MAIO – MÊS CONSAGRADO A NOSSA SENHORA – 01/0502010


Na tradição da vida da Igreja Católica, os cristãos católicos dedicam o mês de maio  ao louvor e ação de graças a Nossa Senhora. É difícil encontrar um cristão católico que não seja devoto de Nossa Senhora, Ela recebe  um número ilimitado de títA  diversidade de títulos. Manifestamos assim  o quanto somos pequenos e incapazes de dizer r à nossa querida Mãe comum  o quanto a amamos..
Há milhares de igrejas e capelas consagradas a Nossa Senhora, onde os cristãos se  reúnem. Por meio de Nossa Senhora querem escutar a Palavra de Deus, na celebração dos Sacramentos, para terem força de viver o ideal proposto por Jesus Cristo: serem SAL, LUZ e FERMENTO em nosso mundo. Nossa Senhora esta sempre dizendo: “façam tudo o que meu Filho Jesus lhes disser”.


Neste mês, e em todos os dias de nossas vidas queremos louvar nossa Mãe, dizendo:



Salve Rainha, 
Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro 
mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, 
ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.
Amém.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 01 de maio 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”.  . (Mt 11,28)

Hoje festejamos o "Dia do Trabalho". Entretanto, o início dessa festa foi um dia de luto, porque marcou a revolta dos operários de Chicago - mulheres e crianças. Eram obrigados a trabalhar catorze a dezesseis horas por dia.  Foram assassinados seis deles: e cinquenta ficaram feridos. Foi então que os trabalhadores levantaram a voz, dizendo:
"Ontem, as mulheres e as crianças dos pobres choraram seus maridos e seus pais, que caíram sob as balas, enquanto, nos palácios, os ricos enchiam as taças de vinho e bebiam à saúde dos assassinos da ordem! Enxugai vossas lágrimas, vós que sofreis! Coragem, escravos, em pé!"
De fato, os grevistas chegaram naquele dia, após essa intervenção sangrenta, à cifra imponente de 340 mil operários. A partir daí, começou a mudar a ordem, no mundo do trabalho.

Hoje, celebramos também um jovem missio­nário do Imaculado Coração de Maria. É CONRADO DE LA CRUZ, que morreu junto com o catequista HERLINDO CIFUENTES CASTILLO. Ambos foram sequestrados, em 1980, e até hoje não apareceram. O fato ocorreu na Guatemala. Por ocasião do desaparecimento, o Bispo juntou-se à manifestação do povo, suspendendo todas as celebrações religiosas, em sinal de luto.

Mas hoje é, sobretudo, a grande festa de SÃO JOSE OPERARIO. Embora já não conste no calendário litúrgico, essa festividade, estabelecida por PIO XII, em 1955, continua sendo lembrada.
É que São José, realmente, é modelo dos operários. Viveu silencioso, sempre cumpridor do dever e educador do Filho operário, Jesus.
Essa data, que antigamente era um dia de ódio transformou-se numa data de entendimento pacífico e de luta não-violenta.

Hoje lembramos também o grande profeta JEREMIAS. Ele é invocado no Egito. Após o assassinato de Godolias, teve que fugir da Palestina, morrendo no exílio. Aceita-se, por tradição, que tenha sido no Egito.  Jeremias foi, sem dúvida, o grande intérprete da voz de Deus.

E vamos lembrar mais um santo: JOÃO EMLIO ANIZAN, servo de Deus, que morreu em 1928. Era padre e teve de passar por provas humilhantes, mas não se deixou abater. Fundou a Congregação dos Filhos da Caridade e soube morrer por amor, em 1928.

Finalmente, lembremos o Bem-aventurado RICARDO PAMPURI, nascido no século XIX, na Itália, que foi médico e religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Faleceu com 33 anos em 1930 e o Papa João Paulo II o beatificou em 1981.

O amor dá sentido a todo sofrimento, a todo sacrifício, porque o torna redentor, elemento de construção no Reino de Deus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 30 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus”.   (lJo 4,7b)
.
Chegamos ao último dia do mês de abril  É o Dia dedicado ao "Ferroviário". Gostaríamos que ele não fosse esquecido hoje, pois merece  nosso apoio, nossas orações e nossa amizade. Ele e um homem cujos serviços são pouco lembrados e assim mesmo importantes.

