MEDITAÇÃO do dia 12 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio.“ (L 6, 43-45) Irmãos e irmãs! As comparações de Jesus são feitas para melhor entendimento de seus discípulos, usando imagens próprias do seu tempo. Árvore boa dá bons frutos e árvore ruim, frutos ruins. Da mesma forma as pessoas que tem bom coração só podem viver o amor, fazendo o bem a todos que necessitam delas. Ficamos felizes ao perceber a bondade das pessoas e exclamamos com alegria: “Esssa pessoas dão santas!” Certos meios de comunicação destacam com freqüência, a maldade de pessoas, fazendo crer que todas são violentas. Começamos a ter medo uns dos outros.
É preciso reagir, fazer “propaganda”, divulgar a bondade, a santidade de nossos irmãos e irmãs. Proponho a você um esforço maior para evitar todo comentário negativo sobre qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, vamos fazer uma campanha para divulgar que a imensa maioria das pessoas são boas e até santas. Com isso vamos criar um ambiente novo e mais verdadeiro.
Vamos tentar? Tente começar agora, hoje ainda. Queira ler todo o texto do evangelho desde dia:Lc 6, 43-49
************************************ A FELICIDADE QUE O SENHOR OFERECE Felizes os amigos do Senhor! Tu poderás ser um dêles, se andares nos seus caminhos. Tuas mãos terão que trabalhar, mas esse trabalho te dará o sustento, e ainda, felicidade e bem-estar. Tua esposa será a companheira, que contigo criará o teu lar. Teus filhos, fruto do teu amor, farão a alegria da tua mesa. E assim que serão abençoados os amigos do Senhor. Assim também Ele te abençoe, e te faça participar na prosperidade do seu povo, ao longo de toda a tua vida. E na tua velhice, possas ver os filhos dos teus filhos. E assim que o Senhor dará a todos nós a sua Paz. Salmo 127

CELEBRAÇÕES do dia 12 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” –
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós" (Fl 1,3).

Hoje, no Japão, temos duas grandes comemo­rações.
Uma é lembrada pelo simples nome de MÁR­TIRES JAPONESES. Foram homens queimados vivos, em Nagasaki, até crianças de 7 anos, degola­das. Entre as crianças, estavam, os pequenos Pedro e Paulo, além de Tomás, com 10 anos e Miguel, com 13.
A outra comemoração japonesa é a dos fran­ciscanos APOLINÁRIO FRANCO e TOMÁS DE ZUMARRAGA. O que podemos contar deles? Eram espanhóis, junto com quatro catequistas, estes, japoneses. Fo­ram condenados à fogueira. Era o dia 12 de setem­bro de 1622.

Agora, um sacristão da Bélgica: GUIDO. O mal que fez foi dedicar-se aos pobres junto a Notre Dame de Laeken. Foi também peregrino em Roma e em Jerusalém. Morreu no começo deste milênio.

Ainda há tempo de passar à Itália e festejar uma mulher chamada VITORIA FORNARI, viúva e fundadora das Anunciadas. Casou com 17 anos, teve 6 filhos, em 8 anos de casada. Todos se tor­naram religiosos, menos um menino que morreu cedo. Aos 42 anos, a própria Vitória se fez religiosa e reuniu em torno de si as companheiras para a nova Congregação. Morreu em 1617. o mundo parece por vezes tão grande!

