CELEBRAÇÕES - 09 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Aquele que permanece em mim e eu nele esse produz muito fruto) porque sem mim nada podeis fazer" (J o 15 ,5b ) .

Os armênios veneram hoje um dos grandes Santos deles, SAO PEDRO DE SEBASTE cidade essa de que foi Bispo. São Pedro era o décimo e último filho de uma numerosa família de santos. Essa família nos deu também, aqueles santos que lembramos no último dia 2: São Basílio e São Gregório, além de uma irmã, a virgem Santa Macrina.
Participou do Concílio de Constantinopla, em 381, e morreu uns dez anos depois. Foi um grande homem!
Além dele, veneramos SANTO ADRIANO . É da Inglaterra, de Canterbury. Era abade e tornou­se santo. O que o distinguiu foi sua obediência ao Papa, que o enviou, juntamente com São Teodoro, a Inglaterra, a fim de iniciar ai os estudos bíblicos. Ensinou o grego e o latim aos monges, familiarizando-os, assim, com a Tradição da Igreja. Morreu no ano de 710.
Gostaríamos também de colocar a mulher, para mostrar o quanto ela tem ajudado a Igreja. Desta vez vamos citar duas, ambas extraordinárias.
A primeira delas, muito conhecida em São Paulo, é MADRE ALIX LE CLER. Foi a fundadora das Cônegas de Santo Agostinho e quem inaugurou uma grande época, em que as mulheres entraram na educação sistemática das criancas e dos jovens. Tinha um coração muito terno; e não podia ver ninguém sofrer, sem que se colocasse Junto ao sofredor. Por exemplo, ia à procura das pessoas desaparecidas sob a neve, que muitas vezes cobre aquela região da França. Mas era sobretudo uma grande devota de Cristo crucificado. Morreu em, 1622.
Outra mulher, igualmente famosa, é SANTA PAULINA JARICOT, também da França, da cidade de Lyon. Teve uma consciência muito aguda do espírito missionário da Igreja e - o que é raro hoje! - sensibilidade voltada para o mundo operário. Quando ela própria caiu numa pobreza total, morrendo quase abandonada, tornou-se conhecida do Santo Cura D'Ars e de todo o povo. De fato, numerosa multidão acompanhou seu sepultamento, prestando-lhe a grande homenagem que, também nós, lhe prestamos hoje.


Os santos são aqueles que se distinguiram sempre por um grande amor, traduzido em gestos concretos em prol do próximo.

DEUS É AMOR - 08 de janeiro



O amor é assunto de todas as conversas. Cada um tem sua definição de amor. Muitos justificam tudo que fazem, dizendo que é por amor. Há os que chamam de  o profundo egoísmo que vivem.
A Carta do apóstolo João (I Jo4, 19- 21) nos convida a refletir sobre o amor de Deus por todos nós.


“Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão”.


  • Quem ama, toma a iniciativa: “Deus nos amou primeiro”. Deu-nos a vida e tudo que somos. Todo amor verdadeiro vem de Deus, porque só Ele é o Amor Pleno, completo.
  • O amor de Deus se concretiza no amor às pessoas que procuramos aceitar como verdadeiras irmãs e irmãs. Sem esse amor concreto àqueles com quem convivemos,  todos os dias, somos mentirosos quando dizemos que amamos a Deus.
  • Jesus nos deixou seu grande mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Ele nos deu a vida, até a última gota de sangue para nos libertar do egoísmo. Ele nos disse que quem ama dá a vida pela pessoa amada. Todos os dias somos chamados a “dar a vida”. É esse amor que une as famílias, que alimenta os casais, que dá força para a vida fraterna, que anima os gestos de solidariedade.


     O que este texto esta dizendo para você?
     É assim que esta tentando amar?


CELEBRAÇÕES - 08 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lc 12)4).


Muitas vezes nos perguntamos: como é que o cristianismo pôde resistir a tanto ataque que lhe veio de toda parte? E que continua a vir ainda hoje?
Os historiadores costumam lembrar sobretudo a invasão dos bárbaros, como prova de que o Evangelho de Jesus supera todas as barreiras e que chegará até o fim dos tempos. É o que provam os dois santos, que queremos nomear hoje, porque são os patronos do dia.
O primeiro deles é SÃO SEVERINO, que se dedicou inteiramente a socorrer bárbaros e romanos. E tanto fez, que chegou a ser considerado "o missionário capaz de amansar a fúria dos invasores e formar um novo povo". Morreu em 482.
O segundo é SANTO APOLINÁRIO, que, por sua vez, realizou um trabalho semelhante na Turquia, no segundo século do cristianismo. Ele escreveu livros preciosos, destinados a judeus e a gregos.
Mas. gostaria que nunca esquecêssemos as mulheres. Hoje temos uma, de nome muito curioso, mas também muito célebre. Ê SANTA GÚDULA padroeira da catedral de Bruxelas, na Bélgica. Foi apóstola dos pobres e dos pequeninos. Dentro de sua obra imensa de caridade, não esqueceu a oraçao, que ela iniciava já na aurora do dia, dentro do Oratório dedicado ao divino Salvador. Morreu em 712.

