MEDITAÇÃO do dia 29 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado”. (Mc 6, 18-20) Irmãos e irmãs! João Batista questionava Herodes, tentando ajudá-lo a mudar de vida. O próprio Herodes reconhecia a bondade de João Batista e “até lhe dava proteção e gostava muito de ouví-ilo”. Mas, apesar do esforço de João Batista, Herodes não queria deixar seus modo de viver. Na primeira ocasião favorável, mandou matar João Batista, talvez pensando que assim ficaria livre do questionamento Os verdadeiros amigos querem nosso bem, tem coragem de dizer o que parece, para eles, deve ser mudado ou melhorado em nossas vidas. Você tem alguém que lhe mostra seus possíveis defeitos? Essa pessoa certamente é sua amiga. Como costuma aceitar ou não as observações que lhe fazem seus familiares ou amigos? João Batista nos anima a dizer sempre a verdade, mesmo que isso possa causar sofrimentos. Ele é mártir, testemunha fiel de Jesus Cristo, O sangue de João Batista e de todos os mártires nos dão para lutarmos sempre pela verdade para que a justiça aconteça em nosso mundo. ********************************
A PAZ DA CONSCIÊNCIA VEM DE DEUS "Fe1iz O homem,cujos pecados foram perdoados, cujas culpas foram apagadas. Feliz êle é, pois o Senhor deixou de considerar sua infidelidade, e ele mesmo acabou por reconhecer: "Eu pequei..." Enquanto eu abafava a voz da minha consciência, uma aflição me consumia por dentro, e me fazia gemer o dia· inteiro. Tua mão, Senhor, pesava sobre mim, e eu me sentia sem ânimo nenhum, corno nos dias de mormaço quente do verão. Aí, não agüentei mais ocultar o meu pecado, e te revelei o mal que cometi. 'Então resolvi: . "Vou reconhecer minha infidelidade diante do Senhor". E Tu me perdoaste! Por isso, quem fôr seu amigo, recorra ao Senhor no tempo da aflição. Mesmo que aconteça uma catástrofe, ele não será atingido. Porque também para mim, Senhor, foste um abrigo seguro, e ainda hoje me preservas da angústia. A alegria da tua salvação me envolve inteiramente". Salmo 31 a

CELEBRAÇÕES do dia 29 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“É dele que está escrito(disse Jesus): 'Eis que envio o meu mensageiro à tua fren­te; ele preparará o teu caminho diante de ti". (Mt 11,10)

Hoje celebramos o martírio de SÃO JOÃO BATISTA, aquele que o próprio Jesus qualificou de o "maior profeta da Antiga Lei", que deu a vida para preparar os caminhos do Senhor. "Sim, vos digo eu, ele era mais do que um profeta. Em verdade, eu vos digo que entre os nas­cidos das mulheres, não veio ao mundo outro maior que João Batista", disse Jesus. João havia afirmado uma vez: "Convém que ele (Jesus) cresça, e que eu diminua". E Santo Agos­tinho acrescenta a essa palavra de São João Ba­tista: "Tu diminuis, João, porque te cortaram a cabeça, e Ele, o Cristo, crescerá com a cruz!"

Mas vamos ainda lembrar uma mulher, SANTA SABINA. Foi muito cultuada em Roma, pois lá existia uma Igreja em homenagem a ela, no século V. Sem dúvida, mártir da fé.

Na Etiópia, veneramos o padre lazarista már­tir, GHEBRA MIKAEL.Foi um peregrino da fé, buscando-a no Egito, em Roma, e em Jerusalém. Depois que descobriu essa fé, fez-se padre e lutou pela união de todos os que se haviam separado da Igreja. Pio XI beatificou-o em 1926.

Por fim, na França, a Bem-aventurada JOA­NA JUGAN, fundadora das Irmãzinhas dos Pobres, em 1842, beatificada pelo Papa João Paulo II em 1982.

São João Batista será sempre o modelo daque­les que preparam a chegada de Jesus ao coração dos homens.

