâmia.
Vamos passar desses santos tão célebres, ao Bem-aventurado JOÃO DAT, padre e mártir em Tonkin, no século XVIII. Distinguiu-se pela serenidade e delicadeza, até na prisão e nas horas de suplício e tortura. Impressionou as próprias testemunhas do seu martírio.
E, de passagem, ainda vamos mencionar os mártires dominicanos espanhóis, PEDRO SANZ, FRANCISCO SERRANO e Companheiros, mortos na China, e beatificados por Leão XIII, em 1883.


Os devotos de São Judas Tadeu sabem que Deus opera maravilhas. Mas é Ele quem decide o que é melhor para nós. E também, Deus decide que é melhor para nossos irmãos doentes e amigos.

MEDITAÇÃO do dia 27 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:

“E Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos”.
Jesus disse ainda: “Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado”. (Lc 13, 18-21)


Irmãos e irmãs! O Reino de Deus está presente em nosso meio, mas precisa se manifestar. Alguém, um homem ou uma mulher. precisa jogar a semente na terra ou colocar o fermente na massa para que aconteça o Reino.
Deus quer a nossa participação. Tudo foi entregue a humanidade para que colaborasse na continua construção do mundo. As sementes têm a força necessária para crescer e dar a arbusto que fala o Evangelho. Assim também o fermento precisa ser colocado na massa.
Damos graças a Deus pelas maravilhas que acontecem no mundo. Os mais velhos costumam comparar o tempo da infância, da juventude com o tempo atual. Mesmo com saudades dos “bondes” ficam admirados com os modernos meios de transporte, como o metrô.
Tudo acontece, como, fruto do uso da inteligência humana. Mas, há maravilhas no campo da medicina, por exemplo, que só alguns, que tem mais condições financeiras, podem participar. Será que é isso que Jesus veio nos ensinar? Há propagandas de governos que diz que todo progresso é oferecido a todas as pessoas. Mas, na realidade, em nosso mundo,  as pessoas são tratadas como se pertencessem a diversas categorias: os da classe especial, de primeira, de segunda, de terceira e até da última categoria. Parece que alguns são mais gente que outros. Essa é a grande violência que dá origem a outras violências.
Pensemos no texto do Evangelho em que Jesus diz que no seu Reino,o grão de mostarda cresceu, torna-se um arbusto, e os pássaros do céu fazem ninhos nos seus ramos. Ninguém é excluído, ninguém fica marginalizado, como se fosse gente de última categoria.
Vamos refletir a Palavra de Jesus e pensar como escolher melhor os futuros políticos nas próximas eleições. Que eles sejam capazes de trabalharem pela justiça social, para que todo povo viva com dignidade,
*****************

VIRÁ O DIA EM QUE TODOS, (Magnificat)
Virá o dia em que todos ao levantar a vista
veremos nesta terra reinar a liberdade.
Minha alma engrandece o Deus-libertador,
se alegra meu Espírito em Deus, meu Salvador.
pois ele se lembrou do seu povo oprimido
e fez de sua serva a mãe dos esquecidos.
Imenso é seu amor, sem fim sua bondade
pra todos que, na terra, o seguem na humildade.
Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço,
espalha os soberbos, destrói todos seus laços.
Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos
com sangue e suor do seu povo oprimido.
E farta os famintos, levanta os humilhados,
arrasa os opressores, os ricos e os malvados.
Protege o seu povo com todo o carinho,
fiel é seu amor em todo o caminho.
Assim é o Deus-vivo que marcha na história,
bem junto do seu povo em busca da vitória.
Louvemos nosso Pai, Deus da libertação,
que acaba a injustiça, miséria e opressão.
Louvemos os irmãos, que lutam com valia,
fermentando a história, pra ver o grande dia!



