Pensando no PAI-NOSSO




PAI-NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU  
Reconhecemos Deus como PAI, e criador do mundo, fonte da vida e de todo bem. Um pai que, sem distinções, quer o bem de seus filhos e filhas. Não dizemos "Pai meu", dizemos "Pai-nosso", e com isso assumimos que fazemos parte de uma única grande família, em que todas as pessoas têm os mesmos direitos. Esse Pai está no céu, acima de todas as criaturas. Ele olha todos os seres com a mesma ampla solicitude. Chamar Deus de "Pai-nosso" é um motivo de ,alegria e também de compromisso.

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME   
Quando nós, como obra de Deus, permitimos a injustiça e não nos interessamos pelo bem dos irmãos, estamos desmoralizando a obra do Criador, deixamos de santificar o nome de Deus. Não basta orar e louvar, frequentar cultos, ler a Bíblia ... Bons filhos e filhas fazem o "bom nome" de uma família. Santificar o nome de Deus é ter atitudes que reflitam a bondade, a justiça, a fraternidade que o Criador espera de nós.

VENHA O TEU REINO   
Jesus veio anunciar o Reino de Deus. Disse que seu Reino não era como os reinos deste mundo, onde os mais poderosos querem tudo e desprezam os pequenos. Os "benditos do Reino" são as pessoas que socorrem os irmãos em todas as necessidades, as que partilham, as que promovem a justiça. Ao falar de ambição e poder, Jesus pediu: "Entre vocês não seja assim”. (Mt 20,26).  É muito incoerente  pedir que o Reino de Deus venha e não agir de acordo com os valores desse Reino.

SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
 Seria absurdo imaginar um céu com pessoas que acumulam todos os bens e deixam a multidão sem nada. Para a terra ficar cada vez mais parecida com o céu, junto com Deus, temos que criar um mundo mais fraterno, promover a justiça, distribuir melhor o que deve ser de todos.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE
O pão representa o essencial para viver, não o supérfluo. Pedimos o pão "nosso", não o "meu pão". E pedimos o que precisamos para cada dia, não para acumular. Esse pedido nos compromete tanto com a partilha como com um consumo mais simples. Quando todos tiverem o pão de cada dia e respeitarem esse direito, sem fazer exceções, a humanidade será mais feliz. 

PERDOA-NOS AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO.
Outras versões do Pai-Nosso chamam essas "ofensas" de "dívidas", usando um termo da economia. Ofendemos a Deus e ficamos em "dívida" com ele quando vivemos de modo a prejudicar o irmão. E Jesus nos diz: perdoa se queres ser perdoado. Em outras palavras: nossos "acertos de conta" com Deus só podem ser feitos através de uma atitude justa, fraterna e solidária com o nosso próximo.

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO.
As tentações do consumo irresponsável, da acumulação exagerada, da exploração dos mais desamparados nos cercam o tempo todo. Para não cair em tentação precisamos estar atentos às consequências do que fazemos e do que deixamos de fazer.
·          
MAS LIVRA-NOS DO MAL.   
O maior mal é afastar-se de Deus e desconsiderar a dignidade do ser humano, perder o rumo é não se importar com o sofrimento das outras pessoas, é se fechar num comportamento egoísta, pouco fraterno e pouco solidário.

POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM..
O Reino, o poder e a glória de Deus são diferentes daquilo que este nosso mundo chama de "sucesso". Mostraremos ser cidadãos desse Reino, testemunhas do poder e da glória de Deus, vivendo realmente como família solidária, sem nenhum culto a outros "senhores" como o dinheiro, a nossa vaidade, o egoísmo que desvalorizam os outros filhos e filhas de Deus nosso Pai.
(Do Texto Base da CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010)

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 27 de março 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Felizes os servos que o senhor, à sua chegada, encontrar vigilantes"   (Lc 12,37a).

Vamos lembrar hoje SÃO JOÃO DE LICÓPOLIS, um eremita cheio do espírito de profecia. Viveu no Egito. Contam-se muitas lendas a respeito dele. Uma dessas lendas diz que a mulher de um oficial, desejando ver o Santo, teve um sonho. Nesse sonho, o Santo lhe teria falado: "Você não deve desejar ver um rosto mortal e terrestre de um servidor de Deus. O que você deve é contemplar com os olhos do espírito sua vida e sua ação". Em outras palavras: Não se dê a curiosidades vãs, mas vá ao essencial, cumpra o seu dever! Viveu no século IV; e, depois de muita celebridade entre o povo cristão, faleceu santamente, em 394.