MEDITAÇÃO do dia 28 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas”. (Mt 25, 1-3) Irmãos e irmãs! A reflexão da Palavra de Deus é muito rica e cada vez que a fazemos descobrimos algo de novo É o Espírito Santo quem nos inspira, de acordo com o momento que estamos vivendo. Deus nos deu com a vida uma missão especial. É cumprindo essa missão, usando toda riqueza dos talentos que Ele nos deu, que seremos felizes. As moças de que fala o texto evangélico, tinham uma tarefa a cumprir, Para isso deveriam estar preparadas. Algumas se prepararam, levaram “as lâmpadas com o óleo necessário” para receberem o noivo. Outras não previram nada, esqueceran de levar o óleo, não puderam participar, foram excluídas da festa. Uma das possiveis decisões que podemos tirar da refelexão desse texto é, de tempos em tempos,parar para rever nossa caminhada e nos perguntar como usamos a vida, os dons que Deus nos dá. Será que estamos colocando tudo a serviço do bem de nossa família, comunidade? Podemos nos considerar bons cristãos e cidadãos responsáveis?
Essa reflexão pode nos ajudar a dar passos novos, a crescer na participação da própria vida. Se ainda não fez essa experiência, tente. Certamente vai lhe fazer muito bem.
***************************** O MISTÉRIO MAIOR
“Senhor, Tu sondas o meu íntimo, Tu me conheces a fundo. Qualquer coisa que eu faça, não te passa despercebida. Penetras as minhas intenções desde a sua raiz. Posso caminhar ou descansar, e Tu já os avaliastes. Todos os meus movimentos te, são familiares. Ainda não chegaram as palavras à minha boca, e Tu já as conheces inteiramente. Tu me envolves de todos os lados, tua mão protetora se extende sobre mim. Fico maravilhado diante da tua sabedoria, não posso compreendê-Ia. Ela me ultrapassa infinitamente. Onde me poderei esconder de ti, e escapar do alcance do teu olhar? Se subir para o espaço, eu te encontro lá. Se fôr morar em baixo da terra, também aí esbarro contigo. Mesmo que eu vá me esconder lá atrás dos horizontes, será ainda a tua mão que me conduz, e até lá ela me protege. o que me adiantaria dizer: "Desapareça tôda luz! Que as trevas noturnas me envolvam inteiramentel" As trevas para ti, Senhor, não são trevas, a noite é clara como o dia, e a escuridão, transparente como a luz. Teu poder criador atuou em mim desde o início, tecendo-me no seio de minha mãe. Eu te agradeço, Senhor, por me teres criado de maneira tão prodigiosa. As tuas obras são maravilhosas! Tu já me conhecias bem a fundo, nenhuma das minhas células te era desconhecida, quando eu estava sendo plasmado no segredo da natureza. Antes mesmo de eu ter nascido, já conhecias definitivamente toda a minha vida” Salmo 138

CELEBRAÇÕES do dia 28 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Vós, agora, estais tristes; mas eu vos verei de novo e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria" (}o 16,22).

Este dia pertence, todo ele, a SANTO AGOS­TINHO. Se pudéssemos falar desse homem a vida in­teira, ainda não chegaríamos a revelar a profun­didade e extensão de sua obra. Aliás, quando ele morreu, durante a invasão dos bárbaros, no ano de 430 ou 431, parecia que todas as suas obras iriam desaparecer da História, como aconteceu com tantas outras obras de valor da época. Mas nada ou quase nada se perdeu de Santo Agostinho, porque ele mesmo fez a enumeração de suas obras e a correção das mesmas. Sua vida foi agitadíssima, sobretudo no início. Não tivesse ele a mãe que teve - Santa Mônica - certamente teríamos perdido o maior teólogo da Antiguidade e o inspirador de tantos santos, e de tanta espiritualidade ao longo da história! Foi um gênio e também um santo. Um mes­tre, que fez escola em torno de si. E ainda, um homem cheio de humor e de humildade, apesar de toda a sua austeridade, particularmente no fim da vida e na hora da morte. Hoje lembramos, também, a concentração de mais de mil posseiros em Itaporanga, Goiás, amea­çados de despejo, no ano de 1980. Retenhamos essa data como sinal de esperança para todos!

Deixem-me nomear uma mulher de nome belís­simo, que morreu em 1887: ZÉLIA GUÉRIN, esposa de Luís Martin e mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela merece menção, porque foi grande educadora". Durante sua longa doença, ainda revelou o mesmo espírito de abandono que celebrizou a filha, Santa Teresinha.
----------------------------
"A.B".  Maria Zélia Guerin e Luis Martim, pais de Santa Terezinha,  foram beatificados em 18 de outubro de 2008.  A festa litúrgica é no dia 12 de julho.--------------------------


Vamos agora à Inglaterra, onde encontramos SANTO EDMUNDO ARROWSMITH. Era sacerdote jesuíta e mártir. Já os pais dele haviam sido confessores da fé e ele também os Hcguiu nesse caminho, como sacerdote. Viveu nos anos de 1585 em diante e morreu, martirizado, em 1628.