As boas notícias, mas sobretudo as pessoas generosas, tor­nam o mundo, o universo, e o nosso lar, a casa dos amigos de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 11 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus contou-lhes, também, uma parábola: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando não percebes a trave que está no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no teu olho e, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. “ (Lc 6,39-42) Irmãos e irmãs! Como é fácil ver defeitos nos outross. Parece que somos perfeitos e só eles é que são pecadores. Felizmente a maioria das pessoas tem o coração cheio de amor e procura se esforçar para ver só o bem que os outros fazem. Parabéns, se você faz parte desse grupo. Jesus esta nos chamando a atenção para que nos examinemos como vemos as pessoas. É fácil ver atitudes que parecem ser erradas; não custa muito observar o que parece ser um defeito em outras pessoas. Quando tivermos a tentação de fazer alguma observação, é importante acrescentar "que parece" que tal pessoa possa ser assim.
Jesus nos pergunta porque vemos o cisco no olho do irmão e não vemos a trave no nosso olho. Somos pecadores, temos defeitos e precisamos nos corrigir. Jesus diz em outro evangelho que devemos ser sal da terra, dar gosto novo à vida; luz do mundo que mostra o caminho da verdade; fermento que faz toda vida crescer. Quando nos esforçarmos para ser melhores estamos ajudando outras pessoas a terem animo para corrigir seus possíveis defeitos e viver a alegria da vida. Que o Senhor nos dê a graça de ver em detaques toda nossa vida e olhar os outros, nossos irmãos e irmãs, com olhos misericordiosos.
************************** O CAMINHO PARA DEUS “Nossa terra é de Deus! “O mundo inteiro,
com todos os seus habitantes, a Ele pertence. Ele mesmo lançou suas fundações, e as mantém bem firmes. Quem poderá aproximar-se verdadeiramente deste Deus? O que se exige para viver na sua santa presença? Ter limpas as mãos, e puro o coração, não se fixar nas aparências, nem jurar falso. Quem proceder assim, obterá a bênção do Senhor, e a justa recompensa do Deus que salva. São estes os homens que andam à sua procura, que buscam ansiosamente a sua presença”. Salmo 23

CELEBRAÇÕES do dia 11 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“Combate o bom combate, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado" (lTm 6,12a)

Antes de começarmos a falar dos santos deste dia, vamos evocar os MÁRTIRES DO GOLPE MILITAR DO CHILE, que em 1973 se cobriu de sangue, também de sangue brasileiro. Jamais a história esquecerá que foi a Igreja quem deu abrigo a tantos perseguidos e evitou o derramamento de mais sangue. Mas precisamos curvar-nos diante de muitos inocentes, sacrificados pelo regime militar desastroso que se instalou naquela época, no Chile.

Vamos a um santo de nome significativo: SÃO PACIENTE. É do século V. Foi bispo e confessor, na cidade de Lião, na França. O que foi que o distinguiu? No tempo da gran­de fome, procurou, às margens dos dois grandes rios que convergem em Lião - o Ródano e o Saone ­ - quantidade de trigo para todas as cidades ribeirinhas.

Mas há outras figuras, celebradas hoje, que são realmente de grande veneração. Lembramos o Bem­-aventurado JOÃO GABRIEL PERBOYRE. Foi mártir na China. Mas de fato, era francês e padre lazarista. Realizou seu sonho, no dia em que embarcou para aquele grande Continente, que acolhe o maior número de pessoas do mundo. Isso se deu em 1835. Mas não conseguiu pregar o Evangelho de viva voz, senão durante quatro anos. Entretanto, pregou o Evangelho imitando a Paixão do próprio Cristo. Seu espírito de oração e contemplação o havia pre­parado para conformar-se a Cristo, pela cruz e pelo sangue. Foi martirizado por estrangulamento, no ano de 1840.

Evocamos, ainda, os santos PROTO e JA­CINTO, dois nomes muito comuns em Roma. Prato quer dizer "primeiro". Ambos estão enterrados no cemitério de Basília, na Via Salariana. São mártires. Sabemos que houve escavações naqueles luga­res e que seus ossos foram encontrados, trazendo ainda as marcas do suplício do fogo.

Os santos, os mártires, são nossos pais na fé e nossos predecessores.

MEDITAÇÃO do dia 10 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “A vós, porém, que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam. (Jc ., 27-28,31-32) Irmãos e irmãs! Nesses dias estamos meditando trechos de Lucas no capítulo 6. Na meditação de ontem, lemos a palavra de Jesus nos dizendo quem são os bem-aventurados. Não basta fazer algumas coisas, ou amar aqueles que nos amam. Porque, diz Jesus: “Até os pecadores amam aqueles que os amam”. Neste mês da Bíblia, somos convidados a rever se estamos lendo e madeitando a Palavra de Deus. Essa meditação tem ajudado a mudar nossa vida, amar os inimigos, tratar as pessoas como gostaríamos que nos tratassem? Estamos nos esforçando para amar com a vida e não só apenas com palavras e boas intenções? Queira ler todo o texto do Evangelho do dia: Lc 6, 27-38
*********************************** ORAÇÃO “Derramai, ó Deus, em nos­sos corações o vosso Espírito de amor, para só pensarmos o que vos agrada e amar-vos com sinceridade em nossos irmãos e irmãs. Que possamos crescer no amor, empenhando toda vida na vivencia da fraternidade. Daí-nos força para irmos ao encontro das pessoas que esperam sinais de solidariedade. É o que pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém”.

