CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 12 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


”Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos".  (Mt 11,25)

Vamos começar o dia, evocando JOAQUIM NEVES NORTE, o inesquecível advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Naviraí, Paraná.  Ele foi assassinado em 1981, porque defendia seus clientes contra o roubo de terras. E sabemos que as terras são a promessa de Deus!

Vamos a Salamanca, na Espanha, onde encontramos um santo, chamado JOÃO DE SÃO FAGUNDO. Era de uma família numerosa. Estudou com os monges beneditinos, nas Astúrias, tornando-se depois sacerdote diocesano, em Burgos.  Após 30 anos de trabalho pastoral, entrou para a Ordem dos Agostinianos. A partir de 1465, seus contemporâneos puderam constatar que a Missa cotidiana era para ele fonte de uma grande atividade apostólica. Colhido por longa doença, realizou o supremo encontro com Deus, a 11 de junho de 1479.

No Brasil, um nome muito conhecido é QUIRINO. É iugoslavo. São Quirino foi bispo de Zagreb. Já bem idoso, teve a ocasião e a coragem de dizer ao prefeito da cidade, que o interrogava:
"Sou padre, sim, e ofereço o sacrifício ao Deus verdadeiro".  Com essas palavras, não somente se declarava cristão, como também denunciava o prefeito, Amâncio, como. venerador de falsos deuses. Por causa de sua coragem e fé, foi lançado do alto da ponte do rio Danúbio, no ano de 310. Esse mártir é venerado até hoje, na cidade de Zagreb, na Iugoslávia.

Desse dia é também o Bem-Aventurado GASPAR BERTONl, sacerdote italiano falecido no século passado, através do qual nasceram oratórios para jovens desamparados e a Congregação dos Padres Estigmatinos. Paulo VI o beatificou em 1975.
--------------------------
“A.B.” (Atualização do Blog)
Na sua morte, Luís Gaspar Bertoni foi enterrado na Igreja dos Estigmas Verona. Em 01 de outubro de 1989 João Paulo II proclamou santo.
------------------------

Para terminar, vamos a uma santa de nome belíssimo: ALICE. Foi monja cisterciense, na cidade de Bruxelas, na Bélgica.  Entrou para o mosteiro com apenas sete anos de idade; após sua profissão religiosa, Deus a provou com a doença da lepra. Por causa disso, teve de viver isolada numa casinha, onde mostrou tamanha paciência, que todos queriam aproximar-se dela, cheios de admiração.  Deus chamou-a a si no ano de 1250, em odor de santidade. Pio X aprovou seu culto no começo deste século, em 1907.

Na vida, o que conta é a paciência, unida à bondade.




FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL – 11-06-2010



EVANGELHO DE LUCAS 15, 3-7

“Então Jesus  contou-lhes esta parábola:  
“Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?  E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

Hoje, na Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, o Papa Bento XVI está encerrando o ANO SACERDOTAL. 
Foi um ano de meditações, encontros com a finalidade de renovar a animação dos padres, no exercício de seu ministério de pastores do Povo de Deus.
Nas comunidade católicas, durante este ano, foi refletida a missão dos padres em todo processo de evangelização. Destacou-se de modo especial a missão dos padres como pastores, como Jesus ensina no evangelho que lemos acima.
Hoje, unidos ao Papa, queremos louvar e agradecer a Deus pela dedicação dos padres, no serviço que exercem como animadores do Povo de Deus. 
Reconhecendo as limitações de cada padre, como ser humano, todos os cristãos católicos reconhecem o quanto recebem da dedicação de cada padre, nas mais diversas comunidades.
Vamos continuar rezando por eles para que continuem a viver com alegria o chamado de Jesus Cristo para irem ao encontro de todas as “ovelhas” que se afastaram ou que ainda não foram chamadas.
*************************
ORAÇÃO VOCACIONAL
“Senhor da Messe e Pastor do rebanho, 
faze ressoar em nossos ouvidos 
teu forte e suave convite:
     "Vem e Segue-me!”
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que desejam dedicar-se
ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
padres, diáconos, religiosos, religiosas
e ministros leigos e leigas.
Dá perseverança a todos os vocacionados.
Desperta o coração de nossos jovens
para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.
Amém”

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 11 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5,10).

