CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo"   (lCor 9, 22b).

Vamos começar o dia de hoje com uma mulher dos tempos atuais. Morreu exatamente quando começava a primeira Grande Guerra, em 1914. É a Bem-aventurada HELENA GUERRA, da Toscana, Itália.
Foi fundadora das Religiosas do Ensino. Para tanto, tinha cultura muito elevada para o seu tempo. Chegou mesmo a publicar numerosos livros; um deles, sobre a missão do Espírito Santo em nossa vida, tema esse novamente em foco, nos tempos atuais.

Da Toscana vamos à Tunísia, no século XV, para aí encontrarmos SANTO ANTONIO NEYROT, dominicano e mártir. Nasceu na Itália e foi para a Tunísia, levado pelos piratas - seqüestrado, como diríamos hoje - a fim de trabalhar como escravo dos mouros. Conseguiu liberdade e depois casou-se. Mas no dia de Ramos de 1460, confessou de público sua fé cristã, diante das autoridades. Havia abjurado sua fé e agora retomava para sempre a Cristo.  Foi, por isso, massacrado pelas multidões, quase à semelhança de Jesus.

E agora, vamos à Espanha onde encontramos, nos anos de 1571 a 1625, SÃO MIGUEL DOS SANTOS. Foi dessas pessoas predestinadas, que Deus atrai a si desde a infância e preserva de todos os perigos.  Aos 12 anos já parecia um santo. Vivia praticamente da oração. Aos 14, entrou para a Ordem dos Trinitários, em Barcelona. Aos 16, já era professo. E aos 31, tornou-se Superior Geral de toda a Ordem.  Conta-se dele que sua piedade e contemplação foram tão grandes, que chegou a experimentar o êxtase. Entretanto, ele viveu sempre na simplicidade do seu Batismo, como todos nós devemos viver.

A fé é um dom de Deus, mas é também uma conquista, pois exige uma resposta de qualidade ao chamado de Deus para o Reino.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 09 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser"   (]o 2,5).

No dia de hoje, em 1981, 400 famílias de posseiros conseguiram para si a desapropriação das terras, invadidas por grileiros, no município de Santa Maria das Vitórias, na Bahia.
 9 de abril é dia de festejarmos duas grandes mulheres. Sempre nos alegramos quando podemos nomear essas heroínas. 
Uma, da terra e do tempo de Jesus: MARIA de CLÉOFAS, parente de Nossa Senhora.  Ela permaneceu ao lado da Mãe de Jesus, no Calvário e mereceu também ser uma das testemu­nhas privilegiadas da ressurreição. Esposa de Cléofas, foi mãe de Tiago, Apóstolo escolhido por Jesus.


Outra mulher célebre, também casada, mãe de duas filhas e dois filhos é SANTA WAUDRU, natural da Bélgica, do século VII. Enquanto seus filhos se dedicavam à vida religiosa e seu marido se tornava monge, ela se dedicou totalmente à oração, numa pequena casa, da colina de Mons, na Bélgica, lugarejo que eu tive a alegria de visitar.


Além dessas duas mulheres, vamos lembrar dois Santos: PROCORO, um dos sete diáconos, lembrado nos Atos dos Apóstolos. e HUGO, o santo Bispo de Rouen, na França, terra de Santa Joana D'Arc.  Santo Hugo viveu no século VIII.


Quem medita sobre Maria, Mãe de Jesus, passa, pouco a pouco, a dedicar sua vida toda ao Cristo e aos irmãos.

“A PAZ ESTEJA CONVOSCO!” – 08/04/2010


EVANGELHO DE JESUS CRISTO – Lucas 24, 35-48                              

“ Então os dois  (discípulos de Emaús) contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão.  Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse:
A paz esteja convosco!”  
Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito.  Mas ele disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?  Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.  
E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse:
“Tendes aqui alguma coisa para comer?”  
Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles.    Depois disse-lhes: “São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.   
 Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras,   
e disse-lhes:
“Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia,   e  no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por JerusalémVós sois as testemunhas destas coisas”.

