CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 15 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Como o corpo sem o sopro da vida é morto, 
assim   também   é   morta   a   fé   sem   obras".  (Tg 2,26)

Nossa meditação de hoje começa evocando três santos, da Turquia: PEDRO, ANDRÉ e PAULO, todos eles martirizados durante a primeira grande perseguição, sob o imperador Décio, em 251.

A eles junta-se a virgem e mártir, de belíssimo nome: DENISE.
O primeiro a ser submetido ao martírio foi Pedro, que era apenas adolescente. Pouco depois, os demais foram presos parecendo não poderem suportar tamanhas torturas!
André e Paulo, enfrentaram a morte por apedrejamento, com toda a coragem cristã. E Denise, que tinha apenas 16 anos, foi decapitada.

Na Alemanha, na cidade de Bingen, venera-se SÃO RUPERTO, leigo e confessor da fé. Foi a mãe, uma viúva, quem lhe ensinou a religião cristã.  São Ruperto tinha tão grande coração para com os pobres, que, já aos 20 anos de idade, se tornara célebre. Aliás, foi com essa tenra idade que Deus o chamou a si. Viveu no século IX. Foi tão célebre, depois de sua morte, que Santa Hildegarde fixou um mosteiro para sua comunidade, bem junto ao túmulo do Santo, cujas virtudes propagou.

Afinal, lembramos ainda o Bem-aventurado ANDRÉ ABELLON, da França, dominicano e confessor, que morreu no ano de 1450. Ao descobrir-se, séculos mais tarde, o seu corpo, por ocasião da restauração da Igreja de São Maximino, em 1854, também se descobriram as suas memórias. E viu-se que era não somente um grande homem, mas um santo. Leão XIII o beatificou, em 1902.

A fé tem altos e baixos. O que importa é caminhar sempre, 
olhos fitos no Cristo, o Senhor.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 14 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Combati o  bom combate,  terminei a minha carreira, guardei a fé"
 (2Tm 4,7).

O dia 14 de maio de 1980 terminou, em El Salvador, com um grande massacre de mulheres, que antes de serem mortas, com suas crianças, foram também torturadas. As crianças chegavam a ser lançadas ao ar, para serem alvo dos tiros. Depois, foram amarradas com adolescentes e todos fuzilados em conjunto. Uma verdadeira barbárie de nossos dias! Mesmo os que tentaram fugir desse lugar malfadado, em Chalatenango, morreram afogados ou massacrados. Nem se permitiu que os corpos fossem enterrados. A América Latina nunca esquecerá esse holocausto de 600 camponeses, aproximadamente!

Na Guatemala, venera-se hoje o Pe. CARLOS GALVEZ GALINDO, morto à traição com três tiros em 1981, quando se dirigia à igreja para batismos. Pe. Carlos estava intensamente comprometido com a luta de seus camponeses pela justiça.

Voltamos ao tempo de Jesus, para conhecermos o Santo de hoje, chamado SÃO MATIAS. Primeiro foi discípulo. E depois, Apóstolo, em lugar de Judas, o traidor. Foi escolhido por ter sido testemunha do que o Mestre Jesus realizara em vida; e ainda, por ter sido testemunha da ressurreição.

Outro nome muito venerado é o de SÃO PACÔMIO, um dos fundadores da vida dos monges. Ele atraiu milhares de homens e mulheres, para se consagrarem totalmente ao trabalho, à oração e à caridade.

Lembramos também uma religiosa, que viveu no século XIX: SANTA DOMINGAS MAZZARELLO. A ela Dom Bosco confiou a fundação do Instituto Maria Auxiliadora, para a educação de meninas. Morreu em 1881.

Os santos são testemunhas para o dia de hoje.
Testemunhas da vida, da morte e da ressurreição do próprio Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 13 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Este  é  o  meu  preceito: amai-vos uns  aos outros como eu vos amei"  
(Jo 15,12).

13 de maio é o "Dia da Abolição da Escravatura". Sobre esse acontecimento, disse o Arcebispo de João Pessoa, Dom José Maria Pires: "Nós, meus irmãos, recolhemos aqui, hoje, os frutos do sangue derramado por Zumbi, símbolo da resistência dos nossos antepassados. A terra está marcada pelo sangue, de nossos mártires negros. Sangue esse que grita! E seu grito começa a ser ouvido".

Mas hoje é também o "Dia da Fraternidade Brasileira". E deveria fazer-se um apelo a todos: que se acabasse com a discriminação de raças entre nós. Que todos pudessem ter as mesmas oportunidades e os mesmos direitos.

