MEDITAÇÃO do dia 24 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:


“Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam.
Ele lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”.
E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra? ’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás”. (Lc 13, 1-9)
Irmãos e irmãs! Deus nos deu a vida e a missão de produzamos frutos. Ao olhar para uma roseira ou uma árvore, vendo suas flores, seus frutos, imaginamos com que alegria se apresentam a nós, como que dizendo: "estes ou estas, são nossos filhos ". E nós elogiamos a fecundidade deles.
Olhando para nós mesmos, com muita simplicidade, reconhecemos o que estamos realizando, no trabalho de cada dia, para nosso bem e para utilidade de tanta gente. Diante disso, agradecemos a Deus, pela vida e pela capacidade de produzir. Obrigado, Senhor.
Ontem, eu estava em uma igreja. e na homilia da Missa, ouvi o celebrante usar a palavra “vagabundo”, referindo-se a quem não quer trabalhar. Fiquei triste escutando tal condenação. Será verdade que alguém não quer trabalhar ou há algo errado em sua vida que precisa ser corrigido? Se fosse um de nós que estivesse nessa situação, como gostaríamos de ser tratado?
O Evangelho diz que o dono da figueira deu mais tempo à fiqueira, uma nova oportunidade para que ela produzisse frutos.
É fácil condenar quem parece preguiçoso!  É  mais positivo tentar ajudar tal pessoa, para que se recupere e comece a viver a alegria de dar frutos.
A alegria de alguém que readiquiri o valor da vida,  atinge a todos nós. Sejamos animadores, apoiando a caminhada de todas as pessoas. especialmente as que estão marginalizadas.  Quem está “doente”, incapaz de caminhar não precisa de nossa condenação - a socierdde costuma condená-las - e sim de nossa ajuda. Que Jesus nos ensine esse aspecto do verdadeiro amor.
***************
MÃOS VAZIAS
A/mir Ribeiro Guimarães, O.F.M.
Senhor,
aqui estou eu novamente em tua presença.
Hoje eu trago minhas mãos vazias.
Parece ironia, parece desfeita, mas este é um
precioso presente que te quero ofertar.
Senhor, eu já pensei muitas vezes nas coisas que
a vida me deixou fazer.
Dias houve em que eu me deitava com a certeza
de ter feito coisas úteis e de ter transfor­mado o mundo.
Dias houve em que realmente pensei ser bom,
ser até caridoso!
Hoje, Senhor, à luz do meio-dia da vida é diferente!
Vezes há em que tenho a impressão de que
a vaidade, o amor-próprio, o orgulho
invadiram minha vida e estragaram as obras de minha história.
Tenho hoje as mãos vazias!
Tudo o que pude fazer parece ridículo e sem valor.
Minhas mãos estão vazias e são estas mãos vazias
que te ofereço.
Estas mãos vazias porque eu nada posso.
Lembro-me hoje de uma palavra do evangelho,
do evangelho do teu filho que diz
devermo-nos considerar servos inúteis
depois de fazer tudo aquilo que devíamos ter feito.
Essa convicção invade hoje a minha vida.
Tenho certeza da inutilidade das coisas que faço
e que posso fazer.
Minhas mãos, meu coração, minha vida são teus.

CELEBRAÇÕES do dia 24 de outubro


Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Vós fostes chamados à liberdade, irmãos. Entretanto, que a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas, pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros" (GI 5,13).


Três acontecimentos enchem o dia de hoje. Em primeiro lugar, o "Dia das Nações Unidas". Depois, o "Dia Mundial do Desenvolvimento". E, afinal, a festa de Santo Antônio Maria Claret.
A ONU concentrou em si a simpatia e a confiança, após a segunda Guerra Mundial. Apesar de suas fraquezas e também deficiências, mereceu o encorajamento de dois Papas, que visitaram sua Sede, em Nova York: Paulo VI e João Paulo II. O mundo deseja a paz. E precisa de um grande instrumento para preservá-la. A paz, aliás, se confunde com o desenvolvimento do homem e de todos os homens, na expressão nova de Paulo VI.
Mas vamos ao fundador dos padres claretianos: SANTO ANTONIO MARIA CLARET. É um personagem tão rico, que não cabe em nenhuma biografia. Pio XI disse dele: "Foi o precursor da Ação Católica, tal como ela hoje é". Não há área de evangelização em que não se tenha distinguido esse Santo. Foi missionário popular, grande pastor, orientador de consciências, escritor, catequista e organizador. E ainda, fundou uma Congregação muito ativa, até os dias de hoje: os padres do Coração de Maria. A devoção a Maria era o móvel e a garantia de sua autenticidade. Deixou mais de 80 obras escritas.
Na Tunísia e na segunda metade do século III, viveu SÃO FELIX, Bispo e mártir, por sua recusa em fornecer os Livros Santos, conforme ordenava um edito de Diocleciano.


