MEDITAÇÃO do dia 17 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. (Lc 12, 8-12)
Irmãos e irmãs! Vocês acham que os cristãos católicos têm vergonha de confessar a fé. É bonito ver, em um restaurante, por exemplo, alguém que antes de comer faz o sinal da cruz. Isso é importante? Ao ,mesmo tempo, devemos respeitar todos os que pensam de modo diferente, que têm outras convicções religiosas.
Jesus nos ensinou a  perdoar uns aos outros, setenta vezes sete, isto é sempre. Ao rezar o Pai Nosso, pedimos que Deus nos perdoe “assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu”. No relacionamentp com Deus, podemos.  por fraqueza,  dizer alguma blasfemia., Ele, que é Pai,  nos garante o perdão. Mas, se não quisermos ser perdoado, se recusarmos o perdão, estaremos pecando contra o Espírito Santo. Pecado que nbão tem perdão, como diz Jesus no Evangelho.  E não tem perdão porque a pessoa recusa o perdão.
Porque somos fracos, precisamos pedir ao Espírito Santo que o medo não nos impeça de confessar a fé, de sermos testemunhas do amor de Jesus Cristo. Esse amor deve ser preferenjcial  pelos pobres.  Amor que  se realiza em atitudes bem concretas.
Rezemos o Salmo 26a para pedir coragem de testemunhar a fé em todas nossas atitudes.
********************

A CORAGEM DA FÉ

"O Senhor é minha luz,
é ele que me salva!
De quem terei mêdo?
Minha vida tem seu fundamento no Senhor.
Quem me poderá abalar?
mesmo que avancem os maus para linchar-me,
o derrotado não serei eu,
mas aquêles que me hostilizam e perseguem.
Ainda que venham com um exército inteiro,
não terei medo algum .
Mesmo que travem batalha comigo,
não deixarei de confiar. .
Só uma coisa desejo e peço ao Senhor:
ser seu hóspede por toda a minha vida,
viver na sua presença,
e experimentar a sua amizade..
Assim, no dia do infortúnio,
ele me acolherá,
me abrigará no interior de sua casa,
e porá em segurança a minha vida..
Por isso, levanto a minha cabeça,
e enfrento as dificuldades que me envolvem.
Com alegria ofereço o meu sacrifício,
e vou cantando e louvando o Senhor",
Salmo 26a

CELEBRAÇÕES do dia 17 de outubro

Textos do livro:






“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)



"Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lc 12,34).


Os Comerciários, que tanto devem vender aos outros, e que pouco ou quase nada podem comprar para si mesmos e suas famílias, são especialmente lembrados hoje, 17 de outubro, no seu Dia. Seu sorriso constante obriga-os a serem nossos amigos na hora das vendas e das compras. Que ao menos saibam que nós os respeitamos.
Do santo de hoje, INÁCIO DE ANTIOQUIA, possuímos sete Cartas de imenso valor para o conhecimento da história dos primeiros cristãos. Por ele, sabemos da importância dos bispos, padres e diáconos, do fim do primeiro século e início do segundo. O que mais desejava era ser discípulo de Cristo e "ser moído pelos dentes das feras" - sofrer o martírio - "para encontrar-se como o pão puro de Cristo". É expressão dele.
Hoje contamos também com a proteção de SÃO CONTARDO FERRINI, celebrado pelos franciscanos no dia 20. Ele é do Piemonte, Itália. Leigo, tornou-se franciscano da Ordem Terceira. Era professor de Direito da Universidade de Pavia. Dedicou-se totalmente ao cuidado pela criança abandonada, lutando ainda contra o divórcio, para conservar a família. Era também um contemplativo. Morreu em 1902.
De passagem, ainda lembramos a Bem-aventurada NATÁLIA e suas companheiras, mártires da Revolução Francesa.
Afinal, hoje é ainda a festa de SÃO JOÃO MACIAS, missionário europeu que veio trabalhar na região onde hoje estão a Colômbia, Equador e Peru, entre os séculos XVI e XVII. Durante 22 anos dedicou-se à prática heróica da caridade, como porteiro de convento em Lima. O Papa Paulo VI o canonizou em 1975.


