CELEBRAÇÕES do dia 20 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso" (Le 6,36).

Hoje vamos recordar alguns heróis da América Latina. O primeiro deles é o sacerdote DOMINGOS LAIN, mártir nas lutas pelo povo colombiano. Apesar de sua breve vida - morreu aos 32 anos, em 20 de fevereiro de 1974 - podemos dizer dele que foi um verdadeiro operário do Reino de Deus, para conscientização do seu povo. Esteve envolvido em conflitos com os proprietários da usina e também com a chefia, a municipalidade de Cartagena, na Colômbia. Teve como alternativa entrar para a guerrilha, ficando assim ao lado do povo colombiano. Entrou então na clandestinidade, até ingressar definitivamente no Exército da Libertação Nacional. Por causa disso, é também ele uma figura discutida, como o foi também o Padre Camilo Torres. Morreu baleado, no ano de 1974.
ELEUTÉRIO é o grande Santo de hoje. Pertenceu a uma família de tradição, em Tournai, na Bélgica. Foi nomeado Bispo, depois do batismo do rei Clóvis. Chegou a ser metropolita de Reims. Viveu e morreu no século VI.  Tão venerado depois de sua morte, seus restos mortais foram colocados numa magnífica urna, no século XIII, e até hoje se encontram expostos à veneração dos fiéis, em Tournai.
De Tournai vamos a uma cidade bem próxima Limburgo. Aí, vamos encontrar SANTO EUQUÉRIO, que mais tarde foi Bispo de Orléans.  Primeiro foi beneditino, depois, Bispo. Aliás, é o que se registra com a maioria dos Bispos daquela época.  Mas Euquério acabou sendo vítima de Carlos Martelo, que o afastou de sua sede episcopal exilando-o na cidade de Colonha. Afinal, conseguiu voltar ao mosteiro e viveu aí uma vida mais tranqüila de oração em favor daqueles que o perseguiram. Morreu no ano de 738.

O perdão é uma das mais difíceis, mas também, das mais significativas formas de amar. É uma exigência fundamental para os cristãos.

CELEBRAÇÕES do dia 19 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"O Reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e lançou em sua horta; ele cresce, torna-se árvore, e as aves do céu se abrigam em seus ramos".   (Le 13,19).

"Luci" ou "Lúcia" é nome muito apreciado entre nós, mas também na China, por causa da Bem-aventurada Virgem-Mártir LUCI  Y, do século passado, que se ofereceu voluntariamente como sucessora  de Ágata Lin, martirizada pela sua fé em Cristo.   Foi uma catequista excelente, durante quatro anos. Entregou a vida, invocando o Espírito Santo, no qual buscava toda a sua força, em 1862.
Um nome bem mais complicado é o do Bispo de Cartago, também venerado hoje. Chama-se QUODVULTDEUS. Traduzido significa: "O que Deus quiser". Muito ligado ao maior homem daquele tempo (século V), Santo Agostinho, buscou na Bíblia uma visão da história dos homens, assim como o fazem as nossas comunidades de base, nos dias de hoje.  Sofreu muito nas mãos dos vândalos.
Também festejamos hoje SÃO BONIFÁCIO,  belga, dos séculos XII-XIII. Foi um dos homens mais universalistas da Europa daquele tempo. Envolvido em lutas de estudantes e clérigos, foi sempre considerado o homem da amizade e de ampla visão da história. Teve uma caridade especial para com os leprosos, cegos e humildes.

O Evangelho abre horizontes para colher os temperamentos mais diversos, dentro de um amor profundo ao povo e a Cristo.

