MEDITAÇÃO do dia 14 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!’”
E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18, 1-8)

Irmãos e irmãs! Muitos de nós tivemos a felicidade de aprender a rezar com os pais. Eles nos ensinaram a rezar algumas orações e nos ,mostraram o valor da oração pelo exemplo. Lembro, com saudades, o exemplo da mamãe que, de joelhos, mesmo sendo idosa, rezava todos os dias o terço.
Jesus nos ensina a dialogar com Deus, colocando diante dEle nossa vida. Mesmo fazendo grande esforço, não conseguimos tudo que precisamos.
Jesus deu o exemplo do juiz iníquo que atendeu o pedido da viúva para ficar livre da insistência dela. Deus, porém, nos atende depressa, diz Jesus.
Ao rezar, nos colocamos diante de Deus, como criaturas limitadas e necessitadas de tudo. No diálogo de filhos com o Pai, manifestamos nossa fé, conversando com Ele, falando de nossa caminhada, agradecendo todos os momentos da vida, pedindo ajuda.
Certa vez, os discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a rezar; Jesus ensinou a eles e a  todos nós, a rezar o Pai Nosso.
Você costuma rezar? Faça a experiência de rezar o Pai Nosso, devagar, pensando em cada palavra, como se fosse sua palavra.
Na vida de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, conta-se que ele observava, muitas vezes, uma pessoa que ficava longo tempo, na Igreja, na Capela do Santíssimo Sacramento, O santo perguntou a essa pessoa o que fazia ali, Ela respondeu: “Eu olho para Ele e Ele olha para mim”.Feliz quem conseguir fazer essa mesma experiência. Vamos tentar?
Neste sábado, pecamos a nossa Mãe, Nossa Senhora que nos ensine a rezar.
***************
Cantiga Mariana
ENSINA o teu povo a REZAR

Ensina o teu povo a rezar
Maria Mãe de Jesus
Que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz
Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus.
Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus
Maria mulher, ensina a teu povo o teu jeito de ser
O que Deus quiser
Maria senhora nossa
Maria do povo, povo de Deus
Ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus
Pe. Zezinho Scj

CELEBRAÇÕES do dia 14 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim".  (Mt 18,5)

Hoje é o "Dia Nacional da Alfabetização". As inúmeras campanhas de alfabetização nos lembram a responsabilidade que temos diante das crianças e dos jovens que não sabem ler nem nos livros nem através dos acontecimentos da vida. Assim, ficam à margem da história e na dependência sempre maior dos outros. A alfabetização deve transformar-se num processo tão dinâmico, que possibilite à pessoa participar de toda a vida, entrar em comunhão com os irmãos, para a luta em favor da sociedade justa e fraterna. Aliás é o que nos ensina o Evangelho e o que nos propuseram o Papa e os Bispos da América Latina, reunidos em Puebla, em 1979.
O primeiro santo que queremos mencionar hoje é o Bispo ESTÊVÃO CUENOT, do século XIX. Teve que passar 26 anos escondido, na clandestinidade, na região de Binh-Dinh, em Aman. O Papa Pio X foi quem o beatificou, em 1909.
Precisamos também nomear uma mulher. Ê tão importante termos protetoras no Céu! Esta de hoje  chama-se MAXELENDA. Ê da França. Morreu pelo ano de 670, numa verdadeira tragédia, em que ela preferiu Cristo a qualquer outra situação de prazer ou de gozo.
E ainda evocamos SÃO LOURENÇO, Arcebispo de Dublin, na Irlanda, que ele recristianizou. Ele trouxe de volta a Pessoa e o Evangelho de lesus.

Quem ajuda uma criança, um jovem, a participar da vida em sua plenitude, conquista um amigo para si e para Deus.