Santo Agostinho inspirou toda a história da Teologia e da espiritualidade. Como ele, cada um de nós é herdeiro de um passado e semente de um futuro novo.

MEDITAÇÃO do dia 27 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Vigiai, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem”. (Mt 24, 42-44) Irmãos e irmãs! É comum, as pessoas se preocuparem com o futuro. Sempre que possível, fazem algum tipo de seguro, poupança, aposentadoria, ou algo que possa garantir o dia de amanhã. A melhor maneira de preparar o amanhã é viver plenamente o hoje. Jesus usa a imagem do ladrão que não avisa quando vai assaltar uma casa. Jesus fala da “segurança” de nossa “vida espiritual”. Diversas vezes os Evangelhos nos lembram que a vivencia do amor é que nos prepara para o amanhã, quando teremos que prestar contas de nossa vida. Se quisermos saber o que Jesus vai nos perguntar, no “exame final”, podemos ler o Evangelho de Mateus 25, 31-46. É o que a oração seguinte tenta resumir com a grande pergunta: Eras tu, Senhor? *************************** ERAS TU, SENHOR
Eras Tu, Senhor E meus olhos permaneceram cegos À nudez de tua fome e de tua miséria. Eras Tu, Senhor E meus ouvidos se fizeram surdos A teu clamor por trabalho e justiça. Eras Tu, Senhor E minha boca se manteve cerrada Quando mendigavas o calor de uma palavra. Eras Tu, Senhor E meus braços se cruzaram Diante de tuas mãos estendidas em súplica. Eras Tu, Senhor E meus pés se recusaram a dar um passo Quando tuas pernas fraquejaram ao peso do sofrimento. Eras Tu, Senhor E meu rosto se converteu em pedra Quando, tímido, ensaiavas pedir um sorriso. Eras Tu, Senhor E meu coração se endureceu Frente à dor que carregavas sobre os ombros. Eras Tu, Senhor E neguei minha alma Quando nela querias morar. Eras Tu, Senhor E meu guarda-roupa se manteve intacto Apesar de os farrapos mal cobrirem tua pele. Eras Tu, Senhor E minha mesa continuou vazia de convidados Embora rica e cheia de pão. Eras Tu, Senhor E o medo fechou as portas de minha casa Quando, triste e só, rondavas minha rua. Eras Tu, Senhor E eu te exclui, uma vez mais e sempre De meu Caminho De minha Verdade E de minha Vida.

CELEBRAÇÕES do dia 27 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Completo na minha carne o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreia" (Cl 1,24).

Vamos lembrar hoje, com muito carinho, a grande figura de Dom JOSÉ GASPAR DE AFFON­SECA E SILVA, segundo Arcebispo de São Paulo. Morreu de desastre de avião exatamente no dia 27 de agosto de 1943. Todos o recordam com gratidão por causa do, talvez, maior Congresso Eu­carístico Nacional, celebrado no Anhangabaú, na Capital de São Paulo, em 1942. Além de extremamente simpático, foi Reitor do Seminário, Bispo Auxiliar de Dom Duarte, e aulor das célebres Cartas Pastorais sobre o Jogo e a Fumília. E foi homem muito ligado ao povo e aos pudres.

Hoje, celebramos também outra figura de gran­de influência e atração: SANTA MONICA, mãe de Santo Agostinho. Por seu filho, que foi o maior teólogo da An­tiquidade, ela se imortalizou, no livro das "Con­fissões" Conseguiu, de fato, por sua perseverança e oração, trazer de volta ao bom caminho o moço totalmente entregue à vaidade e aos prazeres. Por causa dela, Santo Agostinho foi ouvir os sermões do grande Bispo, Santo Ambrósio, e con­verteu-se. Escreveu os mais belos livros, e tornou-se o homem mais influente da história. Foi o fruto das lágrimas e da oração da mãe santa, modelo de tantas mães que sofrem, no dia de hoje.

Na Inglaterra, é lembrado o Bem-aventurado DOMINGOS BARBIERI, sacerdote passionista, fa­lecido em 1849.

E na França, SÃO CESÁRIO, Bispo e Confes­sor e fundador de um mosteiro feminino, no sé­culo VI.

É preciso permanecermos fiéis à Igreja de Cristo. A Igreja caminha no tempo, com suas lutas e dificuldades internas e externas, mas iluminada pela esperança e fortalecida pelo Espírito. Sejamos fiéis à Igreja!