Qual o Santo de hoje? É SÀO PIO V, Papa que ocupou a Cátedra de São Pedro durante Seis anos, após haver-se distinguido na Igreja como dominicano e inquisidor, no século XVI.  Foi muito duro e austero consigo mesmo. Disse certa vez: "Deus me chamou, para que eu sirva à Igreja e não para que a Igreja me sirva a mim!"
 Foi ele quem introduziu na Igreja o Missal próprio, chamado Missal ou Missa de São Pio V. Reformou também o Breviário - livro de orações próprio dos sacerdotes e religiosos - e também o Catecismo Romano.
São Pio V foi quem excomungou a Rainha Isabel I, da Inglaterra, fato esse que provocou o cisma entre católicos e anglicanos, e que perdura até hoje.
Foi ainda no tempo dele, que os cristãos obtiveram a célebre vitória de Lépanto, contra os turcos, em 1571.  Temido como Papa, foi contudo muito pranteado, quando morreu.

Lembramos hoje também SÃO JOSÉ BENTO COTOLENGO, que viveu de 1786 a 1842. Foi ele quem fundou a Pequena Casa da Providência. Soube unir as mais diferentes famílias religiosas, no serviço aos mais pequeninos, aos deficientes, dentro de uma inabalável confiança na Providência Divina.

Finalmente, a Bem-aventurada MARIA DA ENCARNAÇÃO GUYART, francesa, dos séculos XVI-XVII, enviada como missionária ao Canadá e beatificada por João Paulo II em 1980.

A serenidade, a justiça e a bondade têm que andar de mãos dadas.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 29 de abril 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Mulher, grande é a tua fé.! Seja feito como queres!"   (Mt 15 ,28a).

O dia de hoje é dedicado a SANTA CATARINA DE SENA. Foi uma mulher extraordinária, a tal ponto, que conseguiu mexer com os Papas, a Igreja e o mundo, a fim de promoverem a unidade. Teve grande atividade, a par de uma enorme capacidade de oração. Passava a maior parte do tempo rezando.  Ela nos lembra o dever de rezarmos sobretudo pela unidade da Igreja, pela qual ela tanto fez!  
Essa mulher forte usava constantemente a palavra "eu quero". Por isso, soube aconselhar, soube mandar, insistir junto a todo tipo de pessoas, até  junto a alguns Papas. 
Foi também uma mulher de apaixonante espiritualidade. Deixou-nos inúmeras cartas, além do livro "O Diálogo", em que seus discípulos registraram suas experiências místicas.  
Santa Catarina de Sena, juntamente com São Francisco de Assis, é a Padroeira da Itália.  Sua vida resume-se nesta frase: "Se eu morrer, saibam que morro de paixão pela Igreja".  Que mulher forte!

Ainda na Itália, veneramos SÃO PEDRO DE VERONA, padre dominicano. É um mártir, do tempo da Inquisição, da qual foi vítima. Exerceu grande influência espiritual em seu tempo.

No dia 29 de abril de 1979, o Santo Padre o Papa João Paulo II ainda proclamou Bem-aventu­rado a JACÓ DESIDERATO LAVAL.

A mulher forte sabe também como arrumar a casa de Deus, que é a Igreja.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 28 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Revesti-vos do Homem Novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade".   (Ef 4,24)

Hoje é o Dia dedicado à "Educação". Ela é necessária, sobretudo em se tratando da educação religiosa. É indispensável a fim de manter o espírito despertado para o bem e a verdade, o amor, a abertura para com o Evangelho.

O primeiro Santo de hoje chama-se SÃO PEDRO CHANEL. Foi homem dedicado ao ensino. Partindo para as ilhas dos Mares do Sul, na Oceania, devotou-se também aos doentes e à oração.  Fundou a Sociedade de Maria, com a finalidade de atender aos doentes. Mas teve de pagar o êxito dos seus trabalhos. Foi assassinado em 1841. Foi elevado às honras dos altares bem recentemente.

Outro Santo muito célebre, comemorado hoje, é SÃO LUIS MARIA GRIGNON DE MONTFORT. Foi o fundador dos padres monfortinos.  Era conhecido, também, como "o peregrino do absoluto", sinal de contradição para os homens de seu tempo.  Foi rejeitado até pelos Bispos de então e mesmo caluniado. Tudo por causa de suas iniciativas audaciosas, pela causa do bem.  Morreu no século XVIII e foi o Papa Pio XII quem o elevou à honra dos altares.