Celebramos também, hoje, SÃO MATEUS, mártir. Ele viveu na Terra Santa, participando das Cruzadas, e era companheiro de infância de Guibert de Nogent. Acabou sendo prisioneiro e torturado, com o intuito de levá-lo a apostatar. Num primeiro momento, nosso Santo fez como se precisasse de algum tempo para reflexão, mas o que queria era tempo para assistir à Santa Missa; sobretudo, queria morrer na Sexta-feira Santa, como Cristo, o que de fato aconteceu, no ano de 1100.

Vamos à Ãustria, e aí, na belíssima cidade de Salzburgo, encontramos SÃO RUPERTO, Bispo e Confessor. Foi ele quem evangelizou a Baviera e toda a Ãustria. Devemos-lhe também a fundação do célebre mosteiro de São Pedro, em Salzburgo, e a introdução, nesse mesmo mosteiro, da Regra de São Bento. Morreu como se fosse partir para a grande glorificação. Era a Páscoa, do ano de 710.

A santidade não é feita de coisas grandes, mas de muitas coisas pequenas, realizadas com um grande amor a Deus e aos irmãos.

GESTO CONCRETO DA CAMPANHA ECUMÊNICA



 A  CAMPANHA  DA  FRATERNIDADE   ECUMÊNICA  
se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na COLETA da SOLIDARIEDADE.

O gesto concreto é feito em âmbito nacional,
realizado em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.

A COLETA da CAMPANHA da FRATERNIDADE  ECUMÊNICA
 é realizada no DOMINGO de RAMOS,
como expressão concreta de todos os sacrifícios  feitos durante a Quaresma.

DIA NACIONAL DA  COLETA DA SOLIDARIEDADE:
 Domingo de Ramos, 28 de março de 2010
---------------------
QUAL O DESTINO DO RESULTADO DO GESTO CONCRETO
DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA?

·         60% da Coleta das Igrejas ficará à disposição de cada .comunidade eclesial local (diocese, presbitério etc.) e segundo os costumes tradicionais de cada uma delas será destinado à solidariedade local apoiando projetos relacionados com o tema da Campanha.
·         40% da Coleta das Igrejas será enviado para a constituição do Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional que apoiará projetos relacionados com o tema da Campanha.
·          
PARTICIPE DO GESTO  CONCRETO, COM TODA SUA FAMÍLIA.   
SEJA GENEROSO (A).  
Quem tem muito, dê bastante; quem tem pouco, dê o que for possível. 

Não basta dizer que tem  fé, é preciso mostrar por obras que a fé é verdadeira.
A COLETA DA SOLIDARIEDADE será feita em todo Brasil para auxiliar projetos sociais, nas regiões  mais pobres do nosso pais.
**************************
ORAÇÃO da
CAMPANHA da FRATERNIDDE ECOMÊNICA
“Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,
nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo
que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,
aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que
a boa nova que vem de ti é amor, compromisso
e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão
diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham
na promoção do bem comum e na condução
de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço
e a comunhão, promovendo uma economia
fraterna e solidária, para que a nossa sociedade
acolha a vinda do teu Reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 26 de março 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que do seu tesouro tira coisas novas e velhas".  (Mt 13,52)

Hoje lembramos o aniversário da mais revolucionária das Encíclicas, a "Populorum Progressio", cuja tradução é "O Progresso dos Povos". Foi publicada no dia 26 de março de 1967, pelo grande Papa Paulo VI. Os problemas de hoje estariam em boa parte resolvidos, se os povos tivessem escutado a mensagem do Papa, ou seja, colocado os homens e as nações, e não o lucro das empresas, no centro de suas aspirações e atividades.

Vamos, porém, aos Santos deste dia:
Na Inglaterra encontramos uma mulher muito corajosa, SANTA MARGARIDA CLITHEROW. Foi presa em 1586, porque, com grande caridade, ela recebia e escondia em sua casa os padres perseguidos. Por causa disso, foi presa e torturada até à morte, à semelhança do que está acontecendo em nossos tempos. Morreu sem trair ninguém, sem abjurar a fé.