Hoje veneramos o apóstolo SÃO BARNABÉ.  Aliás, temos poucas notícias desse grande homem,companheiro de São Paulo. Seu nome significa: "aquele que dá coragem". Foi ele quem introduziu São Paulo na Igreja de Antioquia e, depois, no apostolado.  Dele disse o Espírito Santo, como atestam os Atos, capítulo 13,1-3: "Separem para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado". Esse trabalho, aliás, foi reconhecido pelo Concílio de Jerusalém. Embora, depois, Barnabé se tenha separado de Paulo, guardou para sempre o elogio que lhe deram os Atos dos Apóstolos: "Era homem de bem, cheio do Espírito Santo e de fé".

Não esqueçamos, porém, de mencionar alguém muito mais perto de nós: Pe. JOÃO MORAN, mexicano. Foi o primeiro sacerdote mártir, depois da grande Assembléia de Puebla, em 1979.

Precisamos lembrar também uma mulher: SANTA PAULA FRASSINETTl, de Gênova, na Itália. Morreu em 1882. É  fundadora do Instituto de Santa Dorotéia, conhecida, aliás, em muitos lugares do Brasil. Morreu em 1882, e foi canonizada por João Paulo II em 1984.  Santa Paula, convicta da força das mortificações e da humildade imolou-se pela salvação dos irmãos, tendo dedicado sua vida à formação cristã das jovens marginalizadas.

Afinal, mais uma mulher neste dia: da Espanha a Bem-Aventurada MARIA ROSA MOLAS Y VALLVÊ, do século XIX, fundadora das Irmãs da Caridade de Nossa Senhora da Consolação, que se dedicam especialmente à infância e velhice necessitadas. Paulo VI a beatificou em 1977.

Na Igreja haverá sempre os grandes evangelizadores que se projetam na história. Mas haverá também, e sempre, as testemunhas quase ocultas, que espalham luz por toda parte!


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Um dos soldados transpassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água". 
 (Jo 19,34)

Quase sempre, a esta altura do mês de junho, ocorre a celebração solene da festa do Sagrado Coração de Jesus.  É um motivo sempre forte e sempre novo, que deve inspirar-nos a todos, no trabalho pelo Reino da Justiça, da verdade e do amor!  O coração foi sempre o símbolo da bondade, do amor, como também da misericórdia de Deus e da redenção.

Hoje celebramos também o servo de Deus, EDUARDO POPPE, organizador da Cruzada Eucarística. Também a ele se deve a formação do clero jovem da Bélgica, no início deste século. Faleceu em 1924.

Agora, vamos a Budapest, na Hungria, onde encontraremos um dominicano muito venerado: o Bem-Aventurado JOÃO DOMINICI. Era bispo e confessor. Lutou muito pela união dos cristãos do século XV; é esse o seu principal mérito.           .

Vamos também à Arábia. Aí se destaca hoje  o bispo e confessor: SANTO ASTÉRIO.  Foi grande amigo de Santo Atanásio e distinguiu-se na luta contra os hereges de seu tempo, tendo reafirmado com coragem, a igualdade da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, com o Pai e o Espírito Santo. Em Deus há três Pessoas, igualmente adoráveis, na unidade da natureza.  Por defender a integridade da fé, foi exilado para a África, vindo a morrer em 362.

O Sagrado Coração de Jesus é o sinal que deve unir todos os homens, num mesmo sentimento de solidariedade, de compreensão, de penitência e misericórdia. Deve uni-Ios  sobretudo no amor.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 09 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.   (Mt 28,19).

Hoje é um grande dia para a cidade de São Paulo e o Brasil.  Veneramos, de toda forma possível, o Fundador da atual grande metrópole, JOSt DE ANCHIETA, declarado Bem-Aventurado por João Paulo ll, em 1980.  Temos motivo especial para lembrar que foi ele o grande pai dos índios guaranis. E também, o evangelizador do Brasil, desde São Paulo até a Bahia.  Por vezes, esquecemos de realçar suas qualidades de escritor e sua criatividade nos métodos novos de catequese e evangelização.  Espírito indomável, venceu doenças e obstáculos de toda sorte, para ser fiel à sua missão intransferível de levar o amor de Cristo aos índios. E tudo fez para conciliar os povos em situação tão difícil, como a do século XVI.