MEDITAÇÃO do dia 13 de novembro





Palavra de Jesus Cristo:


“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, homens e mulheres casavam-se, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem. Naquele dia, quem estiver no terraço não entre para apanhar objeto algum em sua casa. E quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Ló! Quem procurar salvar a vida, vai perdê-la; e quem a perder, vai salvá-la. Eu vos digo: naquela noite, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas; uma será tomada e a outra será deixada.”
Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isto?” Ele respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”. (Lc 17, 26-37)

Irmãos e irmãs! O pensar no amanhã, o pensar no futuro  faz parte de nossa vida. Há os que fazem muitos tipos de seguro, como do automóvel, da casa e da própria vida. Dizem que não querem estar desprevenidos quando surgir a necessidade.
Muitos pensam que não há “seguro” para garantir a vida eterna. Jesus no evangelho chama nossa atenção para estarmos preparados. Dá como exemplo Noé e Ló. Eles se prepararam com suas famílias e foram salvos quando o Senhor os chamou.
Todo ano, nesta época, quando nos aproximamos  do fim do ano, a Igreja nos convida a pensar no fim dos tempos, no fim de nossa vida terrena.
Podemos estar preparando as festas que se aproximam, Natal, Ano Novo, com cartões,  presentes... Acontece todo ano. De repente, (se estivermos distraídos ou ocupados com tantas coisas) podemos ser chamados e não estarmos devidamente preparados.
A melhor preparação é viver o dia a dia, usando os talentos que Deus nos dá, realizando, com alegria, nossa missão. Entre tantas revisões e avaliações que vamos fazer, seria bom avaliar o uso da própria vida, se estamos sendo ou não eficientes, se nossa “poupança de vida”, esta crescendo ou não.
******************
SE SOUBÉSSEMOS OLHAR A VIDA ..
Se soubéssemos olhar a vida com os olhos do próprio Deus,
então veríamos que nada no mundo é profano;
tudo, ao contrário, participa da construção do Reino de Deus.
Assim, pois, ter fé não é sómente erguer os olhos a Deus para contemplá-lo;
é também olhar a terra, mas com o olhar de Cristo.
Se tivéssemos deixado que o Cristo penetrasse todo o nosso ser,
se tivéssemos purificado bastante o nosso olhar,
o mundo não seria mais para nós um obstáculo;
seria um perpétuo convite a trabalharmos para o Pai,
a fim de que, no Cristo, venha seu reino na terra como no Céu.
É preciso pedir a Deus fé para saber olhar a Vida.
De: Poemas para Rezar
M. Quoist
Editora Duas Cidades

CELEBRAÇÕES do dia 13 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica” (lCor 10,23)


Abrimos o dia, lembrando o padre uruguaio, INDALÉCIO OLIVERA, sacrificado aos 33 anos de idade, no centro de Montevidéu, em 1969. Era de origem simples, mas tinha grande ascendência sobre os jovens do seu tempo. Foi primeiramente padre salesiano, e depois, secular.
Os santos do dia: começamos com HOMOBONO, da Lombardia, Itália. Seu nome significa "homem bom". Foi leigo e digno de figurar na galeria dos santos. Como comerciante, soube levar seu comércio com honestidade, de modo que a única queixa que a esposa podia ter contra ele era a sua constante liberalidade. Dava tudo o que podia aos pobres. Durante a noite, ia rezar com os monges. E de manhã, participava com grande fervor da santa Missa. Morreu exatamente durante a Missa, enquanto se entoava o hino "Glória a Deus nas alturas". Era o ano de 1197.
Gostaria de ressaltar o franciscano e confessor, SÃO DIOGO, de Segóvia, Espanha. Era uma vocação tardia, mas que valeu por isso mesmo, pois sua experiência e espiritualidade levaram-no ao cargo de superior de uma comunidade, nas Ilhas Canárias. Foi aí que ele tomou a defesa dos indígenas e, naturalmente, atraiu a oposição dos grandes da Espanha. Quando se viu obrigado a retirar-se para o convento de La Salceda, adquiriu fama de taumaturgo, ou seja, de homem milagroso. Era, realmente, uma grande alma! O próprio rei Filipe II, que lhe atribuía a cura de Dom Carlos, obteve que fosse canonizado pelo Papa Sisto V. São Diogo morreu no ano de 1463.
Vamos ainda à França, em Tours, cidade muito \importante no século V, em que viveu o bispo e confessor, BRÍCIO.
Depois de haver, por muito tempo, incomodado e exercido a paciência de São Martinho, foi seu sucessor. E conseguiu até imitar-lhe as virtudes. Foi um bispo dinâmico. Deve ter morri do pelo ano de 444.
Finalmente, uma Bem-Aventurada mulher: AGOSTINHA PIERANTONI, do século XIX e da Itália. Foi uma religiosa que viveu o Evangelho com simplicidade e profundidade. O Papa Paulo VI a beatificou em 1972.