Mas não esqueçamos as mulheres. Hoje é festa de SANTA TEODORA e SANTA BIDIMA, mártires da Alexandria, no Egito. Foram sempre lembradas através do tempo, na Liturgia.

Missionários, místicos e mártires, trazem sempre vida nova à Igreja de Cristo.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 27 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”.   (Mt 6,33).

Hoje é o Dia dedicado à "Empregada Doméstica". E queremos prestar-lhe nossa sincera homenagem, dar-lhe nosso apoio, desejando que ela tenha dias melhores. E possa ver respeitados os seus direitos, assegurados também pela própria lei brasileira.

Iniciamos hoje nossa viagem pela Espanha, onde encontramos a figura de São PEDRO ARMENGOL, dos séculos XIII-XIV, que muito sofreu, na África, pela libertação dos cativos.

Vamos agora à Itália. Aí, na bela terra da Toscana, celebra-se SANTA ZIT A, a simpática protetora das empregadas domésticas.  Apesar de tão humilde, tão trabalhadora, ela se privava do alimento que lhe cabia, para dá-lo às companheiras, empregadas também elas.  E sabia ainda economizar seu repouso, para estar toda manhã na igreja, a fim de rezar mais.

Ao lado de Santa Zita, convém colocar a serva de Deus, MARIA LUÍZA TRICHET, da França. É conhecida como a primeira das Filhas da Sabedoria, uma congregação de religiosas. Após um período de dez anos, em que serviu com amor aos doentes, acabou por fundar uma congregação, dedicada à assistência aos enfermos. Morreu em 1759.

Enfim, vamos lembrar um mártir. É o Bispo SÃO ÂNTIMO. Era extremamente fino e de tal delicadeza, que chegou a oferecer sua própria casa, para acolher e receber aqueles que vinham matá-Io!

Servir aos humildes, aos doentes, às empregadas, e também servir aos inimigos, é isto que nos leva ao coração do Evangelho.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 26 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus”.   (Jo 6,45).

Quero lembrar-Ihes hoje um mártir de nosso tempo, RODOLFO ESCAMÍLIA.  Era sacerdote e exercia seu ministério entre o povo mexicano. Foi martirizado em 1977.

Destes tempos recentíssimos, podemos partir para os princípios da era cristã. Aí vamos encontrar SÃO CLETO, muito venerado em Roma. Foi o segundo sucessor de São Pedro.
Outro Papa, igualmente venerado em Roma, foi SÃO MARCELINO, mas este já do século III. Sobre São Cleto sabemos muito pouco, a não ser que foi mártir.
Sobre São Marcelino existe uma documentação, por vezes até tendenciosa. Por isso mesmo, não chegamos a saber se, de fato, foi mártir, como se afirma, no período de perseguição de Diocleciano.

Vamos para o Egito. Aí encontramos SÃO TEODORO, um dos fundadores da vida nos mosteiros, juntamente com São Pacômio, no século IV.  Ele foi, sem dúvida alguma, pioneiro na organização do trabalho e da oração, na vida monástica.

Foi nessa mesma linha que viveu SÃO PASCÁSIO; um beneditino da França, também celebrado hoje. Foi apenas diácono. Mas governou um célebre mosteiro naquele país. Devemos-lhe um belo  trabalho sobre a Eucaristia. Viveu no século IX.

A Igreja constrói-se pela oração e pelo trabalho. Mas,  sobretudo, pela Eucaristia. Esta é a pastoral da Igreja.

AS OVELHAS OUVEM A VOZ DO PASTOR – 25/04/2010



EVANGELHO DE JOÃO 20, 27-30


“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.   
Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão.  
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai.  
Eu e o Pai somos um”.

Celebramos hoje o Domingo do Bom Pastor, que é Jesus Cristo. Recebemos do Papa Bento XVI uma Mensagem especial que tem como tema:
“O testemunho suscita vocações”.