CAMPANHA da FRATERNIDADE ECUMÊNICA – 18/ 02/ 2010


Como acontece desde 1964, a Igreja Católica, no Brasil, realiza a CAMPANHA da FRATERNIDADE. Ela tem como OBJETIVOS PERMANENTES:
1.    Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2.   educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3.   renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).
Pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade 2010 é realizada de forma ecumênica, com a participação de diversas comunidades cristãs
TEMA: Economia e Vida
LEMA: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24).
OBJETIVO GERAL: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

**********************
ORAÇÃO
da CAMPANHA da FRATERNIDDE ECOMÊNICA  2010
“Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,
nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo
que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,
aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que
a boa nova que vem de ti é amor, compromisso
e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão
diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham
na promoção do bem comum e na condução
de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço
e a comunhão, promovendo uma economia
fraterna e solidária, para que a nossa sociedade
acolha a vinda do teu Reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 18 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

"Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento"  (Mt 5,17).

O dia 18 de fevereiro é uma data muito querida por todos os devotos de Nossa Senhora de Lourdes. É que hoje se festeja SANTA BERNADETTE SOUBIROUS, a quem Nossa Senhora apareceu por dezoito vezes, no século passado (séc. XIX).  O que mais se admirou em Santa Bernadette foi sua modéstia, autenticidade e simplicidade. Os doentes a invocam, porque revelou paciência heróica, durante a moléstia que a vitimou.
Mas também se venera hoje um outro Santo: SÃO SIMEÃO, Bispo e mártir, em Jerusalém; domina o panorama até hoje. Por quê? Porque foi sucessor do apóstolo São Tiago que, bem sabemos, foi o primeiro Bispo de Jerusalém e parente de Jesus. São Simeão morreu mártir, denunciado como descendente de Davi e como cristão, ainda no I século. O próprio juiz se admirou de sua coragem, ao vê-lo morrer na cruz, aos 120 anos de idade.
Agora, de tempos mais próximos a nós, no século passado, nos vem o testemunho de um chinês, chamado JOÃO PEDRO NÉEL, bem-aventurado. Pertenceu às missões estrangeiras de Paris. Embora tivesse apenas trinta anos de idade, não quis separar-se de seus cristãos, recentemente convertidos na China.
E no México, venera-se um missionário, padroeiro da cultura de nossos povos BERNARDINO DE SAHAGÜN. Viveu no século XVI.
Neste dia, ano de 1981, o Santo Padre João Paulo II beatificou a mais de uma dezena de mártires japoneses das Filipinas, dentre os quais, DOMINGOS SHANEZ e LOURENCO RUIZ.

A simplicidade e a fidelidade levam a unir os cristãos em torno do Evangelho de Jesus.

QUARESMA – CAMPANHA DA FRATERNIDADDE - 17 de fevereiro de 2010



HOJE é Quarta feira de cinzas, início da QUARESMA. 
São quarenta dias de orações, jejuns e esmolas, com que os cristãos católicos se preparam para celebrar a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para tornar mais concreto o processo de conversão, esforço de mudança de vida, para viver de modo mais profundo o Evangelho de Jesus Cristo, a Igreja convida a viver a Campanha da Fraternidade
É uma campanha promovida pela Igreja Católica, mas que. a cada cinco anos, é assumida também em caráter ecumênico, com a participação de diversas igrejas cristãs.
Cito agora um trecho da APRESENTAÇAO  do TEXTO-BASE.

“As Igrejas Cristãs no Brasil, presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC, apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, com o tema Economia e Vida e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). 
Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, e tem como objetivo geral: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". 
É necessário conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelas pelas palavras de Je­sus: "Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumulai para vós tesouros no céu." (Mt 6,19-20a). "Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24)
Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus”.