Vamos lembrar que a expenência da vida, juntamente com a graça de Deus, forma os homens que modificam a História.

MEDITAÇÃO do dia 12 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.
Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o Reino de Deus está no meio de vós”.
E ele disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: ‘Ele está aqui’ ou: ‘Ele está ali’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração. (Lc 17, 20-25)


Irmãos e irmãs! Todos os dias, ao rezar o Pai Nosso, pedimos a Jesus: “Venha a nós o vosso Reino”. Jesus nos diz que “o Reino de Deus está no meio de" nós. Estamos a caminho do Reino definitivo que, cada dia, com o crescimento da justiça, da paz, do amor concretizado na fraternidade, na solidariedade, vai se tornando mais visível.
Desejamos um mundo novo, onde todas as pessoas tenham vida digna, sejam felizes, participem, das riquezas de toda criação de Deus.
Para isso, somos chamados; ninguém pode se omitir. Toda violência precisa ser eliminada para que reine só o que traz vida plena às pessoas. Somos construtores da paz que não acontece só quando as armas se calam, mas quando o amor doação alimenta toda vida humana, desde a concepção até o chamado de Deus para o Reino definitivo.
Vamos divulgar os sinais de vida que acontecem em nosso mundo, a começar do bairro e da cidade. A imensa maioria do povo é pacífica, trabalha e luta pela paz. Vamos alimentar a esperança porque o Senhor esta no meio de nós, animando nossa caminhada.
******************

ORAÇÃO PELA PAZ
Senhor, Deus da Paz,
tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado';

Tu fizeste dele, no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém
Papa Paulo VI

CELEBRAÇÕES do dia 12 de novembro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Não há temor no amor” (1Jo 4,18a).

Vamos invocar hoje a figura histórica do bispo SÃO JOSAFÁ. Viveu na época em que a Igreja Ortodoxa Oriental se separou da Igreja Católica Romana. Era, portanto, o século XI. Desde criança e jovem, ele aderiu à união de todos os cristãos. Depois, como bispo, empenhou-se a fundo para promover o encontro entre católicos e ortodoxos. Sofreu calúnias, perseguições e contratempos de toda parte, por causa de seu trabalho em favor da unidade. Acabou mesmo como mártir, mas também como santo canonizado por Pio IX.
Perto da Rússia, terra de São Josafá, vamos encontrar os mártires da Polônia, BENTO, JOÃO, MATEUS e ISAAC. Eram os evangelizadores da terra do Papa João Paulo II. E tiveram como defensor o próprio empregado, chamado Cristiano, que acabou sendo, também ele, assassinado. Foram massacrados no ano de 1003.
Do norte da Europa passamos para o sul da Espanha. Aí vamos venerar, em Aragão, SANTO EMlLIO, um dos primeiros grandes monges daquela terra. Foi um santo extremamente generoso. Morreu aos 100 anos, em 574.
Ainda gostaríamos de nomear o bispo e confessor, SÃO CUNIBERTO, venerado na fronteira entre a Bélgica e a Alemanha, que viveu no sé¬culo VII.

