MEDITAÇÃO do dia 10 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:





“Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.
Ele respondeu:
“Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. (L 11, 27-28)





Irmãos e irmãs! As pessoas que se destacam em nossa sociedade são as que têm algum poder político, poder econômico, que são “doutores” nisto ou naquilo. Muitos podem pensar que essa seria a realização de toda pessoa humana. Aquela mulher do evangelho elogia a mãe de Jesus, dizendo: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.
Jesus responde que a felicidade de sua mãe esta fundamentada no ouvir e viver a Palavra de Deus.
Essa deveria ser a preocupação de todos nós: viver todo bem, toda verdade e lutar pela justiça, pela dignidade da pessoa humana. Os títulos, por maiores que sejam, são como que “enfeites”, não nos fazem  “ser mais gente”.
Neste mês. consagrado a Nossa Senhora, mês das missões, vamos pedir a ela que nos ensine o caminho do serviço, que nos anime a anunciar a presença das maravilhas que estão acontecendo em nosso mundo. Há muito mais sinais de vida do que de morte. O Reino de Deus vai acontecendo, mesmo com toda força do mal e dos que o divulgam. Jesus esta no meio de nós, como prometeu.
Que possamos ser os sinais desse Reino, em nossa vida, por simples e pequena que possa parecer. São os pequenos e os fracos que realizam as maravilhas de Deus, como Nossa Senhora nos dá o exemplo.
***************************

Magníficat

A minh' alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 10 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Sim, estamos cheios de confiança, e preferi¬mos deixar a mansão deste corpo para ir morarJunto do Senhor"  (2Cor 5,8).



Hoje nos encontramos com os santos de Marrocos, antiga colônia da França, que acolheu o sangue de SÃO DANIEL e seus seis companheiros franciscanos. Foram para lá no tempo em que Marrocos era uma espécie de fortaleza muçulmana. Verdadeiros filhos de São Francisco, foram cantando ao encontro da morte, depois de celebrar a Penitência e a Missa em comunidade. Era o ano de 1227.


Especial gratidão deve a América Latina a SÃO FRANCISCO DE BÓRGlA, que enviou os jesuítas para o Continente, quando era o Geral da Companhia de Jesus. Viveu no século XVI. Os Bórgias não eram nada santos em Roma! Mas esse Francisco acolheu a graça da conversão com espírito evangélico e criatividade invejável.


E vamos à Inglaterra, para venerar aí o beneditino SÃO PAULINO, chamado" Apóstolo dos Sete Reinos Anglo-saxões".


Para não esquecermos a mulher, recordamos que, na França, no século VII, viveu SANTA TELCIDA, abadessa, que dirigiu uma comunidade columbana.


Até a morte pode ser acolhida com a alegria do encontro supremo!  Mas também é preciso encarar a vida como desafio para seguir a Cristo!

MEDITAÇÃO do dia 09 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha. Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso. Não o encontrando, diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes”. (Lc 11. 15-26)


Irmãos e irmãs! Quando não aceitamos uma pessoa e não queremos dizer o motivo, julgamos mais fácil acusá-la de algum defeito. Jesus era questionado pelos fariseus, pelos doutores da Lei e por todos que se diziam “religiosos”. Neste encontro eles justificam a recusa de Jesus acusando-o de chefe dos demônios. Para aceitar Jesus eles teriam que mudar de vida, deixar suas “tradições" e aceitarem o fundamental da Palavra de Deus que é o amor.
Em nossa vida temos a tentação de justificar atitudes anti-evangélicas com falsas interpretações da Bíblia.
Jesus veio  tirar o pecado do mundo, veio nos libertar de todo egoísmo, que nos fecha dentro de nós mesmos. Ele ensina o novo mandamento, o “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Para viver o mandamento de Jesus é preciso lutar contra nós mesmos, vencer o egoísmo, pela  conversão a Deus e ao próximo.
Ser cristão, seguir Jesus, exige luta contra todo egoísmo, aceitar todas as pessoas como nossos irmãos e irmãos e lutar para que tenham vida em plenitude. Toda violência que marginaliza a pessoa humana dos direitos fundamentais da vida é sinal da presença do mal que precisa ser eliminado.
Nesta semana, celebrasmos a festa de São Francisco de Assis que seguiu Jesus, amando os pobes e por eles deu a vida. Santa Tereza de Calcutá e tantos santos vivos que vamos encontrando todos os dias, nos ensinam a amar como Jesus amou, a viver como ele viveu. Que Ele nos dê a graça de seguí-lo. Esse é o caminho da felicidade.
****************