CELEBRAÇÕES do dia 10 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Timóteo, guarda o depósito, evita o pala­vreado vão e ímpio e as contradições de uma falsa ciência" (1 Tm 6,20).

No dia 10 de setembro, um pensamento espe­cial e uma oração em favor dos profissionais da imprensa. Hoje é o "Dia da Imprensa". Quase ninguém imagina que milhares de ope­rários passam a noite trabalhando, para que nós, nas primeiras horas do dia, possamos saber o que se passa no mundo. Muitos deles realizam tarefas cansativas, em condições precárias, sob a pressão do relógio. Se fôssemos falar de nossos amigos repórteres, tería­mos histórias curiosas e, às vezes, também dolo­rosas, a contar. Sofrem pelo que relatam, pelo que não conseguem passar como notícia, e ainda pelo que os seus chefes modificam, desaprovam ou acres­centam por própria conta. Nós temos obrigação de defender a liberdade de expressão. Mas, também, o dever de reclamar contra as difamações, calúnias e até meias-verda­des publicadas. Isto significa valorizar a imprensa.

Hoje, em Nagasaki, cidade da bomba atômica, lembramos o horrível martírio de homens, mulhe­res e crianças, condenados à morte em fogo lento, por causa da fé em Cristo. Leigos japoneses e corea­nos, junto com missionários estrangeiros. Era o dia 10 de setembro de 1622. O animador deles foi o franciscano, Bem-aventurado RICARDO DE SANTANA.

E agora passamos à Inglaterra. Encontramos AMBRÓSIO EDUARDO BARLOW, beneditino, mártir, homem de muita oração e coragem. Dele recordamos esta frase: "Não gosto dos que olham para Deus pelo buraco da fechadura. É preciso dar testemunho de Deus diante dos ho­mens!" Morreu em 1641.

Por fim, SÃO NICOLAU DE TOLENTINO, sacerdote agostiniano e confessor, que viveu entre os séculos XIII e XIV.

Quem escreve para os outros deve lembrar-se da palavra de Deus, que foi depositada em seu cora­ção; ou seja, deve lembrar-se da Verdade e do Amor.

MEDITAÇÃO do dia 09 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: "Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir! Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem. Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas”. (Lc 6, 20-23) Irmãos e irmãs! Os Evangelhos narram duas vezes o que Jesus disse sobre as Bem-aventuranças. O texto de Mateus é um pouco maior que este de Lucas. Neste texto, após o anuncio das bem-aventuranças, Jesus fala dos “ais”, da infelicidade dos que não são fiéis a Palavra de Deus, conforme lemos em Lc 6. 24-26 diz: “Ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis! Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas”. Somos chamados a fazer parte dos bem-aventurados, dos que procuram ser fiéis à Palavra de Deus, Queremos ser felizes e para isso procuramos “ser pobres”; sentir a fome dos irmãos famintos; chorar com os que choram; sofrer toda perseguição pela causa da justiça do Reino, Alegres, vamos vivendo a esperança de ser chamados ao Reino dos Céus. Jesus nos propõe: lutar, carregar a cruz para conseguir a vitória da ressurreição. Que possamos receber a graça de entender e viver essa proposta de felicidade que começa aqui mesmo, com a alegria de viver o amor pleno de Jesus. Para acolher a Palavra de Deus precisamos pedir sempre luz, sabedoria e força do Espírito Santo. Antes de ler e meditar a Palavra de Deus procure invocar o Espírito Santo.
*************************************
Ó ESPÍRITO SANTO, dai-me Um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo, e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém”. (Oração do Papa Paulo VI)