A unidade dos cristãos, é o desejo expresso do próprio Cristo, na hora da despedida, e merece hoje, mais do que nunca, nossa atenção e nossa oração.

MEDITAÇÃO do dia 11 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”
Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. (Lc 17, 11-19)


Irmãos e irmãs! A gratidão é um sinal muto profundo de nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. Com Deus porque recebemos dEle tudo, sem merecer coisa alguma. Louvar e agradecer a Deus deveria ser nossa continua oração. Que bom se nos acostumássemos a dizer muitas vezes, no dia, “Obrigado, Senhor!  Obrigado, Senhor!”
Jesus estranhou que apenas um leproso voltasse para agradecer o milagre que recebeu . Pergunou, onde estavam os outros nove que se esqueceram de agradecer. Destaca ainda Jesus: o que voltou, nem era judeu, era samaritano, um "estrangeiro".
O leproso curado que voltou para agradecer teve a felicidade de ouvir de Jesus, como que uma complementação da cura: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Que neste dia, possamos refletir muito como temos agradecido a Deus, nossa vida e tudo que vamos recebendo cada dia. Examinemos também como temos agradecido todo bem que recebemos da família, dos amigos e de tantas pessoas. Nunca será demais repetir:
“Obrigado, Senhor!"   Obrigado, irmãos e irmãs!”
***********************

OBRIGADO. SENHOR!
Eu amo o Senhorl
Ele ouviu a minha súplica,
e me deu atenção,
no dia em que O invoquei.
Eu começava a entrar em agonia,
os estertores da morte já me dominavam.
Num estado terrível de angústia e tédio,
clamei por Ele:
"Ah! Senhor, salva minha vidal"
E Ele foi amável e justo,
cheio de compaixão para comigo.
Nosso Deus protege os pequenos e fracos,
como eu.
Por isso me salvou.
Agora, tenho que voltar à minha tranqüilidade,
porque o Senhor fez coisas boas para mim:
Livrou minha alma da morte,
meus olhos das lágrimas,
meus pés do tropeço.
Posso continuar a andar na presença do Senhor,
no mundo dos vivos.
Salmo 114

CELEBRAÇÕES do dia 11 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles". (Mt 6, la)


O primeiro Santo que vamos lembrar hoje é MARTINHO DE TOURS. Foi tão venerado e popular na França, que três mil e setecentas paróquias o têm como padroeiro. E quatrocentas e oitenta aldeias levam o seu nome naquele país. Por que São Martinho de Tours é tão venerado em sua terra? Conta-se dele que, certa feita, deu a um pobre a metade de sua túnica, que ele próprio cortou, com a espada de militar. Se desse a túnica inteira, ficaria orgulhoso. Se não desse nada, seria avarento. Deu a metade. Ele contribuiu muito para que em toda parte o Evangelho fosse anunciado pelos monges, particularmente, na zona rural do país.
Na Guatemala morreu, neste dia, GUILHERME WOODS e seus Companheiros, que ajudavam os colonos na formação de cooperativas. Não se sabe até hoje, e jamais se explicou, o misterioso desastre do avião que os transportava. Era o ano de 1976.
Da Guatemala passamos ao Egito, onde o mártir, chamado MENAS é venerado. Existe também em Roma uma igreja a ele dedicada onde o Papa São Gregório fez uma série de pregações sobre esse Santo, o que muito contribuiu para torná-lo célebre.
Na Turquia, admiramos a SÃO TEODORO, chamado "estudita". Viveu no fim do século VIII e inícios do século IX. Transformou-se num símbolo da defesa da verdade, apesar de tantas perseguições e em meio a muita incompreensão.


A verdadeira caridade deve ser praticada com tanta humildade, que "uma mão não saiba o que faz a outra"; e que nós próprios não tiremos daí a satisfação pessoal.