Vamos começar a refletir com nossas famílias, comunidades e pessoas de boa vontade o que a Campanha da Fraternidade Ecumênica está nos propondo.
*****************
ORAÇÃO
da CAMPANHA da FRATERNIDDE ECOMÊNICA  2010
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,
nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo
que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,
aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que
a boa nova que vem de ti é amor, compromisso
e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão
diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham
na promoção do bem comum e na condução
de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço
e a comunhão, promovendo uma economia
fraterna e solidária, para que a nossa sociedade
acolha a vinda do teu Reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 17 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os     irmãos".  (IJo 3,14).
------------------------
HOJE é quarta feira de cinzas, início da QUARESMA e de mais uma CAMPANHA DA FRATERNIDADE
-----------------------------------

Os Servos de Maria -  ou Servitas -  são muito conhecidos por seus trabalhos em São Paulo, Santa Catarina, Acre e em outros Estados do Brasil, como também em muitas nações. É muito   interessante. É  original o início desta Ordem Religiosa. Os Servitas consideram como seus fundadores SETE JOVENS, que se consagraram a Nossa Senhora, pondo-se inteiramente a serviço dela. Este fato se deu no século XIII. Mas, por causa do bom começo, também houve boa continuidade. Assim, o Brasil todo deveria agradecer os serviços relevantes dos Servos e das Servas de Maria.
Dentre os sete fundadores, o nome que se perpetuou foi o de SANTO ALEIXO FALCONIERI, embora todos eles fossem elevados à honra dos altares por Leão XIII, em 1888, favorecendo a devoção, tão brasileira, a Nossa Senhora das Dores.
Vamos também lembrar outro Santo, venerado na Coréia: SÃO PEDRO RYOU. Aliás, a Coréia, hoje tão célebre por seus sofrimentos, nos apresenta esse herói, que foi leigo, casado e vítima da perseguição de 1866. Foi preso enquanto lia o Evangelho, na casa de um catequista. Paulo VI  fez bem em beatificá-lo em 1968, para dar novo ânimo ao valoroso povo coreano.
Acrescentamos ainda o Bem-aventurado JOÃO FRANCISCO CLET, que morreu na China, tendo nascido em Grenoble, sul da França, em 1748. Foi um grande lazarista e missionário que terminou a vida como mártir.

Unidos realizamos melhor o plano de Deus e nos sustentamos uns aos outros.

CELEBRAÇÕES do dia 16 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos".  (Gl 6,9)

Hoje, antes de falarmos dos Santos propriamente ditos, temos que lembrar três personagens importantes da América Latina.
O primeiro deles é CAMILO TORRES, um sacerdote muito controvertido, que morreu pela libertação do povo colombiano. Isso foi em 1966. Outro é JOÃO ALONSO, igualmente missionário, assassinado na Guatemala, em 1981. Lembramos também um líder camponês, catequista, que morreu aos 41 anos. Era pai de nove crianças. Foi assassinado em 1981, pelo exército, enquanto fazia o bem e tinha como único crime o de não denunciar ao governo os seus companheiros de luta, no Paraguai. Chamava-se ALBINO AMARILLA. Ele sabia fazer um bom trabalho comunitário em favor de todas as culturas. Era mestre na doutrina cristã, um homem do Evangelho. Sua figura cresceu na hora da morte, ao invés de diminuir. O próprio Bispo celebrou os funerais, lembrando a todos a grandeza desse homem.
Vamos aos Santos: Em primeiro lugar, celebramos SANTO ONÉSIMO, que viveu na Turquia. Era escravo cristão, convertido e batizado pelo Apóstolo Paulo. Até mereceu do Apóstolo uma menção em sua Carta a Filemon. Onésimo ficou muito ligado a São Paulo, que o enviou à cidade de Colossos como evangelizador. Dizem as lendas que o Apóstolo até lhe confiou a direção de uma Igreja, na Macedônia, mas isso não se sabe ao certo.
Muito importantes, porque muito venerados, são os Santos ELIAS, JEREMIAS, ISAÍAS, SAMUEL e DANIEL, de Cesaréia, na Palestina. Ainda hoje eles continuam um símbolo para o povo deles, por causa de sua constância na fé. Condenados, no ano de 312, foram levados até às minas de Cesaréia, onde sofreram torturas e, por fim, o martírio.
Ainda gostaria de lembrar um Santo da Itália, do início do século XII. É SÃO CONSTABLE, abade beneditino. Foi abade durante um ano, mas teve uma virtude muito necessária em nossos dias, nas comunidades, ou seja, ele soube acomodar o seu temperamento à grande missão de dirigir um enorme mosteiro, com numerosos monges.