CELEBRAÇÕES do dia 09 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir? .. O vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas estas coisas". (Mt 6,31-32b)

Nesse dia 9 de setembro, vamos começar lem­brando a importância da agropecuária no Brasil. Hoje é o "Dia do Veterinário", o profissional que cuida da saúde de nossos animais tão preciosos, quando nosso povo faminto reclama alimentação mais consistente! O veterinário em seu trabalho constitui sem dúvida uma promessa para este Brasil, que deve voltar-se para os campos e para a produção de alimentos.
Os administradores de Empresa, que também são lembrados no dia de hoje, precisam manter-se atentos, numa hora de desemprego crescente. É de sua capacidade e criatividade, e de seu amor pelos operários, que esperamos novas possibilidades de o povo ganhar o pão mediante um trabalho digno.

E vamos aos santos. Queremos destacar hoje SÃO PEDRO CLAVER, o apóstolo dos negros e dos escravos. Trabalhou na Colômbia, América Latina. E revelou delicadeza e caridade insuperáveis para com essa população oprimida. Ele batizou milhares de negros e escravos por suas próprias mãos. Morreu em 9 de setembro de 1664.

Ainda há espaço para lembrarmos um bispo itinerante, missionário da Baviera, chamado CORBINIANO. Deveu a sua educação primorosa à mãe, que era irlandesa. Mesmo sendo viúva, deu os mais atenciosos cuidados à educação do filho, que tão bem serviu à Igreja daquela época, tornando-se também um santo.

Na França, é lembrado hoje o Bem-aventurado TIAGO LAVAL, médico, sacerdote e missionário, falecido na Ilha Maurícia, onde trabalhava, em 1864. Tiago foi beatificado em 1979, pelo Papa João Paulo II.

O pão nosso de cada dia, que pedimos a Deus, depende em grande parte da política agropecuária, mas também das chuvas, e do bom tempo que de Deus imploramos.

MEDITAÇÃO do dia 08 de setembro

Palavra do Evangelho: “A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco”. (Mt 1, 18-23) Irmãos e irmãs! Celebramos hoje a festa da Natividade de Nossa Senhora, o aniversário de nossa querida Mãe Maria. Damos graças a Deus pela vida de Nossa Senhora que aceitou ser Mãe de Jesus e colaborou na sua missão. Somos devotos de Maria e a invocamos por centena de títulos, na tentativa de dizer o quanto a amamos. O texto que lemos hoje fala do nascimento de Jesus que aconteceu pela “ação do Espírito Santo”. São José teve uma colaboração especial. Nesta celebração de aniversário, queremos agradecer a Nossa Senhora tudo que temos recebido por meio dela. Ser devoto de Nossa Senhora é fundamental para todos os cristãos católicos. A devoção a Nossa Senhora não é igual a de outros santos ou santas. Jesus quis vir a nós por Maria. Ela nos ajuda a viver a fé cristã, dizendo: façam tudo que meu Filho Jesus lhes ensina nos Evangelhos. Por isso, vamos rever em que a devoção a Nossa Senhora esta ajudando a sermos mais cristãos e mais cidadãos. Ser devoto de Nossa Senhora nos anima a aceitar todas as pessoas como verdadeiras irmãs. Não é possivel aceitar a Mãe se não aceitamos também os irmãos. Com Maria, nesta festa do seu aniversário, louvamos e agradecemos a Deus, cantando o MAGNIFICAT
"A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre". Amém