No mundo todo se celebra hoje SANTO EFRÊM, glória do cristianismo sírio. Foi declarado Doutor da Igreja em 1920. Além de grande conhecedor e comentarista, das Sagradas Escrituras ainda se revelou poeta exímio.  Já os contemporâneos gostavam de chamá-lo  "cítara do Espírito Santo". Foi, além do mais, um grande mestre, um pedagogo da vida cristã.

Lembramos ainda uma mulher: a Bem-Aven­turada ANA MARIA TAIGI. Em Roma, onde viveu, soube educar seus sete filhos. Viveu pobre, apesar de sua celebridade. Morreu em 1837, mas foi beatificada só em 1920.

Mais uma figura feminina, neste dia: a Bem-Aventurada DIANA D'ANDALO, dominicana do século XIII, venerada em Bolonha, na Itália. Viveu 35 anos.

Por fim, em EI Salvador o promotor da Cáritas: ISMAEL ENRIQUE PINEDA e Companheiro, desaparecidos num veículo do arcebispo em 1980, para nunca mais voltar.

Nossa Terra assume, com o seu apóstolo evangelizador, Anchieta, a obrigação de difundir o Evangelho e a catequese, em todos os níveis.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 08 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Vós sais meus amigos se praticardes o que vos ordeno”.    (]o 15,14).

Hoje lembramos o mártir dos camponeses do Panamá: Pe. HEITOR GALLEGO.  Com apenas 34 anos de idade, já havia fundado 64 comunidades de base, nas montanhas e nos vales do país.  Segundo depoimentos dos companheiros dele, sobretudo dos camponeses, ele costumava advertir:  "Se eu desaparecer, não me procurem. Continuem lutando pela causa de vocês!"  De fato, foi sequestrado por dois homens e, conforme a imprensa, foi lançado ao mar, em 1971.

Em Madagascar, venera-se hoje o Bem-Aven­turado TIAGO BERTHIEU, jesuíta, martirizado em 1896. Foi fuzilado durante uma rebelião, que visava a restabelecer o culto aos ídolos. Paulo VI o beatificou, em 1965.

Vamos a uma mulher admirável, que viveu no Porto, em Portugal: a Bem-Aventurada MARIA DO DIVINO CORAÇÃO, que se chamava Maria Droste Zu Vischering.  Como indica seu nome, era originária da Alemanha, mas enviada a Portugal como religiosa do Bom Pastor. Foi ela quem conseguiu de Leão XIII que a humanidade fosse consagrada ao Coração de Jesus. Isso ocorreu em 1899. A Bem-Aventurada Maria nasceu em 1863, morreu em 1899 e foi beatificada por Paulo VI em 1975.

Vamos terminar nossa peregrinação de hoje na França, onde encontramos dois grandes santos: GODARDO e MEDARDO, ambos bispos, confessores e de grandes méritos para a difusão do Evangelho. São Godardo presenciou o Concílio de Orléans, em 511. E São Medardo consagrou a Santa Radegundes como diaconisa, vindo a morrer no ano de 561.

Os santos agiram movidos pela força do Espírito, que é paz, justiça e amor.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 07 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Deus não faz acepção de pessoas”.   (Gl 2,6b).

Hoje temos tantos acontecimentos a evocar!  É o "Dia da Liberdade de Imprensa". E quanto importa a imprensa ser livre! É uma garantia para todas as liberdades.

Em Mato Grosso do Sul,  foi lançada a 7 de junho de 1980, a União das Nações Indígenas. Por­tanto, os índios se uniram. Isso compromete a todos os brasileiros, responsáveis pela sorte dos nossos índios.

Vamos para os santos de hoje: Na Itália, venera-se  SANTO ANTÔNIO GIANELLI, bispo de Bobbio e fundador de duas congregações religiosas.  De extraordinário nada houve em sua vida, a não ser a fidelidade constante para com os deveres de estado.  Foi por isso mesmo que Pio XII o canonizou,
apresentando-o como modelo a toda a Igreja, por essa fidelidade nas coisas pequeninas. Viveu entre os  séculos XVIII e XIX.

Na Bélgica, no século XVI e XVII: ANA DE SÃO BARTOLOMEU, carmelita. Foi companheira de viagens de Santa Teresa, a grande. Seu espírito de serviço estimulava a todos. Também teve o mérito de fundar diversos carmelos, na França.