Quanto mais generosa a nossa oferta a Deus, tanto mais segura a nossa orientação na vida e nosso trabalho em favor dos outros.

MEDITAÇÃO do dia 16 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar primeiro a seus discípulos:
“Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados.
“A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. (Lc 12, 1-7)

Irmãos e irmãs! Jesus adverte seus discípulos para que evitem toda falsidade e sejam transparentes. Tudo será “revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido”.
Podemos ter medo de dizer a verdade. Corremos o risco de perder a vida. O nosso temor, diz Jesus, deve ser o de não ser fiel ao chamado de Deus.
Jesus nos anima dizendo que se Deus não esquece os pardais, sabe até o número de nossos cabelos, nunca nos esquecerá. Valemos mais que tudo isso. Nossa vida está nas mãos de Deus; só nele devemos confiar.
Como é bom ouvir a afirmação de Jesus:  “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. A Palavra de Jesus nos anima a ser luz para que toda verdade seja proclamada; dá coragem para ser o bom fermento que faz crescer a luta pela justiça; possibilidade para  ser sal, que dá gosto de fazer o bem que gera vida para todas as pessoas. Que neste mês das missõs, unidos a todos os discípulos missionários,  presente em todo mundo, renovemos o desejo de ser também mensageiros vivos da Palavra de Jesus, anunciando  seu Reino.  Meditemos essa Palavra rezando o Salmo 3.
************
NADA TE PERTURBE
Senhor,
são cada vez mais numerosos os meus adversários,
muita gente se levanta contra mim.
Minha situação leva-os a dizer:
"Não, para ele não há mais salvação junto a Deus".
Mas tu, Senhor,
és o escudo que me defende,
és a. garantia da minha honra,
me fazes andar de cabeça erguida,
quando te invoco sempre me ouves.
Por isso, tranqüilamente me deito e durmo,
acordo sem sobressalto,
porque o Senhor me protege.
Não tenho medo nenhum desta gente,
que de todos os lados avança contra mim.
Levanta-te, Senhor, e salva-mel
Desmoraliza por completo. os que me odeiam,
e derrota os pecadores, meu Deus.
Deus Salvador,
abençoa o teu povo.
Salmo 3

CELEBRAÇÕES do dia 16 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mt 11,29)

Todos os devotos do Coração de Jesus evocam hoje SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE, de Paray-le-Monial, na França. Era religiosa da Ordem da Visitação. Alma simples e modesta, mas marcada pela força do Espírito Santo, fez aparecer aos olhos dos homens aquilo que São Bernardo, São Boaventura e tantos outros haviam cultivado: a devoção ao Coração de Jesus. Seu temperamento a predispôs a insistir bastante sobre o aspecto da "reparação". Outros depois irão alargar, como São João Eudes, ou antes dela, como Santa Gertrudes, essa devoção, para o amor que se manifesta no Cristo, em Jesus de Nazaré, ao longo da vida. Ela morreu em 1690.
Outra santa, grande mística, é SANTA EDWIGES, de Breslau, hoje Polônia. Ela procurava compensar com gestos de humildade as honras mundanas que recebia como duquesa da Polônia. Sobrevivendo ao marido e à maioria dos filhos, tomou o hábito das cistercienses, como fizera antes sua filha Gertrudes, abadessa do mosteiro que ela mesma havia fundado. Viveu nos anos de 1174 a 1243. É venerada como grande mística e incentivadora da vocação feminina.
Vamos a um santo, muito venerado no Brasil:  SÃO GERALDO MAJELA, redentorista, que morreu aos 29 anos, em 1755. Foi célebre já em vida, pelas graças extraordinárias que Deus lhe concedera. Mas o mais extraordinário foi o silêncio que manteve, quando, acusado falsamente, sendo até privado dos sacra-mentos, por Santo Afonso, o fundador dos redentoristas. Mas Deus reconhece sempre os seus servos. E Geraldo Majela foi reconhecido inocente.
Só para lembrar SÃO BERTRANDO, francês, que morreu em 1125, e também deixou a reputação de taumaturgo e reformador do clero.