O cristianismo acredita na bondade, aquela bondade que reside no fundo do coração de cada homem, pertença ele a qualquer religião, a qual. quer povo.

CELEBRAÇÕES - 07 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Alegrai-vos, porque vossos nomes estão escritos nos céus" (Lc 10 (20).

Já passamos uma semana do ano novo.
Hoje vamos encontrar um santo dominicano, chamado Raimundo de Peñaforte.
Embora tivesse nascido no fim do século XII e falecido quase no final do século XIII, (morreu aos 95 anos de idade) parece um santo dos nossos dias. Entregou-se de corpo e alma à Igreja, à Ordem Dominicana e à pátria. Era um verdadeiro peregrino, como temos de ser todos nós. Mas vivia prestando serviços nos lugares onde chegava. Agora, que temos a publicação do Novo Código de Direito Canônico, a Lei da Igreja, convém lembrar que foi São Raimundo de Peñaforte quem realizou uma das primeiras publicações desse gênero. Apesar de conselheiro de reis e poderosos, nunca deixou de interessar-se pelos judeus e muçulmanos, iniciando assim a união de todos os que reconhecem o mesmo Deus e Senhor do mundo.
Da antiguidade, voltamos aos nossos dias, para lembrar, aqui no Brasil, exatamente no Estado do Pará, SEBASTIÃO MEARIN. Era líder dos trabalhadores rurais, assassinado por grileiros naquele Estado, por defender os direitos de seus companheiros de trabalho. Isso foi em 1981.
Recuamos agora para o século IV, onde figuram dois nomes simpáticos: SÃO LUC!ANO, martirizado em 312 após 9 anos de detenção, que passou sua vida inteiramente dedicada a Bíblia, sobretudo ao estudo e meditação do Antigo Testamento, e SÃO LUÍS DE BLOIS, que viveu na França (1506-1566). Ele influenciou de tal modo a Francisco de Sales, que este chegou a dizer: "Eu saboreei de maneira insuperável aquilo que Luis de Blois escreveu".

Ninguém perde por dar a Deus e ao povo tudo o que tem.

Jesus em oração - 06 janeiro.

Evangelho de Marcos 6, 45-46

Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão. Depois de os despedir, subiu a montanha para orar”.

Diversas vezes os Evangelhos nos dizem que Jesus se retirou para rezar. Neste texto, após falar à multidão, ter feito o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus foi com os discípulos para outra lado do rio. Sobiu a montanha e foi orar, entrar em comunhão com Deus Pai.
Jesus teve compaixão da multidão que estava com fome. Ao rezar Jesus mostra que esta com fome do encontro com o Pai. Ninguém consegue viver sem alimento. Ninguém tem força para viver sem  oração. Nada podemos fazer sem a graça de Deus. Tudo recebemos; nem sempre lembramos de agradecer e de pedir novas forças para continuar a caminhada.
Estamos ouvindo falar do sofrimento de todos que vivem a calamidade das chuvas em diversas cidades do Brasil. As imagens da TV têm nos machucado bastante. Os que enfrentam tanto sofrimento estão carregando  pesadas cruzes.
Ouvimos declarações de muitas pessoas de fé, dizendo da confiança em Deus e manifestando a coragem de continuar, de recomeçar do zero.
É hora de “subir a montanha” para ter momentos de oração. Dar graças a Deus pela vida e por tudo de bom que vai acontecendo conosco. É hora de pedir pelos irmãos que vivem a terrível tragédia provocada pelas águas.
O que Deus está querendo nos dizer ao permitir que essas coisas tenham acontecido? Por que aquelas pessoas foram atingidas e para nós nada aconteceu? Por que construir casas, morar em situações de risco? Onde estão os responsáveis pela segurança das famílias?
É hora de nos retirarmos para orar, para dialogar com Deus sobre o que aconteceu e pode ainda acontecer. Vamos pedir a Deus força para os irmãos que sofrem, sabedoria e responsabilidade para os governantes atenderem às necessidades mais urgentes dos flagelados. A oração dá forças para realizarmos até o que parece impossível. Por isso, rezemos juntos:
*******************

