MEDITAÇÃO do dia 12 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.
Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,  (Lc 1, 39-47)
                   Irmãos e irmãs! Hoje é um dia muito feliz para todos os que são devotos de Nossa Senhora. Celebramos a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina. No texto seguinte, "Santos e Heróis do Povo", Dom Paulo Evaristo fala de Nossa Senhora de Guadalupe.
O Evangelho narra o encontro de Izabel com Nossa Senhora. Após saber que a prima Isabel, que era idosa, estava grávida, Maria saiu apressadamente para ir ajudá-la. Ao receber Maria, Isabel “repleta do Espírito Santo” ,saudou Nossa Senhora dizendo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” As palavras dessa saudação fazem parte da primeira parte da oração Ave Maria.
Isabel destaca que Maria é feliz porque acreditou na Palavra de Deus e a aceitou. Disse Isabel: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
Na caminhada de preparação para o Natal, aprendemos de Maria Santíssima que não existe amor sem compromisso de serviço desinteressado ao irmão. Pedimos que ela nos anime a descobrir, em nossa caminhada, as pessoas que estão precisando de ajuda.Nossa resposta é  “sair apressadamente” como fez Maria,, para nos colocarmos à serviço dos que esperam nossa ajuda.
Natal não é só tempo de dar algum presente, mas de dar-nos aos que precosa, de  nosso apoio. 
Que Nossa Senhora de Guadalupe nos ensina a amar todas as pessoas e de modo preferencial os pobres. Rezemos cantando com o Pe. Zézinho.
****************


MÃE do CÉU MORENA

Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças
Virgem tão Serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças
Derrama sobre os jovens tua luz
Aos pobres vem mostrar o teu Jesus

Ao mundo inteiro traz o teu amor de Mãe
Ensina quem tem tudo a partilhar
Ensina quem tem pouco a não cansar
E faz o nosso povo caminhar em paz
Mãe do Céu Morena
Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças
Virgem tão Serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças
Derrama a esperança sobre nós
Ensina o povo a não calar a voz
Desperta o coração de quem não acordou
Ensina que a justiça é condição
De construir um mundo mais irmão
E faz o nosso povo, conhecer, Jesus...!
Pe. Zézinho SCJ

Comentários:  domagaspar@gmail.com

CELEBRAÇÕES do dia 12 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“A Jerusalém do alto é livre, é esta e a nossa mãe”. (GI 4,26)


Hoje a América Latina sente novamente a sua unidade religiosa, através da Padroeira principal: NOSSA SENHORA DE GUADALUPE. Disseram os Bispos do continente, reunidos em Puebla, em 1979: "Desde as origens, por sua aparição e seu apelo de Guadalupe, a Virgem Maria, com sua face materna e misericordiosa, nos aproximou do Pai e de Cristo, mas também, de todos aqueles que ela convida a entrarem em comunhão com o Pai e Cristo. Ela é a voz que incentiva a união entre os homens e os povos". Foi na colina de Tepeyac que Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego, em 1531, no México.
Hoje é também o grande dia de SANTA JOA­NA FRANCISCA DE CHANT AL, fundadora da Ordem da Visitação.
Orientada por São Francisco de Sales, transformou seu temperamento imperioso numa vontade forte e dócil; e num espírito de suavidade, a serviço do próximo. Não há quem não a admire até o dia de hoje, quando lhe estuda a vida e a ação.
Vamos evocar ainda o leigo, médico e mártir, Bem-Aventurado SIMÃO HOA, pai de doze filhos. Enfrentou mais de vinte interrogatórios em sessões de tortura. Morreu em Hué, em 1840.

Só a América Latina unida poderá trazer espe­ranças e nova fé, nesta hora de crise, que atinge igualmente a todos.

