MEDITAÇÃO do dia 03 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome.” Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque “vossos nomes estão escritos nos céus”. Naquele mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: “Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”. (Lc 10, 17-24)
Irmãos e irmãs! Os 72 discípulos, ao terminarem a missão, voltam alegres por tudo que conseguiram realizar, em nome de Jesus. Estão felizes porque realizaram maravilhas. Jesus lhes diz que o maior motivo da alegria deve ser “porque “vossos nomes estão escritos nos céus”.
Toda vez que realizamos atos de bondade, ficamos felizes, como os discípulos. Ao contrário, quando, de alguma forma “machucamos” uma pessoa, aquela atitude pesa na consciência.
Jesus novamente explica porque os discípulos realizaram tantas maravilhas. Diz Jesus: ““Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”.
Hoje, continuando a missão dos 72, milhares de missionários, deixam tudo e partem para outras lugares, outros países. Vão evangelizar, em nome de Jesus Cristo. Eles também são felizes, experimentam as alegrias dos primeiros discípulos. Se um dia tiver oportunidade, converse com um missionário.
Na meditação de ontem, lembrando os anjos da guarda, Jesus, pela sua Palavra, nos incentivou a sermos pequenos como as crianças. Os grandes, os que pensam ser “deuses”, imaginam que sabem tudo, que não precisam de ninguém. Esses não conseguem entender as revelações de Deus.
Que a Palavra de Jesus nos faça valorizar a presença das crianças em nossas vidas. Parece que hoje, em muitas famílias, é mais bem acolhida e valorizada a presença de certos animais do que a das crianças. Saibamos acolhe-las e amá-las “porque delas é o Reino de Deus”.

*******************
A FELICIDADE QUE o SENHOR OFERECE
Felizes os amigos do Senhor!
Tu poderás ser um dêles,
se andares nos seus caminhos.
Tuas mãos terão que trabalhar,
mas esse trabalho te dará o sustento,
e ainda, felicidade e bem-estar.
Tua esposa será a companheira,
que contigo criará o teu lar.
Teus filhos, fruto do teu amor,
farão a alegria da tua mesa.
E assim que serão abençoados
os amigos do Senhor.
Assim também me te abençoe,
e te faça. participar na prosperidade do seu povo,
ao longo de toda a tua vida.
E na tua velhice,
possas ver os filhos dos teus filhos.
É assim que o Senhor dará a todos nós
a sua Paz.
Salmo 127

CELEBRAÇÕES do dia 03 de outubro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede semelhantes a homens que esperam seu senhor voltar das núpcias, a fim de lhe abrirem, logo que ele vier e bater" (Le 12,35•36).


Hoje é o "Dia do Dentista". Portanto, aos nossos queridos dentistas, nossa homenagem e gratidão, pelo grande benefício que prestam à comunidade.

Em El Salvador, lembramos uma heroína: MARIA MAGDALENA HENRÍQUEZ. Era do Movimento estudantil Cristão e da Igreja Batista. Ocupava-se, sobretudo dos desaparecidos, na Comissão de Direitos Humanos. Foi morta em 1980, por oito homens armados que a seqüestraram, aos 32 anos de idade, deixando um filho de dez.

Mais um santo chamado GERALDO. Desta vez, é da Bélgica e do século X. Apesar de pertencer à nobreza, entrou num mosteiro beneditino, onde introduziu a necessária reforma de oração e trabalho.

Outro GERALDO, com sobrenome FICOGORO, também com ANDRÉ Y ACHlNDA, foram leigos mártires no Japão. Eram grandes amigos dos missionários a quem protegiam e escondiam. Morreram decapitados em 1617.

Na Alemanha, veneram-se dois santos chamados EVALDO. E ambos, foram padres beneditinos e discípulos do grande missionário Willibrordo. Os pagãos os massacraram em 695.