Os pregadores e os missionários são os arro¬jados defensores da paz entre os povos. A eles de¬vemos o melhor do desenvolvimento.

MEDITAÇÃO do dia 23 de outubro

Palavra de Jesus Cristo
“Jesus dizia também às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. (Lc 12, 54-59)


Irmãos e irmãs! O Papa João XXIII nos convidou a ver os sinais dos tempos. Ele mesmo foi um sinal. Foi eleito papa, em 1958, com 77 anos, Muitos imaginavam que ele seria o “papa da transição”. Ele começou demonstrando muita firmeza e coragem, capaz de fazer uma verdadeira “revolução” na Igreja. No primeiro ano de seu pontificado, visitou crianças doentes nos hospitais, visitou também os presos de Roma.
Dizia que era preciso “ver os sinais dos tempos”, como Jesus nos ensina no Evangelho. Convocou o Concílio Vaticano II para que a Igreja, sob a luz do Espírito Santo, visse os sinais do tempo e desse respostas novas e adequadas àquelas necessidades..
Hoje, nos cristãos católicos e todas as pessoas de boa vontade, deveríamos se unir para identificar os sinais do nosso tempo, neste novo século que já vai acontecendo há nove anos. É urgente ver o mundo atual com olhos de Deus e constatar a ganância de pessoas e nações, que exploram as riquezas do nosso mundo, causando todo tipo de destruição. Condenam milhões de pessoas a viver na marginalidade e a morrerem de forme. É hora de ver os problemas gerados por todo tipo de injustiça e buscar condições para que, com urgência, nasça um mundo novo, onde as pessoas se relacionam com verdadeiros irmãos.
Peçamos ao Beato Papa João XXIII a graça de ver e assumir os sinais do tempo, para que, cheios de esperança, acreditemos que, unidos haveremos de construir o mundo, de paz, de justiça, de amor,
*********************

OUVIR HOJE A VOZ DE DEUS
Vinde aclamar e cantar ao Senhor,
Sobre Ele repousa a nossa salvação!
Caminhemos ao seu encontro, cheios de gratidão,
cantando nossas canções de alegria.
Porque o nosso Deus é grande,
Senhor supremo de tôdas as criaturas.
Em suas mãos estão as profundezas da terra
e os cumes das montanhas.
O mar, :Ele o fez,
os continentes, suas mãos os modelaram.
Vinde, prostremo-nos em adoração,
ajoelhando-nos diante do Senhor que nos criou.
Porque Ele é o nosso Deus,
pastor do seu povo,
e nós, as ovelhas que sua mão conduz.
Escutai, pelo menos hoje, o que Ele vos diz:
"Não endureçais os vossos corações,
como naquele dia, no deserto,
dia de tentação e discórdia,
quando vossos pais me puseram à prova,
e quiseram me tentar,
apesar de terem visto as minhas obras.


Quarenta anos senti repugnância desta geração.
Disse comigo: É um povo transviado.
Eles não quiseram ver os meus caminhos.
Jurei então na minha ira:
Não entrarão no meu repouso"!
Salmo 94

CELEBRAÇÕES do dia 23 de outubro



Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Nisso conhecerão todos que sois meus discípu¬los: se tiverdes amor uns pelos outros".  
(]o 13,35)