OS DOIS CAMINHOS
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14,6).
Feliz o homem,
que não segue os conselhos dos ímpios,
que não anda no caminho dos maus,
nem freqüenta a companhia dos gozadores.
Pelo contrário,
encontra seu prazer na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.
Feliz este homem !
Como a árvore, plantada à beira da água,
ele dará fruto a seu tempo.
Sua folhagem não secará,
terá êxito em todos os seus empreendimentos.
Não será a mesma a sorte dos maus.
Serão como folhas mortas, levadas pelo vento.
Diante do tribunal, onde se reúnem os justos,
não conseguirão manter-se em pé.
Pois o Senhor conhece o caminho dos justos.
O caminho dos maus leva à perdição.
Salmo 1

CELEBRAÇÕES do dia 09 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"  (Hb 12,14).



Temos que recordar hoje, em primeiro lugar, SÃO DIONÍSIO e seus companheiros mártires. A pesquisa das origens do cristianismo, na França, deu ocasião a muitas lendas, segundo as quais, os amigos de Jesus, Maria, Marta e Lázaro, teriam sido os primeiros a perderem-se numa em barcação e a atracarem perto de Marselha, no Sul da França. Em todo caso, São Dionísio é considerado como o primeiro Bispo de Paris. E, muitas vezes, é lembrado como sendo o areopagita, convertido por São Paulo, em Atenas. Sofreu, de fato, o martírio, com seus companheiros ELEUTÉRIO e RÚSTICO, em meados do século II.


Não podemos deixar de mencionar Pio XII. Ele morreu a 9 de outubro de 1958, depois de ter sido o grande Papa da paz, das encíc1icas admiráveis. Era também de uma espiritualidade forte e de grande energia, como também de uma profunda compreensão acerca de todas as atividades humanas. A ele devemos o reinício da reforma litúrgica, sobretudo da semana da Páscoa.


Mas é preciso lembrar ABRAÃO, o patriarca e pai de todos os crentes. É venerado hoje, pelo menos, por parte dos bizantinos, porque há outros povos que o veneram em outras ocasiões, como no domingo antes do Natal.  Mas convém que abramos bem o nosso coração a todos os convites da fé, na hora em que pensamos em Abraão.


Vamos ainda lembrar SÃO LUIS BERTRANDO, aquele dominicano simpático, sacerdote e confessor, que morreu em 1581. Ele veio para a Colômbia, mas agüentou apenas por sete anos, pois os colonos, de fato, não mereceram um santo de tamanha bondade e gentileza. Não aceitaram sua pregação, e ele teve de voltar para sua terra, a França.

Meus amigos, no dia dos fundadores da Igreja, na França, e no dia do Pai da fé, Abraão, nós nos uniremos todos no mesmo sentimento de adesão ao projeto e à vontade de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 08 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. O outro responde  lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário.
Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”  (Lc 11, 5-13)

Irmãos e irmãs! Quem já não precisou apelar para os amigos, diante de uma grande necessidade? Quem recebe um pedido, pode não entender, e nem querer atender, mesmo que seja do amigo. Mas, diante da insistência, acaba dando o que está sendo pedido.
Jesus fala do pai que nunca vai negar algo que o filho possa precisar, e dá que for melhor para o filho.
Somos limitados, e tantas vezes, esquecemos demais em algumas situações. Precisamos dos outros, mesmo fazendo tudo que formos capazes. Pedimos, pedimos até conseguir o que precisamos. Nossas orações costumam ser uma lista de pedidos. Os santos que achamos poderosos, os que fazem milagres, são os mais procurados nas necessidades. Quantas promessas são feitas para conseguir as graças, as coisas que nos fazem falta!
Jesus insiste, que é preciso pedir para poder receber. Neste evangelho, Ele  nos aconselha a pedir o Espírito Santo, dizendo que “o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem”. Na caminhada de cada dia, temos necessidades, dúvidas; somos fracos; precisamos de coisas e sobretudo de sabedoria, de luz do Espírito Santo. Queremos cumprir bem nossa missão na família, no trabalho, nas mais diversas atividades que exercemos. Precisamos aprender a pedir, a, pedir muitas vezes, na certeza que Deus Pai nos atenderá. É o que vamos continuar realizando, sem deixar de fazer nossa parte. Queremos confiar em Deus, colocando nossas vidas diante dele; queremos fazer todo esforço como se tudo dependesse só de nós.
****************************
ORAÇÃO PELA PAZ
do Papa Paulo VI
Senhor, Deus da Paz,
tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado'.
Tu fizeste dele,
no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos
e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 08 de outubro




Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso"  (Le 23,4.3).

Gostaria de começar este dia recordando o filho de um general boliviano: NESTOR PAZ ZAMORA. Pertencia às comunidades do Padre de Foucauld. Primeiro, pensou ser médico. Mas, depois, se uniu ao povo pobre, embora soubesse que tal decisão lhe traria a morte - como de fato trouxe, -¬ em 8 de outubro de 1970.Sua última palavra escrita foi esta: "Vem, Senhor Jesus!"


Ao lado desse jovem, temos de exprimir nossa admiração pelo velhinho, que acolheu Jesus no TempIo. Chamava-se SIMEÃO. Diz o Evangelho que estava repleto do Espírito Santo e profetizou a respeito de Jesus.


Lembramos, também, a mulher chamada PELÁGIA. Era uma mocinha de 15 anos, que salvou sua honra, escapando dos perseguidores e lançando-se heroicamente num despenhadeiro. Isso aconteceu em Antioquia, na Síria, no século IV.


Do Oriente Médio, passamos para Lião, na França, evocando a memória de SANTO ETÉRIO, bispo que se correspondeu com o Papa Gregório Magno. Governou a Igreja de Lião por 30 anos. Morreu no começo do século VII, depois de ter ordenado o Bispo da Inglaterra, Santo Agostinho de Canterbury.


Afinal, vamos à Grécia, para aí encontrarmos o mártir dos primeiros séculos do cristianismo, SÃO DEMÉTRIO. Seu culto por lá, remonta ao século V.

Repetimos sempre, na missa, a última palavra de toda a Bíblia: "Vem, Senhor Jesus!" Que seja este também o nosso último desejo na vida.

MEDITAÇÃO do dia 07 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se". (Lc 1, 26-38)

Irmãos e irmãs! Celebramos hoje a Festa de Nossa Senhora do Rosário. São muitos os títulos e as festas de Nossa Senhora. Elas têm origens diversas, invocando muitos acontecimentos. A Festa de Nossa Senhora do Rosário lembra a vitória da libertação dos cristãos em Lepanto, no dia 7 de outubro de 1571. A festa foi introduzida pelo Papa São Pio V.  Com a celebração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, o mês de outubro passou a ser chamado também mês do Rosário.


Nas Ave Marias que  rezamos, repetimos as palavras do arcanjo a Nossa Senhora: “Ave Maria (“alegra-te”), cheia de graça, o Senhor é contigo”. Nossa Senhora aceita ser Mãe de Jesus, responde com o SIM: “ Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo tua palavra”. Começa a viver sua maternidade divina, recebe a primeira missão. Visita a prima Isabel, Quando da visita à Isabel, é saudada com o “bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre”. Essas palavras fazem parte da oração da Ave Maria, repetida 50 vezes, em cada terço que rezamos.
Hoje, Festa de Nossa Senhora do Rosário, somos convidados a continuar rezando o terço pelas nossas famílias, por toda Igreja, pela paz no mundo.
***********************
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro
mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 07 de outubro

Textos do livro


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o' Senhor está contigo.'" (Lc 1,28).


Hoje é dia de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Por isso, o mês inteiro leva o nome de “Mês do Rosário", como também das “Mês das Missões" .