Em Saragoça, na Espanha, venera-se um grande  Bispo: SÃO BRÁULIO. Seu mérito consistiu sobretudo em ter desempenhado um papel decisivo nos Concílios, sobretudo como Bispo de Saragoça, nos anos de 631 a 651. São Bráulio é considerado um dos maiores discípulos do grande Santo espanhol, Isidoro de Sevilha, venerado com incrível fervor, na Capital da Espanha e em todo aquele país.

Os Papas dos últimos tempos, desde Leão XIII, têm sido os grandes profetas da justiça, da verdade e da solidariedade. Têm sido também precursores e patronos de nossas Campanhas da Fraternidade e ainda, promotores da solução dos problemas mais agudos da humanidade.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de março 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Disse então Maria: 'Eu sou a serva do Senhor.  Faça-se em mim segundo a tua palavra ".   (Lc 1,3kl

Hoje, 25 de março, é a Festa da ANUNCIAÇÃO, dia em que veneramos o começo da vida de Jesus Cristo. Verbo encarnado, no seio de Maria. Começa exatamente aqui, um novo período da história. Deus está conosco!
O Anjo havia dito a Maria: "Terás um filho. Ele se chamará Jesus, o libertador".
Esta festa é, de fato, uma das mais antigas solenidades marianas da história. Já foi celebrada no Oriente, na metade do século V. E temos notícia de que no século VII se fazia a procissão da Quaresma, neste dia, para a igreja de Santa Maria Maior.

É curioso, também, que os cristãos associaram a este dia, em Jerusalém, a festa do bom Ladrão, SÃO DIMAS, aquele que morreu ao lado de Cristo, na Cruz.  O ato de fé abriu para ele - como para nós todos - as portas do Paraíso.

Mas não vamos esquecer a mulher. Desta vez, é SANTA LÚCIA FILIPPINI, fundadora das escolas para meninas, no começo do século XVIII. Foi uma mulher angustiada pela educação da juventude. Aliás, quem é que não se angustia quando não se tem escola para gente humilde! E ela deu provas de imensa paciência e zelo pela educação das jovens de seu tempo.

A meditação dos Santos quer levar-nos, todos, ao Cristo Redentor, pelo "sim" semelhante ao "sim" dito por Maria.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de março 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Sem efusão de sangue não há remissão".  (Hb 9,22b)

Hoje é um dia especialíssimo para nós, na América Latina. No dia 24 de março de 1980, o Arcebispo de San Salvador, DOM OSCAR ROMERO, foi morto no altar, misturando seu sangue com as ofertas que estava apresentando a Deus, pelo povo sofrido.  Seu último sermão, gravado na maior clareza possível, naquele instante da morte, foi um apelo de justiça e paz. E quando terminou a gravação, ouviram-se também na fita os tiros, que lhe arrebataram a vida terrena.
Eu mesmo me comovi diante dessa gravação, porque se tratava de um grande amigo meu, com quem me encontrara e que se correspondia comigo. Escreveu-me um bilhete, que recebi depois que ele fora assassinado. Ele mesmo, no entanto, profetizara: "Ressuscitarei em meio a meu povo. Vivo dentro do povo".

Outro servo de Deus de nossos dias é PAULO COUTURIER, que morreu em 1953 e distinguiu-se por ser apóstolo do Ecumenismo, quer dizer, da união universal dos cristãos em Lyon, na França. Foi ele o promotor da Semana da Unidade entre os cristãos. Embora francês de origem, sua atividade desenvolveu-se sobretudo no Oriente, a ponto de ser venerado mesmo por não-católicos, como grande cristão e sacerdote.

Hoje também se festeja uma série de Santos, como CATARINA da Suécia (1330-1381) e oito Mártires de Cesaréia da Palestina, século IV, dentre os quais:  S. DIONíSIO, RÔMULO e ALEXANDRE.