Nos 50 dias após a celebração da Páscoa, a Igreja nos convida a refletir sobre a Ressurreição de Jesus Cristo. Os textos que são proclamados na Liturgia das Missas, narram diversas aparições de Cristo Ressuscitado. Os apóstolos e discípulos são convidados a comunicarem  a todas as pessoas que Ele, Cristo,  ressuscitou, conforme havia prometido.

Essa foi a primeira pregação dos apóstolos. Porque, como disse São Paulo, se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé.

O cristão é testemunha da Ressurreição de Jesus, quando  procura lutar pela paz, pela justiça que Ele veio trazer. 
Você, todos somos convidados a ser notícia da vida nova que Jesus nos trouxe.
Como anunciar, cada dia, a vida nova que Jesus veio nos trazer? Como ser sinal de esperança porque Jesus Ressuscitado esta no nosso meio?

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 08 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam"   (Rm 8,22a).

Hoje é um dia que não pode ser esquecido pelos que têm coração. É o  "Dia Mundial contra o Câncer".

Vamos falar dos Santos deste dia começando por uma mulher: SANTA JÚLIA BILLIART, fundadora das Irmãs de Notre Dame. O que essa mulher fez é quase inexplicável. Paralítica por 22 anos, teve que fugir numa carroça, escondendo-se debaixo de palha, para não ser morta.  Fundou escolas para crianças pobres; e, por causa disso, teve que fugir mais uma vez. Afinal, num país vizinho da França, a Bélgica, sua obra começou a ter irradiação inesperada. Apesar de tão perseguida, sempre meditava e falava com admiração crescente sobre a bondade de Deus. Morreu em 1816.

Outro Santo muito conhecido, desde a antiguidade, é SÃO DIONÍSIO. Viveu no século II, em Corinto, cidade que São Paulo celebrizou com duas Epístolas.  Também Dionísio escreveu cartas, como São Paulo, falando sobre a perseguição e os problemas das comunidades cristãs. Só possuímos fragmentos de seus escritos, aliás, conservados por um historiador muito célebre, Eusébio.

Finalmente, perto de nós, na Argentina, o Padre Capuchinho CARLOS BUSTO, apóstolo dos pobres das chamadas "villas miséria" e membro da Fraternidade dos Irmãozinhos do Evangelho. Foi sequestrado e morto neste dia, que era Sexta-Feira Santa, em 1977.

Os milhões de cuidados na vida não podem levar-nos a esquecer a presença e a bondade de Deus.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 07 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!"    (Lc 12,49)

Hoje é uma data toda especial: o "Dia Mundial da Saúde". No ano de 1982, dedicamos nossa Campanha da Fraternidade à Educação, que vai sempre de mãos dadas com a saúde.
Comemoramos, também, a fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs, os Lassalistas. Seu fundador é festejado hoje, 7 de abriL Chama-se SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE, que morreu em 1719.  Poderia ter ele passado sua vida no mundo privilegiado da nobreza. Na vida fácil Mas escolheu um caminho de provações e privações. E sofreu, por isso mesmo, toda sorte de perseguições e calúnias.  Os Irmãos Lassalistas renunciavam a ser padres, para se dedicarem, inteira e integralmente, à educação da gente simples.  Por isso mesmo, abriram cursos profissionais - o que era novidade absoluta naquele tempo. Mas também, cursos de orientação sistemática de professores, por muito tempo chamados "normalistas".  Pode ele ser considerado o precursor do ensino popular. Vamos lembrar-nos sempre da figura extraordinária do Santo de La Salle.

Agora, uma mulher extraordinária: MARIA ASSUNTA PALOTTA, que foi missionária na China. Viveu até 1905, de maneira quase inimitáveL Poucas pessoas no mundo souberam servir e sorrir como ela.

Finalmente, hoje é o dia da morte do Bem-aventurado DOMINGOS ITURRATE  ZUBERO, ou Domingos do Santíssimo Sacramento, espanhol do País basco, que viveu 26 anos no início do nosso século, sendo beatificado por João Paulo II em 1983.