Deixem-me invocar, desde logo, um franciscano: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO. Foi, talvez, um dos maiores pregadores franciscanos de toda a história. Discípulo de São Bernardino de Sena, que tinha espalhado a devoção ao santo Nome de Jesus, tornou-se ele um pregador incansável para livrar a Terra Santa dos muçulmanos. E, para tanto, per¬correu a Itália e a Alemanha. Mas, por toda parte, reintroduziu também o rigor dentro dos conventos e aumentou enormemente as vocações religiosas. Foi venerado pelos Papas e pelo povo simples. Contam dele que, quando chegava às terras onde não era entendido em seu linguajar italiano, ele falava em latim às multidões. Bastava ver aquela figura, acompanhar os seus gestos, para se comover e converter!
Vamos à Turquia, para aí descobrirmos o bispo e confessor, SANTO INÁCIO. Ocupou a sede patriarcal, de 847 a 877. Opôs-se aos Papas, que queriam latinizar a Bulgária, recentemente convertida. E fez bem, conservando aí a liturgia na língua do povo e mais próxima ao povo. Sempre foi mais monge do que príncipe. Nunca quis submeter-se àquela diplomacia que esperavam dele.
Vamos a uma santa, de nome muito curioso: ODE. É de Liége, na Bélgica, e do século VII. Enviuvando, fundou uma igreja em honra de São Jorge. E tornou-se célebre e venerada pelo povo.
Na cidade de Colônia, Alemanha, encontramos SÃO SEVERINO, bispo daquela cidade, ainda no período romano, no século IV. Por que o lembramos? Porque em 1925 se empreendeu uma escavação em que ficou confirmada a tradição sobre a existência de São Severino, que já era venerado em outras partes do mundo.
Afinal, na França, as mártires do século XVIII, Bem-aventurada CLOTILDE PAILLOT e cinco Companheiras, todas Ursulinas, que subiram cantando ao patíbulo.

Não é a palavra que convence, mas a perso¬nalidade, o amor.

MEDITAÇÃO do dia 22 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra”. (Lc 12, 49-53)


Irmãos e irmãs! Encotrei neste fim de semana um padre querido que não via há muito tempo. Ele tem 81 anos e continua cheio do fogo do amor. Apesar da idade e de problemas de saúde, continua entusiasmo pelo amor de Jesus, animando sua comunidade, caminhando na frente como bom pastor. Ele tenta viver a Palavra de Jesus.
Às vezes imaginamos que o cristão deve ser alguém que “não incomoda ninguém. Dom Paulo Evaristo, que, todos os dias, nos ajuda a refletir sobre “Os Santos e Heróis do povo”, em um dos seus mais de 50 livros, colocou como título uam grande pergunta: “O EVANGELHO INCOMODA? INQUIETA? INTERESSA?”


Qual costuma ser nossa resposta? Imaginamos que o cristão deve ser uma pessoa acomodada diante dos que produzem tanto violência?


Jesus vem anunciar o amor de Deus que vence todo pecado. É este amor, vivido na sua plenitude, que produz a justiça, a paz, a verdade e todo bem. Diante disso todos os que negam o verdadeiro amor doação, produzindo toda violência, fundamenta nas injustiças, que destroem a pessoa humana, o cristão tem que reagir. Se ficar indiferente, não posse se considerar verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.


É hora nos nos perguntarmos: a Palavra de Jesus nos “incomoda, inquieta” ou continuamos tranqüilos, como se nada estivesse acontecendo? Respondamos ao próprio Jesus em nossa oração.
********************

ORAÇÃO DA CF 2009
"A Paz é Fruto da Justiça!"



“Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe,que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém”.

CELEBRAÇÕES do dia 22 de outubro




 Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Deveis ser perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48).

Hoje é o "Dia dos Radioamadores". Um agradecimento a todos esses abnegados, homens e mulheres, que ajudam a salvar vidas e a comunicar notícias urgentes. A eles nosso apreço e apoio. Nossa viagem de hoje inicia-se pela Itália Cen¬tral, onde encontramos a figura do abade benedi¬tino SÃO BERTÁRIO, do século IX. Refugiado em São Germano, morreu massacrado, por volta do ano 884.
No Brasil, próximo ao Bom Jesus da Lapa, na Bahia, é lembrado com imenso carinho o advogado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura: EUGÊNIO LYRA SILVA. Sempre buscando a justiça e a defesa dos pequenos, acabou sendo assassinado, sob as vistas da própria esposa, que estava grávida.
A Federação dos Trabalhadores publicou um manifesto, no qual se diz de Eugênio, que era pessoa de alto valor moral, íntegro, sincero e devotado. E todo voltado aos mais nobres ideais. Isso aconteceu em 1977, exatamente no dia 22 de outubro.
Vamos lembrar também uma mulher: SANTA SALOMÉ. Era mulher de Zebedeu e mãe dos grandes Apóstolos Tiago e João. Sua presença corajosa, no alto do Calvário, ao lado de João, há de ser sempre citada como exemplo para o mundo feminino. Também foi ela uma das santas mulheres que queriam embalsamar o Cristo, na manhã da ressurreição.

O mundo dos camponeses, tão abandonado no atual modelo brasileiro e sul-americano, precisa de protetores e amigos, tão corajosos como Eugênio Lyra Silva.

MEDITAÇÃO do dia 21 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
““Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa. Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem”.
Então Pedro disse: “Senhor, é para nós ou para todos que contas esta parábola?”
O Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade, vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!  (Lc 12, 39-48)

Irmãos e irmãs! A Palavra de Jesus nos é apresentada usando linguaguem própria do seu tempo, para que possa ser entendido.
Pensemos no que Jesus nos diz no final deste texto, para nós hoje.
“Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!”
Em outro evangelho Jesus fala dos talentos que cada pessoa recebe de acordo com a capacidade de cada um. Ninguém recebe mais ou recebe menos; recebe o necessário para ser feliz. Por isso, ao invés de nos lamentarmos de não ter isto ou aquilo, com inveja de outras pessoas que parecem ter recebido mais, vamos louvar e dar graças a Deus por tudo que somos e que temos.
É importante conhecer a riqueza de nossa vida e tentar, cada dia, colocar em pratica essa riqueza, os nossos talentos. Que adiante termos um corpo quase perfeito e tudo que é nossa vida, se não usamos para nosso bem e serviço ao nosso próximo?
O presente da vida é dado por Deus de modo gratuito, sem merecimento algum de nossa parte. Se fossemos apenas um pequenino grão de areia, deveríamos dar graças a Deus. Quanto mais pela vida inteira que recebemos. E mais ainda, Jesus veio nos dar a graça de sermos filhos e filhas adotivos de Deus, graça conquistada pela sua morte e ressurreição.
Renovemos o compromisso de retribuir o dom da vida, com o serviço da caridade que se manifesta na solidariedade com todas as pessoas, ´pelos pobres e marginalizados. Estes são os preferidos de Jesus.

Pe. Zézinho nos convida a contar o ensinamento de Jesus, na bela música e letra que compôs:  “AMAR  COMO  JESUS  AMOU”

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz
Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?
Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim
Amar como Jesus amou.

CELEBRAÇÕES do dia 21 de outubro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)



"O maior dentre vós torne-se como o mais jovem; e o que governa, como aquele que serve" (Lc 22,26b)


Hoje convém relembrar que o Chile, nos últimos tempos, tornou-se verdadeira sementeira de mártires. Um dos primeiros foi o Padre GERALDO POBLETE.  Preso como se fosse espião, foi encontrado na cadeia, sem consciência e com terrível ferimento na cabeça. Um dos torturadores acabou confidenciando que ele repetia, durante as torturas: "Pai, perdoai¬-lhes, porque não sabem o que fazem". Morreu aos 31 anos de idade, em 1973, como verdadeiro educador e autêntico padre.
Na ilha de Chipre, no Oriente, aparece o gigante, SANTO HILARIÃO. Era um abade. Sua vida, cheia de lendas, foi escrita por São Jerônimo, um dos maiores autores da antiguidade. Discípulo, ele próprio, de Santo Antão, fundou verdadeira escola de imitadores, morrendo aos 80 anos, em 371.
Em Colônia, na Alemanha, veneram-se as Santas SAULA, MARTA e Companheiras. Sofreram pela fé durante as grandes perseguições do IV e V séculos. A memória destas mártires jamais se apagou.
Passamos à França, para venerar VALFRÉ, único diácono, que conhecemos no Ocidente, que tenha passado parte da vida sobre um monte, no qual construiu uma coluna. Sobre essa coluna pregava contra a idolatria. Acabou a vida numa comunidade, deixando portanto, a solidão. Viveu no século VI.


A doação da vida aos jovens e aos discípulos nos leva constantemente a renovar-nos a nós próprios.