MEDITAÇÃO do dia 11 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: ‘Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes! ’Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Tem um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras”. (Mt11, 16-19)
            Irmãos e irmãs! As pessoas citadas neste  evangelhos têm semelhança com as que vivem hoje. É difícil que alguém, que lidera um grupo, consiga a aprovação de todas as pessoas. Jesus diz que eles pareciam crianças; não aceitavam nem viver a alegria e nem os momentos de tristeza. Rejeitavam, a pregação de João Batista, e não aceitavam os ensinamentos de Jesus. Para eles nem um dos dois os agradava, fazia a vontade deles..
Essa é uma atitude cômoda de quem não quer assumir compromisso algum. Estão sempre procurando alguém que lhes apresente um “deus” que faça suas vontades, que não lhes exija coisa alguma. Continuam procurando, vão mudando de "religião em religião",  como se muda de roupa. Nada é bom, só eles é que são impecáveis. Há até os que pensam resolver o problema,  fundando eles mesmo uma nova religião.
O tempo do Natal traz de novo o convite de Jesus feito por João Batista. Ele continua nos chamando a atenção: "O Senhor está próximo", é preciso preparar-se, converter-se, dar espaço para que Ele possa entrar.
Quando Jesus nasceu em Belém, não havia lugar para Ele. As pessoas estavam ocupadas, as casas fechadas; ninguém podia acolhê-lo. Ele foi recebido pelos animais e por alguns pastores.
Faltam duas semanas para a Festa do Natal. Como estamos nos preparando? Damos tempo para ouvir a Palavra de Deus? Será que escutamos o grito dos irmãos que estão pedindo nossa ajuda, mesma quando não há calamidades? Praticar a religião, viver com uma comunidade de fé, é  fundamental em nossa vida?
Que tal parar um pouco e pensar quem é Deus para nós, para mim mesmo?
Rezemos cantando estse hino de Natal.
***********************

Quando virá, Senhor, o dia,
Em que apareça o Salvador
E se efetue a profecia:
"Nasceu do mundo o Redentor"?
Orvalhai lá do alto, ó céus,
e as nuvens chovam o Justo!
Aquele dia prometido
À antiga fé de nossos pais.
Dia, em que o mal será banido,
Mudando em risos nossos ais!
Quando, felizes, o veremos,
No firmamento despontar
E a espargir clarões supremos,
Da terra as trevas dispersar?
Filha de Reis,
Ó Virgem pura,
Sai da modesta posição.


Em ti, embora criatura,
De Deus se faz a encamação!

Comentários:  domagaspar@gmail.com

CELEBRAÇÕES do dia 11 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai!"   (Gl 4,6)

Antes de começarmos a falar dos santos, temos de evocar um grande herói, o padre espanhol, GASPAR GARCÍA LAVIANA. Nascido em Oviedo, trabalhou na Nicarágua, onde foi morto em 1978. É considerado mártir das lutas pela libertação do povo.
O grande santo deste dia é SÃO DÂMASO, Papa e confessor. Foi ele quem incentivou São Jerônimo a traduzir a Bíblia para a língua do povo, naquele tempo, o latim, bem como a aprofundar os estudos bíblicos. Ele próprio era artista. Além de incentivar a Liturgia em latim, compôs muitos dísticos e epitáfios, numa belíssima expressão. Foi o autor do seu próprio epitáfio, no qual dizia: "Dentre as cinzas, fará Cristo ressuscitar a Dâmaso, porque assim o creio". Entregou sua alma ao Criador em 384, e foi inumado na igreja de São Lourenço, chamada "In Dâmaso", igreja essa que ele mesmo erguera.
Hoje veneramos ainda DANIEL, o estilita. "Estilha", quer dizer, aquele que mora no alto de uma coluna. É do século V, sacerdote e confessor. Foi São Simão quem deu o primeiro exemplo como estilita e São Daniel o imitou. Mas Deus fê-lo descer da coluna, para aquietar os fiéis, nas questões e disputas religiosas que os dividiam.
Em Mérida, na Espanha, veneramos o santo bispo e confessor, MASSONA. Viveu bem no início da evangelização da Espanha. Deve ter morrido em 606, e sofreu muito, tanto no corpo como no seu prestígio.