Jesus veio trazer a boa-nova aos pobres. Mas confia essa missão a homens e mulheres, em diferentes circunstâncias.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 06 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“O próprio Espírito se une ao nosso espírito, para testemunhar que somos filhos de Deus".   (Rm 8,16)

Quais as figuras que vamos evocar hoje? Em Lima, no Peru, lembramos um homem muito dedicado aos pobres: HUGO ECHEGARAY. Morreu neste dia 6 de abril, no ano de 1979. Distinguiu-se não somente por ser caridoso, mas também como grande teólogo e pensador.
Nome também muito aceito e conhecido no Brasil, o de MARCELINO: São Marcelino, nasceu em Cartago, no Norte da África.  Foi um verdadeiro construtor da paz, entre as mais diversas tendências da Igreja. Por isso mesmo, foi traído e morto no ano de 413.

Da África vamos à Suíça, onde lembramos, no século IX e X, a figura extraordinária do Bem-aventurado NOTKER.  Era deficiente físico, em alto grau. Mas conquistou a admiração do mundo todo, por causa de sua sabedoria, muita leitura e espírito de oração.  Dizia-se dele: "O Espírito Santo não tem mais perfeita morada do que neste corpo tão imperfeito".

Os salesianos nos chamam hoje a atenção para um companheiro de São João Bosco: o Bem-aven­turado MIGUEL RUA, que morreu em nosso tempo, em 1910. Foi um homem de grande suavidade e doçura, dentro da maior seriedade, e chamado, por Paulo VI, que o beatificou, "atleta da atividade apostólica" .

De fato, há muitos dons, diferentes em pessoas diversas, mas o Espírito será sempre o mesmo.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 05 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Procurai   conservar   a   unidade   do   Espírito, pelo vínculo da paz"   (Ef 4,3).

Hoje venera-se um santo que viveu e morreu na Espanha. É SÃO VICENTE FERRER. Nasceu em Valença, no século XIV. Dele podemos dizer, como de tantos outros, em momentos decisivos da História: Deus chama os homens certos para os momentos críticos do povo e da Igreja. Nunca, na História, tinha havido uma divisão tão grande na Igreja, como no tempo de São Vicente Ferrei. Naquela época — séculos XIV e XV — havia dois Papas: um vivendo em Avinhão e outro, em Roma. Conseqüentemente, o mundo católico dividiu--se, provocando ódios, brigas, e até guerras, em torno desses dois Papas. Mesmo durante a "peste negra", que matou um terço da população, São Vicente se destacou como um grande profeta, um santo apóstolo, pregando nas catedrais e praças públicas. Papas, Cardeais e todo o povo, vinham escutá-lo Dois anos antes de morrer, teve o consolo de ver a Igreja novamente unida. Isso aconteceu em 1417. Com ele, recomeçou também a reforma das grandes Ordens e do próprio povo. Valeu, portanto, a sua vida. Valeu o seu exemplo.

Vamos também a uma mulher, chamada SANTA JULIANA. Era da Bélgica. Cuidou dos hansenianos, mas teve também o mérito de chamar a atenção para a força que nos vem do Cristo, na Eucaristia, centro de toda a vida cristã e fonte da unidade e caridade. Aí, Santa Juliana hauriu forças para o difícil e meritório trabalho em meio aos hansenianos.

A divisão é sempre o maior mal dentro da Igreja. Por isso, somos todos responsáveis pela unidade.

PÁSCOA: Vida plena para todas as pessoas – 04/04/2010







Vivemos o tempo em que os sinais de morte são muito valorizados. Certos meios de comunicação privilegiam a notícia  de tudo que é negativo na pessoa humana. Isso repercute em nossos diálogos; as conversas costumam girar em torno das últimas violências que vão sendo conhecidas. Parece que a criatura humana está totalmente brutalizada.