Foi no século XV que os dominicanos introduziram este modo popular de compreender, meditar e rezar a vida de Jesus, em companhia de Nossa Senhora.  A festa foi introduzida pelo Papa dominicano, São Pio V, para lembrar a vitória de Lepanto, de cristãos contra turcos, ocorrida em 7 de outubro de 1571.


Mas, além disso, temos hoje dois heróis, do mesmo dia, em El Salvador e em Honduras. O primeiro é MANUEL ANTONIO REYES, sacerdote de 35 anos, martirizado após seqüestro, em 1980. O governo de El Salvador prometeu fazer inquérito. Mas a própria comunidade, no bairro operário, onde trabalhava, encontrou seu corpo cravejado de balas numa rua.
O segundo, de Honduras, foi morto, nessa mesma data: JOSÉ OSMÁN RODRIGUES, camponês, ministro da Palavra de Deus. Hoje é considerado pelos colonos como herói e mártir. Foi assassinado, na presença de sua esposa, em 1978.


Afinal, uma mulher: TAÍS. Foi célebre penitente no Egito antigo. Depois de levar vida desregrada, dedicou-se totalmente à oração e penitência, tornando-se santa.


O Rosário, para alguns parece monótono. Para outros, é o livro que acompanha o peregrino, seguindo os passos de Jesus.

MEDITAÇÃO do dia 06 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:


“Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. (Lc 10, 38-42)


Irmãos e irmãs! Muitas vezes afirmamos que não temos tempo para esta ou aquela atividade. Até as crianças já aprenderam, com os adultos, a dar essa justificativa para não assumirem algum compromisso. Quantas vezes dizezmos, quando nos chamam ou nos coniviam para alguma atividade:  “Não posso, não tenho tempo”, Será verdade? Você já pensou que “tempo é questão de preferência ou de prioridade”. Para tudo que consideramos importante, arrumamos tempo. Seria bom examinar como usamos nosso tempo. Quanto tempo se gasta, por exemplo, vendo comerciais de TV. Será que isso é tão importante?


Jesus disse a Marta: “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. Ninguém poderá dizer que Marta não estava fazendo algo  importante e até necessário. Mas, naquele momento o que ela fazia não prioritário. Poderia estar com Maria acolhendo a visita de Jesus, escutando o que ele queria dizer-lhes. Depois disso, Marta com a ajuda de Maria, poderiam cuidar “dos muitos afazeres da casa”.


Você tem tempo para tudo que é importante? O texto seguinte é uma bonita reflexão sobre o uso do tempo. Queira arrumar  tempo para ler e meditar, tentando aplicar a própria vida.
********************************
TENHO TEMPO, SENHOR
Toda gente se queixa de não ter tempo bastante.
É que olham a vida, sua vida, com olhos humanos demais.
 Sempre se tem tempo de fazer o que Deus nos dá a fazer.
Mas é preciso estar totalmente presente em todos os instantes que êle nos oferece.
“Assim pois, prestai muita atenção à vossa conduta.
Comportai-vos não como insensatos a tirar bom partido do tempo presente.
... Não vos mostreis assim imprudentes, mas sabei ver qual é a vontade do Senhor”.
 (Carta do apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso, 5. 15-17).
Saí, Senhor.
Lá fora os homens saíram.
Iam, Vinham, Andavam, Corriam
As bicicletas corriam,
Os automóveis corriam,
Os caminhões corriam,
A rua corria,
A cidade corria,
Todo o mundo corria.
Corriam todos, para não perder tempo:
Corriam ao encalço do tempo,
para recuperar o tempo,
para ganhar tempo.
Até logo, doutor, desculpe-me - não tenho tempo.
Passarei outra vez, não posso esperar mais - não tenho tempo.
Termino aqui esta carta - pois não tenho tempo.
Queria tanto te ajudar - mas não tenho tempo.
Não posso aceitar, por falta de tempo.
Não posso refletir, nem ler, ando assoberbado - não tenho tempo.
Gostaria de rezar - mas. .. eu não tenho tempo.
Compreendes, Senhor, êles não têm tempo.
A criança está brincando, não tem tempo... agora mesmo... mais tarde. . .
O estudante tem seus deveres a fazer, não tem tempo... mais tarde. . .
O universitário tem suas aulas, e tanto, tanto trabalho
que não tem tempo... mais tarde ...
O rapaz pratica esporte, não tem tempo... mais tarde ...
O que casou, há pouco, tem sua casa, deve organizá-Ia,
não tem tempo... mais tarde ...
O pai de família tem seus filhos, não tem tempo... mais tarde ...
Os avós têm seus netos, não têm tempo... mais tarde .
Estão doentes. Precisam tratar-se. .. não têm tempo ... mais tarde. . .
Estão à morte, não têm ...
Tarde demais. .. não têm mais tempo.
Assim correm todos os homens atrás do tempo, Senhor.
Passam correndo, pela Terra
apressados, atropelados, sobrecarregados,
enlouquecidos, assoberbados,
Nunca chegam, falta-Ihes tempo,
Apesar de todos os esforços, falta-Ihes tempo,
Falta-Ihes mesmo muito tempo.
Com certeza, Senhor, erraste os cálculos.
Há um engano geral:
Horas curtas demais,
Dias curtos demais,
Vidas curtas demais.
Tu que estás fora do tempo, Senhor,
sorris ao ver-nos assim
brigar com êle,
E sabes o que fazes.
Não te enganas quando distribuis o tempo aos homens.,
A cada um dás o tempo de fazer o que queres que faça.
Mas é preciso não perder tempo,
não esbanjar tempo,
não matar o tempo,
Pois o tempo é um presente que nos dás.
Presente perecível,
Um presente que não se conserva.
Tenho tempo, Senhor,
Tenho todo o meu tempo,. ,.
Todo o tempo que me dás,
Os anos de minha vida,
Os dias de meus anos,
Os minutos de meus dias,
São todos meus,
Cabe-me preenchê-los
tranqüilamente, calmamente,
Mas preenchê-Ios inteirinhos, até à borda,
Para dá-Ios a ti
- e que, da água sem sabor,
faças um vinho generoso .


