CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve"   (Mt 20,26b).

Hoje é o "Dia do Telegrafista" e também do "Datilografo". Gostaríamos de prestar nossas homenagens a eles, sempre tão atentos ao serviço do público, num trabalho por vezes monótono, mas sempre tão útil à comunidade.

Entre os santos de hoje, queremos destacar, em primeiro lugar, a festividade de NOSSA SENHORA AUXILIADORA. Ela é invocada, sobretudo, pelos filhos e filhas espirituais de São João Bosco, e também pelos fiéis devotos de Nossa Senhora.

São Lucas nos apresenta na Liturgia de hoje, no livro dos Atos dos Apóstolos, um santo pouco mencionado, pouco conhecido. É SÃO MANAEM, um dos bispos que impôs as mãos a São Paulo e a São Barnabé, sagrando-os também bispos e preparando-os para a missão entre os gentios.

Temos hoje, também, a comemoração de uma mulher, SANTA JOANA DE CHUSA. Ela é lembrada juntamente com as santas mulheres que assistiam a Jesus com os seus bens. Foram recompensadas, tornando-se as primeiras testemunhas da ressurreição.

Mais um santo. Trata-se de SÃO VICENTE DE LERIN. Foi monge e sacerdote. Estabeleceu, na sua terra, com muita clareza, algumas regras da Tradição, no século V, regras essas lembradas até hoje.

Afinal, no Marrocos, o Bem-Aventurado JOÃO DO PRADO, franciscano, sacerdote e mártir do século XVI, queimado vivo após ter feito seus estudos na Universidade de Salamanca e recomeçado a evangelização do Marrocos.

O serviço prestado tem que basear-se, sempre, na generosidade, na autenticidade e na perseverança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário