CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Deixai  as crianças virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino dos Céus".    (Mt 19,14)

Antes de começarmos a meditação sobre os santos do dia, gostaria de evocar o grande herói da Guatemala, FAUSTINO VILLANUEVA, sacerdote de origem espanhola.  Ele havia trabalhado vinte anos, quando uma noite foi assaltado por dois homens armados e crivado de balas, no presbitério da sua igreja.  Não permitiram que seu cadáver fosse levado para os seus índios, aos quais havia dedicado seus 20 anos de sacerdote. Isso ocorreu em 1980.

Vamos à China, para aí venerarmos o Bem-Aventurado  MARCO KITIEN-SIANG.  Pai de família, de início foi vítima do ópio e se afastou dos sacramentos, durante trinta anos.  Depois, traído pelos seus, foi perseguido pelos Boxers, em 1900. Mas perseverou na fé, à qual retornara com sinceridade e amor. Ao ser executado, ainda teve tempo de dizer a um de seus netos:  "Nós vamos voltar agora à Casa do Pai".

Em Roma, veneramos os sete mártires, que foram enterrados em cemitérios diversos. É curioso que se unem sete nomes de sete lugares diferentes: FÉLIX, MARCIAL, VITAL, ALEXANDRE, SILVANO, JANUÁRIO e um outro ALEXANDRE.  Esses sete mártires são conhecidos como São Félix e seus companheiros. Foram martirizados no ano de 162.

Mas vocês não me perdoariam se eu não nomeasse hoje o Bem-Aventurado EMANUEL RUIZ, sacerdote e mártir, junto com sete franciscanos, massacrados pelos muçulmanos, em 1860. Três deles eram jovens maronitas, que não queriam separar-se dos missionários, na hora do martírio.  Pio XI quis beatificá-los juntamente com os religiosos, cuja causa - Cristo - eles haviam abraçado com sinceridade.

A doação aos pequeninos e fracos, como acontece muitas vezes com os nossos índios, nos leva a descobrir, quem sabe, os maiores heróis da História.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 09 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba".    (]o 7,37b)
----------------------------
“A.B.”
Celebramos hoje a festa de  Santa Paulina, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Nasceu em Trento - Itália, em 16 de dezembro de 1985 e faleceu em São Paulo, no dia 09 de julho de 1942.  "Damos graças a Deus pela vida e pela santidade de Santa Paulina. Dela aprendamos a ser pessoas de oração, humildes e muito dadas à caridade, prin­cipalmente com os doentes. Foi plena de amor para com os irmãos doentes. Como toda pessoa tinha suas dificuldades e seus problemas, mas diante do sacrário enfrentava a todos eles. Realizava com simplicidade e zelo as tarefas de cada dia". 
-----------------------------
----da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1942 +). São dos iEm 1920, morria em Recife, Pernambuco, PEDRO LERSA, estivador, que lutou pelos direitos dos trabalhadores. Foi preso e assassinado na prisão.

Agora, vamos à Holanda. Aí, veneramos os mártires da Eucaristia e da fidelidade ao Papa.  São conhecidos sob o nome comum de MÁRTIRES DE GORCUM. Um, era dinamarquês; outro, alemão; cinco eram belgas; doze, irlandeses. Todos, excelentes padres e religiosos. A morte deles ocor­reu a 9 de julho de 1572.

No começo deste século, tivemos a morte de dois bispos e três padres franciscanos, juntamente com oito chineses leigos da missão: GREGÓRIO GRASSI, FRANCISCO FOGOLLA eram os bispos.  Junto com eles morreram sete Franciscanas Missionárias de Maria. Todos juntos foram beatificados por Pio XII em 1946, logo após a guerra.

Mas não esqueçamos as mulheres. Desta vez mencionamos SANTA VERONICA GIULIANI.  Era da terra de São Francisco - a Úmbria  e Abadessa de um mosteiro capuchinho.  Recebeu graças extraordinárias. Dizem até que foi marcada pelos estigmas da Paixão de Jesus.  Morreu em 1727.

Todos os continentes e países precisam de heróis e santos, para reanimarem os cristãos em sua caminhada.


*********************
Oração de Santa Paulina
Deus onipotente e eterno, 
que exaltais os humildes e simples 
e conduzistes a Santa Paulina 
pelo caminho da santidade 
através da provação, do trabalho humilde 
e da oração constante, 
concedei­nos, por seu auxílio 
e a seu exem­plo, 
suportar com fortaleza os so­frimentos de cada dia 
e encontrar a plenitude de vossa graça 
no ser­viço às pessoas, 
especialmente as mais necessitadas.
 Por nosso Se­nhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
na unidade do Espírito Santo. Amém.




CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 08 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eis que o Reino de Deus está no meio de vós"    (Lc 17 ,21 b).

Hoje é o "Dia do Padeiro". Vamos agradecer o pão nosso de cada dia, mas também àqueles que trabalham pela madrugada adentro, para termos de manhã o pão fresquinho, apesar de caro!

E os Santos? Em Roma, venera-se o casal ÁQUILA e PRISCILA. Refugiaram-se de Roma em Corinto, onde os encontrou São Paulo. Tornaram-se logo colaboradores valiosos, arriscando a própria vida, para salvar a de São Paulo.  Tiveram o mérito de ajudar na formação religiosa de ApoIo, também nomeado no contexto dos trabalhos de São Paulo.

Ainda dos tempos antigos, convém lembrar SÃO PROCÓPIO, mártir. Homem de boa formação religiosa, chegou a ser intérprete para os sírios. Por causa de sua fé na unidade de Deus, tornou-se o primeiro mártir na perseguição de Diocleciano, na Palestina.

Mencionamos também um Papa: EUGÊNIO III, para quem um dos maiores teólogos de todos

os tempos, São Bernardo, escreveu um livro de conselhos, livro esse que se tornou célebre. Aliás, ele próprio, antes de ser Papa, foi da Ordem dos padres Cistercienses.

Mencionamos também SANTA LANDRADA, fundadora de um mosteiro na Bélgica, onde se santificou, juntamente com as monjas e o povo ao seu redor. Viveu no século VII.

O Espírito de Deus, em cada época, descobre pessoas dóceis à sua voz e ao Evangelho de Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 07 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Na Casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar"    (Jo 14,2).

Hoje não podemos esquecer ARTUR BERNAL, do Paraguai.  Era um dirigente das Ligas Agrárias, do Sin­dicato dos Camponeses, de origem cristã.  Pai de cinco filhos menores, morreu com seus companheiros, depois de serem todos eles submetidos a torturas e a outros sofrimentos, em 1976. Artur sabia que ia morrer, e se propôs a oferecer a vida pela família e pelos companheiros.

Vamos agora ao começo da Idade Media, para aí encontrar SÃO VILIBALDO, da Baviera, na Alemanha. Era bispo e confessor, consagrado, aliás, pelo maior apóstolo da Alemanha, São Bonifácio.  Depois de viajar à Terra Santa, entrou no mosteiro de Monte Cassino, apesar de ser bispo.

Também devemos lembrar um Papa, BENTO XI. Antes de ser eleito Sumo Pontífice, fora dominicano e Superior Geral da Ordem; e ainda, legado do Papa para a Hungria, Polônia, Dalmácia e Sérvia, lugares sempre atormentados pelas desordens e também pela falta de fé.  Pena que tenha morrido tão cedo, pouco após sua eleição, exatamente como João Paulo I !

Vamos mencionar também um missionário da Arábia: SÃO PANTENO. Foi fundador da célebre Escola religiosa e teológica de Alexandria, que defendeu a Cristo como Homem-Deus, nos primeiros tempos do cristianismo, em que tanto era necessário colocar Cristo no centro da vida, tal como hoje!

Finalmente, só para mencionar, da Inglaterra, os Bem-Aventurados ROGERIO DICKENSON, LAURÊNCIO HUMPHREY e RAUL MILNER, todos martirizados em 1591. O terceiro foi pai de oito filhos e trabalhador analfabeto.

Na morte, Papa e colonos, bispos e professores, todos se encontram no mesmo Cristo que os chamou.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 06 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena"   (]o 16,13a).

A santa de hoje é dos nossos dias. Foi canonizada em 1950, na presença da corajosa mãe, Assunta, e do assassino convertido, Alexandre, que a vitimou. Falo de SANTA MARIA GORETTI.  Ela não quis entregar seu corpo de 12 anos ao sedutor, que a golpeou muitas vezes, com um ferro pontudo, vindo ela a falecer dias depois.  Foram 14 feridas profundas. Depois, ainda teve tempo de perdoar ao assassino, que passou 27 anos na penitenciária, mas que desde logo também recebeu o perdão da mãe Assunta.

Veneramos também hoje o grande PROFETA ISAÍAS. Certamente, foi o mais rico dos profetas, em dar ao povo de Israel a esperança verdadeira do Messias.   Além disso, foi um dos homens mais práticos em levar o povo e as autoridades a receber a mensagem da justiça e da verdade.  Em seus livros há passagens de tanto poema e espiritualidade, que podemos até dizer que elas jamais foram superadas, nem mesmo na Bíblia.

Duas santas merecem destaque. Uma delas, SUZANA DELOYE, na França, vítima da Revolução Francesa, que a mandou decapitar.  Suzana impressionou a todos pela alegria, tanto na cadeia, quanto no instante da morte.