Pelos mais diversos motivos, as pessoas começam a  ter medo do seu semelhante, imaginando uma possível agressão. Infelizmente a ameaça de possíveis ataques, não vem só de pessoas. Vivemos o tempo santo da Quaresma refletindo o maior mistério do amor de Deus, que se fez Homem, para que o homem pudesse ser “divinizado”.   Celebramos Nosso Senhor Jesus Cristo,  que tira o pecado do mundo pela sua paixão, morte e ressurreição,  vitória total da vida sobre a morte.





Ao mesmo tempo, os pequenos “deuses” de nosso tempo comemoram  a brutal “vitória”  da morte de milhares de inocentes, em nome da “nova paz” que eles se julgam portadores. O  crime de todo espécie de “poluição”, que  destrói  a  riqueza   da  natureza é justificado pelo bem do progresso para o  povo que eles, “os pequenos deuses”,  se julgam salvadores.

Nesta Páscoa, queremos, 


renovar nossa adesão a Cristo Ressuscitado, “caminho, verdade e vida”, nosso único e definitivo Salvador. Jesus nos veio ensinar que só o grão de trigo que cai na terra produz vida em abundância. Quem deseja  a libertação, a paz,  deve oferecer sua vida, morrer cada dia ao “vírus”  da ambição, manifestado de tantas maneiras, nascer de novo, “para que todos tenham vida em abundância”.   

Viver a Páscoa é comprometer-se com a vida de todas as pessoas, a começar dos que estão mais  ameaçados pelos “deuses da ganância”, pessoas e governantes. Vamos continuar cantando, como no sábado santo, lembrando a noite feliz  “que lava todo crime, liberta o pecador dos seus grilhões; dissipa o ódio e dobra os poderosos, enche de luz e paz os corações”.


Feliz Páscoa. Sejamos mensageiros da notícia da vida nova que Jesus nos oferece. Toda morte foi vencida pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Que os cristãos e pessoas de boa vontade, continuem lutando para libertar todas as pessoas de todo tipo de morte. Só liberta quem,  ajuda as crianças a nascerem e a crescerem, assume a luta dos jovens contra as drogas, compromete-se com a paz das famílias, acolhe com alegria as pessoas idosas e todos os excluídos.






Feliz Páscoa, Vida nova e verdadeira para todos, como Cristo nos traz, é o que desejo para você e a toda sua família.

om  Antônio  Gaspar





CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 04 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu sou  a  ressurreição  e a  vida.   Quem crê em mim, ainda que morra, viverá"   (Jo 11,25).
A esperança domina sempre o ambiente verdadeiramente cristão.
Hoje é o dia em que celebramos SANTO ISIDORO DE SEVILHA. Foi um dos maiores homens de toda a história da Espanha — e por que não dizer? — de toda a História da Igreja. Foi chamado até  "Pai dos Concilies". De fato, dirigiu o IV Concilio, em 683, um dos mais célebres, realizado em Toledo. Foi autor de muitos escritos. E chega a ser considerado o mais conhecido e estimado escritor espanhol da antiguidade. Sua obra parece uma verdadeira enciclopédia daquele tempo. Além de comentar a Bíblia, a Filosofia, a História, o Direito e as Línguas, ainda foi um verdadeiro Santo e incentivador de santos.
Da Espanha, vamos à América do Norte. Lá se venera, neste dia, um pastor protestante e profeta: MARTIN LUTHER KING. Prêmio Nobel da Paz, assassinado por defender a causa dos negros.  É tido por todos que o conheceram como um homem piedoso e pacífico, como poucos no mun¬do. Deu a vida pela causa do seu povo.
Em Catânia,  Itália, comemora-se neste dia, o venerável JOSÉ BENTO DUSMET, que viveu e morreu no século passado. Desse Arcebispo e Cardeal os diocesanos guardaram, sobretudo, o amor aos pobres e a dedicação por ocasião da erupção do vulcão Etna, em 1886.
"Quem crê em mim, passa pela morte, mas continua vivendo", diz Jesus.