CELEBRAÇÕES do dia 08 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” – do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985, Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog). “Disse Jesus ao discípulo: 'Eis a tua mãe!' E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Celebramos hoje a NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA. Toda família festeja o aniversário da mãe. Às vezes, essa festa reúne apenas os filhos. Outras vezes, abrimos as portas para amigos e vizinhos, ou até para a comunidade. É o que fazemos hoje .para o dia natalício de nossa Mãe do Céu. No Oriente, terra de Maria Santíssima, a Natividade foi celebrada desde o início do cristianismo; em Roma desde o século VII. É uma das quatro mais antigas sole­nidades em honra de nossa Mãe, a Virgem Maria. Neste mesmo dia. celebra-se em todo o mundo a "Campanha de Alfabetização do Povo". É o momento de Nossa Senhora inspirar nova iniciativa em favor dos que não sabem ler e escrever, neste Brasil sofrido. Mas temos também alguns santos, como ADRIANO, da Ásia Menor, muito celebrado em Roma, numa procissão noturna, na Basílica de Santa Maria Maior. E ainda SÃO SÉRGIO I, Papa, que veio da Síria, mas se fixou em Roma. Dele, temos o canto do "Cordeiro de Deus", durante a missa, justamente para celebrar melhor a festa da Virgem Maria. Mor­reu no 19 ano do século VIII. Afinal, o Bem-aventurado ALANO DE LA RO­CHE, um frances dominicano, grande missionário na Holanda, Belgica e França no século XV. Toda a vida é um presente de Deus. O maior de todos os presentes, no entanto, foi a vida de Jesus, que nos veio por meio de Maria, cujo ani­versário natalício celebramos hoje.

MEDITAÇÃO do dia 07 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: “Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?” Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: “Estende a mão!”
O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus”. (Lc 6, 6-11) Irmãos e irmãs! Hoje é o Dia da Pátria. Celebramos o começo de nossa independência que vai acontecendo cada dia. Aqui nascemos. aqui vivemos; é a Casa comum de todos nós. O amor à pátria nos compromete como verdadeiros cidadãos. Escolhemos nossos governantes na esperança de que pela sabedoria e honestidade sejam consolidadas a concórdia e a justiça para o bem de todo o povo brasileiro. O texto do Evangelho nos apresenta Jesus, em um sábado, ensinando na sinagoga. Lá está um homem doente, com a mão seca. Os escribas e fariseus observam se Jesus vai curar o homem naquele sábado. Jesus faz a grande pergunta: “Em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?” O homem foi curado por Jesus e aqueles “religiosos” ficaram com raiva. Temos dificuldade de fazer com que a Palavra de Deus se transforme em vida, em compromisso de fraternidade, de solidariedade. Somos especialistas em dar desculpas que imaginamos possam justificar nossas omissões. Neste Dia da Pátria, revendo nosso dever de cidadãos, procuremos responder a pergunta de Jesus: “em dia de sábado – e em todos os dias -, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?” Neste dia, de modo especial. converse com sua família sobre o Brasil e tente descobrir nossas omissões como cidadãos. Queria rezar a Oração pela Pátria.
**************************************** ORAÇÃO PELA PÁTRIA
Ó Deus que organizais todas as coisas com admirável providencia, acolhei as súplicas que fazemos pela nossa pátria, pelo nosso querido Brasil. Que sejam consolidadas a concórdia e a justiça., Dai sabedoria aos políticos que o povo elegeu
esperando que administrassem com honestidade as riquezas do país
em benefício de todos, a começar dos mais pobres.
Que por graça de Deus, trabalho dos governantes e participação das forças vivas da nação,
renasça a esperança e o povo brasileiro volte a sonhar com um Brasil,
terra de paz e de verdadeira justiça.
É o que pedimos, Deus Pai, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida,
padroeira do Brasil. Amém

CELEBRAÇÕES do dia 07 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Cl 3,2-3).

Hoje é o "Dia da Pátria", ocasião propícia para lembrarmos que somos irmãos uns dos outros, e que adoramos o mesmo Deus e Pai. E temos obrigação de dizer a esse mesmo Deus, Criador do Céu e da Terra, o nosso profundo "obri­gado". Primeiro, pelo povo generoso, humilde, pa­ciente e trabalhador, que são os nossos irmãos bra­sileiros. Segundo, pela terra fecunda, os climas di­versos, as águas abundantes e o céu propício com que Deus nos brindou. E o terceiro agradecimento, é pelo dom mais valioso, que é o espírito religioso, a confiança constante na Providência Divina, con­fiança essa baseada no Evangelho de Jesus.