O Coração de Jesus nos leva constantemente ao Pai, a própria fonte da Vida e do Amor.

MEDITAÇÃO do dia 15 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:


“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois, eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos digo: esta geração terá de prestar conta disso.
Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras. (Lc 11, 47-54)

Irmãos e irmãs! Hoje, celebramos com muita alegria, o Dia dos professores e das professoras. Damos graças a Deus por tudo que realizam em benefício de milhões de crianças, jovens e adultos. Foram e são eles que, com amor e tantos sacrifícios, transmitem ensinamentos fundamentais para a vida. Que continuem animados e possam ser mais valorizados pelo poder público e por todos as pessoas.
Jesus questiona os fariseus e doutores da Lei. Eles são responsáveis pela morte dos profetas, como vão ser responsáveis pela morte do próprio Cristo Jesus. Os doutores da Lei que se julgavam donos da Palavra de Deus, não a viviam e nem transmitiam aos outros. Que valor tinha tal conhecimento?
Todos, neste Dia dos Professores, devemos dar graças a Deus por todas ocasiões que tivemos e aproveitamos, para transmitir algo de positivo a outras pessoas.
**************************
ORAÇÃO para pedir  SABEDORIA
Senhor, dai-me a Sabedoria!
“Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo,
vossa Palavra poderosa criou tudo,
vosso saber o ser humano modelou
para ser rei da criação que é vossa obra,
reger o mundo com justiça, paz e ordem,
e exercer com retidão seu julgamento:
Dai-me vossa sabedoria, Ó Senhor,
sabedoria que partilha o vosso trono.
Não me excluais de vossos filhos como indigno:
sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
sou homem fraco e de existência muito breve,
incapaz de discemir o que é justo.
Até mesmo o mais perfeito dentre os homens
não é nada, se não tem vosso saber.
Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria,
que conhece as vossas obras desde sempre;
convosco estava ao criardes o universo",
ela sabe o que agrada a vossos olhos,
o que é reto e conforme às vossas ordens.
Enviai-a lá de cima, do alto céu,
mandai-a vir de vosso trono glorioso,
para que esteja junto a mim no meu trabalho
e me ensine o que agrada a vossos olhos!
Ela, que tudo compreende e tudo sabe,
há de guiar meus passos todos com prudência,
com seu poder há de guardar a minha vida”.
Sb 9, 1-6.9-11



CELEBRAÇÕES do dia 15 de outubro





Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação:
“A.B.” (Atualização do Blog).

"Pela graça de Deus, sou o que sou: e sua graça a mim dispensada não foi estéril". (l Cor 15,10a)

Hoje nos lembramos dos "Professores", que são pais autênticos de nossas crianças e jovens, e amigos durante toda a existência. A eles apresentamos, em seu Dia, nossa gratidão e apoio. Que não desanimem esses benfeitores insubstituíveis da humanidade.
Os Carmelitas, e todos os que amam a espiritualidade profunda, encontram-se hoje com SANTA TERESA DE ÁVILA. Aos 20 anos, entrava ela para o convento, como moça cobiçada pelos galãs do tempo, pois, além de bela e inteligente, provinha da nobreza espanhola. No convento, muito lhe custou vencer os antigos costumes da leviandade e frivolidade. Mas quando se converteu, realmente, vinte anos depois, foi para valer! Reformou a própria Ordem, depois de reformar-se a si mesma. Transformou-se em grande mística, deixando livros de imperecível valor. Foi proclamada "Doutora da Igreja", título que somente ela e Santa Catarina de Sena receberam na Igreja, como mulheres. Aliás, é um título exclusivo de grandes padres, reconhecidos pela influência de sua doutrina e ensino.
Lembramos ainda outra mulher, TECLA, da Alemanha. Foi a verdadeira missionária, apesar de sua condição de monja. Santa Tecla foi do século VIII.


Uma só vida, de herói ou santo, pode influenciar ou até transformar gerações, para o bem da humanidade.

