CELEBRAÇÕES do dia 13 de fevereiro 2010


Textos do livro: 
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo"  (Mt  10,22b).

Vamos abrir o nosso dia com a lembrança de uma mulher: SANTA GERTRUDES. Era de origem nobre, filha de Pepino de Landen e de Santa Ita, que por sua vez, era irmã de Santa Begge. A nossa Santa retirou-se para um convento, no qual veio a ser abadessa. Mais tarde, quando sua mãe fundou o mosteiro de Nivelles, Santa Gertrudes passou a governar esse mosteiro, até o final de sua vida, em 659. Essa jovem monja, de família tão rica, destinou todos os bens que lhe cabiam em herança à fundação de outros mosteiros. Foi um gesto muito oportuno, porque naquela época a vida do povo se desenvolvia muito em torno dos mosteiros, que funcionavam como uma espécie de escola. Ali se aprendia de tudo, desde a cozinha até a oração mais profunda.
Vamos a outra Santa: RELINDE. Éde Limburgo, na Bélgica, e irmã de Santa Harlinda. Santa Relinde formara-se em desenho e em canto, duas artes grandemente cultivadas nos mosteiros daquele tempo. Pouco sabemos de sua vida, mas quando morreu, no século VII, seu biógrafo escreveu: "Ela se avantajava, correndo nas sendas do Senhor, no serviço do seu Deus".
Vamos lembrar também SANTA CATARINA DE RICCI, dominicana, do século XVI. Teve ela dons extraordinários, mas conservou um temperamento sempre muito suave, muito simples. Foi canonizada no século XVIII, por Bento XIV, que foi o Papa interessado em reexaminar as exigências para a canonização dos Santos. Santa Catarina foi declarada santa, sobretudo, por causa dos dons extraordinários com que Deus a favorecera.
E, ainda, um Santo, do Vietnã: SÃO PAULO DOC, padre e mártir. O motivo de seu martírio está registrado numa plaqueta, existente até hoje, e que diz o seguinte: "Padre e ministro da religião de Jesus, condenado a ter a cabeça decepada". Sua morte deu-se em 1859.
Por fim, chegando mais perto de nós, o religioso norte-americano SANTIAGO MILLER, mártir da Igreja da Guatemala aos 36 anos, que ali trabalhava, entre o povo indígena, havia apenas um ano, como professor do Colégio de La Salle e do Instituto Indigenista. Assassinado por sua identificação com o povo oprimido, em 1982.

Os Santos são exemplos vivos de que Deus jamais abandona aqueles que Ele criou por amor.

CELEBRAÇÕES do dia 12 de fevereiro 2010


Textos do livro: 
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"O meu alimento é jazer a vontade daquele que me enviou a consumar sua obra"  (Jo 4,34).

Hoje vamos ao Norte da África, onde encontramos um grande Santo: SATURNINO. Ele viveu no começo do século IV, em que os cristãos eram perseguidos. Os soldados pagãos queriam que os cristãos entregassem os livros da Bíblia para serem queimados. Mas ninguém cedeu. A morte coube, então, a São Saturnino. Com ele, quatro jovens foram martirizados: dois que eram leitores da Bíblia, Maria, uma menina consagrada a Deus e o pequeno Hilarião. Antes de serem executados, foram mantidos na prisão por vários dias. E todos se mantiveram firmes, apesar das torturas, interrogatórios e, quem sabe, quantos outros sofrimentos! A Bíblia — a Palavra de Deus — falava mais alto aos seus corações do que os sofrimentos infligidos ao seu corpo.
Hoje, lembramos ainda outro Santo do Oriente, Venerado na Síria. É SÃO MELÉSIO. Viveu em Antioquia, também no século IV. Era Bispo. Por causa de sua fé e de suas pregações, acabou sendo expulso do país. Mas ficou sendo muito célebre, devido aos sermões que os dois maiores pregadores do Oriente — São João Crisóstomo e São Gregório de Nazianza — fizeram sobre ele. São Melésio morreu no ano de 381.

A Palavra de Deus é tão viva, tão forte, que nos leva a superar torturas, doenças e a própria morte.