ORAÇÃO

Ó Deus cheio de misericórdia, tende compaixão
dos irmãos flagelados pela fúria das águas que caíram sobre suas casas.
Eles moravam naqueles lugares sem saber o risco que corriam.
Foi o espaço que conseguiram para viver com suas famílias.
Outros estavam lá atraídos pela beleza da natureza.
Foram viver momentos de lazer com parentes e amigos.
Ó Pai, tende piedade dos irmãos que tanto sofrem.
Não têm mais onde morar, choram a morte dos entes queridos.
Consolai a todos, com tua graça;
animai-os para não perderem a esperança;
que possam levantar-se e reiniciar a caminhada da vida.
Que cresça a solidariedade e se transforme em gestos concretos de ajuda.
Que as autoridades responsáveis providenciem soluções urgentes.
Nossa Senhora das Dores,
daí força para os que carregam pesadas cruzes.
Ajudai-os para que consigam readquirir vida nova.
Amém.

Amém.


CELEBRAÇÕES - 06 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna; e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus" (Jo 6,68-69).

Como todos sabem, hoje é, tradicionalmente, Dia de Reis. A religiosidade portuguesa misturou fato bíblico dos representantes do Oriente e do Ocidente, que vieram trazer presentes ao Menino Jesus, seguindo uma estrela. Misturou essa realidade com os festejos populares, o reisado folclórico. É assim que se revela a alma do povo. A busca do Menino Jesus, mesmo com perigo de vida, é um desejo que nasce do fundo de cada coração. E deve revelar-se em instantes decisivos para a existência.
Um dos maiores poetas franceses - Paul Claudel - procurava assunto para a poesia, quando entrou na catedral de Notre Dame, de Paris. De repente, sentiu-se possuído por Deus, para o resto da vida. Para uns, o encontro com Jesus se dá na dor. Talvez, até, por ocasião de uma morte. Para outros, é na hora da realização de um grande desejo, aceito ou interpretado como graça de predileção por parte do Pai do Céu.
Chamamos por isso a festa de hoje - embora, entre nós, no Brasil, transferida para o domingo mais próximo ((neste ano 2010, foi celebrado no domingo, dia 03)) - de "Epifania", ou seja, revelação de Deus.
Mas não podemos esquecer, neste dia 6, uma religiosa, que muito trabalhou pelos pobres de Esquipulas, na Guatemala. Trata-se de Victoria de Ia Roca. Ela morreu há bem pouco tempo, em 1982, mártir de sua generosidade em prol dos irmãos mais pobres.
Também veneramos hoje santo André Corsini (1301-1373) - amigo dos pobres e doentes - juntamente com o Bem-aventurado André Bessette (1845-1937). Este último era do Canadá. Distinguiu-se por grande devoção a São José e, ainda, por haver construído uma imponente basílica. Foi beatificado por João Paulo II, em 1982.
Finalmente, nova figura de mulher: Santa Rafaela Porras y Ayllón, espanhola, fundadora das Escravas do Sagrado Coração, dedicadas à adoração do SS. Sacramento e às obras assistenciais. Faleceu em 1925 e foi canonizada por Paulo VI, em 1977.

Todos os santos foram homens que buscaram a Cristo. E quem busca a Cristo, encontra-o com certeza!

A COMPAIXÃO de JESUS - 05 janeiro..

Evangelho de Marcos  6, 34-38.
“Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas. Já estava ficando tarde, quando os discípulos se aproximaram de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. Despede-os, para que possam ir aos sítios e povoados vizinhos e comprar algo para comer”.
Mas ele respondeu: “Vós mesmos, dai-lhes de comer”!
Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar de comer a toda essa gente?”
Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”.
Eles foram ver e disseram: “Cinco pães e dois peixes”.