Ninguém pode escrever o seu próprio destino. É Deus quem traça o caminho de nossa vida. A nós compete receber, com generosidade, os sinais de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 10 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias — de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça. (Mt 11, 11-15)
             Irmãos e irmãs! Quem não gosta de receber elogios, sobretudo quando são sinceros? Jesus faz o maior de todos elogios a João Batista quando diz: “entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista” Ele é o último dos profetas que anunciaram a vinda do Salvador, de Jesus Cristo. Os pais de João Batista eram viviam santamente e tiveram a graça do filho João Batista de um modo especial. Os dois eram idosos, a mãe era estéril. Deus concedeu-lhe o filho que tanto desejavam. Felizes foram os pais – Zacarias e Izabel – porque foram fies aos desígnios de Deus. Feliz foi João Batista que cumpriu com dedicação a missão de anunciar a vinda de Jesus.
Jesus diz que apesar da grandeza de João Batista, “o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. Toda nossa caminhada neste mundo nos prepara para a vida definitiva no Reino dos Céus. Sejamos grandes no amor-serviço como foi João Batista. Jesus quis contar com João Batista para preparar sua vinda.
Hoje, Ele quer precisar de cada um de nós, para se fazer presente a todas as pessoas. A vida de cada um de nós, os sinais de bondade, de luta pela justiça, de serviço desinteressado, de amor,  falam da presença de Jesus. Nada podemos fazer sem a graça de Deus. Por Ele podemos fazer tudo, até o que parece impossível.
Neste tempo fala-se muito de Natal, mas pouco de quem vamos celebrar no Natal. Fala-se de muitos tipos de presentes, mas se esquece de Jesus Cristo que, na imagem do Menino Jesus, lembra o PRESENTE que veio até, nós em Belém de Judá, Jesus Cristo Nosso Salvador.  Vamos nos questionar:
Que Natal estamos preparando?  O Natal dos “presentes de coisas”, ou o Natal do encontro com o PRESENTE que é JESUS CRISTO?
Com todo Povo de Deus, continuemos pedindo a vinda de Jesus. Rezemos cantando este bonito hino do tempo liúrgico do Advento.
*********************
VEM, SENHOR, VEM NOS SALVAR!

COM TEU POVO VEM CAMINHAR!
Das trevas, da escravidão.
Só tu és nossa esperança,
És nossa libertação.
Vem, Senhor, vem nos salvar!
Com teu povo vem caminhar!
Contigo, o deserto é fértil,
A terra se abre em flor.
Da rocha brota água viva,
Da treva nasce esplendor.
Vem, Senhor, vem nos salvar!
Com teu povo vem caminhar!
Tu marchas à nossa frente,
És força, caminho e luz.
Vem logo salvar teu povo,
Não tardes, Senhor Jesus!
Vem, Senhor, vem nos salvar!
Com teu povo vem caminhar!

Comunicações:  domagaspar@gmail.com

CELEBRAÇÕES do dia 10 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Vede que ninguém retribua o mal com o mal; procurai sempre o bem uns dos outros e de todos"  (ITs 5,15).


Hoje é o "Dia Internacional dos Direitos Humanos". Evocamos a Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. O Brasil foi um dos primeiros países signatários. Portanto, um dos primeiros a comprometer-se com os trinta Artigos aí expostos. O primeiro deles lembra que todos os homens nascem livres, iguais em dignidade e direito. O terceiro, tão atual hoje, diz textualmente: "Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal". O bondoso Papa João XXIII, na encíclica "Pacem in Terris", assumiu esses direitos como programa cristão. E Paulo VI lembra que eles nascem do coração do Evangelho.
Hoje queremos, também, evocar SANTA EULÁLIA. Era adolescente de doze anos, quando morreu queimada, durante a perseguição de Maximiano, no começo do século IV. Santo Agostinho celebrou-a em famoso sermão, no dia de sua festa.
Vamos também evocar SÃO MELQUÍADES, célebre no século IV, como Papa e Confessor. Abriu o mundo à conversão dos pagãos ao cristianismo.


As iniciativas em favor da defesa dos Direitos Humanos deveriam receber sempre da parte de cada um de nós, apoio e incentivo consciente e renovado.