CELEBRAÇÕES do dia 27 de outubro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
"Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado" (Mt 23, I / )

Vamos começar o nosso dia com uma viagem à. Itália, e a veneração do Bem-aventurado BOAVENTURA DE POTENZA. Filho espiritual de São Francisco, teve uma caridade inesgotável, além de uma humildade fora do comum. Apesar de machucado nos joelhos, subia ao alto da montanha, para aí socorrer os habitantes de uma aldeia, vitimados pela epidemia. Era homem que tinha sede de Deus e sabia levar amizade e calor humano a todos. Morreu em 1711.
Da Itália passamos à Etiópia, na África, para aí venerar o apóstolo do país: SÃO FRUMÊNCIO. O que fez ele para converter toda uma nação? Tornou-se preceptor do jovem rei e obteve a liberdade para pregar o cristianismo. Em 350 já era Bispo da Etiópia, depois de ter sido sagrado por Santo Atanásio.
Da Etiópia passamos para o Egito, próximo daí, onde encontramos SANTO ABRAÃO DE MANUFE. Durante vinte anos, viveu na solidão, dentro de uma choupana, dedicando-se todo à oração. Mas, anteriormente, era conhecido, porque vivera 23 anos em comunidade, como monge, junto com São Pacômio.
Apenas para lembrar: SÃO GAUDIOSO, prelado africano, refugiado na Itália, no século V, e muito venerado em Nápoles.


Não há nada no mundo que possa superar a atração de uma caridade toda humilde e voltada para os doentes e aflitos.

MEDITAÇÃO do dia 26 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima.
Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus.
O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”.
O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado?”
Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. (Lc 13, 10-17)
Irmãos e irmãs! Uma mulher que sofria há 18 anos, estava na sinagoga, diante de Jesus. Ele olhou para ela e disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. O que deveria ser motivo de grande alegria para todos, recebeu a critica do chefe da sinagoga.Era sábado e  não era permitido pela lei, fazer atividades nesse dia.
A oposição que os fariseus faziam a Jesus é absurda. Difícil imaginar que pessoas que conheciam a Palavra de Deus, não aceitassem o bem que Jesus fazia aos doentes. Apesar de o sábado ser dia sagrado, os fariseus, cuidavam de seus animais. O que era mais importante curar uma mulher que há 18 anos estava doente ou cuidar de animais?
Os fariseus questionaram Jesus porque “desobedeceu a Lei”. Jesus é Senhor da Lei e veio para aperfeiçoá-la. A lei maior é o amor. As pessoas que se dizem religiosas, nunca podem impedir a vivência do amor a Deus e ao próximo. Jesus chamou os fariseus de hipócritas porque eram  falsos, exigem o que não praticavam
Deus é Amor. Jesus nos ensinou que todos os mandamentos se resumem no amor a Deus e ao próximo. Hoje ainda há certos “pregadores” que têm a mentalidade dos fariseus.
Todos os dias são sagrados. Os cristãos católicos celebram, no domingo, a Missa, celebração da Páscoa, porque foi nesse dia – primeira da semana – que Jesus ressuscitou. No domingo, e em todos os dias da semana, somos convidados a fazer o bem, ajudar todas as pessoas que vamos encontrando ou que nos procuram, especialmente os doentes. Viver o amor é missão de todos nas 168 horas de cada semana. Vamos nos ajudar a viver a alegria de fazer as pessoas felizes, como gostaríamos que nos ajudassem.

*******************

A LEI QUE LIBERTA
“Perfeita é a lei do Senhor,
fonte de energia.
Seguros são os seus conselhos,
sabedoria para os simples.
Certeiros, os seus preceitos,
alegria para o coração.
É transparente o seu mandamento,
luz para os olhos.
Pura, a sua Palavra,
estável para sempre.
Verdadeiras, as suas decisões,
carregadas de justiça:
desejáveis mais que o ouro,
o ouro mais puro,
saborosas mais que o mel,
o mel mais doce.
Essa é a lei que me guia, Senhor!
Da sua observância tiro grande proveito.
Mas, quem me garante que não a tenha transgredido?
Dos pecados da ignorância, perdoa-me, Senhor.
E afasta-me também da presunção,
que ela não me domine.
Só então serei o que devo ser,
livre dos grandes pecados.
Espero que estas palavras da minha boca,
e estes pensamentos do meu coração,
encontrem boa acolhida junto a ti, Senhor.
Tu que és o meu amigo e libertador”..
Salmo 18b