MEDITAÇÃO do dia 14 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo.
Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças.
Ai de vós, porque sois como túmulos que não se vêem, sobre os quais as pessoas andam sem saber”.
Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós!” Jesus respondeu:
“Ai de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos! (Lc 11, 42-46)


Irmãos e irmãs! Ontem, meditamos o texto do Evangelho que narrou a critica de um fariseu a Jesus. No texto que acima. continujação do de ontem, Jesus faz pesadas criticas aos fariseus e doutores da Lei. É o famoso texto dos “ais”.
Jesus diz que é importante pagar o dízimo, sem esquecer a justiça e o amor de Deus.
O primeiro lugar é dos que servem, dos pequenos e não dos que se fazem importantes porque tem algum poder ou algum título.
O exterior, como meditamos ontem, deve ser reflexo do interior. A beleza vem do coração, da bondade de cada pessoa.
Quem tem um pouco de poder ou os legisladores nunca deveriam exigir dos outros o que eles mesmos não são capazes de fazer.
Ai de nós. que imaginamos que ser religioso quando  fazemos algumas orações, temos algumas devoções e esquecemos nossos compromissos com a justiça e a caridade. Podemos achar maravilhosas as páginas da Bíblia, ficar admirados com as ações de Jesus, seus milagres, por exemplo, e não vivemos a mesma pratica de Jesus. Nunca podemos esquecer que ser cristão é viver o mandamento de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” Vamos nos ajudar a seguir Jesus, como nos ensina Nossa Senhora: “Fazei tudo que meu Filho vos diz!”
O texto da Carta de São Paulo aos coríntios ensina o que é fundamental na vida do cristão. Queira ler e refletir com sua família.
************************

“Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos,
mas não tivesse amor,
eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência,
se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas,
mas não tivesse amor, eu nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres
e até me entregasse como escravo, para me gloriar,
mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo;
não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho;
não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza,
não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça,
mas fica alegre com a verdade.
Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
O amor jamais acabará.
As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá”.
I Co 13, 1-8

CELEBRAÇÕES do dia 14 de outubro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança Lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41).

Temos grandes santos a comemorar neste dia. Santos venerados desde o Egito, até a Itália e Alemanha.
O primeiro a ser nomeado é SÃO JUSTO, bispo e confessor, do século IV. Embora começasse seu episcopado em Lião, na França, terminou sua vida no deserto, onde foi rezar por uma pessoa morta num "quebra-quebra" daqueles tempos.
Do Egito passamos então para Roma, onde encontramos um escravo, que chega a ser Papa e mártir: SÃO CALISTO I. Tornou-se célebre por seu coração bondoso em absolver as pessoas arrependidas, que tivessem cometido faltas graves. Foi ele, também, quem organizou as Catacumbas, que trazem até hoje o seu nome. Deve ter morrido pelo ano de 222.
Na Itália, na terra mesma de São Francisco, mais de sete séculos antes dele, encontramos SÃO FORTUNATO, bispo venerado por seu povo, por causa dos muitos milagres. Viveu no século VI.
Na mesma Itália Central, aparece um monge camáldulo, chamado SÃO DOMINGOS. É muito venerado pela austeridade de sua vida. Morreu em 1060.


Desde a hora em que Nossa Senhora se disse "escrava do Senhor", todos nós nos sentimos chamados ao serviço. E também, ao serviço mais humilde, em favor de nossos irmãos.

MEDITAÇÃO do dia 13 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:


“Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe:
“Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós".  (Lc 11, 37-42)