CELEBRAÇÕES do dia 11 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Cristo morreu por todos a fim de que, aque­les que vivem, não vivam mais para si, mas por Aquele que morreu e ressuscitou por eles".  (2Cor 5,15)

Hoje, o mundo inteiro venera Nossa Senhora, sob o título de NOSSA SENHORA DE LOURDES.
Lembramos o que se chama de "aparição de Nossa Senhora", ou aparições que se repetiram de 11 de fevereiro até 16 de julho. O grande teólogo e pesquisador de Lourdes, o Padre Laurentin, examinou as 14 aparições centrais e as mensagens sobre Nossa Senhora, "toda cheia de graça e concebida sem pecado original", pelos méritos de Cristo.  O hino "Louvando a Maria" ressoa em quase todas as peregrinações do Brasil e do mundo, atraindo pessoas que queiram levar, como Nossa Senhora, Cristo aos homens.
Neste mesmo dia 11, veneramos, em Roma SÃO GREGÓRIO II.  Foi um grande Papa e missionário, que governou a Igreja de 715 a 731, tendo encorajado São Bonifácio no árduo trabalho de conversão dos povos germânicos, através de escritos, doutrina e conselhos de pastoral.
Vamos ainda a outro Beneditino célebre: SÃO BENTO DE ANIANE. A ele devem os beneditinos a confiança que têm no seu modo de vida e a aplicação prática da Regra de São Bento. Viveu no século IX.
Finalmente, SÃO SEVERINO, Confessor, francês do século IV, cujo túmulo atraiu, desde logo, a devoção popular.



Todo cristão é capaz de levar o Evangelho  e os seus conselhos a alguém que deles precise e que acolha, com amor, a palavra de Cristo

MENSAGEIROS da BOA NOTÍCIA - 10 fevereiro de 2010



Os meios de comunicação, todo dia, nos apresentam notícias de acontecimentos muito negativos. A comunicação de violência ocupa lugar de destaque. As notícias negativas passam a ser assunto dos mais diversos encontros. Com isso geramos clima de pessimismo que  atingir muitas pessoas. Surgem afirmações com estas: “este mundo esta perdido, não tem mais conserto... será que ainda existe gente boa?”
Encontramos pessoas que desanimam quando as dificuldades parecem insuperáveis.  Abandonam idéias, sonhos que alimentaram  durante muito tempo.
Diante de realidades negativas, podemos começar a  reclamar de tudo e de todos, num continuo desabafando.
A atitude positiva seria, colocar-se em clima de oração,  se possível com outras pessoas, refletir o que Deus, que é Pai de todo Amor, quer dizer diante desses acontecimentos ou situações que vivemos. Podemos acrescentar, nestes dias, a violência das águas, de toda natureza.  
A grande pergunta que precisamos nos fazer é: qual deve ser nossa resposta? Desistir, lavar as mãos, especialmente quando não estamos sendo diretamente atingidos?
Andando nas calçadas esburacadas, podemos levar um tombo. Será que ficamos caídos no chão, chorando como crianças mimadas. ou reagimos como nos dizia aquele antigo samba:  “levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”? 
Jesus era procurado, tantas vezes, por pessoas que lhe colocavam problemas porque não tinham condições de resolver. Lemos no evangelho de Marcos 5, 21-43, que Jesus foi procurado por um pai, chamado Jairo, que disse a Jesus: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela para que ela sare e viva!” Jesus atendeu ao pedido daquele homem. Enquanto caminhava para a casa de Jairo, uma mulher doente tocou  sua roupa e ficou curada.  Jesus a acolheu.
Somos chamados a ser mensageiros da verdade, a comunicar a vivência do amor  que acontece na Cidade.  Todos somos pecadores, capazes de cometer  “violências”. Como ajudar a vencer o mal com o bem? Sejamos luz para os que vivem nas trevas; sejamos sal para os que perderam o gosto pela vida;  sejamos fermento  para animar os pessimistas. É a Boa Notícia  que nos ensina Jesus nos Evangelhos. 
Peçamos a ajuda da Mãe comum, Nossa Senhora.
 “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

CELEBRAÇÕES do dia 10 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“A boca fala daquilo de que o coração está cheio"  (Mt 12,34b).