Ainda na Franca, em Paris, veneramos a Bem-Aventurada TERESA DE SOUBIRAN, que foi afastada da sociedade de "Maria Auxiliadora", que ela própria havia fundado, para cuidar dos doentes mais graves.  Foi exemplo de paciência heróica, difícil de  imitar mas necessária. Viveu no século XIX.

Da França passamos à Espanha, para aí encontrarmos os mártires PEDRO e WALABONSO, ambos padres. Foram martirizados junto com quatro monges do século XIX. Suas cinzas foram lançadas ao rio Guadalquivir.

Não é o extraordinário que faz o santo e o herói, e, sim, a perseverança no serviço ao Evangelho e aos irmãos.




CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 06 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
---------------------------
Celebramos hoje o décimo domingo 
do tempo comum.
------------------------

"Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus".    (FI 2,5).

Na Alemanha, venera-se hoje SÃO NORBERTO, fundador da Ordem dos Premonstratenses muito conhecidos entre nós, por serem esses religiosos os responsáveis pelo Santuário popular do Bom Jesus de Pirapora, no interior de São Paulo e terem educado boa parte do Clero da Arquidiocese.  Dizia São Norberto que ele havia experimen­tado todos os prazeres do mundo. E podia também afirmar que a maior abundância de bens neste  mundo reside na pobreza de espírito. "Só me tornei rico, quando não tive mais bens", disse ele.

Precisamos lembrar também o Bem-Aventurado  MARCELINO CHAMPAGNAT, fundador dos irmãos Maristas. A CNBB pediu a sua canonização,  pelo fato de ele haver ensinado a cuidar das crianças pobres do povo e por ter-se preocupado com a  formação religiosa da juventude.  Morreu no dia 6 de junho de 1840, na França.

O dia 6 de junho marca ainda a lembrança de  SÃO FILIPE, evangelizador da Samaria e um dos primeiros sete diáconos.

Finalmente, SÃO CLÁUDIO, bispo e confessor do século VII, na região de Jura, França,

Os santos deixam, todos eles, sementes de bondade, incentivos de oração e provas de fidelidade a Cristo e ao povo.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 05 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor"   (lJo 4,8).

Este dia enche-se de confiança, entusiasmo e coragem, pela figura invulgar de SÃO BONIFÁCIO, o grande evangelizador e protetor da Alemanha. De  fato, ele vinha da Inglaterra, como missionário. Tornou-se o homem de confiança de Gregório II e de Gregório III; que fizeram dele o organizador da Igreja da Alemanha e o reformador de todo  clero franco.  Além de ser modelo como bispo, foi também mártir.  Com 52 companheiros, foi assassinado no dia de Pentecostes, do ano de 754, pelos Frisões fanáticos. Seu corpo é velado até hoje no mosteiro de Fulda, onde se reúne constantemente a Conferência dos Bispos alemães, em homenagem a ele.

Vamos evocar um brasileiro, da Amazônia:  JOSÉ RIBEIRO. Era líder da nação indígena Apurina  e foi assassinado por ter resistido às propostas dos compradores de borracha. Isso foi em 1980 e o fato não deve ser esquecido.

Do Brasil passamos à Espanha, para venerarmos ai SÃO SANCHO, mártir. Havia nascido na França, mas depois foi levado para a Espanha. E foi aí que ele sofreu o martírio, depois de ter sido prisioneiro, libertado a seguir e ter trabalhado na corte do sultão Emir.  Foi martirizado no ano de 851.

Da Espanha iremos ao Egito, onde vamos encontrar SÃO DOROTEU, anacoreta.
Foi um homem que passou a vida em meditação, como também trabalhando. Ele ajuntava pedras, a fim de construir celas. Durante a noite, ainda conseguia fazer cordas e outras coisas mais, para o seu sustento.  Depois teve inúmeros companheiros e seguidores.  E, a partir daí, floresceram no Egito as comunidades cristãs de sábios do Evangelho, de anacoretas, homens firmes na fé e na contemplação.

Devemos muito à Conferência Episcopal Alemã, mas talvez a maior delas é a de termos fundado, por seu incentivo, a CNBB.