Afinal, terminamos nossa peregrinação de hoje na Bélgica, onde vamos encontrar a SÃO BEREGISO, fundador de um mosteiro em plena floresta, no século VIII. Foi homem corajoso, desses que nos animam a caminhar.
---------------------
A.B. Celebramos também hoje os mártires Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Fero e companheiros, presbíteros
----------------------
A questão dos desaparecidos, sobretudo nos países do Cone Sul - Argentina, Uruguai e Chile - merece nossa maior atenção e também nossas orações e participação.

MEDITAÇÃO do dia 02 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. (Mt 18, 1-5.10)
Irmãos e irmãs! Celebramos hoje a festa dos Santos Anjos da Guarda. Jesus nos adverte: “Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”, como lemos acima.
Desde pequenos, nossos pais nos falaram da presença do anjo da guarda, em nossa caminhada. Ouvimos falar de crianças, que, segundo dizem, foram como que salvas pelos seus anjos da guarda.
Jesus, no evangelho, insiste na necessidade de nos convertermos para sermos como as crianças. Elas nos ensinam a descobrir ou recordar valores que podemos ter esquecido.
Muitos de nós costumamos, ao sair de casa, pedir a proteção do anjo da guarda. Neste dia,procuremos lembrar quantas pessoas, em situações especiais, têm nos ajudado, como verdadeiros  "anjos". Cada um de nós, certamente, já foi um anjo de bondade na vida de algumas pessoas. Ao recordar esses acontecimentos, que nos dão alegria, demos graças a Deus, Ninguém gosta de caminhar sozinho, especialmente em situações especiais.. É nessas horas que sentimos mais a necessidade de anjos junto de nós Agradeçamos a Deus a presença abençoada do anjo da guarda na caminhada do dia a dia. Vamos tentar ser para tantas pessoas, presença que anima e dá segurança. Se ainda não seu costume, ao sair de casa, reze esta bonita oração:
“Santo anjo do Senhor,,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, guarde e ilumine.
Amem”

CELEBRAÇÕES do dia 02 de outubro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos nos céus vêem continuamente a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10).

Vamos aos santos de hoje. Gostaria de evocar, em primeiro lugar, os SANTOS ANJOS DA GUARDA, porque é neste dia que os lembramos de modo particular. Os Anjos da Guarda são mensageiros divinos, protetores dos homens, mencionados no Antigo Tes¬tamento e que foram também lembrados por Cristo.
A devoção a eles começou lá pelo século IX; mas em 1608, o Papa Paulo V autorizou essa festa de hoje, que o Papa Clemente X inseriu definitivamente no Calendário Litúrgico. em 1670.  Portanto, não só é permitido, mas até aconselhado venerarmos o Anjo, que Deus nos dá para guardar os nossos caminhos.

Vamos a um santo, chamado LEGER, Bispo de Autun, na França. Foi ele abade; depois, bispo. Quando a cidade de Autun foi cercada pelos inimigos, Leger entregou-se a eles; e estes lhe arrancaram os olhos, cortaram-lhe a língua e depois o mataram numa floresta. Isso foi em 678 ou 679. O Bispo, inocente, morreu para salvar a cidade. Hoje, um canto composto em memória dele, chamado "Complainte de Saint Léger", celebra seus louvores. Trata-se de um verdadeiro monumento da língua francesa.

No Japão podemos nomear quatro santos:
LUIS, LÚCIA, ANDRÉ FRANCISCO. Alguns eram pequenos, outros, grandes. Foram submetidos, durante dez semanas, a suplícios atrozes, para depois serem, uns decapitados, outros, queimados vivos. Isso foi em 1622, na grande perseguição aos cristãos japoneses.

Deus cuida de cada um de nós. Ele envia men¬sageiros para que nossos pés não tropecem em alguma pedra.

MEDITAÇÃO do dia 01 de outubro

 Palavra de Jesus Cristo:
“O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! ’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! ’ Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade. (Lc 10, 1-12)
Irmãos e irmãs! Hoje começamos a viver o mês de outubro que a Igreja consagra como  mês das missões. Celebramos, neste dia primeiro, a festa da padroeira das missões, Santa Terezinha do Menino Jesus.
Jesus veio chamar todas as pessoas a serem felizes, a serem santas. Para isso quer contar com a colaboração de apóstolos e discípulos. Chama primeiro 12 apóstolos, depois 72 discípulos e continua chamando. A todos da´a missão de irem pelo mundo anunciando o Evangelho do seu Reino. Jesus diz que a missão é difícil; eles vão “como cordeiros para o meio de lobos”. Não é preciso levar nada, além do necessário, para a caminhada. Que sejam mensageiros da paz; que não se distraiam da missão; curem os doentes e anunciem que: ‘O Reino de Deus está próximo’
A alegria da missão foi e é exercida por milhares de missionários que vão às regiões mais distantes da terra. Levam toda vida cheia de amor e, tantas vezes, são vítimas de martírio, Damos graças a Deus por todos os missionários que vieram ao Brasil, desde os primeiros dias de sua existência. Somos felizes porque hoje, há centenas de brasileiros, padres, religiosas, leigos e leigas que, em tantos países, são missionários de Jesus Cristo. Que a missão seja sempre o ideal a ser vivido por todos os cristãos.
************************
ORAÇÃO  MISSIONÁRIA -  2009

Deus, Pai de toda a humanidade:
Ouvi o clamor dos Vossos filhos.
Enviai-nos aonde nada mais existe,
Senão a dor e a incerteza.
Dai-nos as mãos de Marta e o coração de Maria,
Para que sejamos Boa-Notícia para os povos.
Maria, Mãe da Igreja, intercedei por nós!
Amém

CELEBRAÇÕES do dia 01 de outubro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas 1985.
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


"Então, abraçando as crianças, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas" (Mc 10,16).

Todos gostam de ouvir falar da santa de hoje. É TERESINHA DO MENINO JESUS.
Apesar de morrer muito jovem, encheu o convento e o mundo com o seu amor. E transmitiu coragem a tantos missionários nos diversos continentes a ponto de ser declarada - pelo vigoroso Papa Pio XI - Padroeira das Missões. Seus escritos se concentram todos em torno da palavra " amor". Mas um amor tão forte, que a fazia desejar ser guerreira, padre, apóstolo e mártir. Após longo sofrimento, suportado no silêncio e na paciência, morreu dizendo: "Oh! Eu te amo, meu Deus! Eu te amo!" Foi canonizada em 1925. Dela aprendemos o que se chama "Infância espiritual", ou seja, a simplicidade evangélica.

Na França vamos ainda encontrar um herói, bispo e confessor do século V, que influiu na conversão de Santa Clotilde e do rei Clóvis. Chama-se SÃO REMI. Foi bispo durante meio século. Na última guerra mundial, os monges lhe salvaram os despojos.

Apenas para lembrar ainda, um grande poeta litúrgico do século VI. Trata-se de SÃO ROMANO, o MELODIO, da Igreja Bizantina.

A infância espiritual, ou seja, a simplicidade transparente de nossas palavras, gestos e vida, nos conduzem a Deus, que é totalmente simples e verdadeiro.

MEDITAÇÃO do dia 30 de setembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9, 57-62)

Irmãos e irmãs! Celebramos a festa de São Jerônimo. Encerramos o mês da Bíblia, lembrando o santo que a traduziu para o latim. Durante todo este mês tentamos ouvir mais e melhor a Palavra de Deus, que sempre exige uma resposta: se aceitamos ou não, se vamos assumir ou não.

Jesus encontra, na caminhada, três pessoas. Duas dizem que vão segui-lo: uma é chamada por Jesus. Todas têm que aceitar as condições da caminhada, viver como Jesu. É a renuncia a coisas. que normalmente. fazem parte de nossas vidas. Em todos os tempos, e hoje também, aceitar deixar tudo para seguir Jesus, exige renuncia plena, como acontece com os que se consagram,  na vida religiosa e sacerdotal.

Para a grande maioria das pessoas, que são leigos e leigas,, o chamado de Jesus é para,, na vida do dia a dia, serem fermento, sal e luz para o mundo, isto é,  ser presença transformadora de Jesus, pela vivencia do Evangelho. É a vocação comum de todo cristão leigo e  leiga: participar na vida da comunidade cristã, e em toda sociedade civil.