MEDITAÇÃO do dia 09 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11, 28-30)

Irmãos e irmãs! As palavras de Jesus sempre nos trazem muito consolo e esperança. Neste texto, Jesus está se dirigindo a todos os que não agüentam mais as pressões dos fariseus que exigem a observância de uma infinidade de leis e preceitos que eles mesmos não observam.
Jesus vem para libertar de toda opressão, mesmo que seja “religiosa”. Àqueles que estavam presos a preceitos apenas materiais, sem fundamento algum em Deus que é Pai misericordioso e cheio de bondade.
Em nosso tempo há milhares de pessoas que são oprimidas das mais diversas maneiras, carregam pesadas cruzes. Isto se aplica especialmente aos pobres, aos idosos, aos doentes, aos aposentados, a todos que sofrem todo tipo de injustiça, marginalização e não conseguem se defender. Jesus diz que isso vai mudar e convida: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”.
Todos nós podemos ajudar os irmãos sofredores a carregarem suas cruzes.
NOSSO PRESENTE DE NATAL, deve ssr compromisso de presença continua na vida dos que sofrem.
Queiram e meditar,  MUITAS VEZES o texto seguinte –  ERAS TU, SENHOR -
e responder com a PRESENÇA na vida dos “cansados e carregados de fardos”
**********************

ERAS TU, SENHOR
E meus olhos permaneceram cegos
À nudez de tua fome e de tua miséria.
Eras Tu, Senhor
E meus ouvidos se fizeram surdos
A teu clamor por trabalho e justiça.

Eras Tu, Senhor
E minha boca se manteve cerradaQuando mendigavas o calor de uma palavra.
Eras Tu, Senhor
E meus braços se cruzaram
Diante de tuas mãos estendidas em súplica.
Eras Tu, Senhor
E meus pés se recusaram a dar um passo
Quando tuas pernas fraquejaram ao peso do sofrimento.
Eras Tu, Senhor
E meu rosto se converteu em pedra
Quando, tímido, ensaiavas pedir um sorriso.
Eras Tu, Senhor
E meu coração se endureceu
Frente à dor que carregavas sobre os ombros.
Eras Tu, Senhor
E neguei minha alma
Quando nela querias morar.
Eras Tu, Senhor
E meu guarda-roupa se manteve intacto
Apesar de os farrapos mal cobrirem tua pele.
Eras Tu, Senhor
E minha mesa continuou vazia de convidados
Embora rica e cheia de pão.
Eras Tu, Senhor
E o medo fechou as portas de minha casa
Quando, triste e só, rondavas minha rua.
Eras Tu, Senhor
E eu te exclui, uma vez mais e sempre
De meu Caminho
De minha Verdade
E de minha Vida.

Comentários:  domagaspar@gmail.com

CELEBRAÇÕES do dia 09 de dezembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais levados ao pleno conhecimento da vontade de Deus"  (Cl  l,9b).

Começamos este dia evocando o nome de SÃO PEDRO FOURIER. Viveu no século XVI e parte do século XVII. Era tão caridoso, que foi chamado o "São Vicente de Paulo, da Província de Lorena", na França. Atraía a todos pelo jeito brincalhão e amigo. Seu mérito principal foi a educação das meninas, que ele confiava à Bem-Aventurada Alix Lê Clerc, fundadora das Cônegas de Santo Agostinho.
Vamos mencionar hoje, com muita alegria, duas mulheres: santas LEOCADIA e VALÉRIA. A primeira era de Toledo, na Espanha. Sofreu pela fé cristã. E mereceu o título de "Virgem e Confessora", coisa rara, mas confirmada na Liturgia, em dois Concílios de Toledo.
Valéria, por sua vez, passou a vida na França, e foi associada a São Marcial, junto ao qual ela foi enterrada. Sua veneração cresceu quando o rei da França, Luís XI, ofereceu um busto-relicário à igreja de Chambon, naquele país.
Na mesma França, ainda vamos invocar SÃO CIPRIANO, que viveu no alto das montanhas, no século VI.
Por fim, na Alemanha, venera-se hoje o Bem--Aventurado LIBÓRIO WAGNER, dos séculos XVI a XVII. Considerado apóstolo da unidade, morreu como mártir, enquanto Pároco de Wurzburgo. Foi convertido do luteranismo e quem o beatificou foi Paulo VI, em 1974.