   Jesus nos ensina a olhar as pessoas e tentar sentir seus problemas. Aquele povo estava  com fome e precisava comer. A resposta a essa necessidade foi dada pelos discípulos: mandar o povo embora para que procurem comida. Jesus, porém, disse que eles, os discípulos é que deviam dar de comer aquele povo faminto. Eles só tinham cinco pães e dois peixes, Foi o suficiente porque Jesus nujnca pede mais do que podemas dar e fazer. E Jesus fez o milagre, contando com a colaboração do que foi oferecido. Todos comeram à vontade e ainda sobre muito pão e peixe. .
    Hoje, em nosso tempo, há multidões necessitadas de ajuda. Mesmo não tendo tudo, temos algo que pode ser o começo da solução do problema.
Os noticiários estão mostrando a calamidade que foi provocada pela intensidade das chuvas destes dias. Diante disso podemos ficar sentados, diante da TV e lamentar e até chorar. Mas isso não resolve a situação das vitimas da calamidade.
Que podemos fazer? Podemos rezar por essas pessoas; podemos apoiar as iniciativas que estão sendo tomadas, como o envio de ajudas diversas. Podemos ouvir as explicações que os técnicos estão dando, das possíveis causas da calamidade.
Diante dessas possíveis respostas, cheios de compaixão, sentindo a dor dos flagelados, ´podemos dialogar com os familiares, com os amigos e tentar descobrir que colaboralçao podemos dar para que tragédias semelhantes não ocorram mais.
È hora de crescer na consciência política e perceber quanto certas autoridades irresponsáveis deixam ou permitem que pessoas morem em áreas de risco. Essas e tantas outras tragédias poderiam ser evitadas se os que têm poder não se omitissem, não fossem, repikto irresponsáveis e até  corruptos.
O que você pensa de tudo isso? Podemos fazer algo ou basta lamentar e lavar as mãos?
*****************
ORAÇÃO
Ó Deus, cujo Filho Unigênito se manifestou na realidade da nossa carne,
concedei que, reconhecendo sua humanidade semelhante à nossa,
sejamos interiormente transformados por ele.
Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Amém.


CELEBRAÇÕES - 05 de janeiro 2010




Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Se não vos tornardes como crianças, não entra­reis no Reino dos Céus" (Mt 18,3b).


Este dia 5 de janeiro vem marcado por uma série de heróis, dentre os quais vamos distinguir alguns. Um deles traz o nome de SIMEÃO. Esse santo, atraído para uma vida inteiramente solitária, queria viver só da contemplação: pensando em Deus, meditando sobre Cristo, em constante união com o Pai e com as necessidades dos homens. Não conseguindo afastar de si os admiradores, o que fez Simeão? Subiu ao alto de uma coluna, para elevar consigo a terra até o coração de Deus, que ele contemplava. Por esse seu modo de viver, é chamado São Simeão, o ESTIUTA, por alusão à coluna (em latim STILUS), em que viveu por muitos anos. Mesmo assim, chegou a atrair não só os fiéis, mas até a imperatriz Eudóxia, que se converteu à verdadeira fé cristã. São Simeão, o estilita, viveu na Síria, no século V. E morreu no ano de 459.
A mulher também é lembrada, na figura da Bem-aventurada MARIA REPETTO, italiana, conhecida de todos como "Irmã santa", por sua incrível atuação por ocasião das epidemias de cólera do século passado, em Gênova, Itália. Foi beatificada por João Paulo II, em 1981.
Agora vamos para a América Central, lembrar um cacique cristão, da República Dominicana, chamado ENRIQUILLO. Muito perseguido por haver tomado a defesa dos índios de sua nação, acabou sendo assassinado, no ano de 1534.
Na América do Norte, encontramos São JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN. Foi ele o grande missionário do Niágara, região norte-americana célebre por seus saltos de água. Mais tarde, tornou-se Bispo de Filadélfia. Sua canonização deu-se em 1977, pelo Papa Paulo VI. João Nepomuceno Neumann encontrou Deus na sabedoria e na simplicidade de uma dedicação total aos homens.
Neste dia, ainda, é festejado o Bem-aventurado Amoldo J anssen, Fundador da Congregação dos Padres do Verbo Divino. Era alemão, morreu em 1909 e foi beatificado pelo Papa Paulo VI, em 1975.


Vale a pena renovarmos o nosso propósito de viver na simplicidade e na doação!


CELEBRAÇÕES - 04 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos, primeiros”. (Mt 19,30).

Hoje lembramos o jovem JOSÉ PATRÍCIO LEÓN, animador da juventude estudantil católica na América Latina. Ele foi morto no Chile, em 1975, por causa de suas atividades como cristão e militante político em favor dos jovens estudantes.
E vamos também lembrar, num tempo bem distante, uma mulher sumamente simpática, grande e forte, que viveu na Úmbria, terra de São Francisco de Assis. Trata-se de SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO. Ela imitou o POVERELLO de Assis, como poucas pessoas do mundo sabem fazer. Dessa Santa recolhemos até as notícias sobre sua caminhada ao encontro de Jesus. Ela gostava de aprofundar a meditação sobre a morte de Cristo, para assim produzir - como ela dizia - um espaço na sua alma, para o desejo de meditar sempre mais a Palavra de Deus. A certa altura da vida, exclamou: "Não foi por brincadeira que eu te amei!" - referindo-se a Cristo, é claro! Essa declaração pareceu-lhe, mais tarde, uma mentira. E por quê? Porque diante de tudo o que Jesus fez por nós, aquilo que lhe damos e o que empreendemos por nossos irmãos ainda não nos leva a podermos afirmar que corresponda ao grande amor dele. Eis a grande lição de Santa Ângela de Foligno.
Mas vamos evocar outra Santa, muito conhecida nos Estados Unidos, canonizada há bem pouco tempo: é SANTA ELISABETE SETON, Padroeira de uma Universidade: a Seton Hall University. Nascida em Nova York, morreu em 1821. Era protestante. Depois de casada e após a morte do marido, sentiu-se atraída pelo amor ao catolicismo. E foi tão longe, a ponto de fundar uma congregação de religiosas, as Irmãs da Caridade. Paulo VI a canonizou em 1975.