MEDITAÇÃO do dia 20 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!  (Lc 12, 35-38)


Irmãos e irmãs! Jesus nos convida a ficar de prontidão. Poderíamos responder que estamos sempre atentos, especialmente por medo de possíveis assaltos. As casas estão bem trancadas com fechaduras, cadeados e todo tipo de instrumentos de segurança.
Jesus responderia que não se trata dessa segurança, embora possa dar certa tranqüilidade. O evangelho que meditamos ontem falou da segurança do fazendeiro rico. Jesus o chamou de tolo porque pensou apenas nas suas coisas e não pensou na própria vida.
Estar de prontidão é viver bem cada momento. Se assim o fizermos nunca seremos surpreendidos. É sinal de sabedoria. “Não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje” é a mensagem do provérbio. Estar no seu lugar, ser responsável pelos compromissos assumidos, ocupar seu lugar na comunidade e na sociedade.
Reclamar menos e agir mais e melhor. São atitudes que parecem ser de pequena importância, mas que são fundamentais para viver plenamente. Cada um pode lembrar em que está falhando para que seu dia seja sempre novo e assim estar preparado para dar novos passos.
Vamos continuar a reflexão com a mensagem do salmo.
******************
A VIDA PASSA ...
Em ti, Senhor, temos encontrado a nossa segurança,
ao longo dos séculosl
Muito antes que os montes fossem formados,
antes mesmo que este nosso mundo fosse gerado,
desde todo o sempre,
Tu és Deus, e o serás eternamente!
Os homens passam,
Tu o fazes voltar ao pó;  "... pronto, acaboul "
Pois, mil anos diante de ti,
são como umas poucas horas de insônia,
ou como o dia de ontem que já passou.
Nós homens somos como o sono,
de manhã acaba.
Somos como o capim do mato,
de manhã brota e cresce,
à noite murcha e seca.
Perecemos assim por causa da tua ira, Senhor,
definhamos de mêdo diante da tua irritação,
pois nossos pecados estão diante de ti,
Tu os tiraste da sombra e os colocaste em plena luz.
Por isso, nossos dias declinam sob o peso da tua cólera,
nossa vida se esvai como um sopro.
Nossa vida? Uns setenta anos,
ou talvez oitenta para os mais fortes,
e ainda, na sua maior parte, só fadiga e miséria.
Tudo passa, o tempo voa ...
Diante disto,
quem pode avaliar a força da ira de Deus
e o temor que lhe é devido?
Ensina-nos, Senhor, o valor dos poucos dias da vida.
isto será para nós a fonte da sabedoria.
Ate quando, Senhor, vamos esperar pela tua volta?
Olha para nós com piedade,
sacia-nos com teu amor fiel,
e  nossos dias se tornarão mais felizes.
Dá-nos tantos dias e anos de alegria,
quantos passamos na humilhação e na infelicidade.
Faze-nos perceber a força da tua ação para conosco,
que nossos filhos sintam a tua presença radiante.
Que a amabilidade do Senhor nos acompanhe,
que Ele confirme o trabalho de nossas mãos.
Salmo 89

CELEBRAÇÕES do dia 20 de outubro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não é da vontade de vosso Pai, que está nos Céus, que um destes pequeninos se perca". (Mt 18,14)


Hoje a Bolívia relembra com muito carinho o padre americano, RAIMUNDO HERMANN, mártir da justiça, em Cochabamba. Foi encontrado morto, quando lutava por uma cooperativa, que excluísse os atravessadores e garantisse o fruto do trabalho para os índios. Aconteceu em 1975, mas não será esquecido tão depressa por seus filhos espirituais, que eram justamente os índios.
Da Bolívia passamos a Constantinopla, na Turquia, para aí venerar SANTO ANDRE, O CALIBITA, monge e mártir, defensor do culto às imagens, do século VIII. O Imperador Constantino Coprônimo, que queria passar até por teólogo, não conseguiu vencer a Santo André, pela discussão. E, por isso, mandou flagelá-lo e entregá-lo ao povo enfurecido, como aconteceu com Jesus. Isso ocorreu na segunda metade do século VIII.
Lembramos agora a maravilhosa mulher, SANTA BERTILA BOSCARDIN, que morreu em 1922. Pertencia à Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia e foi uma das enfermeiras mais admiráveis, durante a I Grande Guerra. Era tanta a sua coragem e competência, que foi objeto de admiração de todo o corpo médico.
E agora, apenas para lembrar, mais uma mulher: SANTA ADELINA, abadessa cisterciense, falecida em 1125.
Amar e proteger pobres e doentes nos leva normalmente a assemelhar-nos a eles e ao próprio Cristo, feito homem por nós.