MEDITAÇÃO do dia 10 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa’? Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber’? Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’”. (Lc 17, 7-10)

Irmãos e irmãs! Às vezes, temos dificuldade de entender certas frases do Evangelho. Neste texto. parece que Jesus está sendo um pouco duro. Refletimos a afirmação de Jesus: “Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’”. Reconhecemos nossas limitados, apesar de nosso esforço e dedicação Gostaríamos de ter realizado melhor nossas atividades. Ao nos lembra que “somos simples servos”, Jesus pode nos incentivar para caminhar e estar sempre recomeçando.
Sabendo de nossas limitações. Jesus promete retribuição generosa pelo  que fazemos até por um simples copo d’água que dermos a uma pessoa.,
 Jesus quer contar com nossa participação no anuncio de seu REino. Chamou os 12 apóstolos, os 72 discípulos e vai chamando a cada um de nós para sermos seus colaboradores, Ao iniciar cada dia, vamos renovar nosso compromisso de realizar de modo novo nossa missão. São Francisco de Assis nos ajuda nesse propósito ao nos dizer que: “até agora fizemos pouco, estamos sempre recomeçando”.
Que Nossa Senhora nos anime a caminhar.
Peçamos:.



À vossa proteção recorremos,
Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

CELEBRAÇÕES do dia 10 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo". (CI 3,15a)

O  primeiro santo de hoje é LEÃO MAGNO. Foi, sem dúvida, um dos maiores Papas da História. Nos anos de 440 até 461, o mundo inteiro se relacionou com esse Papa. Soube levar sua autoridade para regiões conturbadas, orientando o povo tanto na doutrina quanto no esforço da comunhão. No grande Concílio de Calcedônia, em 451, todos exclamaram, ao ouvir sua mensagem: "Pedro falou pela boca de Leão".  Na invasão do terrível caudilho, Atila, São Leão Magno conseguiu estabelecer a paz, embora três anos depois sofresse outra invasão, por parte do chefe bárbaro chamado Genserico. São Leão Magno conseguiu também, desse novo invasor, que poupasse as vidas e não incendiasse a cidade. Dele, possuímos sermões de insuperável beleza e de conteúdo muito seguro.
De Roma, passamos a El Salvador, onde morreu o pastor protestante POLICIANO ALBEÑO LOPEZ com o sobrinho RAUL ALBEÑO MARTINEZ, depois de participarem de uma celebração religiosa, no dia 10 de novembro de 1980.
Vamos lembrar também SÃO JUSTO, bispo e confessor, da Inglaterra. Foi um dos maiores evangelizadores daquele país, no começo do século VII.
E uma menção a SANTO ANDRÉ AVELINO, de Nápoles, que se converteu aos 37 anos, fazendo-se padre e tornando-se um grande santo.


Nunca poderemos agradecer suficientemente a Deus por nos dar, em todas as épocas difíceis, grandes papas e grandes santos, que nos reanimam na esperança e na solidariedade

MEDITAÇÃO do dia 09 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: “Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado”!
Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: “O zelo por tua casa me há de devorar”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim?”
Jesus respondeu: “Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei”.
Os judeus, então, disseram: “Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?”
Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou.  (Jo 2, 13-22)