O essencial é sempre dar-se a si mesmo, dar do seu tempo, do seu bom-humor, da sua cultura, sem exigir paga alguma, porque o amor verdadeiro é gratuito.

CELEBRAÇÕES do dia 15 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus"  (Mt 4,4).

O Santo de hoje, CLÁUDIO LA COLOMBIÈRE, passou dezoito meses em Paray-le-Monial, na França, tornando-se o guia espiritual e orientador teológico de Santa Margarida Maria Alacoque, bem conhecida de todos nós, por ter sido a grande incentivadora da devoção ao Coração de Jesus. São Cláudio Ia Colombière tornou-se ainda pregador, em Londres, nos tempos difíceis da Reforma Anglicana. Acabou sendo expulso, vindo a morrer depois, vítima da tuberculose, em 1682.
Vamos mencionar outros Santos, cujos nomes são usados no Brasil e que talvez seus portadores queiram conhecer. Trata-se de SÃO FAUSTINO e SANTA JOVITA. Sabemos que foram mártires. São venerados em Bréscia, na Itália, terra do saudoso Papa Paulo VI.
Veneramos ainda SÃO JORDÃO DE SAXE, que foi sucessor de São Domingos,  na direção da Ordem dos Dominicanos. São Jordão foi muito apreciado por sua caridade, delicadeza e também pelo seu bom humor. Atribuem-se-lhe muitas anedotas e ditos espirituosos. Morreu, náufrago, em 1237.
Na Argentina, venera-se o padre FRANCISCO SOARES. Foi baleado, junto com seu irmão inválido, em 1976. Fazia parte do Movimento de Sacerdotes para o Terceiro Mundo.
Por fim, no Peru e nós séculos XVI a XVII, o  jesuíta espanhol JOSÉ DE ACOSTA, amigo e conselheiro do santo arcebispo de Lima, Toríbio de Mongrovejo. Foi teólogo, filósofo e cientista de grande renome e responsável pela introdução da catequese nos idiomas quéchua e aimará, os mais importantes do império incaico.

.A contemplação precisa da ação para abastecer-se, assim como a ação se alimenta da contemplação.

AS BEM-AVENTURANÇAS - 14 de fevereiro de 2010



Evangelho de Lucas 6, 17. 20-26
“Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia.  
Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes:
“Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!  
Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados!
Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!  
Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem.  
Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.  
Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!  
Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome!
Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis! 
Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas”. 