Irmãos e irmãs! Jesus sempre foi criticado pelos fariseus, que se consideravam os verdadeiros observantes da Lei. Eles estavam preocupados em seguir só a letra da Lei. Neste encontro com o fariseu, Jesus respondeu a critica que recebe.
Os fariseus não entendiam o espírito da Lei; não bastava limpar copos e travessas apenas. Jesus, com palavras duras, diz ao fariseu: “Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”
Como fariseu, nós  podemos imitá-lo, ficar só nas aparências, esquecendo o fundamental, a origem de tudo que está dentro de nós.
Jesus ao rejeitar a “purificação dos fariseus”, nos convida a examinar como vai o nosso interior. Ele nos diz:  ”dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”.
Olhando para o fundo do coração, descobrimos como acolhemos o próximo, como oferecemos a ele mais que “copos e travessas” limpos (como pessoas educadas), um coração cheio de amor, que partilha a vida e os bens.,
Este texto nos ajuda a rever em,que se baseia nossa vida religiosa e nossos relacionamentos. Estamos preocupados com o exterior, com o que aparece ou com a verdade de nossas vidas? Em outras ocasiões Jesus criticou a hipocrisia dos fariseus, dizendo que eram como “sepulcros caiados”: bonitos por fora, mas podres por dentro.
Que nosso Sim, seja sim e  nosso Não seja não nos ensina Jesus. Que Ele nos dê a graça de sermos mensageiros da verdade. Vamos colaborar para que toda mentira, toda falsidade sejam extintas dos meios de comunicacão e de todos os relacionamentos.

*****************************
A FALSIDADE NÃO PODE VENCER
Salva-nos, Senhor,
estão no fim os que se comprometem contigo,
a autenticidade fugiu do meio dos homens.
São ocas suas conversas, sem qualquer valor,
feitas de palavras maliciosas,.
que brotam de um coração falso..
Que o Senhor feche a boca fingida dêsses fanfarrões,
que chegam a dizer:
"Quem pode conosco?
Estamos por cima,
passamos a lábia em todo mundo!"
Diante da violência feita aos pobres,
e diante dos gemidos dos indigentes,
o Senhor declara:
"Agora basta! Vou intervir,
para assegurar a salvação a todos que a desejam".
As palavras do Senhor são puras como prata acrisolada
que já sai da terra purificada sete vezes.
Tu, Senhor, nos guardarás,
Tu nos protegerás para sempre
contra esses homens maus.
Andam por toda a parte,
pois é a baixeza que domina entre eles.
Salmo 11

CELEBRAÇÕES do dia 13 de outubro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei", (Jo 6,37)


Neste dia, no ano de 1980, o arquiteto argentino ADOLFO PEREZ ESQUIVEL, membro fundador do movimento não-violento Paz e Justiça, que estivera preso, tendo sido torturado, em 1977, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Em sua alocução, EsquiveI afirmou: "Eu aceito o Prêmio em nome dos povos da América Latina; em nome dos mais pobres e dos índios; em nome dos religiosos e das organizações que lutam pela dignidade do homem no continente".
Hoje também celebramos o "Dia da Vida", ou seja, a memória de todos os bebês não-nascidos, por causa das campanhas de esterilização das mães do povo pobre e, também, pela apologia que se faz do aborto.
E o santo de hoje? SÃO GERALDO, da França. Um leigo de saúde tão fraca, que não foi admitido à vida religiosa. Mas ele soube resolver melhor o problema, fundando, ele próprio, um mosteiro, tanto para rezar, quanto para libertar os presos e lutar em favor da justiça. Era cego desde os 7 anos de idade. No entanto, conseguiu realizar maravilhas que são lembradas até hoje, provando assim que o homem, quando confia em Deus e aposta em sua missão, é capaz de superar os maiores obstáculos, realizando obras de valor para a humanidade. Geraldo viu a luz eterna no ano de 909. Morreu como santo.
Na Espanha, veneram-se três santos, cognominados "as Três Coroas". São eles: SÃO FAUSTO, SÃO XAVIER e SÃO MARCIAL. Tiveram o mérito de ser os primeiros mártires do cristianismo, da célebre cidade de Córdoba, no ano de 304.
Neste dia, também é lembrada a Aparição de Nossa Senhora em FÁTIMA, Portugal, a três crianças, em 1917 .


Todos os que lutam pela vida e por tudo o que a favoreça, merecem não só a admiração, como também o apoio e a colaboração da sociedade inteira.