CELEBRAÇÕES do dia 26 de outubro




Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


“Se alguém está em Cristo, é nova criatura”. (2Cor 5,17a)


Em El Salvador é lembrado hoje o Secretário da Comissão dos Direitos do Homem, RAMON VALLADARES. Era conhecido e aceito nas comunidades cristãs, por sua coragem e dedicação ao povo, que lhe valeram a pena terrível de ser seqüestrado e assassinado, com a idade de 25 anos. E era pai de dois filhinhos. Isso ocorreu em 1980.
Em Roma, no Vaticano, venera-se o Papa SANTO EVARISTO. Foi sucessor do Papa São Clemente. Ocupou a Cátedra de Pedra durante quase dez anos, de 97 até 105. O pai dele era judeu, nascido em Belém, embora o filho viesse da Ásia Menor e terminasse em Roma sua vida, pelo martírio, como Papa.
Na África do Norte, alcançaram grande celebridade os santos chamados ROGACIANO e FELICÍSSIMO. Foram homens de grande coragem, durante a perseguição de Décio, em meados do século III.
Lembramos também - e sempre com muito gosto - uma mulher. Esta, dos nossos tempos: a serva de Deus, NELLY BEGHIAN. Dedicou-se ao ensino e à santificação dos padres, por quem rezou até à morte, ocorrida em 1945. Seu pai era armênio católico, e sua mãe grega ortodoxa. Foi religiosa de uma congregação fundada por Jean-Jacques Olier.


Os tempos modernos contam com muitos már¬tires, que defenderam os direitos humanos e a vida, entre os pobres mais pobres.

MEDITAÇÃO do dia 25 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:



Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Jesus parou e disse: “Chamai-o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”
O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus.
Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”.
Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46-52)
Irmãos e irmãs! Este é o último domingo do mês de outubro, em que fomos convidados a meditar e a rezar pelas missões. Hoje celebramos também o Dia Nacional da Juventude. (Veja o texto seguinte)
Jesus está caminhando, como sempre fazia. Um mendigo, Bartimeu. que é cego, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, que estava passando, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos mandaram que ele se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Ninguém queria ouvir o pobre mendigo cego. Ele só estava atrapalhando. "Pobre só atrapalha" para os que não tem amor. Ele grita mais alto, na esperança que Jesus o escute. E foi o que aconteceu.
Jesus interrompeu sua caminhada, parou e chamou o cego. Que felicidade para este homem, marginalizado, rejeitado por todos, inclusive pelos chamados religiosos. Ele pula de alegria e corre para Jesus. Pede a cura da vista. Jesus o atende. Recuperado, caminha com Jesus, testemunhando a ação de Jesus em sua vida.
Caídos à beira do caminho, jogados num canto, estão tantas pessoas, que gritam, pedindo nossa atenção. Estamos surdos, preocupados e ocupados com outras coisas. Podemos até reclamar que elas nos incomodam, e se pudéssemos, mandaríamos que se calassem.
Como é difícil ouvir; como é dificil parar; quanto custa dar atenção a uma pessoa pobre, mal vestida e até, às vezes, cheirando mal!
Jesus ouviu o grito do pobre cego, parou, chamou-o e lhe atendeu, curando a cegueira. Vida nova começou para Bartimeu que caminha com Jesus e com as pessoas que agora o aceitam.
Deveríamos ser presença de Jesus, caminhando pelas ruas da cidade. Se ouvíssemos os que gritam e pedem socorro; se parássemos e atendêssemos essas pessoas, o mundo que Jesus veio anunciar estaria acontecendo. Peçamos a Jesus a graça de sermos suas testemunhas, sinais reais de seu amor.
Como São Francisco de Assis, precisamos nos convencer que “até hoje fizemos pouco”, esta na hora de sair da teoria, do sentimentalismo; parar de reclamar e  começar a realizar o mandamento de Jesus” “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
**************************