como outrora, em Caná,
fizeste para as bôdas humanas.
Nesta noite eu não te peço, Senhor,
o tempo de fazer isto e depois aquilo,
Peço-te a graça de fazer, conscienciosamente,
no tempo que me dás, o que queres que eu faça.
Texto do livro de Michel Quoist
"Poemas para rezar" – Livraria Duas Cidades

CELEBRAÇÕES do dia 06 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Seja o vosso 'sim' sim, e o vosso 'não' não. O que passa disto vem do Maligno"  (Mt 5,37).



O Santo de hoje é SÃO BRUNO. Ele nos assusta, mas também nos empolga. Por que nos assusta? É o fundador da assim chamada "Cartuxa", onde moram monges que nunca falam. Vivem em silêncio total e perpétuo. E você pergunta: Quem agüenta isso?Começaram seis companheiros com São Bruno. Essa vida de silêncio no século XI, portanto, há nove séculos. E continua até hoje, em numerosas partes do mundo. O próprio São Bruno foi chamado a Roma pelo Papa Urbano II, seu discípulo, mas não agüentou. Precisava do silêncio. Mas também de companheiros do silêncio. E é este o segredo: vida contemplativa, mas comunitária e silenciosa.

Também convém lembrar uma mulher, embora em vida sofresse a maior contradição: SANTA MARIA FRANCISCA DAS CINCO CHAGAS. Foi uma doente pela vida fora. Muito combatida por uns e adorada por outros, conquistou a simpatia da cidade de Nápoles, na Itália, após a morte, ocorrida em 1791.


Vamos ainda, em rápida passagem, à Áustria, para aí encontrar o bispo, Bem-aventurado ADALBERTO. Melhor, eu diria, "Adalberão", como é cha¬mado por lá. Embora fosse padrinho do futuro imperador, mostrou fidelidade indefectível ao Papa Gregório VII e à Igreja. Foi Bispo no início do século XI.


Por fim, no Canadá, mais uma mulher: a Bem-aventurada MARIA ROSA DUROCHER, do sé¬culo XIX, fundadora da Congregação dos Santos Nomes de Jesus e Maria.  João Paulo II a beatificou em 1982.



Falar pode ser prata. Calar pode ser ouro. O importante é saber se no silêncio e na palavra está presente o Cristo Jesus e o amor a Deus e ao homem.