Hoje é festa de SANTA ESCOLÁSTICA. Ela é uma Santa muito conhecida, sobretudo por ser irmã de São Bento, pai espiritual de todos os beneditinos. Aliás, como irmã de São Bento - que era célebre íá em vida - a nossa Santa o visitava uma vez por ano, segundo narra a história. Ela gostava de conversar com seu santo irmão, grande sábio e imbuído das coisas de Deus, cheio
do Espírito Santo. Conta-nos o Papa São Gregório (que foi também filho espiritual de São Bento)  que uma noite, numa dessas visitas anuais, a irmã Escolástica não queria deixar seu santo irmão. Queria permanecer com ele, conversando a noite toda, sobre as coisas de Deus. Sentia necessidade imensa de ouvi-lo falar das alegrias do Céu. Muito severo, São Bento não queria atender a esse pedido. Foi então que se abateu um temporal tão forte, a ponto de os dois irmãos não poderem se separar naquela noite. E passaram o tempo. todo falando sobre as alegrias dos bem-aventurados, Junto com Deus no Céu. Três dias depois, Santa Escolástica morria. E São Bento teria visto sua Santa irmã voar, como pomba, rumo ao céu. Seu corpo foi sepultado no próprio sepulcro que São Bento havia preparado para si.
Neste dia, são ainda lembrados: SANTA SOTÉRIA, Virgem e Mártir, do século IV, e o Bem­aventurado HUGO DE FOSSES, francês, padre e abade, falecido em 1164.
Finalmente, o Bem-aventurado MIGUEL FEBRES CORDERO, religioso sul-
americano, do Equador, muito culto, simples e piedoso, professor e escritor, falecido em 1910 e beatificado por Paulo VI em 1977.

A espiritualidade de uma mulher simples pode levar um homem poderoso a pensar no amor e na força de Deus.

CELEBRAÇÕES do dia 09 de fevereiro 2010

Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por causa de mim" (Mt 5,11).

Hoje vamos lembrar quatro Santos que viveram em épocas e países diferentes.
No Oriente, venera-se hoje SANTA APOLINA, que viveu no III século da era cristã. Moça admirável, cristã invicta, preferiu ser queimada viva a renunciar à fé cristã. Morreu pedindo desculpas àqueles que a torturavam. Atitude sublime!
Na Argélia, Norte da África, veneram-se dois mártires: SÃO PRIMO e SANTO DONATO, Diáconos do IV século. Foram ambos mortos diante de uma igreja, enquanto defendiam o altar. Afinal, o altar representa o Cristo, presente entre os homens.
Na França, encontramos um beneditino, o Bispo SANTO ANSBERTO. Além de construir um hospital para os velhinhos, abrigou todos os pobres que pudesse encontrar. Mas, a bondade nem sempre encontra a gratidão por parte dos homens. E Santo Ansberto, apesar de tanta bondade, foi exilado. Morreu como confessor da fé, em 695.
Agora, uma Santa: Nasceu no Sudão, África, onde foi roubada como escrava e vendida ao cônsul da Itália, que a maltratou sem motivo. Chama-se JOSEFINA BAKHITA. Viveu neste século, tendo morrido em nossos dias, em 1947, como Irmã de Caridade, em Canossa, na Itália. Sua paciência e humildade abriram os olhos e o coração de muita gente. Ela não só foi humilde. Foi, sobretudo, apóstola.

Cristo pode conquistar corações em todas as partes do mundo e em todos os tempos. Ele é o Senhor!

CELEBRAÇÕES do dia 08 de fevereiro 2010

Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele  que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus". (Mt   18,4)

Hoje vamos encontrar-nos com um dos maiores  heróis da caridade, semelhante a São Camilo de Lelis ou a São Vicente de Paulo. É SÃO JERÔNIMO EMILIANO, que viveu no século XVI. Ele começou a vida como soldado. Participou de uma batalha, em que foi derrotado e preso. Começou exatamente aí a sua conversão. Na cadeia, descobriu o verdadeiro campo de batalha para o seu grande coração. Iria lutar, sim, mas em favor dos órfãos, das crianças abandonadas e dos jovens, rapazes e moças entregues à prostituição. Teve de enfrentar a carestia, a fome e as próprias epidemias da época. Seu trabalho começou em Veneza, no Norte da Itália. Depois, estendeu-se a Bréscia, Bérgamo e Milão. Ele próprio foi morar no hospital dos "Incuráveis", em 1531.  Organizou os orfanatos, as escolas de treinamento para meninos e outras obras similares. Esses trabalhos todos, enchiam sua vida de preocupações enormes, como bem podemos imaginar. Mas São Jerônimo Emiliano estava sempre de rosto alegre, de sorriso nos lábios e paz no coração. A Igreja chama-o de "Pai e Protetor 'dos órfãos".
Entre as mulheres, temos hoje a Bem-aventurada EUGÊNIA SMET, de Paris (1825-1881). Destacou-se pela fé na Providência Divina.

O maior serviço que podemos prestar à humanidade é cuidar bem das crianças e orientar com amor e firmeza os jovens, porque eles são os homens e as mulheres do amanhã.