Afinal, em Roma: MARIA TERESA LEDO­CHWSKA, também chamada "mãe da África", pois à África ela se dedicou com muito talento e amor. Com efeito, tendo lido uma conferência do Cardeal Lavigerie sobre a escravatura na África, respondeu a seu apelo, colocando-se a serviço da Igreja e das missões naquele continente. Reuniu em torno de si companheiras corajosas e fundou, em 1894, o Instituto das Irmãs Missionárias de São Pedro  Claver, cuja atividade consiste em colaborar no apostolado missionário da África.  Morreu; em 1922 e foi beatificada por Paulo VI, em 1975.

O  testemunho dos jovens, dos profetas, das santas, indica a presença do Espírito de Deus, na História e na sua Igreja.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 05 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor"  
(Mt 24,42).

Um grande santo nos acompanha hoje. É SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA, fundador dos padres Barnabitas; que se propôs imitar a São Paulo - companheiro de São Barnabé - em seu apostolado e espírito de evangelização.  Viveu num tempo confuso, mas de muitos santos. Era o século XVI. Só daquela época temos 90 santos canonizados.  E qual foi o mérito principal do fundador dos Barnabitas? Dedicou-se sobretudo às obras apostólicas e aos mais necessitados, dando-lhes todo o seu talento.  Ele era também médico. E dedicou-se especialmente aos doentes e aos fracos. Foi um verdadeiro herói. Sua canonização deu-se em 1890.  Seus filhos espirituais trabalham com muito zelo no Brasil. Vejam, por exemplo, o grande Co­légio Zaccaria, no Rio de Janeiro.

Vamos agora à Grécia. Lá existe uma montanha chamada "Athos", lugar que deu muitos monges santos. Aí  se comemora hoje Santo ATANÁSIO ATONITA.  Deve-se a ele a fundação do primeiro mosteiro de vida regular. Aliás, não foi muito bem recebido pelos desordeiros - que existem, aliás, por toda parte! - Morreu quando sobre ele desmoronou a cúpula da igreja, por volta do ano 1003.

Agora, em Tours, na França, vamos encontrar o franciscano Bem-Aventurado ELIAS DE BOUR­DEILLE, Arcebispo e Cardeal.  Foi o "andarilho de Deus". Percorreu constantemente suas duas dioceses, pregando e confessando.  O povo se empolgava porque, depois de tanto ­trabalho, ainda via o seu Pastor passar a noite em oração. Ao morrer, estava recitando o salmo 21, o mesmo que Jesus proferiu no momento derradeiro de seu sacrifício na cruz. Era o ano de 1484.

Os discípulos de Jesus têm missões diversas.  Mas todos eles rezam muito. Todos eles colocam o Evangelho no centro da vida.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 04 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Ao entrardes numa casa, saudai-a. E, se for digna, desça a vossa paz sobre ela.  Se não for digna, volte a vós a vossa paz"   (Mt 10,12-13).

Hoje vamos começar lembrando a "Rainha Santa", ISABEL DE PORTUGAL. Casada, teve que suportar as aventuras amorosas do marido e até criar os filhos adulterinos do rei.  Mas permaneceu sempre um anjo da paz. Pela Palavra, pela oração, pela penitência, afinal, pelo  exemplo, conseguiu praticamente tudo. Até a conversão do marido, ou seja, a morte cristã dele.  Uma vez viúva, tornou-se Clarissa. Mas sem deixar de influenciar a vida do país, como promotora da paz.

No mesmo dia 4, veneramos na Argentina cinco religiosos palotinos. Foram mortos em 1976. Eram animadores entusiastas das comunidades de jovens. Praticamente, todo o país ficou chocado com o assassinato de pessoas não envolvidas na política, sendo, antes, apóstolos da bondade e da juventude. Seus nomes: Padres ALFREDO PATRICIO KELLY, PEDRO DUFAU e ALFREDO LEADEN; e os Seminaristas SALVADOR BARBEITO e JOSÉ EMILIO BARLETTI.

Vamos afinal, da Argentina para Creta. Aí, na Grécia, veneramos SANTO ANDRÉ. Teve enorme influência na liturgia grega, pela composição de hinos, pela introdução da grande Prece Eucarística e pelos cânticos tão lindos da Quaresma.

Ao final, não gostaríamos de esquecer a mulher. Temos que lembrar CATARINA JARRIGE, dominicana da Ordem Terceira. Ela sustentou a fé cristã. Pôs de lado sua própria segurança, escondendo e protegendo, em sua casa, os padres, em momentos de grande terror e de perseguição, na França. Morreu em 1836.

A paz está no coração do Evangelho e no coração de todo cristão que se propõe a  cultivá-la e difundi-la.