Vamos acrescentar mais um servo de Deus da França, chamado CAMILO COSTA. Morreu em 1910, e ficou conhecido como "pai dos órfãos".  Aliás, teve a graça de falecer na Sexta-Feira Santa. E os seus órfãos - seus filhos espirituais ­ quiseram enterrá-lo no Domingo da Páscoa. Puderam assim dizer com razão, que ele não morrera, mas entrara na Vida que jamais termina, a Vida com Cristo.

Todo verdadeiro santo continua ressuscitado e vivo no meio do povo.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Alegrai-vos, porque vossos nomes estão escritos nos céus"   (Lc 10,2b).

Hoje vamos ocupar-nos de uma pessoa que viveu primeiro na Europa, mas tornou-se célebre depois que veio ao Peru. Foi arcebispo de Lima. Espanhol de Maiorca. Chamado TURÍBlO DE MONGROVEJO.  Duas coisas distinguiram São Turíbio, impondo-o à veneração dos fiéis. A primeira: a de ter-se colocado ao lado dos indígenas, explorados e maltratados pelos colonizadores. A segunda, sua grande capacidade de organização.  Aos poucos, foi visto como a encarnação da bondade e da caridade, por parte de todos os que eram oprimidos: como defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.  Mas Turíbio era um desses santos que não descansam. Organizou, ao mesmo tempo, as comunidades de sua imensa diocese. Reuniu assembléias e sínodos. Convocou todo mundo para o trabalho da evangelização. Todos o conheciam e admiravam sua piedade e dedicação. Na própria hora da morte, deu as roupas que tinha no corpo aos pobres e aos que o serviam. Um grande gesto, que revela o conteúdo de uma vida! Faleceu no início do século XVII.

Na Argentina, uma figura de mulher: MARIA DEL CARMEN MAGGI, professora universitária, sequestrada em 9 de maio de 1975. No dia seguinte, sua família recebeu uma coroa de flores. Apesar de inúmeros protestos, inclusive do clero e bispos, como Mons. Pironio, seu corpo só apareceu  dez meses depois, neste dia, 23 de março do ano de 1976.

Vamos para a África do Norte: Lá, lembramos SÃO VITORIANO. Conhecido como o homem mais rico da África, acabou pobre. Trocou tudo pelo martírio, ou seja, pela fé em Cristo, no ano de 484. Além de revelar uma coragem exemplar, ainda encorajou os outros, pela palavra e pelo exemplo.

Aos que são generosos, Deus oferece ocasião para provarem a grandeza de alma.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 22 de março 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”   (Mt 25,40).

Hoje vamos começar nossas considerações na América Latina, lembrando um sacerdote e jornalista, sequestrado e morto em 1980.  O fato ocorreu na Bolívia, que era então uma terra infeliz. Trata-se de LUÍS ESPINAL que agora é o protetor de todos os jornalistas e, também, de todos aqueles que lutam em favor do povo.

Ainda, na América Latina, em Porto Rico, visitada pelo Papa João Paulo lI, vamos lembrar os MÁRTIRES que tombaram nas lutas pelo povo.  E, na mesma terra de Porto Rico, lembra-se hoje a "Abolição da Escravatura", em 22 de março de 1873.

Desta América Central, tão querida, vamos para o Norte da África. Era um tempo horroroso.  O da invasão dos vândalos. Faziam prisioneiros. Expulsavam as pessoas de suas terras. Por isso, o número de refugiados e desaparecidos crescia de maneira assustadora. Aliás, tudo isso nós conhecemos, ainda, nos dias de hoje, infelizmente.
O Bispo que viveu naquele tempo chamava-se DEOGRATIAS. Traduzido seria: "Graças a Deus". São Deogratias ocupou-se de toda aquela gente com uma generosidade nunca vista, Chegou a transformar duas de suas basílicas em hospitais. Vendeu o que tinha, até mesmo os vasos sagrados, cálices e tudo que tivesse algum valor, para atender aos necessitados. E passou seu tempo ao lado dos doentes. Até que ele próprio morreu, de exaustão e de cuidados, em 467.

Vamos,. também, lembrar uma mulher. Desta vez, SANTA LÊA, tão festejada pelo maior escritor da antiguidade cristã, São Jerônimo, como mulher bondosa, sempre solícita e conhecedora profunda da Palavra de Deus. Era viúva, dos primeiros séculos do Cristianismo.