MEDITAÇÃO do dia 26 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça”. (Mt 23, 27-28) Irmãos e irmãs! Jesus critica a atitude do grupo religioso dos fariseus que só valoriza a pratica externa da lei. Eles cobram dos outros o que não fazem. Jesus usa uma comparação muito dura, chamando-os de “sepulcros caiados": por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios” de podridão. Jesus ressuscitado manda que os apóstolos, seus discípulos dêem testemunho da ressurreição. que maanifestam pela vida nova. A fé sem obras, diz um dos apóstolos, São Tiago, é morta; não tem valor algum. “Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta. Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações!” Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações! (Tg 2, 17-18). Todos dizemos ter fé. Como acontece nossa fé em ações de verdadeiro amor? ORAÇÃO
Ó Deus, que unis os cora­ções dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”

CELEBRAÇÕES do dia 26 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Fui eu que vos escolhi e vos designei par irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça" ( Jo 15,16b).

Neste dia abriu-se, em Medellín, em 1968, a II Conferência Geral dos Bispos, e a mais afamada da Igreja latino-americana. O tema foi assim formulado:
"Busca de uma nova presença da Igreja na transformação atual da América Latina, à luz do Vaticano lI".
Essa Conferência foi o grande grito de espe­rança e a luz nova para todos os que tem fome e sede de justiça. O próprio Papa Paulo VI abriu a Assembléia e lhe deu ao final a sua chancela de Pastor Supremo.

Em Roma, venera-se o PAPA SÃO ZEFERINO I. Pontificou de 199 a 217. Teve dificuldades internas e externas. Foi homem da paz e de conciliação. Repousa hoje ao lado de São Tarcísio, martir da Eucaristia.

Para lembrarmos também a mulher, vamos encontrar na França SANTA ISABEL BICHIER DES AGES . Viveu no tempo da Revolução Francesa no final do século XVIII e começo do XIX. Obra mais duradoura, após tantos sofrimentos, durante a Revolução, foi a fundação das Filhas da Cruz, para instrução cristã das zonas rurais. E Isa­bel, além de extremamente inteligente, soube ser de­licada e hábil. Na Galícia e no século passado viveu a Bem­-aventurada MARIA DE JESUS CRUCIFICADO, beatificada por João Paulo II em 1983.

Lembremos também TOMÁS PERCY, deca­pitado por ordem de Henrique VIII, em 1572, por sua fidelidade à Igreja Católica.

Afinal, em El Salvador, o catequista FILIPE DE JESUS CHACON, camponês, martirizado em 1977, pelos soldados de segurança. Muito estimado por Dom Romero, foi reconhecido publicamente por seu pároco como "grande cristão" e teve um filho também seqüestrado e assassinado em 1980.

Medellín, a Assembléia dos Bispos, trouxe-nos a esperança de que os santos, amigos antigos e modernos, sabem alimentar e fortalecer o nosso povo.

MEDITAÇÃO do dia 25 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar sem, contudo, deixar aquilo”. (Mt 23, 23) Irmãos e irmãs! Jesus questiona os fariseus que cumprem só a palavra da lei e esquecem de viver sua mensagem. Jesus não é contra dar o dizimo, mas diz, aos fariseus que não podem “deixar de praticar os ensinamentos mais importantes da Lei”, que Jesus resume no Amor a Deus e ao próximo. Ouvimos e lemos as criticas a certas denominações religiosas e certos pastores que fazem da pratica do dizimo um verdadeiro comercio. Essas atitudes podem ter prejudicado o entendimento do dizimo. Você sabe o que é o Dizimo e porque deveríamos ser dizimistas? DÍZIMO é um modo concreto de agradecer a Deus a vida, tudo que recebo como presente, sem ter direito a nada. É devolver a Deus a própria vida pela doação generosa de algo que representa o que sou e o que tenho. O Dízimo é partilha e devolução, já que tudo que temos e recebemos pertence a Deus”. Não é uma espécie de “contrato” com Deus, como uma compra, dizendo que dou tanto para receber outro tanto. É verdade que Deus abençoa a quem dá até um simples copo d’água, como ensina Jesus. Dizimo é sinal de verdadeira participação na vida da comunidade. Quem participa assume a responsabilidade pela vida toda da comunidade. Se você é católico ou participa de alguma confissão religiosa que aceita a pratica do dizimo, pergunte a si mesmo, por que é ou não dizimista? Se já é dizimista ou pretende ser, queira rezar, muitas vezes esta oração. ORAÇÃO do DIZIMISTA SENHOR, agradeço a vida que recebo todos os dias. QUERO oferecê-la a serviço da comunidade. SENHOR, sou feliz por ter sido batizado. QUERO ocupar o meu lugar na Igreja, participando como dizimista. SENHOR, obrigado pelo tempo que recebo para realizar minha missão. QUERO dar parte desse tempo, como DÍZIMO,
para ocupar o meu lugar na obra evangelizadora da Igreja. SENHOR ajuda-me a ser fiel ao chamado da Igreja. QUERO doar o DÍZIMO, fruto do meu trabalho;
que nele esteja representada TODA a minha vida. Nossa Senhora, Mãe da Igreja, que eu sinta a alegria de participar, de “caminhar com Jesus” e com meus irmãos, sendo dizimista. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 25 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Enquanto Pedra falava, o Espírito Santo des¬ceu sobre todos os que ouviam a palavra". (At 10,44)