Todos os que se consagram ao ensino, à evangelização e à promoção da unidade, devem ser considerados verdadeiros apóstolos de renovação da sociedade.

MEDITAÇÃO do dia 08 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.

Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”
O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”.
Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.  (Lc 1. 26-38)
         Irmãos e irmãs! Hoje celebramos a IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA. O arcanjo Gabriel anuncia a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus, por obra do Espírito Santo. Pelos méritos de Jesus Cristo, Maria é Virgem antes, durante e depois do parto. Ela dá à luz a Jesus chamado novo Adão e ela, Maria, a nova Eva. Assim começa a nova humanidade.
A festa da Imaculada Conceição nos lembra que, ao aceitar ser Mãe de Jesus, ao dizer o SIM, Maria colaborou  para a vinda de Jesus Cristo. Ele veio tirar O pecado do mundo, salvar toda humanidade.
Louvamos e damos graças a Deus por ter escolhido Maria para a mais sublime de todas as missões. Damos graças porque Maria disse Sim, aceitou fazer a vontade do Pai.
Nossa devoção a Nossa Senhora acontece quando nos comprometemos a dizer sim, a vontade do Pai. Ele quer contar conosco para que a humanidade se renove, São Paulo nos ensina a vontade de Deus a nosso respeito. Na Carta aos Efésios 1, 3-6, que hoje está sendo proclamada nas celebrações, ele nos ensina.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo. Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado”.
Que a devoção a Nossa Senhora nos anime a sermos “santos e íntegros diante de Deus, no amor”.
Diante do pecado do mundo, que acontece em toda violência, em especial,  na violência da corrupção, do desrespeito à dignidade da pessoa humana, que podemos fazer para participarmos na luta pelo mundo novo, pelo qual Jesus deu todo seu sangue?
Ser devoto da Imaculada Conceição exige compromisso com esse mundo, fundamentado no amor. Maria nos ensina e nos anima a viver como Jesus ensinou: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus   (Mt 5,8)
*********************

MAGNIFICAT
A minh' alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Lc 1,46-55

CELEBRAÇÕES do dia 08 de dezembro

Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)



"Quando chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher". (Gl 4,4)


8 de dezembro é o dia da grande Festa da IMACULADA, Nossa Senhora da Conceição. Padroeira de um grande número de igrejas em todo o Brasil e no mundo. A festa nos lembra a palavra da Escritura, segundo a qual Maria foi sempre a Virgem cheia de graça. E pelos méritos de Cristo foi preservada tanto do pecado original quanto de toda outra culpa, para tornar-se digna de ser Mãe de nosso Redentor. A veneração a Nossa Senhora da Conceição já começou no século VIII e IX no Oriente e no Ocidente. Mas a proclamação do Dogma só se deu em 8 de dezembro de 1854.
Hoje, também celebramos o "Dia Nacional da Família" e o "Dia da Justiça". Os cristãos, sobretudo os católicos, unem família e justiça a Cristo e a Maria. Por quê? Porque Nossa Senhora cantou o hino de defesa dos pobres e pequeninos, no seu cântico chamado "Magnificat".
Na Argentina lembram-se hoje ALICIA DOMON, conhecida como "Caty", e LEONILA DUQUET, junto com diversos familiares de desaparecidos. São elas uma espécie de padroeiras das "Mães da Plaza de Mayo".
Alicia era religiosa francesa e catequista, assim como Leonila. Vivia no meio dos pobres e participava, com jejuns e orações, do drama dos desaparecidos. Morreram em 8 de dezembro de 1977. Hoje tornaram-se símbolo para todos os que defendem a vida e a justiça.

Todos temos que preparar-nos para receber, com coração simples, puro e humilde, a missão que Deus nos confia, em defesa da vida, da justiça e da paz.