MEDITAÇÃO do dia 05 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!”
Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
Jesus retomou: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava passando por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão. Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho. Depois colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou dois denários e entregou-os ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu a mesma coisa”. (Lc 10, 25-37)
 Irmãos e irmãs! O doutor da Lei conhecia bem as Escrituras, e não sabia dizer quem era o seu próximo. Podemos conhecer a Palavra de Deus, ser “um doutor da Lei”, como o do evangelho, Mas, isso não basta. Podemos falar muito e bonito do amor. Mas, isso não basta. Podemos ser “muito religiosos”, como o sacerdote e o levita do evangelho, Mas isso não basta, Podemos ver o homem caído, na estrada e passar adiante, para não nos comprometer.
Amar o próximo não é uma bela teoria, nem sentimento é  imitar o samaritano que passou diante do homem ferido, caída na estrada e:
• chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão;
• aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho, colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele;
• no dia seguinte, pegou "dois denários" e entregou-os ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais”.


Ser como o samaritano, que não era doutor da lei, nem judeu, era  "um pagão", mas amava muito, era misericordioso, assumiu compromissos com quem precisava dele,
Jesus diz ao “doutor da Lei” e a todos nós, se desejamos viver o amor de Deus, é preciso amar verdadeiramente o próximo, como fez o samaritano.
“Vai e faze tu a mesma coisa”.


Ontem, celebramos a festa de São Francisco de Assis que foi um dos samaritanos; viveu até o fim o amor de Jesus, na pessoa do próximo.


Será que ainda temos dúvidas sobre quem é o nosso próximo?
Na caminhada de cada dia a quem imitamos: o “sacerdote”, o “levita” ou o “samaritano”?
********************

ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO
Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive/ para a vida eterna.

CELEBRAÇÕES do dia 05 de outubro


Textos do livro:


SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


"Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, a embriaguez, as preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia"  (Lc 21,34).

Hoje é dia de todos os moradores de cortiços, favelas, pensões e vilas, miséria que campeia na América Latina inteira. É lembrada a "Jornada dos Marginalizados da Cidade".

Celebramos hoje SÃO BENEDITO, o NEGRO, religioso franciscano. Nasceu na Sicília, filho de escravos, vindos da Etiópia. Foi eremita franciscano, Vivendo no Convento exerceu trabalhos humildes e chegou a ser Superior e, por fim foi trabalhar na cozinha. Morreu em 1589. Foi canonizado pelo Papa Pio VIII.

Mas é também o grande dia de SANTA FLORA, religiosa hospitaleira da Ordem de Jerusalém, do século XIV. Sua vida mística - ou seja, sua união constante com Deus - só rivaliza com sua própria caridade, que parecia insuperável para com os doentes.
Tanto quanto Flora, impressionaram, também, os dois monges MAURO e PLÁCIDO. Bem jovens ainda, foram confiados a São Bento, fundador de todos os beneditinos. As mais antigas ladainhas dos Santos trazem seus nomes. Foram, aliás, dignos de São Bento, patrono da Europa.


Mas vamos para o outro lado da Itália, na belíssima cidade de Fermo. Aí encontramos o Bem-aventurado JOÃO DE PENNA. Como franciscano, andou o mundo inteiro. E considerava-se "peregrino do amor". Só deixou de andar em 1275, quando Deus o chamou a si.


Queremos ainda nomear o Bem-aventurado RAIMUNDO DE CÁPUA. Foi discípulo de uma mulher, Catarina de Sena. E acabou sendo mestre geral dos dominicanos, para dar novo espírito à Ordem de São Domingos. Morreu em 1399.


Afinal, voltando à Itália, encontramos o Bem-aventurado BARTOLOMEU LONGO, leigo e Terceiro dominicano, fundador do famoso santuário de Pompéia e falecido ali mesmo, na célebre cidade, em 1926. João Paulo II o beatificou em 1980.

Ninguém tem morada fixa neste mundo. Somos peregrinos, uns à busca dos outros, para encontrarmos o Cristo em cada um e em todos. E para encontrarmos, juntos, a Casa do Pai, nossa morada comum e eterna.