CELEBRAÇÕES do dia 20 de outubro



Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não é da vontade de vosso Pai, que está nos Céus, que um destes pequeninos se perca". (Mt 18,14)

Hoje a Bolívia relembra com muito carinho o padre americano, RAIMUNDO HERMANN, mártir da justiça, em Cochabamba. Foi encontrado morto, quando lutava por uma cooperativa, que excluísse os atravessadores e garantisse o fruto do trabalho para os índios. Aconteceu em 1975, mas não será esquecido tão depressa por seus filhos espirituais, que eram justamente os índios.
Da Bolívia passamos a Constantinopla, na Turquia, para aí venerar SANTO ANDRE, O CALIBITA, monge e mártir, defensor do culto às imagens, do século VIII. O Imperador Constantino Coprônimo, que queria passar até por teólogo, não conseguiu vencer a Santo André, pela discussão. E, por isso, mandou flagelá-lo e entregá-lo ao povo enfurecido, como aconteceu com Jesus. Isso ocorreu na segunda metade do século VIII.
Lembramos agora a maravilhosa mulher, SANTA BERTILA BOSCARDIN, que morreu em 1922. Pertencia à Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia e foi uma das enfermeiras mais admiráveis, durante a I Grande Guerra. Era tanta a sua coragem e competência, que foi objeto de admiração de todo o corpo médico.
E agora, apenas para lembrar, mais uma mulher: SANTA ADELINA, abadessa cisterciense, falecida em 1125.

Amar e proteger pobres e doentes nos leva normalmente a assemelhar-nos a eles e ao próprio Cristo, feito homem por nós.

MEDITAÇÃO do dia 19 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”.E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida! ’ Mas Deus lhe diz: ‘Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste? ’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”. (Lc 12, 13-21)

Irmãos e irmãs! Todos os dias a Igreja nos convida a ouvir a Palavra de Jesus para nos iluminar a caminhada.
Hoje, Jesus nos chama a atenção dizendo: “Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”.
Para ficar mais clara esta afirmação, Jesus conta a história do rico fazendeiro. Suas terras produziram uma grande colheita. Ele fez grandes celeiros para guardar tudo, dizendo a si mesmo: “Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida!”
Jesus o chama de louco porque na mesma noite, a vida lhe será retirada. E para quem ficará o que acumulou?
Podemos fazer uma pequena poupança para necessidades especiais que possam surgir. O que Jesus condena é o acumulo de bens, “tesouro para si mesmo”, como diz no evangelho. Nada levaremos no caixão, a não ser o amor vivido em obras de solidariedade. Essa “poupança’ é a mais importante e a única que será aceita no céu.

Diante da Palavra de Jesus, é bom nos questionarmos, enquanto temos vida, como vão as nossas “poupanças” de fraternidade, de solidariedade?

* Quanto há de supérfluo em nossas vidas?
* Se temos demais, precisamos nos pertuntar: será que o meu supérfluo não está faltando para o meu irmão? Temos coragem de fazer "regimes" para repartir ?
* Por que alguns são bilionários e milhões passam fome? Isto é vontade de Deus ou sinal de que nosso mundo é injusto? 
* Quais as riquezas que estamos almejando?
* Podemos colaborar para que todos tenham seu pedaço de pão, todo necessário para viver com dignidade, como filhos e filhas de Deus, nosso verdadeiros irmãos?