O evangelista Lucas relata quatro Bem-aventuranças. No evangelho de Mateus encontramos a relação de oito Bem-aventuranças. Aqui Lucas coloca quatro e acrescenta mais quatro “maldições”, dizendo: “ai de vós”
Jesus ensina o que é ser feliz. A busca da felicidade  é  o ideal que todos desejamos atingir. Normalmente imaginamos que ser feliz é ter uma série de "coisas" como dinheiro, estudo, casa, saúde e tantas outras que são importantes para que possamos viver. A felicidade esta fundada no SER MAIS e não no TER MAIS.
Felizes vós, os pobres”, que estão “vazios”  de tudo, ou que “se esvaziam” para dar lugar a Deus e aos irmãos 
“Felizes vós que agora passais fome”,  porque a terra e os seus bens estão nas mãos de poucos que consideram  "donos"  do mundo.
“Felizes vós que agora estais chorando”,  diante de toda marginalização e  injustiças.
“Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem”.   Felizes os  que lutam pelo mundo proposto por Jesus Cristo e por isso são rejeitados, condenados e até assassinados.. 
A todos esses "felizes", Jesus anuncia a alegria da vida nova: Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas”.  
E Lucas acrescenta o outro grupo de pessoas que fazem o contrário e são ameaçados de condenação.
Ai de vós, ricos...  Ai de vós que agora estais fartos...  Ai de vós que agora estais rindo...   Ai de vós quando todos falarem bem de vós... ”. 
Em que lado estamos? Partilhamos nossas vidas? Temos muito mais  do que necessitamos para ter vida digna? Precisamos fazer “regimes” porque comemos demais, enquanto milhões passam fome? Imaginamos ser de “outra classe” porque temos títulos, muito dinheiro, pudemos fazer faculdades e tantas outras coisas...  esquecemos que todos somos iguais,  com a mesma dignidade de filhos do mesmo  Pai que é Deus?  Este universo maravilhoso é presente de Deus a toda ser humano e não “propriedade” de alguns, enquanto milhões são SEM TERRA, SEM CASA, SEM  EMPREGO, SEM SAÚDE, SEM  ESTUDO, SEM DIGNIDADE, SEM VIDA...
Você se considera “feliz” segundo  os critérios de Jesus ou esta no número dos  que Jesus adverte com os “ai de vós”?
Procure refletir com sua família, rezando Salmo 1
***************
OS DOIS CAMINHOS
Feliz o homem,
que não segue os conselhos dos ímpios,
que não anda no caminho dos maus,
nem frequenta a companhia dos gozadores.
Pelo contrário,
encontra seu prazer na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.
Feliz este homem!
Como a árvore  plantada à beira da água,
ele dará fruto a seu tempo.
Sua folhagem não secará,
terá êxito em todos os seus empreendimentos.
Não será a mesma a sorte dos maus.
Serão como folhas mortas, levadas pelo vento.
Diante do tribunal, onde se reúnem os justos,
não conseguirão manter-se em pé.
Pois o Senhor conhece o caminho dos justos.
O caminho dos maus leva à perdição.
Salmo I 

CELEBRAÇÕES do dia 14 de fevereiro 2010


Textos do livro:
 “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quem  crê  no  Filho tem a  vida   eterna".  (Jo  3,36a)

Os Santos empregaram toda a força do seu corpo e do seu amor em favor dos irmãos.
Hoje vamos lembrar dois Santos muito venerados na Europa: SÃO CIRILO e SÃO METÓDIO.
Ambos trabalharam na Europa Central, no século IX. Foram eles que compuseram o alfabeto eslavo. Puderam, assim, levar o povo a ler o Evangelho e a rezar na própria língua eslava. Foram também os homens de maior influência sobre os povos da Europa Central, no primeiro milênio, desde a Tchescoslováquia até à Polônia.
Mas hoje, bem próximo de nós, em Jacareí, no Estado de São Paulo, lembramos um mártir da caridade. Trata-se de FRANCISCO DE CASTRO HOLZWARTH, apóstolo dos cárceres, pertencente à APAC de Jacareí. Ele foi assassinado em 1981, enquanto trabalhava com grande afinco, em favor dos presos. Franz é considerado mártir dos cárceres, associado benemérito e exemplo para todos aqueles que queiram evangelizar nossos irmãos encarcerados.
Do Brasil vamos para longe, para a China, onde encontramos um franciscano que acabou mártir, enquanto anunciava o Evangelho. É ele SÃO JOÃO DE TRIORA (1760-1816). Isso aconteceu enquanto na Europa se dava a Revolução Francesa. O nosso Santo sofreu longas e tormentosas interrogações, passou pela fome e pela tortura. Acabou sofrendo a morte por estrangulamento.
Finalmente, na Espanha, venera-se hoje a SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO, um dos mais notáveis escritores espirituais do "Século de Ouro" espanhol, contemporâneo de Santa Teresa de Ávila, a quem profetizou um dia sua futura missão reformadora. Foi canonizado pelo Papa Paulo VI, no Ano Santo de 1975.

China e Brasil se unem hoje pelo sangue derramado por amor a Cristo e aos irmãos.