Vamos aos santos de hoje: e começaremos logo por uma mulher com um belo nome: IMELDA, de Bolonha, na Itália. Ela recebeu milagrosamente a Eucaristia, quando lha recusavam por causa da idade.

Outra mulher, ROLANDA, da Bélgica, era filha de reis. Apesar disso, morreu no exílio, de cansaço e esgotamento, dedicando-se aos outros. Faleceu em 774.

E ainda na Bélgica, venera-se hoje o Bispo SERVÁSIO, do século IV, que lutou a vida inteira pela defesa da fé, tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Afinal, lembramos ainda o Bispo BONIFÁCIO de Terentino, na Itália. Foi tão simples, que ele próprio cultivava sua vinha e sua horta, para dar de comer aos pobres. Viveu no século VI.

A fraternidade universal é a grande mensagem do Evangelho de Cristo Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 12 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus"   (Mt 5,16).

12 de maio é o "Dia do Enfermeiro". Nossa oração especial por todos os doentes e por aqueles que lhe dedicam a vida, a ciência e o coração.

Hoje veneramos, na Guatemala, um missionário belga, Oblato de Maria Imaculada: WALTER VOODCKERS. Um de seus companheiros escreveu sobre ele: "Obrigado, meu irmão Walter, pela tua fidelidade até o último suspiro! Tua vida e morte me ajudaram a compreender o sentido profundo do Evangelho e a encontrar nele um sabor novo, cheio de vida". 
Walter morreu aos 40 anos.

 Do nosso tempo, voltamos ao século I do cristianismo. Aí encontramos dois santos. Ambos foram militares, convertidos à fé cristã. Seus nomes: NEREU e AQUILES. Aliás, a representação em baixo relevo, de Aquiles, sendo morto a golpes de espada, é considerada a mais antiga representação de martírio, que se conhece em toda a História.

Ainda na antiguidade — século IV — vamos relembrar um jovem de 14 anos, chamado PANCRÁCIO. Perdeu os pais, e como era muito rico, distribuiu toda a sua fortuna aos pobres. Isso lhe mereceu a ira dos perseguidores. Ninguém pode ser caridoso, sem atrair ciúmes sobre si. Isso, desde aquele tempo, desde a morte de São Pancrácio.

Cada uma de nossas vidas deveria ser a revelação de uma faceta nova do Evangelho,a revelação de um aspecto da vida de Cristo.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 11 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, 
porque deles é o Reino dos Céus"     (Mt 5,10).

Hoje lembramos o Padre argentino, CARLOS MUGICA. Foi morto aos 44 anos. Era filho de uma família bastante rica, que se colocou ao lado do povo oprimido. Depois de ter sido Assistente da Juventude Estudantil Católica e secretário do próprio Arcebispo de Buenos Aires, morreu em 1974, cercado da admiração do povo. Aliás, foi assassinado.

Da Argentina, vamos à França. Aí encontramos um santo, cujo nome é bastante curioso: GANGULFO. Também este foi assassinado, mas por instigação de sua própria mulher, que lhe era infiel. Tornou-se célebre, porque, no século X — 200 anos após sua morte — uma monja chamada Rosvita — descreveu sua paixão, ou seja, seus sofrimentos, em forma de versos populares. Por isso, São Gangulfo ainda é venerado em muitas partes da Bélgica, até hoje.

Em Nápoles, na Itália, encontramos um jesuíta SÃO FRANCISCO DE GIRÓLAMO. Ele viveu no século XVIII. Foi um verdadeiro apóstolo da caridade. Homem de paciência insuperável, no serviço aos outros. Morreu em 1716.

Mais ao Sul da Itália, na Sardenha, em Cagliari, é muito venerado SANTO INÁCIO DE LACONI. Passou a vida pedindo esmolas. Nas praças das cidades e nas ruas, ia ele esmolando, e também edificando a todos por seu espírito religioso. Tão forte era este seu espírito, que um Papa, alcunhado de "fidalgo", Pio XII, o canonizou em 1951. Assim, o pobrezinho de Laconi foi canonizado por um nobre, o celebérrimo Pio XII.

Os santos, realmente, se unem no serviço ao povo, 
como o seu Mestre, Cristo Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus"   (Mt 5,8).

Vamos recordar dois mártires de El Salvador: AFONSO NAVARRO OLVIEDO e LUISITO AL¬FREDO TORRES. Eram dois amigos. Ambos foram assassinados no mesmo dia, no ano de 1977. Afonso morreu perdoando aos assassinos. Disse que os perdoava "por causa do Evangelho".