Vamos, ainda, lembrar um santo e uma santa, celebrados hoje. O Santo é CLODOALDO, de Paris, na França. Era filho do rei Clodomir, e tornou-se padre e con­fessor. Dele nos relata Gregório de Tours que "desde­nhando o reino terrestre e persistindo nas boas obras, foi padre até os últimos instantes da vida".

Ainda na França, lembramos SANTA MADEL­BERTA. Cresceu na abnegação, na piedade e na caridade. Foi monja e superiora de mosteiro. Mor­reu em 705, em odor de santidade.

Na Tchecoslováquia, são lembrados hoje os Bem-aventurados MARCOS CRISIN, ESTÊVÃO PONGRACZ e MELQUIOR GRODECZ, sacerdo­tes: o primeiro foi cônego e os outros dois, jesuítas. Viveram no século XVII e foram queimados vivos. Consta que Estêvão agonizou durante 20 horas.

A Pátria é o lugar em que Deus mesmo nos colocou, para a transformarmos em Terra da pro­messa, onde reine a paz e a justiça.

MEDITAÇÃO do dia 06 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Trouxeram-lhe (a Jesus), então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” ( que quer dizer: “Abre-te” ). Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: “Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”. (Mc 7, 32-37) Irmãos e irmãs! O Evangelho deste domingo nos apresenta pessoas bondosas que levam a Jesus um doente, na esperança que Jesus o cure. Jesus atende a esse pedido, fazendo alguns gestos simbólicos: colocou os dedos sobre os ouvidos; cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua; olhou para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” ( que quer dizer: “Abre-te” O dedo transmite poder e indica esse poder; a saliva, segundo os antigos, tinha virtudes terapêuticas e a de Jesus realiza milagres; olhou para o céu indicando de onde vem o auxilio. Depois Jesus deu a ordem: “abre-te”. E “imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente”. Jesus vai ser conhecido com aquele que “tem feito bem; faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”. (Mc 7,37). Quantas pessoas querem falar, desejam ouvir. Como podemos ajudá-las? Não se trata só da cura física, mas de dar espaço para que falem a começar da própria casa. Podemos perceber pessoas pronunciando palavras, mas podemos estar surdos e não as ouvir. Que tal examinar como acontecem ou não os diálogos com os que convivemos ou que encontramos todos os dias? Queira ler e meditar o Evangelho deste dia, tirado de Marcos 7, 31-37 *****************************************] SALMO 145 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!" "O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro. Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!”

CELEBRAÇÕES do dia 06 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"O Senhor me libertará de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celeste", (2Tm 4,18a)

O Concílio Vaticano II havia pedido que se formasse a Comissão de Justiça e Paz, tarefa que foi executada logo após, pelo pranteado e tão vene­rado Papa Paulo VI. Logo a seguir, já em 1967, formou-se a pri­meira Comissão de Justiça e Paz, na América La­tina. Não demorou muito para que diversas Comis­sões semelhantes atuassem, com energia e coragem, em vários pontos de nossa Terra.

Hoje é cultuada na América Latina a MEMÓ­RIA DOS CRISTÃOS VENEZUELANOS, caídos na luta pela justiça e pela paz em seu país.
E os santos de hoje?
Na Palestina, venera-se o PROFETA ZACARIAS que, com muita audácia e inspiração, levou o povo a reconstruir o templo, após o exílio da Babilônia.

Mas celebramos também um santo do Novo Testamento: ONESIFORO. São Paulo lhe dá um duplo louvor. Primeiro, o de não ter tido vergonha de visitar o Apóstolo preso. Segundo, porque One­síforo lhe prestara relevantes serviços, quando São Paulo se encontrava numa situação difícil, em Efeso.

Em Cartago, na atual Tunísia, hoje é o dia dos mártires DONACIANO, LETO e Companheiros. Os dois primeiros, nomeados, eram Bispos muito perseguidos no século V. Leto foi queimado vivo.

Finalmente, em Roma, SANTO ELEUTERIO, do século VI, beneditino e conhecido de São Gre­gório. E muito admirado por sua simplicidade e espírito de oração.

A luta em favor da justiça e da paz se estende pelo mundo inteiro, através de grupos generosos e por vezes muito sacrificados. Que recebam o nosso apoio e a nossa oração!