Irmãos e irmãs! Consideramos nossas igrejas como Casas de Deus. É o local onde nos reunimos para a celebração dos Sacramentos; ai estão as imagens dos santos e sobretudo Cristo está presente de modo sacramental, no Santíssimo Sacramento. Por isso, não só respeitamos as igre,jas, mas procuramos cuidar para que sejam bonitos e sempre bem conservadas.
Os judeus estranharam a atitude violenta de Jesus ao expulsar os que faziam comercio no templo. Jesus responde a eles falando do templo que é seu corpo. Será destruído pelos que vão matá-lo, mas Deus vai reconstruir seu templo – seu corpo – em três dias.
Nossas igrejas têm esse nome porque ali os cristãos se reúnem, fazem suas assembléias. Sem a presença do povo, não estaria presente o Santíssimo Sacramento, e o prédio das igrejas seria apenas um bonito edifício.
Quando fomos batizados, passamos a ser Templos do Espírito Santo. Somos pessoas sagradas. Se respeitamos, e com razão, o edifício de nossas igrejas, com maior razão ainda, deveríamos respeitar “as igrejas vivas” que são as pessoas.
Quando recebemos notícias de violências praticadas contra as pessoas, todo tipo de "profanação" da dignidade da pessoa humana, deveríamos imitar Jesus, e nos revoltar contra os que as praticam.
Participando na mesma caminhada e temos o mesmo destino. Somos “Povo de Deus” à caminho da Pátria definitiva, a Casa de Deus Pai. Seremos companheiros na eternidade, se formos, neste mundo, verdadeiros irmãos e irmãs.
,Diante das frequentes notícias de assaltos, seguestros, assassinatos, toda marginalização que sofrem milhões de pessoas, todo tipo de violação dos direitos humanos, qual tem sido nossa reação? Ficamos tristes, com pena, podemos até chorar? Foi assim que Jesus agiu diante da violação do Templo que representava seu próprio corpo?

Vamos dialogar sobre isso com familiares e outras pessoas, e dar uma resposta ao apelo que Deus nos faz ao nosz dirigir sua Palavra. Que o Salmo 8 nos ajude a refletir sobre a grandeza da pessoa humana, a principal criatura de Deus.

***********************

UM OLHAR SÔBR'E O UNIVERSO

Senhor nosso Deus,

a tua presença irrompe por toda a terra!
O universo inteiro canta a tua glória.

Na candura das crianças se revela a tua fôrça,
pois diante delas se desarmam até os mais violentos.
Senhor,
quando me extasio a olhar o céu estrelado,
quando contemplo as noites de luar,
e penso que fôste Tu seu criador,
eu me pergunto:
"Que valor imenso não deve ter o homem,
para estar sempre na tua lembrança,
e ser tratado com tanto carinho?"
Tu o estabeleceste no universo como se fôsse um deus,
de honra e de glória o coroaste.
Fizeste dêle o Senhor da tua criação,
tudo colocaste sob seu domínio: .
os animais do campo, mesmo os mais ferozes,
os pássaros do céu e os peixes do mar,
tudo, até as forças e mistérios mais profundos da natureza,
as criaturas todas.
Senhor nosso Deus,
a tua presença irrompe por toda a terra!,
Salmo 8

CELEBRAÇÕES do dia 09 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações"  (At 2,42).


Qual a mensagem de nossos Santos, para o dia de hoje?
Em primeiro lugar, a Igreja inteira festeja a DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO.
Essa Basílica - uma grande igreja, com o título especial de Basílica - era o antigo palácio do Imperador, transformado em templo e consagrado como tal, já no ano de 324. A velha Basílica, no entanto, foi substituída por um edifício novo, com o título de "Basílica de São João de Latrão", Catedral do Papa, Mãe e Cabeça de todas as igrejas do mundo. Sua nova consagração deu-se em 9 de novembro de 1726, pelo que é lembrada hoje.
Vamos à França. Lá se venera o primeiro bispo de Burges, SANTO URSINO. Ficou célebre pela amizade aos pobres, para quem construiu um belo templo, onde pudessem professar sua fé, como neoconvertidos.
Na mesma França, mas em Tours, venera-se o padre e confessor, chamado CLARO. O bispo São Martinho confiou-lhe a formação dos novos monges, verdadeiros modelos para o povo, no final do século IV.
Vamos também passar pela Inglaterra, para lembrar SÃO JORGE NAPPER. Foi padre e mártir, e muito se distinguiu por sua caridade, sobretudo, para com os companheiros de prisão. Morreu em 1610.
Não esqueçamos, porém, a mulher! Chamava-se TOMAÍS. Era muito estimada pelo povo em Constantinopla, Turquia, por causa de sua piedade e paciência. Morreu no século X.