Dois grandes Santos tornaram o dia de hoje especialmente esperançoso. Um era rei e soldado; Chamava-se LUIS IX, da França. Poucos o superaram na piedade, na justiça e na caridade. Foi preso durante a Cruzada e resgatado a peso de ouro. Assim mesmo, tentou nova Cruzada. Então, foi vítima da peste. É considerado o ideal de um chefe de Estado. Morreu em 1270.

O outro é SÃO JOSÉ DE CALAZANS. Nascido na Espanha, teve vida muito diversa da de São Luís. Como padre, passou a existência toda ensinando. Abriu numerosas escolas, destinadas à educação gratuita para as crianças pobres. Seus companheiros de ensino reuniram-se numa Congregação e demonstraram que a Providência Divina é mais generosa que todos os endinheirados da terra. Morreu aos 90 anos, após sofrer muita perseguição. Pio XII o declarou Patrono das Escolas Populares Cristãs.


Vamos até à província de Limburgo na Holanda, para aí encontrarmos um jovem, chamado GREGORIO. Ele acompanhou São Bonifácio, o grande Patrono da Alemanha, nas suas missões, fundações de Igrejas e, também, em suas viagens a Roma. Não só foi Santo, mas fundou uma "escola de santos".


Deus chama os jovens e chama os adultos. Chama até reis, para missões diversas, mas sempre dentro da mensagem do Evangelho, do exemplo de Cristo, supremo Evangelizador.

MEDITAÇÃO do dia 24 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. (Jo 1, 47-50) Irmãos e irmãs! Neste encontro do apóstolo Natanael ou Bartolomeu, ele confessa a fé em Jesus Cristo. Bartolomeu acreditou na palavra de Jesus que lhe disse: “Coisas maiores serão manifestadas”. Encontrar-se com Jesus é uma questão de fé. Uma fé que se manifesta nas palavras e que se concretiza nas ações da vida do dia a dia. Dizer que cremos, nem sempre é tão difícil; o grande desafio é colocar a Palavra de Jesus na vida. Jesus mesmo nos diz que quem acredita em sua Palavra é capaz de transportar montanhas. Os santos são pessoas que viveram a fé até as últimas conseqüências. No textos seguintes você poderá ler, como viveram a fé, alguns santos e heróis do povo de Deus. Eles nos animam a fazer da proclamação da fé um compromisso de vida. Peçamos a Jesus que aumente nossa fé. Leno os salmos aprendemos a rezar,
*************************** A CORAGEM DA FÊ “O Senhor é minha luz, é Ele que me salva. De quem terei medo? Minha vida tem seu fundamento no Senhor. Quem me poderá abalar? Mesmo que avancem os maus para linchar-me, o derrotado não serei eu, mas aqueles que me hostilizam e perseguem. Ainda que venham com um exército inteiro, não terei mêdo algum , Mesmo que travem batalha comigo, não deixarei de confiar. , Só uma coisa desejo e peço ao Senhor:: ser seu hóspede por toda a minha vida, viver na sua presença, e experimentar a sua amizade. Assim, no dia do infortúnio, Ele me acolherá, me abrigará no interior de sua casa, e porá em segurança a minha vida. Por isso, levanto a minha cabeça, e enfrento as dificuldades que me envolvem. Com alegria ofereço o meu sacrifício, E vou cantando e louvando o Senhor!", Salmo 26ª

CELEBRAÇÕES do dia 24 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Jesus viu Natanael que se aproximava e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1,47).