Deus nos julgará pelo que fizermos aos que têm fome, aos que têm sede e aos que estão doentes.

QUEM NÃO TIVER PECADO... – 21 de março 2010



EVANGELHO de JESUS CRISTO – JOÃO 8, 1-11

“Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou ao templo, e todo o povo se reuniu ao redor dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus:  
“Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?”  
Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo.  
Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse:
“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”  
Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. Ele levantou-se e disse:
“Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?”   
Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!”
Jesus, então, lhe disse: 
"Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”. 

Quem não tem pecado? Lamentavelmente, todos somos pecadores. Não temos o direito de julgar e muito menos de condenar as pessoas de nossos irmãos, pecadores como nós. Deveríamos, por próprio experiência, compreender as fraquezas e limitações das pessoas.

A atitude positiva seria nos sentirmos responsáveis, uns pelos outros, tentando ajudar aquele que “parecem” estar errando, .

Diante de tantas  notícias negativos sobre as pessoas, algumas até podem ser verdadeiras, podemos ter a tentação de condenar. Seria bom que nos perguntássemos: O que pode ter acontecido com essa pessoa para cometerem tais crime? Quem são essas pessoas, será que tiveram pais, família, receberam a devida educação, qual a história deles? Se eu estivesse no lugar deles, seria também criminoso?

Jesus responde aos “religiosos” que desejam seu apoio para condenar aquela mulher:
“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”  
E todos foram embora, a começar dos mais velhos.

Que a meditação deste Evangelho nos anime a crescer na misericórdia e no perdão. Àqueles que a sociedade costuma julgar e condenar, não precisam da nossa condenação. Precisam de ajuda, de compreensão, de oração. Será que todos os que estão presos são os verdadeiros e grandes criminosos?

Que a CAMPANHA DA FRATERNIDADE,  que estamos vivendo. desperte em nós a solidariedade para com todos os marginalizados: os sem pais, sem famílias, sem casa, sem  estudo, sem emprego, sem saúde, sem nada, sem a vida digna de um Filho de Deus, nosso irmão.
*************************
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus,
dai-nos por vossa graça
caminhar com alegria na mesma caridade
que levou o vosso Filho a entregar-se à morte
no seu amor pelo mundo.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 21 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Carregai o peso uns dos outros, e assim cumprireis a Lei de Cristo"   (Gl 6,2).
--------------------------------------
HOJE, celebramos o quinto domingo da QUARESMA e da CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA.
---------------------------------------

 21  de março é o "Dia  Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial".
Nós nos lembramos de tantos pobres, que são discriminados! E entre eles, sobretudo, as crianças abandonadas e os negros. A todos, o nosso respeito, o nosso afeto e a nossa oração.
Até gostaríamos de lembrar-lhes que todos possuem dois protetores especiais na América Latina. Um deles é o Padre RODOLFO AGUILLAR ALVAREZ, martirizado no México, em 1977, e o outro também Padre, salesiano, CARLOS DORNIAK, da Argentina, martirizado em conseqüência da linha educacional libertadora que imprimiu ao Colégio que dirigia, em Bahia Blanca. Foi morto em 1975.

Hoje um país, tão democrático, como a Suíça, está em festa, por causa de seu Santo: NICOLAU DE FLUE, também chamado, com muita familiaridade: "bruder Klaus", "irmão Klaus", que viveu no século XV. Depois de ser soldado, retirou-se. Empenhou todo o seu esforço para evitar a guerra civil e reforçar a confederação helvética. É por isso que a Suíça quase nunca participa de guerras. Apesar de ser eremita, foi chamado "pai da Pátria". E Nicolau foi canonizado por Pio XII, em 1947, justamente depois da Grande Guerra, em que a Suíça socorreu tantos feridos, sem ferir a ninguém.

Temos ainda um Santo do Egito, chamado SERAPIÃO. Era Diretor da Escola Catequética, em Alexandria. E acabou sendo exilado, por causa da fé. Isso ocorreu no século IV.

E apenas de passagem, mencionaremos o Bem-aventurado JOÃO, grande Bispo do século XII, que viveu e morreu na França.

                                                        
Todos somos chamados a unir, jamais a separar os homens. A fraternidade é ideal supremo de toda a humanidade.