FESTA DE PENTECOSTES – 23/05/20010



ATOS DOS APÓSTOLOS – 2, 1-11
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam.  
Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.  
Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.  
Cheios de espanto e de admiração, diziam: 
"Esses homens que estão falando não são todos galileus?  Como é que nós os escutamos na nossa língua de origem?    Nós, que somos partas, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia,  da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, e os romanos aqui residentes, judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciando as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” 

Tendo os apóstolos e discípulos recebido o Espírito Santo, conforme Jesus prometera enviar, eles começam  a anunciar as maravilhas de Deus, em todos as línguas. É o milagre da comunicação da Palavra de Deus.
 No passado, na construção  da Torre de Babel, as pessoas começaram a a falar línguas diferentes e assim ficaram divididas.

Com a Festa de Pentecostes, nasce a Igreja de Jesus Cristo. Todos as pessoas são chamadas a viver a comunhão, conforme desejo de Jesus: “que todos sejam um”, como Ele e o o Pai.

O Espírito Santo que é Amor do Pai e do Filho, faz acontecer a comunhão, unidade de amor de todos que O recebem.

Receber o Espírito Santo é começar a “falar a língua de todos as pessoas”, viver a comunhão de irmãos e irmãs que se amam de verdade.

Peçamos ao Espírito Santo a graça de sermos construtores da unidade, derrubando todas as barreiras, todos os preconceitos que podem nos separar. Assim estaremos ajudando a construir o mundo novo prometido por Jesus Cristo, Unidos  pelo amor de Deus todos seremos felizes.
************************
Ó ESPÍRITO SANTO
Dai-me  um  coração grande,
aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora;
fechado a todas as ambições mesquinhas;
alheio a qualquer competição humana;
compenetrado do sentido da  Santa  Igreja!
Um  coração  grande  e  forte
para superar todas as provações,
todo o tédio, todo o cansaço,
toda desilusão, toda ofensa!
Um  coração  grande  e  forte
e constante até o sacrifício,
quando for necessário!
Um  coração cuja felicidade
é palpitar com o Coração de Cristo,
e cumprir humilde, fiel
e virilmente a vontade do Pai.
Amém.
(Oração do Papa Paulo VI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário