CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 26 de junho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Para isto nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade"   (Jo 18,37b).

O dia de hoje nos lembra muito a Revolução Francesa. E por isso mesmo, vamos evocar aqui as Bem-Aventuradas: GABRIELA FONTAINE, FRANCISCA LANEL, TERESA FANTOU e JOANA GÉRARD. São quatro religiosas, Filhas da Caridade, que tiveram a coragem de prosseguir no serviço aos pobres, mesmo depois que a Revolução Francesa suspendera todas as Ordens Religiosas e expulsara os religiosos da França.  Nossas quatro heroínas negaram-se a prestar juramento - denominado "Liberdade e Igualdade" - pelo que foram presas e condenadas à morte, pelo Tribunal Revolucionário, em 1794.  A mais corajosa foi Gabriela, que proclamou publicamente que ela seria a última vítima do terror da sociedade. E teve razão, porque depois disso, voltou a razão aos franceses.

Ainda na França, venera-se hoje SANTO ANTELMO, da parte fronteiriça entre a França e a Itália. Era um monge cartuxo, mais tarde elevado ao bispado de Belley. Ele viveu entre 1107 e 1178.

Outro santo da França, celebrado hoje, é SÁLVIO, bispo e mártir. Foi morto juntamente com um companheiro, no ano de 730. Em Valenciennes, na França, ele tem um culto todo particular.

Em Roma, no Monte Célio, foram martirizados JOÃO e PAULO. A eles foram dedicadas duas igrejas: uma, junto à do Apóstolo Paulo, e outra, junto à igreja de São João Evangelista.


É importante lembrar que, às vezes, uma vida pode mudar a História. Foi o que aconteceu com Gabriela Fontaine, mudando os rumos da Revolução Francesa, tão sangrenta, até aquele momento.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
"Os apóstolos deixaram o Sinédrio, muito alegres de terem sido julgados dignos de sofrer ultrajes pelo Nome de Jesus"   (At 5,41).

Neste dia 25, Honduras relembra IVAN BETAUCOURT, colombiano, de 35 anos. E "CASIMIRO", apelido de Miguel Jerônimo, de 34 anos.  Foram assassinados com 12 camponeses e outras pessoas, ligadas ao trabalho da promoção dos camponeses.  Os grandes proprietários da terra conseguiram eliminá-los,  mesmo sabendo que ambos, Ivan e Casimiro, eram homens sinceros, de grande vida interior e totalmente dedicados ao Evangelho.  Isso aconteceu em 1975.

Agora, vamos para o Piemonte, na Itália, para venerarmos SÃO MÁXIMO, de Turim. Além de nos deixar uma série de sermões, São Máximo foi um grande pastor, um bom psicólogo, homem de uma espiritualidade tão simples, que até hoje nos parece transparente.

Não podemos deixar também de lembrar o Vietname, em nossas reflexões. Já no século passado, tiveram os vietnamitas um herói, na pessoa de Frei DOMINGOS, dominicano.  Ele acabou sendo bispo e depois mártir. Seu exemplo arrastou a muitos outros vietnamitas a permanecerem firmes na fé e na caridade.  Assim, o século passado preparou o povo do Vietname para os tempos difíceis, por que tem passado até hoje.

O Evangelho pode promover uma profundidade quase inimitável e uma simplicidade transparente, quando levado a sério.




CELEBRAÇÕES dos Santos e herois do povo - dia 24 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"João viu Jesus aproximar-se e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29).

Hoje é o dia de SÃO JOÃO BATISTA. Dele é difícil dizer coisa melhor do que aquela que os Evangelhos referiram.  A religiosidade popular lhe consagra cantos, danças folclóricas e fogueiras. Isso desde o século IV.  Por quê tanta devoção? Seu nascimento é uma espécie de Natal antecipado. E sua vida de pregador prepara a chegada de Cristo.  Profeta mais vigoroso que ele, jamais surgirá na terra! Mas ele mesmo se chama de "amigo do Esposo", quer dizer, do Cristo Redentor. "Este é o Elias que estava para vir", disse Jesus, referindo­se a São João Batista.

No dia 24 também lembramos o chamado "massacre de São João", na Bolívia. A 4 mil metros de altitude, pelas 5 horas da manhã em 1967, enquanto ainda ardiam as fogueiras de São João, as metralhadoras acabavam com a vida de operários, camponeses e estudantes, afinal, gente do povo.