******************************
ORAÇÃO DIANTE DE UMA NOTA DE MIL
“Senhor, esta cédula mete-me medo.
Conheces seu segrêdo, conheces sua história.
Como é pesada.
Impressiona-me porque não fala,
Jamais há de dizer o que oculta em suas dobras,
Jamais confiará quanto representa de esforços e de lutas.
Traz em si o suor humano,
Está manchada de sangue, de desencanto, de dignidade espezinhada.
É rica de todo o pêso de humano trabalho que ela contém
e que lhe dá valor.
É pesada, pesada, Senhor.
Impressiona-me, mete-me medo,
Porque traz mortes na consciência,
Todos os pobres diabos que se mataram de trabalho, por causa dela ...
Para possui-la, para tê-la entre as mãos algumas horas,
Para dela obter um pouco de prazer, de alegria, de vida ...
Entre quantos dedos terá passada, Senhor,
E que fez ela nestas longas viagens silenciosas?
Ofereceu rosas brancas à noiva radiosa,
Pagou os bolos da festa do batizado,
deu de comer ao bebê corado.
Foi ela quem botou o pão na mesa do lar.
Desatou o claro riso dos jovens e a alegria dos mais velhos,
Pagou a consulta do médico salvador,
Deu o livro que instrui o garotinho,
Vestiu a donzela.
Mas ela também fêz seguir a carta de rompimento.
Pagou, no ventre da mãe, o trucidamento da criança.
Foi• ela quem mandou correr o álcool e fêz o bêbado.
Projetou o filme proibido para crianças e gravou o disco asqueroso.
Seduziu o adolescente e fez do adulto um ladrão.
Por algumas horas, comprou o corpo de uma mulher.
Foi ela quem pagou a arma do crime e as tábuas de um caixão.
Ó Senhor, eu te ofereço esta nota de mil,
com seus mistérios gozosos, com seus mistérios dolorosos.
Digo-te muito obrigado por toda vida e alegria que ela distribuiu.
Peço-te perdão pelo mal que ela fez.
Mas sobretudo, Senhor, eu t'a ofereço,
por todo o trabalho do homem, por tôda a angústia do homem.
De tudo isto ela é símbolo e amanhã afinal, tudo isto,
moeda inalterável, em tua vida eterna será transfigurada”.


Do livro: POEMAS PARA REZAR
M. Quoist
Livraria Duas Cidades - 1971

CELEBRAÇÕES do dia 19 de outubro


Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)

“A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus"  ( lCor 3,19a).


Hoje é um dia especialíssimo. A festa de SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. É comemorado a 19 de outubro, com menos brilho do que antigamente, porque antes da reforma do calendário litúrgico, era ele Padroeiro do Brasil, em atenção ao Imperador, que se chamava Pedro de Alcântara. Quem foi esse santo? Um franciscano, homem austero, místico, e guia espiritual da grande Santa Teresa de Ávila. De fato, um homem que mereceu o Céu, por uma luta espiritual gigantesca.
Mas os passionistas lembram com muita gratidão a SÃO PAULO DA CRUZ. Escreveu ele as primeiras Regras dessa Congregação masculina e feminina. Deu também o exemplo de pregador missionário, durante 40 anos, lembrando sempre o lugar de Cristo crucificado, em nossa vida. Por causa do culto às dores de Cristo, ainda hoje os passionistas trazem esse sinal da cruz sobre seu hábito religioso. Morreu em 1776.
No mesmo dia, o Canadá e os Estados Unidos veneram SÃO JOÃO DE LA LANDE, SANTO ISAAC JOGUES e Companheiros, mortos pelos índios iroqueses em 1646. De fato, já haviam sofrido muito, pela resistência crescente e obstinada, contra a imoralidade, as epidemias e por causa das dificuldades da língua. Deixaram por escrito, muito do que sofreram, sobretudo, a promessa de não recusar nunca a graça do martírio.
Temos que lembrar ainda os Santos PTOLOMEU e LÚCIO, mártires. Um deles foi catequista na primeira metade do século II.


Só as dores de Cristo são capazes de trazer alívio em nossas dores e dificuldades, aparentemen¬te insuportáveis.