MEDITAÇÃO do dia 04 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casar com outro, comete adultério também”. Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém, as repreenderam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!” E abraçava as crianças e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava”. (Mc 10, 2-16)

Irmãos e irmãs! Hoje é domingo. Com imensa alegria, vamos nos reunir com a grande família dos filhos de Deus, em nossas igrejas. Vamos dar graças a Deus pela semana que vivemos e pedir ajuda para que a nova semana seja ainda melhor. A celebração da Missa é o momento maior da vida dos cristãos católicos.

Celebramos a festa de São Francisco de Assis. Ele nos ensinou, com o testemunho de sua vida, a amar os pobres. É pelos pobres que amamos a Deus.

Respondendo ao questionamento dos fariseus, Jesus fala do amor profundo que deve existir em todo casal, Quem os une é Deus e por isso ninguém os poderá separar. Os casais devem meditar muitas vezes este evangelho, ,especialmente nos momentos de crise. O verdadeiro amor une e é capaz de superar todas possíveis dificuldades. O amor de Deus, vivido em clima de oração, renova a vida de cada casal. É importante contar também com a amizade de outros casais.

Jesus reafirma o amor às crianças, como vimos nos últimos evangelhos que meditamos. Jesus “abraçava as crianças e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava”. A presença dos filhos, é benção especial para toda família. Casal sem filhos é como árvore sem frutos. Se não for possível ter filhos, todo casal deve pensar seriamente em adotar uma ou mais crianças.

Neste domingo, os casais com suas famílias, são convidados a encontrar tempo para refletir sobre a mensagem de Jesus  no Evangelho. Aproveitem para meditar a mensagem de Madre Teresa de Calcutá sobre a vida.

****************


A vida é beleza, admire-a!
A vida é bem-aventurança, saboreie-a!
A vida é um sonho, transforme-o em realidade!
A vida é um desafio, enfrente-o!
A vida é um dever, cumpra-o!
A vida é um jogo, jogue-o!
A vida é preciosa, guarde-a!
A vida é uma riqueza, conserve-a!
A vida é amor, ame-a!
A vida é um mistério, descubra-o!
A vida é promessa, pague-a!
A vida é tristeza, supere-a!
A vida é um hino, cante-o!
A vida é uma luta, aceite-a!
A vida é uma aventura, arrisque-a!
A vida é felicidade, mereça-a!
A vida é a vida, defende-a!
Madre Teresa de Calcutá

CELEBRAÇÕES do dia 04 de outubro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


"Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus" 
(lCor 3,22b-23).


Por causa de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, o Santo que veneramos nesta data, também lembramos hoje o "Dia Universal da Anistia", como também da "Ecologia", e igualmente, das “Aves e dos Animais", Quanta coisa comemoramos hoje!
É que São Francisco de Assis soube amar os animais, as plantas e a natureza inteira, Cantou o irmão-sol, a lua e as estrelas. Mas, sobretudo, cuidou do homem com amor, desde o leproso até os mais nobres das cortes. No entanto, o que mais impressiona nele, para quem o conhece ou segue, é o fato de ter vivido o Evangelho à letra, até as últimas conseqüências. Foi o mais perfeito imitador de Cristo, segundo a expressão do próprio Papa, Pio XI.Jamais foi triste, apesar de ter vivido em extrema pobreza. Teve em todos os séculos um número impressionante de seguidores, homens e mulheres, chamados franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outras denominações. É, de fato, um homem incomparável, que fascinou poetas, escultores, artistas, de todas as áreas de expressão e até de todas as ideologias.  Santa Clara foi, ao mesmo tempo, sua filha e companheira de ideal. Daí o fascínio, também sobre tantas moças e a juventude feminina.

Vamos, também, a uma santa de hoje, de Paris: SANTA AURORA, abadessa beneditina. Foi ela quem acolheu muitas jovens estrangeiras, no tempo do Império Franco, como também muitas de seu próprio país. Morreu exatamente no ano de 666.

São Francisco nos pede que cuidemos da Natureza. Ele nos pede que nos dediquemos aos homens necessitados. Mas que levemos, dentro de nós, em primeiríssimo lugar, "o Evangelho do Cristo Senhor", como ele costumava dizer.