MEDITAÇÃO do dia 12 de outubro


Palavra de Jesus Cristo:
"Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua  glória, e os seus discípulos creram nele. (Jo 2, 1-11)


Irmãos e irmãs! Hoje celebramos a festa de NOSSA SENHORA APARECIDA, padroeira do Brasil. Uma das características do povo católico brasileiro, é ser devoto de Nossa Senhora. Milhões de pessoas vão, todos os anos, a Aparecida para pedir graças, para cumprir promessas. Neste dia, em Aparecida, e nas mais humildes capelas, o povo está reunido louvando Nossa Senhora Aparecida, pedindo sua benção.
O Evangelho narra a ida de Jesus com sua Mãe Maria a uma festa de casamento. Maria está presente, participando da festa. Quando percebe que o vinho, bebida muito importante nas festas dos judeus, esta terminando, diz para Jesus: “Eles não têm vinho!”. Mesmo que Jesus diga que a sua “hora ainda não chegou”, Nossa Senhora diz aos encarregados da festa: “Fazei tudo o que ele vos disser!” A pedido de Maria, Jesus faz o seu primeiro milagre, salvando aquela festa de casamento de um grande fracasso.
A Igreja nos ensina que Maria é a colaboradora primeira de nossa salvação. Foi por ela que Deus enviou seu Filho Jesus para “tirar o pecado do mundo” e nos salvar. Ela participou de toda vida de Jesus e, recebeu dele, a missão de ser nossa Mãe.
Nesta Festa de Nossa Senhora Aparecida, vamos nos unir a todos os peregrinos que estão em Aparecida, a todos que se reúnem em milhares de Capelas e Igrejas, esparramadas por todo Brasil para dizer nosso OBRIGADO pelas graças que recebemos. Continuamos pedindo com muita fé, cantando:.


DAI-NOS A BÊNÇÃO, ó Mãe querida, Nossa SENHORA APARECIDA (bis)
* Sob esse manto do azul do céu, guardai-nos sempre no amor de Deus!
* Eu me consagro ao vosso amor, ó Mãe querida, do Salvador!
* Sois nossa vida, sois nossa luz, ó Mãe querida, do meu Jesus!
**************************

Oração de Consagração a NOSSA  SENHORA   APARECIDA
Ó Maria Santíssima,
que em vossa querida imagem de Aparecida
espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil,
eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas,
mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia,
prostrado a vossos pés,
consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção.
Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus,
vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável,
no ditoso número de vossos filhos e filhas.
Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais
e, sobretudo, na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó Mãe Celestial,
e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,
possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.
Assim seja

CELEBRAÇÕES do dia 12 de outubro



Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,

Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).




“Maria, então, disse: 'A minha alma engran¬dece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador’” (Lc 1,46-47).




Hoje é a festa de NOSSA SENHORA APARECIDA, que reúne todos os anos, ao redor de si, na Basílica que lhe é consagrada, mais de 5 milhões de brasileiros (*). E quem não gostaria de juntar-se aos romeiros, para dizer um "obrigado" a Nossa Senhora, pedindo proteção, mas também coragem, semelhante à coragem dela?  Hoje, gostaríamos de pedir à Mãe do Céu que dê proteção especial às "Crianças", em seu Dia, principalmente às doentes e abandonadas.
Vale também a pena recordar o Descobrimento da América e lembrar nossa obrigação, sobretudo para com a América Central, onde começou nossa história, por causa de tantos que lá morrem, víti¬mas das grandes potências. Em 1979, também houve a l' Concentração dos Trabalhadores Rurais, prejudicados, no Brasil, com a construção da barragem de Itaparica.
Mas não é só a América que evoca seus heróis e mártires. Hoje, também a África pode fazê-lo. Talvez tenham sido 5 mil as crianças, jovens, padres e bispos, que foram supliciados no século V, por causa de sua fé. Morreram todos pelas mãos do rei dos vândalos. São conhecidos como os CONFESSORES E MÁRTIRES AFRICANOS,
Ainda temos tempo para evocar o dominicano, Bem-aventurado TIAGO D'ULM, muito humilde e muito venerado em Bolonha, Itália. Morreu em 1491.
Ainda na Itália, em Ascoli Piceno, venera-se hoje a SÃO SERAFIM DE MONTE GRANARO, taumaturgo capuchinho muito humilde, que viveu no século XVI e foi canonizado em 1767, pelo Papa Clemente XIII.