O SENHOR FARÁ GRANDES COISAS CONOSCO ...
Aquela vez, em que Deus mudou o nosso destino,
tudo nos pareceu um sonho.
N osso rosto brilhou de alegria,
nossa boca se encheu de riso.
Chegou-se mesmo a dizer entre os outros povos:
"Deus realizou maravilhas com êles!"
De fato, o Senhor fez grandes coisas conosco.
Nossa alegria foi imensa!
Ah! Senhor, muda também agora o nosso destino,
à semelhança dos rios do sertão,
despertados pela chuva repentina.
Pois, quem semeia com lágrimas,
colhe com gritos de alegria.
Quem vai, vai chorando,
a semear sua semente.
Ao voltar, voltará cantando,
a carregar o seu trigo.
Salmo 125



DIA NACIONAL da JUVENTUDE


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas - ONU. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Assim, todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade - a mais atingida pelo desemprego e pela violência - , mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.
O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.
O DNJ 2009 dá continuidade às reflexões e ações feitas durante o ano, durante a Campanha da Fraternidade, a Semana da Cidadania e a Semana do Estudante, organizadas pela Igreja no Brasil e pelas Pastorais da Juventude. Neste ano, reflete sobre o extermínio de jovens no Brasil e propõe uma grande marcha contra a violência, anunciando que a juventude quer viver!

Que, em todas as comunidades e paróquias, os jovens encontrem todo apoio de que necessitam. Que possam participar das decisões e da execução de todos os projetos pastorais. especiaçmente os que se referem à área social.

CELEBRAÇÕES do dia 25 de outubro





Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Obedecei aos vossos dirigentes e sede-lhes dóceis, porque velam pessoalmente sobre as vossas almas e disso prestarão contas". (Hb 13,17a)


Hoje vamos começar nosso encontro na terra natal do grande Papa Paulo VI, a cidade de Brésda, na Itália.
O Santo que aí encontramos traz o belo nome de GAUDÊNCIO. Foi bispo e confessor. Aliás, sua escolha para bispo ocorreu quando estava de viagem ao Oriente. Nada colaborou tanto para a eleição do seu nome e para que se tornasse um grande Pastor, quanto o seu desejo de servir a Cristo. Chegou a celebrizar-se pela construção de uma basílica, em honra dos Mártires de Sebaste. Mas em 404 também fez parte da embaixada que o Papa Inocente I enviou a Constantinopla, para defender a São João Crisóstomo, o homem mais perseguido e também o mais virtuoso daquele tempo, segundo a História. De São Gaudêncio ainda nos restam uns vinte sermões, muito interessantes, por causa das informações históricas daquele tempo e do seu conteúdo doutrinal. São Gaudêncio morreu no ano de 410.
Todos certamente se alegram, ao ouvir hoje o nome de SANTA TABITA, a menina ressuscitada por Pedro, em Jope, e reconhecida como extremamente bondosa.



A.B. Com alegria celebramos hoje o primeiro santo nascido no Brasil: SANTO ANTÔNIO de SANT'ANA GALVÃO, OFM, mais conhecido como Frei Galvão. Nasceu em 1739 em Guaratinguetá – S.P. Faleceu em 23 de dezembro de 1822, em São Paulo. Beatificado em 18 de abril de 1997, em Roma. Canonizado em São Paulo, dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI.
----------------------
E agora, só para nomear: na França, SÃO CRISPINO e SÃO CRISPINIANO, ambos mártires pela fé em Cristo e no seu Evangelho. Sabe-se que suas relíquias já eram veneradas antes do século VI.
Neste dia, no ano de 1975, morria em São Paulo, na prisão do Exército, o jornalista WLADIMIR HERZOG, que ficou célebre por seu sacrifício, nos anos terríveis da tortura por motivos políticos.


Quando Deus escolhe uma pessoa, muitas ve¬zes também o povo reconhece esse sinal de Deus e colabora para a realização do bem.