Vamos acrescentar ainda um padre muito discutido, audacioso, um santo, que está na origem da congregação dos pequenos Irmãos de São João Batista: VICENTE LEBBE.  Morreu em 1940, depois de organizar o episcopado chinês. E aí na China, lançou sementes fortes do Evangelho.

Para não esquecermos a mulher, lembremos a francesa de nome diferente: RENGARDA, viúva e orante,  chamada ao Pai em 1135.

Todo cristão tem que ser, de uma forma ou de outra, um João Batista, que prepara com humil­dade e coragem os caminhos do Senhor.




CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
"Eu estou no meio de vós como aquele que serve"   (Lc 22,27c).

Hoje lembramos, especialmente em nossa terra, as vítimas da Lei de Segurança Nacional.

Também na América Latina, no México, são ve­nerados os 12 franciscanos missionários, que subiam a pé montanhas, para entrar em comunicação com os índios, respeitando seus costumes, e adaptando os métodos de ensino a essa gente tão diferente e tão amiga. 
Normalmente são chamados "OS 12 APÓSTO­LOS DA NOVA ESPANHA". E morreram em 23 de junho de 1524.

Um outro santo, muito conhecido: JOSÉ CAFASSO. É um dos homens mais célebres do século passado.  Foi ele o orientador da vocação de São João Bosco. Seu carisma - quer dizer, o seu jeito especial - era cuidar das prisões, sobretudo daqueles que eram condenados à morte.  Viveu pouco: 49 anos. Mas será lembrado eternamente.

Mas vamos evocar também uma mulher, muito respeitada em Liege, na Bélgica, nos séculos XII e XIII: MARIA D'OIGNIES.  Foi apóstola dos hansenianos daquele tempo. Sua memória veio até os dias de hoje, porque teve um biógrafo muito célebre: Jacques de Vitry, que a conhecia em sua ação e em sua vida sacramental profunda.

E vamos lembrar, ao menos de passagem, TOMÁS GARNET, jesuíta erudito, morto cruelmente na Inglaterra, em 1607. Foi sacerdote e sofreu o exílio.

Quem escolheu os caminhos de Deus pode e deve contar com obstáculos, porém, mais ainda, com a força divina, que é a graça.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 22 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá”.    (Lc 21,18).

Hoje iremos lembrar dois mártires de nosso tempo e três grandes heróis da antiguidade.

Figura inesquecível, tanto no Chile quanto nos demais países da América Latina, é o Bispo MANUEL LARRAIN, Presidente do CELAM ­Conselho Episcopal Latino-Americano. Foi um profeta para a nova geração.  Morreu em acidente, em 1966, depois de ter levado a cabo a reforma agrária nas terras de sua Diocese e ter esclarecido o mal que significa o subdesenvolvimento ou a vida sub-humana, na América Latina, e os gastos injustificados em armamentos.

O segundo é da República Dominicana, o missionário canadense, ARTUR MACKINNON. Foi assassinado aos 33 anos, em 1965, quando iniciava generosamente sua luta pela justiça.

E agora, três santos do passado.
Em primeiro lugar, JOÃO FISCHER e TOMÁS MORUS, ambos mártires em Londres.  
São João Fischer era bispo. São Tomás Morus, chanceler do Rei Henrique VIII.
Grandes humanistas, amigos dos homens, estudiosos do futuro da humanidade, eles não aceitaram a supremacia de Henrique VIII sobre a Igreja da Inglaterra.  Morreram, poucos dias de distância um do outro, em 1535. E foram canonizados juntos, por Pio XI, em 1935, quatro séculos depois.

O terceiro: PAULINO DE NOLA, que além de grande poeta, foi também bispo e confessor. É considerado um dos grandes Padres e escritores da Igreja Latina. Morreu em 431.
Atraente sob todos os aspectos, era, no entanto, um homem austero e severo consigo mesmo.

Cada continente tem a sua hora de mártires.  E o sangue dos mártires produz nova coragem para os cristãos.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 21 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Orai  para não entrardes em tentação". (Lc 22,40)

21 de junho, "Dia do Ex-combatente". Aos nossos queridos Pracinhas, que sacrificaram sua
saúde e viram morrer seus companheiros, a nossa admiração e as nossas preces.  Muitos deles, hoje envelhecidos, nos contam que não recebem nem mesmo uma pensão ajustada para viverem com dignidade. Com eles rezamos para que Deus afaste o flagelo da guerra, em toda e qualquer parte do mundo.