Pode haver heróis em todos os estados de vida: solteiros, casados ou religiosos. O que decide é o amor a Cristo Jesus e a seu povo.


FESTA DOS REIS MAGOS

Evangelho: Mateus 2, 1-12
“Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer.
Responderam: “Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta:
“E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel”.
Então Herodes chamou, em segredo, os magos e procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. Depois, enviou-os a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho”.

Celebramos hoje a Festa dos Santos Reis Magos. Esta festa era celebrada no dia 6 de janeiro. Agora é celebrada no primeiro domingo depois do Natal.
Os REis Magos receberam a notícia do nascimento de Jesus através de uma estrela. Fazem uma longa viagem, guiados pela estrela,  para irem adorar o “rei dos judeus”. Venceram todas as dificuldades. Levaram,  presentes para ofereceram "ao rei dos judeus", qe ainda não conheciam. o  ouro que simboliza a realeza; o incenso que simboliza a divindade e a mirra que simboliza a paixão de Cristo.(sua humanidade) 
A Festa dos Reis Magos é  um novo Natal para toda humanidade. Jesus vem para ser o Salvador de todos os homens e mullheres de todos os tempos e lugares. Os Reis Magos representam todos nós.
Celebremos esta festa com imensa alegria. Agradeçamos a Jesus que vem para nos oferecer a paz, a vida plena. Coloquemo-nos diante de Jesus oferecendo a Ele o presente de nossas vidas: o ouro da riqueza dos dons, dos talentos que recebemos; o incenso de nossa vida que foi “divinizada” pelo Sacramento do Batismo; a mirra do esforço para vivermos nossa humanidade usando respeitosamente  as maravilhas de nosso mundo.
Que Maria nos apresente Jesus, como apresentou aos Magos. Que Ela nos mostre o caminho de Jesus e caminhe conosco, em todos os dias deste ano 2010. Que nossa vida seja presente=presença de Jesus para todos que ainda não o conhecem.

ORAÇÃO
Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações,
guiando-as pela estrela,
concedei aos vossos servos e servas
que já vos conhecem pela fé,
contemplar-vos um dia face a face no céu.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

CELEBRAÇÕES - 03 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve" (Mt 20,26).

Os santos e heróis, que lembraremos a cada dia, distinguem-se pelo fato de terem assumido o Evangelho como norma de vida; e as palavras e gestos de Cristo, como orientação para toda a existência.
-----------------------
Hoje é o 2o. domingo depois do Natal, Festa da EPIFANIA DO SENHOR, Festa dos SANTOS REIS MAGOS.
-----------------------
Hoje, nossa peregrinação nos leva até à França, onde encontramos a figura admirável de SANTA GENOVEVA, a Padroeira da cidade de Paris. Além de defender sua cidade com recursos materiais, cuidou também de afastar dali a fome; e, ainda, restituiu a esperança, numa hora em que a cidade se via cercada de inimigos.
Bem próximo de nós, em 1977, desaparecia na Argentina o menino JOSÉ URTEGA, de 3 anos de idade, vítima do regime militar de então. Ele tornou-se o símbolo de todas as crianças inocentes, desaparecidas naquele país vizinho.
Lembramos também, neste dia, o índio DIEGO QUIC. Era catequista e dirigente das Organizações Populares na Guatemala. Tombou em 1981, pela causa da Igreja e do seu povo.
Daqui vamos para Roma, onde encontramos o Bem-aventurado JOSÉ TOMMASI, que dedicou sua vida ao estudo da Bíblia e do Culto divino. Ele viveu na Cidade Eterna como cardeal, entre os séculos XVII e XVIII. Mas continua lembrado até ao dia de hoje.

Não separemos nunca a oração e o trabalho, a leitura da Palavra de Deus das atividades diárias. Nossa doação completa aos outros, a exemplo de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, é norma para quem quer ser feliz.