Toda diocese tem uma igreja-mãe, na qual o povo gosta de reunir-se, como família de Deus, que reza e permanece unida.

MEDITAÇÃO do dia 08 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor.

Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas.
Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”. (Mc 12, 38-44)



Irmãos e irmãs! Hoje é domingo, dia em que os cristãos católicos se reúnem, nas pequenas comunidades e nas grandes igrejas, para celebrar a Eucaristia., Em cada celebração da Missa, da Eucaristia, torna-se presente o Sacrifício de Cristo Ressuscitado. Na liturgia da Palavra, escutamos a mensagem de Deus e somos convidados a dar nossa resposta. No memento da procissão das oferendas, vamos até o altar levar nossa vida, simbolizado na oferta.
Diz o Evangelho que Jesus estava no Templo e observava os que depositavam as ofertas. Os ricos davam o que tinham de sobra. A pobre viúva deu “tudo que tinha para viver”, as duas moedinhas.
Os cristãos católicos, por motivos históricos, não foram acostumados a participarem ativamente de todo processo de evangelização. Pensavam que evangelizar é missão apenas dos bispos, dos padres ou das religiosas, Com o Concílio Vaticano II, o grande encontro dos Bispos de todo mundo, de 1962 a 1965, toda Igreja começou a viver um novo tempo de fidelidade maior ao Evangelho. Os cristãos leigos católicos foram chamados a ocuparem seus lugares, como corresponsáveis pela evangelização. Como resposta, cresceu a participação dos cristãos leigos, com a missão e com a manutenção da Igreja, como verdadeiros dizimistas.
Jesus, neste domingo, esta nos convidando a imitar a pobre viúva: doou toda a vida e não o que estava sobrando.
Como cristãos devemos nos perguntar: por que somos ou não somos dizimistas? Qual a resposta que damos a Deus?
*****************
ORAÇÃO do DIZIMISTA

SENHOR, agradeço a vida que recebo, todos os dias.
QUERO oferecê-la a serviço da construção do Reino.
SENHOR, sou feliz por ter sido batizado e crismado.
QUERO ocupar o meu lugar na Igreja,
 participando como dizimista.
SENHOR, obrigado pelo tempo que recebo.
QUERO dar parte desse tempo, como DÍZIMO,
para ocupar o meu lugar na obra evangelizadora da Igreja.
SENHOR ajuda-me a ser fiel ao chamado da Igreja.
QUERO doar o DÍZIMO, fruto do meu trabalho;
que nele esteja representada TODA minha vida.


Nossa Senhora, Mãe da Igreja,


que eu sinta a alegria de participar, de “caminhar com Jesus”


e com meus irmãos, sendo dizimista. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 08 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens" (Tt 2,11).


8 de novembro é o "Dia do Urbanismo". Toda cidade tem que ser urbanizada, vale dizer, acolhedora, com trabalho para todos, habitação saudável, salário justo e muita esperança para a juventude e as crianças. Uma cidade só é boa de morar, quando todos se sentem seguros nela; e também, quando o nível de solidariedade e amizade que aí se cria leva a superar as dificuldades normais da vida.
Partimos agora para a Iugoslávia, para aí venerarmos os mártires, conhecidos como os QUATRO COROADOS. Eram operários cristãos, que se negavam a esculpir estátuas de divindades pagãs. Por isso, foram decapitados e lançados no Danúbio, lá pelo ano de 306.
Na França, veneramos o bispo e confessor, SÃO GODOFREDO. Foi o grande protetor do povo e soube organizar sua gente em verdadeiras comunidades. Sofreu muito com a guerra civil, no início do século XII.
O primeiro bispo da célebre cidade de Bremen, na Alemanha, foi SÃO VILIADO, discípulo de São Bonifácio e evangelizador incansável de sua terra. Morreu em 789.

Trabalhar pela comunidade é preparar o am¬biente favorável, em favor de nossa família e das famílias de todos os nossos irmãos.