Hoje celebramos um santo jovem: LUÍS GONZAGA.  Primogênito, herdeiro de marqueses e condes, não só renunciou ao luxo das cortes, mas decidiu­se a entrar na Companhia de Jesus. E morreu aos 23 anos de idade, dedicando-se ao servico das vítimas da peste, em Roma.  Morreu de esgotamento por causa do excessivo trabalho, como também de sua penitência contínua. É considerado por muitos  como modelo e também padroeiro de uma juventude generosa.

Outro santo, que se dedicou à educação das crianças e depois entrou para o mosteiro; no início do século VIII, tornando-se abade, chama-se LEUFREDO.  Viveu na Franca.

Conhecido na Inglaterra é SANTO ALBÂNIO, o primeiro mártir desse país. Seus sofrimentos foram registrados por um dos maiores escritores, de todo o primeiro milênio, São Beda, o venerável.

A dedicação aos mais pobres e ao dever é sempre mais difícil, e, por isso, nos aproxima mais de Cristo.


QUEM É JESUS – 20/06/2010


EVANGELHO DE LUCAS  9. 18-24

“Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes:
“Quem dizem as multidões que eu sou?”  
Eles responderam:
“Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”.  
Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.  
 Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém.  E explicou:
“É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.  
Depois, Jesus começou a dizer a todos:
“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará”. 

QUEM  É  JESUS  CRISTO? 
Quem sou Eu? -, Jesus pergunta, a cada um de nós.

Podemos dar muitas respostas. Pedro respondeu, em nome dos apóstolos:  “O Cristo de Deus”, isto é, o enviado de Deus Pai, o Messias, o Salvador prometido por Deus. Jesus nos disse que Ele é “o Caminho, a Verdade, e a Vida”
Ele se manifestou em  toda vida, pelo que realizou, por sua Palavra que está narrada nos Evangelhos..
Jesus nos mostra o Caminho que leva ao Pai, à felicidade plena. Ele  ensina, revela o amor de Deus e como viver esse Amor:  “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, dando toda vida por  nós, até a última gota de sangue.

Poderíamos falar muito sobre quem é  Jesus Cristo para cada um de nós. A  melhor definição daremos pelo esforço de sermos  realmente cristãos, seguidores de Jesus Cristo, tentando imitar sua Vida, acolhendo sua  Palavra.  Hoje, Ele nos diz no Evangelho que acabamos de ler: 
“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará”. 

Peçamos  a Jesus a graça de seguí-lO, mesmo que isso nos custe uma pesada cruz.
******************
ORAÇÃO
Senhor, nosso Deus,
dai-nos por toda a vida
a graça de vos amar e temer,
pois nunca cessais de conduzir
os que firmais no vosso amor.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 20 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quando Jesus acabou de dar instruções aos doze discípulos, partiu dali para ensinar e pregar nas cidades deles"   (Mt 11,1).

Evoca-se hoje, na cidade de EI Salvador, um padre que morreu aos 38 anos, RAFAEL PALÁCIOS. 
Foi ele quem aceitou tomar o lugar do Pe. Ortiz, que havia sido assassinado 6 meses antes. 
Dedicou-se totalmente ao mundo operário, com seu talento e sua dedicação austera. Perdeu a vida em 1979, por um gesto traiçoeiro da União Guerreira "Blanca". Foi um apóstolo das CEBs.


O dia de hoje nos apresenta um grande número de santos. Vamos lembrar, na Itália, SÃO SILVÉRIO. Chegou a ser Papa, mas foi deposto por Belisário, homem muito conhecido por seu terrorismo. 
Morreu no exílio, mas numa firmeza constante.

Na Alemanha, SANTO ADALBERTO. Beneditino, bispo e confessor, foi apóstolo dos eslavos, os atuais poloneses, portanto, antepassados do Papa João Paulo II.  Não chegou a fazer por eles o que queria o seu grande coração, porque lhe entravaram o tra­balho. Por isso, continuou sua obra de evangelização na Alemanha.

Na Inglaterra, veneramos o Bem-Aventurado TOMÁS WHITEBREAD.  Foi provincial dos jesuítas, e destinado a beber o cálice de Cristo, com os seus companheiros de Ordem.

Afinal, na França: GOBANO, o eremita, que vivia nas florestas, rezando. Foi massacrado no século VII, mas jamais esquecido.

Há muitos campos de ação para quem evangeliza. Mas um só Evangelho: o da justiça, do amor, da verdade e da paz.