MEDITAÇÃO do dia 18 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!”
Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?”
Responderam: “Podemos”.
Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”.
Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João.
Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”. (Mc 10, 35-45)



Irmãos e irmãs! Hoje é o Dia Mundial das Missões e da Santa Infância.
No mês de outubro realiza-se a Campanha Missionária. “É uma jornada de fé, uma festa de catolicidade e solidariedade em favor da missão universal da Igreja. É para os cristãos de todo o mundo um renovado convite para agradecer a Deus o dom da fé e um apelo à co-responsabilidade na evangelização hoje e sempre, aqui e em todo o mundo”
O  Evangelho, relata o pedido iue os discípulos Tiago e João fazeram a Jesus: queriam sentar-se um à direita e outro à esquerda no Reino de Jesus. Eles não sabiam o que estavam pedindo, responde Jesus. Eles teriam que beber o cálice que Jesus iria beber e serem batizados com o batismo de sangue. Isso aconteceu com eles. Mas o sentar-se à direita ou à esquerda depende do chamado do Pai.
No Reino de Jesus, os critérios de grandeza e de poder são outros. Por isso ele diz: “Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”
Hoje, damos graças a Deus por todos os que aceitam viver o ideal proposto por Jesus. Deixam tudo, seus familiares e  partem para as missões, em tantos lugares do mundo. Lá estão felizes porque se colocaram à serviço dos mais pobres e anunciam com a palavra e  a vida o amor de Deus.
Todos nós, mesmo continuando nossas tarefas de cada dia, podemo ser missionários, sendo sinal  vivo de Jesus, pelo  testemunho.
Rezemos pelos missionários para que continuem vivendo a alegria da doação. Que por eles o Reino da Paz, da Justiça, do Amor de Jesus seja anunciado a todos os povos.
Hoje, em todas as igrejas e capelas serão realizadas  a COLETA especial para as obras missionárias. Participe com generosidade.
******************
ORAÇÃO MISSIONÁRIA
2009
"Deus, Pai de toda a humanidade:
Ouvi o clamor dos vossos filhos.
Enviai-nos
Aonde nada mais existe,
Senão a dor e a incerteza.
Dai-nos as mãos de Marta
E o coração de Maria,
Para que sejamos
Boa-Notícia para os povos.
Maria, Mãe da Igreja,
Intercedei por nós!
Amém.


DIA DO MÉDICO

Hoje, festa de São Lucas. que foi médico,  é o DIA DO MÉDICO.
Nossa homenagem e gratidão a todos os MÉDICOS e MÉDICAS,  a todos que trabalham na área da saúde.
Que continuem preservando e salvando vidas. Que nunca se esqueçam do desejo de Jesus. “Que todos tenha vida em plenitude”.

ORAÇÃO DO MÉDICO
Ó Mestre,
Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina,
restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer
hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade
como instrumento de tua providência.
Grandes são os avanços da ciência,
mas também são inúmeros os desafios à limitação humana
que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria
e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro
de misericórdia e esperança.
Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida,
fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação
quando não tiver êxito.
Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância,
tornar-me um instrumento de tua misericórdia.
Obrigado, Senhor
cancaonova.com

CELEBRAÇÕES do dia 18 de outubro



Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)



“Aplica-te à leitura, à exortação, à instrução". (lTm 4,13)



Hoje é um dia todo dedicado a SÃO LUCAS, padroeiro dos médicos. Ele nos leva a hospitais e a casas que acolhem os doentes. No "Dia dos Médicos", fazemos votos para que sejam os imitadores de Cristo, Médico divino, sempre próximo ao corpo e à alma de quem sofre.
São Lucas nos é muito caro, porque nos deixou o Evangelho com a narração da infância de Jesus e os Atos dos Apóstolos, uma espécie de livro básico da pastoral da Antiga Igreja. A São Lucas, também, devemos as lembranças mais expressivas da atenção de Jesus pelas mulheres, pela alegria e pela oração. É tão atraente esse evangelista, que até se imagina tenha sido ele o pintor de Nossa Senhora.
Hoje, ainda lembramos um Massacre no Engenho Aztra, no Equador, em 1977. Não se sabe quantos morreram na ocasião. Mas o Arcebispo exigiu que se evitassem episódios tão terríveis de sangue e morte, daí para a frente.
Lembramos, na França, um padre e confessor, de nome muito expressivo: AMÁVEL. Foi um dos primeiros curas ou vigários do interior, que nos tenha legado seu nome e sua ação. Morreu antes de 485.
Agora, apenas para recordar: a venerável INÊS DE JESUS. Sua expressão predileta: "Quem tem Deus, tem tudo". Ela viveu no século XVII.


Ler diariamente o evangelho de São Lucas, equivale a encher o coração de alegria, esperança e desejo de Deus, pelo seu Cristo.