MEDITAÇÃO do dia 07 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Num desses dias, Jesus estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus.
Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”.
Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?”
Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo? Que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, — e dirigiu-se ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa”.
No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram admirados e glorificavam Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje coisas maravilhosas”. (Lc 5, 17-26)
Irmãos e irmãs! Jesus sempre comunicando sua mensagem. Entre os ouvintes estão os fariseus e os mestres da Lei. Estão ali para observar o que Jesus diz e faz. O Evangelho sempre destaca a presença dos doentes que, com muita fé, vem pedir a cura.
Enquanto Jesus falava, alguns homens se aproximaram, carregando um paralítico sobre uma maca. Havia muita gente e eles não conseguiram chegar perto de Jesus. Eles não desistiram;,subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Eram  homens  cheio de amor ao paralítico e tinha, muita fé.
O Evangelho fala da admiração de Jesus ao ver a fé daquelas pessoas. Jesus disse  ao paralítica: “Homem, teus pecados são perdoados”.
A reação dos fariseus e dos escribas é sempre de critica as atitudes de Jesus. Eles não são capazes de valorizar as ações  de Jesus, porque não têm fé.
Jesus responde perguntando: “Que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, — e dirigiu-se ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa”.
Jesus veio para tirar o pecado do mundo. Veio  nos libertar de toda maldade, de tudo que nos impede de viver a fraternidade. Os “religiosos”, fariseus e  escribas, não conseguiram ver nos sinais de Jesus a ação de Deus. Não souberam ver nesses milagres a realização do que os profetas disseram a respeito da vinda do Messias que diziam esperar.
E hoje, conseguimos ver a bondade das pessoas, os que vivem o amor de Deus e vão se doando para ajudar as pessoas a superarem seus problemas?  Somos capazes de sentir a dor dos que sofrem e dar o apoio que necessitam? Para nós. que somos cristãos, o que podemos fazer para acolher Jesus, neste novo Natal que vamos celebrar?
**********************

ORAÇÃO pelos DOENTES
Senhor nosso Deus,
que enviastes o vosso Filho ao mundo
para carregar as nossas enfermidades
e levar sobre si as nossas dores,
nós vos suplicamos pelos vossos filhos enfermos,
para que, com a paciência fortalecida
e a esperança renovada,
superem a doença por vossa bênção
e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
Por Cristo, nosso Senhor.
Nossa Senhora, saúde dos enfermos,
rogai por eles



CELEBRAÇÕES do dia 07 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"A paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus" (Fl 4,7).


A figura de SANTO AMBRÓSIO é tão extraordinária, que passou a ser símbolo para todos os tempos. Nem era batizado ainda, quando foi escolhido Bispo de Milão. Por quê? Porque conseguia manter a ordem pública e levar sua gente a procurar a paz. Tornou-se um santo conhecido, por causa de sua ação pastoral, como também política e litúrgica. Apesar da pouca formação inicial — nem era batizado — tornou-se um dos autores mais conhecidos e mais aceitos na Igreja de seu tempo e, quem sabe, de todos os tempos. Mas o que o distinguiu, antes de tudo, foi sua firmeza diante das injustiças, sobretudo diante do imperador Teodósio. Alguns de seus escritos foram editados em português, por exemplo, "Os Sacramentos", que eu tive a honra de traduzir. Santo Ambrósio morreu no ano de 397.
Passamos de Milão a Honduras. Lá, veneram-se hoje LÚCIO AGUIRRE e ELPÍDIO CRUZ. Eram dois militantes cristãos. Lúcio, Ministro da Palavra, foi assassinado por causa disso. Elpídio, depois de ameaças e torturas, sofreu a mesma sorte. No enterro deles, os bispos declararam: "São eles mártires do Evangelho, da Igreja, dessa Igreja que procura ser fiel à mensagem de Jesus". Era o ano de 1981.
Vamos ainda lembrar uma mulher: desta vez é SANTA MARIA JOSÉ ROSSELO. Fundou uma congregação de ensino. Foi canonizada por Pio XII, em 1949.


A liberdade religiosa deve ser defendida constantemente, por todas as pessoas que amam o povo e o Evangelho de Cristo.