Hoje é o dia do Apóstolo SÃO BARTOLO­MEU. Vem ele nomeado nas quatro listas do Co­légio Apostólico. Fazia, portanto, parte do grupo dos Doze, que acompanharam Jesus durante toda a sua vida pública. Sendo assim, foi testemunha da vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Cristo. Como São João não menciona o nome de São Bartolomeu, mas em lugar dele, coloca duas vezes o nome de Natanael, amigo de Filipe, os biblistas em geral identificam Natanael como Bartolomeu, o pescador das margens do Tiberíades, ou, como disse lesus: "Um israelita em quem não há engano". Talvez tenha trabalhado na Ásia Menor e che­gado até à India, como diz uma tradição antiga. Essa mesma tradição faz supor que morreu deca­pitado. Portanto, mártir da fé.

Vamos nomear hoje duas mulheres: A primeira é venerada em Nápoles: JOANA ANTIDIA THOURET, fundadora das Irmãs de Ca­ridade, de Besançon. Teve que sofrer muito, pelas desavenças na própria família religiosa que, aliás. se reconciliou após sua morte, ocorrida no início do século XIX. A outra Santa é venerada na França: SANTA EMÍUA DE VIALAR. Fundou uma congregação religiosa de assistência e ensino religioso, que se expandiu pelo Norte da África e no Oriente, por causa do belo espírito missionário, entre os séculos XVIII e XIX.

O louvor de Cristo, dado a Natanael ou Bar­tolomeu, merece especial consideração nos dias de hoje: Viver sem falsidade nem artifício.

MEDITAÇÃO do dia 23 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “O Espírito é que dá a vida. A carne para nada serve. As palavras que vos falei são Espírito e vida. Mas há alguns entre vós que não crêem”. Jesus sabia desde o início quem eram os que acreditavam e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que eu vos disse: ‘Ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai’”. (Jo 6, 63-65) Irmãos e irmãs! Neste capítulo sexto de São João, Jesus está prometendo a Eucaristia. Ele disse: “minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida”. (J0 6, 53).
Jesus prometeu estar sempre conosco, e de modo especial, pelo pão e vinho consagrados, na Missa; pela consagração, passam a ser o Corpo e o Sangue Jesus Cristo. Essa linguagem era muito dura, que até os discípulos, naquela ocasião, tiveram dificuldade de aceitar. Jesus anunciou o “Mistério da Fé”. Na sua última refeição, celebração da Páscoa com os discípulos. Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia, que hoje chamamos de Missa. Ele se ofereceu a nós, dando toda vida na cruz e morte. Ressuscitado Ele esta presente na Eucaristia para ser nosso verdadeiro alimento. “Que come desde Corpo e bebe deste Sangue tem a vida eterna”, promete Jesus. Receber Jesus em comunhão além de acolher o Mistério de Fé, exige uma vida de comunhão com aqueles com quem convivemos.
Se você é católico e costuma participar na Missa, nos fins de semana, veja como esta vivendo essa comunhão, se está ajudando outros a serem chamados para fazer a experiência de comunhão profunda, fazendo acontecer a fraternidade e a solidariedade. ORAÇÃO Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. - Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 23 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” –
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Estais edifieados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular" (Ef 2,20).

A América Latina está toda em festa! Hoje celebramos a Padroeira principal, a primeira Santa desta parte do nosso Continente: SANTA ROSA DE LIMA. Seu verdadeiro nome era Isabel de Oliva. Mas recebeu o apelido de "Rosa", devido a uma carac¬terística física da Santa: tinha as faces sempre rosadas. Sua vida é tão simples quanto encantadora. Até aos 31 anos de idade, viveu na casa modesta do pai, onde também morreu. Era Terceira Dominicana, desejosa de viver no mundo, imitando sua Santa predileta, Catarina de Sena. Duas coisas a distinguiram: a caridade ínsu¬perável para com os índios e os negros e o espírito de oração, que a levava a passar horas inteiras rezando, numa casinha, nos fundos do quintal. Clemente X, ao proclamá-Ia Santa, chamou-a de "Estrela, que conduz a Cristo".


Na Itália, venera-se a SÃO FILIPE BENIZZI, do século XIII, superior geral e propagador da Ordem dos Servítas.


Os santos, no entanto, não nos levam a esque¬cer que hoje é também o "Dia do Artista". Este recebe da natureza muitos dons e muitos talentos, para revelar as belezas do mundo, a delicadeza e a profundidade do coração humano e do Coração de Deus.

A simplicidade, aliada à oração, leva-nos a descobrir em Deus o Pai, o Amigo e, também, o Artista Supremo.