De El Salvador, passamos para a Itália, onde vamos encontrar um homem de grande cultura e de virtudes exímias: SANTO ANTONINO, que teve sempre enorme aceitação entre o povo! Era padre dominicano; depois veio a tornar-se Arcebispo da cidade italiana de Florença. A ele deve-se não apenas a fundação do convento de São Marcos, célebre em Florença, como também os preciosismos afrescos de Fra Angélico. São verdadeiros monumentos históricos, marcados por raro valor artístico.
O povo costumava chamar o seu arcebispo de "Antonino dos Bons Conselhos". Faleceu em 1459. A obra escrita que nos deixou prova suficientemente que o povo tinha razão.

Agora, uma mulher: SANTA SOLANGE. Nome bastante comum entre nós. Ela foi covardemente assassinada em Bourges, na França, no ano de 1880.

Agora, na Espanha, encontramos um pai de família: Isidoro. SANTO ISIDORO era muito piedoso, humilde e trabalhador. Sua cidade, Madri, jamais há de esquecê-lo! Morreu no século XII e foi canonizado no século XVII.

Lembremos ainda alguns santos da era primitiva do cristianismo. Um deles, chamado GORDIANO; outro, EPlMACO. Ambos foram mártires, um no século IV e o outro, no século III. Assim mesmo, são venerados um ao lado do outro, na Via Latina, em Roma, até hoje.

A simplicidade e a instrução podem levar-nos, ambas, 
à sabedoria e à santidade.

QUEM AMA GUARDA A PALAVRA DE JESUS – 09/05/02010

EVANGELHO de JOÃO 14, 23-29

“Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.  
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.  
Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais”.

Neste sexto domingo depois da Páscoa, ouvimos Jesus que nos  convida a, guardar e viver sua Palavra, sinal do verdadeiro amor. Vivendo esse amor, Jesus nos diz que Ele e o Pai virão “morar” em nós, Pelo Batismo nos tornamos “igrejas”, “Templos do Espírito Santo”.

Hoje, ao celebrar, de modo especial, o Dia das Mães, lembramos o amor que procuraram nos ensinar pelo testemunhar da vida.
Foi por meio delas, mesmo com suas limitações, que tivemos ocasião de aprender o amor de Jesus: doação da vida para nossa felicidade. 
Assim o sinal de paz, o desejo de n os comunicar vida plena, foi acontecendo, dia a dia. Em cada gesto feito com imenso amor, nossas mães foram nos dando o “abraço da paz”
.
Demos graças a Deus por aquelas que hoje poderemos abraçar e pelas que já terminaram sua missão e foram chamadas para a casa de Deus Pai. 
Por todas queremos rezar.

Prece pelas mães


MARIA  SANTÍSSIMA,
 MÃE de JESUS e nossa,
abençoe nossas mães.
Que elas sintam a alegria
 pela vida que vão dando aos  filhos  e  filhas.
Que nas horas tristes lembrem a  Senhora 
indo com  Jesus até o calvário.
Que HOJE, agradeçam as vitórias,
as “ressurreições”, 
que os  filhos e as filhas vão conseguindo.
Nossa Senhora, 
dá vida nova as nossas  mães.
Amém.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 09 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas sim, aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus" 
(Mt 7,21).

Hoje venera-se na Espanha, perto de Córdoba, o Bem-aventurado JOÃO DE ÁVILA. Foi homem celebérrimo no seu tempo, o século XVI, e muito lembrado até hoje. Era de origem judaica e possuía uma eloqüên¬cia irresistível. Quando falava, todos se comoviam. Chegou a sacudir a Espanha, levando regiões inteiras a conhecer a Palavra de Deus. Isso ele o fez por constantes visitas e missões. Entretanto, suas obras foram publicadas somente em nossos dias.

A seguir, vem uma mulher, também ela de enorme influência na história da Igreja. É SANTA CAMILA DE SOYECOURT, do século passado (séc. XX). Possuía inteligência fora do comum e uma dedicação total. Conseguiu assegurar o relacionamento com Pio VII, quando prisioneiro, com seus cardeais. Foi ainda ela quem restabeleceu o Carmelo, na França, e deu grande impulso ao ensino católico, através do Arcebispo de Paris.

Em Bolonha, na Itália, encontramos o Bem-aventurado NICOLAU ALBERGATI. Viveu entre os séculos XIV e XV. Era monge e confessor. E chegou a ser bispo. Por que o mencionamos? Porque era hábil e tão amigo dos Papas, que foi enviado a muitas missões, sobretudo, numa terra hostil e difícil, como a França daquele tempo.

No final, vamos lembrar um nome, tão célebre hoje como no seu tempo: SÃO HERMAS, discípulo de São Paulo. É citado na carta de São Paulo aos Romanos.

Pelos grandes homens e pelos santos 
é que passam os melhores anseios da humanidade toda.