MEDITAÇÃO do dia 06 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilene, enquanto Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, a Palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele. Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados. E todos verão a salvação que vem de Deus”.   (Lc 3. 1-6)
Irmãos e irmãs! Estamos iniciando a segunda semana de preparação para o Natal. Celebramos hoje o 2º.Domingo do Advento. O Evangelho nos apresenta João Batista que, o último dos profetas. Sua principal missão foi anunciar e preparar a vinda de Jesus. Ele prega o batismo de conversão; é a voz que clama no deserto, dizendo: “Preparai o caminho do Senhor”.
Aceitar preparar o caminho do Senhor, é aceitar, em primeiro lugar, a nossa condição de pecadores. Por tantas limitações e pela falta de real esforço, não vivemos o caminho que Jesus nos propõe no Evangelho.
Toda caminhada supõe esforço. Para entendermos melhor a palavra de João Batista precismos lembra que ele falava no tempo em que as estradas eram muito ruins, comparando com as de hoje. O caminhar exige esforço constante, para que nossa vida se torne sempre mais parecida com a proposta de Jesus, nos Evangelhos. É tempo de descobrir a realidade de nossas vidas: quais os “buracos” que devem ser consertados, o que deve ser endireitado, nivelado para que nos leve ao encontro com Jesus. Ele vem para salvar toda humanidade, de todos os tempos e lugares.
Não caminhamos sozinhos; fazemos parte do povo de Deus que caminha, lado a lado. É um aprendizado da partilha, do dar com generosidade e do aceitar receber com alegria. Ninguém pode ser excluído e nem ser desconhecido. Este caminho só pode ser percorrido em clima de fraternidade que gera solidariedade. .
No tempo do Advento, somos convidados a receber o Sacramento da Reconciliação. Como pecadores arrependidos, renovamos nosso compromisso de seguir Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”, para que todas as pessoas tenham  vida em plenitude.


No próximo domingo, dia 13, será realizada, em todo Brasil, a COLETA PARA A CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO. A finalidade é conseguir recursos para dar condições de continuar realizando o processo de evangelização, especialmente nas regiões mais pobres do Brasil. Vamos nos preparar durante todo semana, fazendo alguns sacrifícios, É o resultado desses sacrifícios que será a nossa oferta.
********************

ORAÇÃO da
CAMPANHA  para a EVANGELIZAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
que vos fizestes pobre para nos enriquecer,
concedei-nos que, a Vosso exemplo,
possamos contribuir na nossa pobreza
para que as riquezas do Vosso Evangelho
possam chegar a todas as pessoas.
Vós que sois Deus com o Pai
na unidade do Espírito Santo.
Amém..
(Textos da CNBB)

CELEBRAÇÕES do dia 06 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos des¬preza, a mim despreza, e quem me despreza, despreza Aquele que me enviou"  (Lc 10,16).

HOJE, celebramos o segundo domingo do Tempo do Advento.
------------------------
O santo de hoje, SÃO NICOLAU, é padroeiro de muitas localidades e igrejas, além de ser invocado por marinheiros e navegantes. Entre nós, lembra mais a figura do Papai Noel. Aliás, é assim que os países, sobretudo no Norte da Europa, o representam: com barbas brancas e cheio de bondade para com todos. A respeito da vida de São Nicolau sabemos pouco. Apenas, que viveu na Ásia Menor, no século IV. Os italianos o veneram muito, porque suas relíquias foram transportadas para Bari, célebre cidade, no Adriático. Eles até o chamam de "São Nicolau de Bari". O costume de dar presentes no dia de São Nicolau é muito difundido na Europa, sobretudo em algumas colónias italianas, alemãs e outras.
Especial menção merece hoje SANTA DENISE, do século V, que apesar de flagelada, sustentou a coragem de seu filho único, que estava sendo torturado e acabou morto. “A morte - dizia ela depois - jamais me separou de meu filho, em favor de quem sempre invoquei a Santíssima Trindade".
Vamos mencionar um santo português: é PEDRO PASCAL. Viveu no século XIV. Foi bispo de Braga, em Portugal. Preso pelos sarracenos, retido como refém e não podendo ser resgatado, devido à soma alta que pediam por ele, foi martirizado, no ano de 1300.

Meus amigos, coisas antigas transformam-se, muitas vezes, em sinais para os tempos novos. Mas a bondade e a coragem devem andar sempre uni¬das, também em nosso tempo.