O CHAMADO DE JESUS - 07 fevereiro de 2010


Evangelho de Lucas 5, 1-11

“Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Sentado, desde o barco, ensinava as multidões.  
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.  
Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”.  
Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.  
Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo:
“Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!”  
Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado.  O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão:
“Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!”  
Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus”.

O Evangelho de Lucas narra o chamado de Jesus aos seus primeiros apóstolos. Eles eram pescadores. Haviam trabalhado a noite toda e não tinham conseguido pescar nada. Obedecendo Jesus, lançaram as redes e pescaram uma quantidade enorme de peixes.
Jesus havia dado a Pedro uma ordem: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.  O sentido imediato visava a pesca extraordinária. Mas, a preocupação maior de Jesus era com o anuncio de sua Palavra. Por isso Jesus chama Pedro e seus companheiros para serem “pescadores de homens”. A resposta foi imediata:  “Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus”.    Jesus continuou chamando outros apóstolos e discípulos. O chamado nunca vai terminar. Todos somos chamados a participar na construção do Reino de Jesus.
Hoje é o DIA MUNDIAL DO DOENTE. Damos graças a Deus por todos os agentes de pastoral dos enfermos. São milhares que atendem nos hospitais, asilos, casas de saúde. Visitas os doentes nas casas, tornam presente o amor de Jesus juntos a essas pessoas enfermas. Parabéns a você que participa na Pastoral dos Enfermos ou na Pastoral da Saúde.
Se você ainda não escutou o chamado de Jesus para exercer alguma missão de amor aos pobres, queira abrir os “ouvidos do coração” e escutar; Ele está chamado você.
********************
ORAÇÃO PELOS DOENTES
Senhor nosso Deus,
que enviastes o vosso Filho ao mundo
para carregar as nossas enfermidades
e levar sobre si as nossas dores,
nós vos suplicamos pelos vossos filhos enfermos, para que, 
com a paciência fortalecida e a esperança renovada,
superem a doença por vossa bênção
e voltem a gozar saúde por vossa ajuda. 
Nossa Senhora, saúde dos enfermos, 
rogai por eles.  Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 07 de fevereiro 2010

Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"O que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo" (Mt 20,27).

Hoje vamos iniciar o dia com uma viagem à mais bela região da Itália: a Toscana. Aí vamos encontrar um Santo, cujo nome é muito apreciado no Brasil: SÃO RICARDO. Era pai de três santos. Deixando a Inglaterra e sua filha, Walburga, empreendeu uma romaria até Roma, como era costume naquele tempo.  Morreu inesperadamente, na cidade de Luca, Toscana, assistido pelos dois filhos santos, Willibaldo e Wunibaldo. Era o ano de 722.
Mas, muita gente há de querer que eu fale hoje de PIO IX, um dos Papas mais controvertidos da História. Foi ele o que mais longamente reinou na Igreja: 32 anos. Chamava-se antes de ser Papa, Ângelo Mastai. Por que nomeamos Pio IX ?  Porque é um servo de Deus e sofreu muito. A ele devemos a proclamação do dogma da Imaculada Conceição e a convocação do Concilio Vaticano I. Com Pio IX terminaram-se os Estados Pontifícios e a relação política com a Itália, mais tarde restabelecida por Pio XI e completada, há pouco, por João Paulo II.
Vamos novamente à França, para aí encontrarmos TIAGO SALES e GUILHERME SAULTE-MOUCHE; ambos jesuítas e mártires. Foram vítimas dos ministros huguenotes, protestantes daquele tempo, muito duros e ferrenhos. Não conseguindo converter os nossos santos à religião deles, através de uma disputa teológica, acabaram simplesmente por abatê-los.
Em último lugar, gostaria de lembrar uma grande mulher, também da França, de Paris. É a serva de Deus, ROSÁLIA RENDU, das Filhas da Caridade. Viveu nos períodos conturbados de 1830 até 1848, os mais terríveis, após a Revolução Francesa. Era o tempo da cólera, e sua caridade foi maior que todas as misérias de então. E não houve pessoa que não experimentasse a grandeza do seu coração. Seu prestígio foi tal, que chegaram até a dar o seu nome a uma das grandes avenidas de Paris. Morreu no ano de 1856.

Muitas vezes não entendemos os desígnios de Deus. Mas sempre acabaremos por descobrir que são   desígnios   de   amor,   de   bênçãos   e   de   paz para nós.