O Papa começa dizendo que a fecundidade da proposta vocacional depende primariamente da ação gratuita de Deus, mas é favorecida também – como o confirma a experiência pastoral – pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada, pois o seu testemunho pode suscitar noutras pessoas o desejo de, por sua vez, corresponder com generosidade ao apelo de Cristo.
Assim, este tema apresenta-se intimamente ligado com a vida e a missão dos sacerdotes e dos consagrados.
Por isso, desejo convidar todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta, sobretudo neste Ano Sacerdotal que proclamei por ocasião dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, modelo sempre atual de presbítero e pároco”.

O ideal que o Papa propõe é vivido por milhares de padres e religiosos, espalhadas pelo mundo inteiro.
Quem não foi marcado pela vida de tantos padres, nas paróquias e nas mais diversas obras em beneficio do povo?  Conhecemos "padres santos" que nos dão testemunho de amor verdadeiro a Deus e ao próximo. É verdade que estão caminhando neste mundo, com suas fraquezas e sujeitos ao pecado. 

Neste domingo do Bom Pastor, como se define o próprio Jesus, queremos louvar e dar graças a Deus pelos padres que colocou nas em nossas vidas e que nos animam na caminhada, no esforço de viver a justiça e a paz, colaborando na construção do mundo baseado no verdadeiro amor de Jesus.

No meio de milhares de padres que são fiéis ao chamado de Jesus, que procuram viver o seu amor, na oferta de suas vidas a todas as pessoas, a começar pelos pobres, pelos marginalizados,  lamentamos que possa haver alguns  que falharam na vivencia dos ideais dos verdadeiros pastores. Vamos rezar por eles para que se convertam.

O Papa  termina a mensagem com um apelo aos jovens.

”Que este Dia Mundial possa oferecer, uma vez mais, preciosa ocasião para muitos jovens refletirem sobre a própria vocação, abrindo-se a ela com simplicidade, confiança e plena disponibilidade.
A Virgem Maria, Mãe da Igreja, guarde o mais pequenino germe de vocação no coração daqueles que o Senhor chama a segui-Lo mais de perto; faça com que se torne uma árvore frondosa, carregada de frutos para o bem da Igreja e de toda a humanidade. Por esta intenção rezo, enquanto concedo a todos a Bênção Apostólica. Bento XVI”.
*****************************
ORAÇÃO pelas VOCACÕES

“Senhor da Messe e Pastor do rebanho,
faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:
     "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.


Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino
na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas.
Dá perseverança a todos os vocacionados.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM. Amém.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mt 28,29b).
--------------------------
HOJE celebramos o quarto domingo depois da PÁSCOA, chamado o Domingo do Bom Pastor.
----------------------------

Hoje, no Brasil, é o "Dia do Contabilista". 

Mas na América Latina toda venera-se o religioso franciscano Bem-aventurado PEDRO DE BE­TANCOURT.  Vindo da Espanha, fixou-se na Guatemala, pondo-se inteiramente a serviço dos Índios escravizados, das crianças abandonadas e dos pobres sem trabalho. João Paulo II o beatificou em 1980.

Mas lembramos também, com muito afeto, o evangelista SÃO MARCOS; companheiro de São Paulo e depois, redator do evangelho que São Pedro pregava aos primeiros cristãos.  Os autores do início do cristianismo chamavam São Marcos de "intérprete de São Pedra", isto é, o escritor que fez o compêndio das explicações catequéticas do primeiro entre os Apóstolos, São Pedro.  Mas ele também voltou a servir a São Paulo. 
O Evangelho de Marcos nos revela, sobretudo, o contraste forte entre o Cristo que cura, perdoa e expulsa os demônios e os homens que não lhe aceitam a doutrina, mas zombam dele e buscam matá-lo.  Tal contraste é explicado pelo cumprimento da Lei, no plano divino.  Aliás, isto se realiza na vida de cada um de nós: por mais que façamos o bem, sempre encon­tramos quem pense o contrário ou diferente de nós e nos critique ou até nos persiga.

Outros Santos destes dia: SANTO ERMINO, beneditino, Bispo e Confessor do século VIII; SÃO FÉBADO, francês ilustre, Bispo e Confessor do século IV; e SÃO RÚSTICO, 22º Bispo de Lyon, falecido no ano de 501.

O Evangelho de Jesus é a melhor explicação.  A única explicação para as injustiças e as falsidades que nos cercam. E é por isso mesmo, garantia de que Cristo vence em nós e por nós.