---------------
(*) A.B.  Atualmente, o´número de peregrinos é de cerca de 8 milhões.
----------------------
Rogamos à Mãe Aparecida, que proteja os pequenos e humildes e nos faça respeitar particularmente os de cor morena e negra, nesta terra que é sua.

MEDITAÇÃO do dia 11 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!” Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus, olhando bem para ele, com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos seus discípulos: “Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus”.
Os discípulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: “Quem então poderá salvar-se?” Olhando bem para eles, Jesus lhes disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!” Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida — casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições —, e no mundo futuro, vida eterna. (Mc 10, 17-30)



Irmãos e irmãs! Neste domingo ouvimos a Palavra de Deus tirada dos Livros da Sabedoria 7, 7-11; Carta aos Hebreus 4, 12-13; e o Evangelho acima.
Aquela pessoa vem correndo ao encontro de Jesus e, de joelhos, pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
Pergunta semelhanbte fazemos tantas vezes: o que é mais importante fazer para ser feliz? Podemos até dizer a nós mesmos que estamos procurando ser bons, observar os mandamentos. Mas, sentimos que falta algo.
Jesus olhando bem para ele, (o jovem, como lemos em Mt 1, 20) “com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.
Só faltava uma coisa para o jovem, faltava viver intensamente o amor. Ele não teve coragem de renunciar a tudo, vender seus bens, dar aos pobres, e seguir Jesus livremente. E, com tristeza, foi embora.
Jesus observa: “Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus”.
Os discípulos “ficam espanados” com essas palavras e querem saber qual a recompensa que terão por terem deixado tudo para seguir Jesus. Vão receber cem vezes mais do que estão dando, agora e “”no mundo futuro”.
Viver o chamado  de Jesus supõe a graça de Deus e a respsta de cada um. É preciso pedir a sabedoria, como nos ensina  a 1ª. Leitura da Missa, Sb 7, 7-11,
 “Por isso desejei, e foi-me dado o bom senso; supliquei, e veio a mim o espírito da Sabedoria. Preferi-a aos reinos e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor as riquezas. A ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro é um punhado de areia e, diante dela, a prata será avaliada como o lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais do que a luz, pois seu esplendor é inextinguível. Todos os bens me vieram junto com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.
Qual a r esposta que damos hoje aos chamados de Jesus para viver o seu amor, a caridade, para ser solidário com os pobres, com todos os marginalizados?
**********************
ORAÇÃO

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça,
para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer.
Por nos­so Senhor Jesus Cristo, vosso Fi­lho, na unidade do Espírito Santo .
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 11 de outubro




Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,

Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).






“Isto vos ordeno: amai•vos uns aos outros". (Jo 15,17)


Hoje lembramos um padre muito humilde, extremamente caridoso e amigo do povo. É o jesuíta JOÃO BOSCO PENIDO BURNIER. Foi assassinado no Mato Grosso, quando ia socorrer a uma mulher grávida, que estava sendo torturada. Isso se deu em 1976, a 11 de outubro.
No Paraguai, todos veneram o missionário fran¬ciscano FREI  LUÍS DE BOLAÑOS. Foi um grande conhecedor da língua e da alma do povo guarani. Seus métodos pacíficos e seu modo de organizar os índios, prepararam as célebres "Reduções" do Paraguai. Morreu em 1629.
Hoje, também lembramos todos os MÁRTIRES DA AMÉRICA LATINA, que deram sua vida pela causa da justiça.
Da América Latina, passamos à França, para evocar a memória do bispo e confessor, SÃO FIIRMINO. Viveu num tempo muito importante para a evolução da Europa e para a ação dos religiosos naquele território: o século VI.
Da França passamos à Alemanha, onde encontramos SÃO BRUNO DE COLÔNIA. Foi bispo e confessor. Aliás, era filho do rei Henrique I e de Santa Matilde.
Apesar de não desejar honras, viu-se forçado a ser arcebispo. E promoveu a evangelização como poucos, no final do primeiro milênio.
Na Espanha, século XIX, é venerada Santa MARIA SOLEDADE TORRES ACOSTA, fundadora de família religiosa de enfermeiras, canonizada por Paulo VI em 25 de janeiro de 1970.