Hoje é o Dia da Secretaria, Parabens pelo testenho que dão no exercício da profissão!

Convido você, leigo ou leiga, que ao rezar a oração, que vem a seguir, reflita como esta aceitando o chamado de Jesus.
*******************
ORAÇÃO dos LEIGOS e LEIGAS
Senhor Jesus Cristo,
Tu, que caminhastes no chão deste mundo,
testemunhando o Projeto de Deus para a humanidade,
ensinando homens e mulheres
a viverem a radicalidade dos valores do Reino de Deus,
chamando todos à decisão do seguimento
e a assumirem as exigências da Missão,
Faze com que nós, cristãos leigos e leigas,
respondamos com a vida ao Teu chamado,
na nossa vida pessoal, na família, na comunidade,
no trabalho, na ação política e na sociedade.
Que hoje se revigorem em nós as motivações
e a graça dos Sacramentos do Batismo e da Crisma,
doados pelo amor da Trindade Santa,
tornando-nos “protagonistas da evangelização”,
testemunhando presença na construção
de uma sociedade justa e solidária.
Que nossa disposição de conversão
nos leve a amar os excluídos e a superar a exclusão -
particularmente a exclusão dos empobrecidos,
dos menores abandonados, dos doentes,
da mulher, do negro, dos povos indígenas,
dos alcoólatras, dos encarcerados, dos drogados,
dos desempregados, dos idosos
e dos moradores de rua –
para assumir com responsabilidade e discernimento
a exigência de novos ministérios, respondendo criativamente
aos desafios de nosso tempo, no novo milênio.
Amém.
(Fonte: CNBB)

CELEBRAÇÕES do dia 30 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Vós examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna; ora, são elas que dão testemunho de mim"  (Jo 5,39).

Hoje, em seu Dia, nossos parabéns a todas as "Secretárias", sempre prontas a transmitir com fidelidade o que lhes é confiado em favor dos irmãos. Têm elas como patrono e protetor SÃO JERONIMO, que se imortalizou pelos estudos da Bíblia; e quem sabe, também, pelo trabalho que deu a tantas secretárias e secretários!

De fato, São Jerônimo é chamado "doutor máximo das Escrituras". Ele passou a parte mais rica de sua vida em Belém, junto ao berço de Jesus, aliás, o único que podia domar o seu temperamento quase selvagem. O que há de mais saboroso nos escritos de São Jerônimo é o seu estilo epistolar. Correspondeu-se com quase todas as pessoas importantes do seu tempo. E dirigiu muitas outras a

Deus. A mais célebre de suas traduções é ainda hoje a chamada "Vulgata". Uma tradução da Bíblia, a partir dos originais, para o latim clássico. São Jerônimo morreu no início do século V.
Os armênios, tão numerosos no Brasil, celebram hoje seu protetor: GREGÓRIO, O ILUMINADOR. Foi ele quem organizou a Igreja armênia, fundou escolas e seminários, e formou os padres.

Vamos rezar ainda pelo seminarista HONÓRIO ALEXANDRE NUÑES, camponês de 21 anos, morto em Honduras, em 1981.
Afinal, na Argentina, os indígenas CORO­NILLA e Companheiros, esquartejados vivos após intensas e prolongadas lutas pela libertação do seu povo, em 1655.

É preciso consagrar o nosso tempo e amor à Bíblia, deixando-nos orientar pelo próprio Espírito de Deus, na luta pela justiça, verdade e amor.

MEDITAÇÃO do dia 29 de setembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”.E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!” (Jo 1, 47-51)
Irmãos e irmãs! Festejamos hoje os três arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael.  Sobre eles, você poderá ler, no texto dos Santos, a Palavra de Dom Paulo Evaristo.
Jesus elogia Natanael, dizendo que é um verdadeiro israelita, onde não há falsidade. Todos nós gostaríamos de receber esse elogio de Jesus. Imagino o quanto cada um dos irmãos, procura ser verdadeiro; o sim é sim e o não é não, como nos aconselha Jesus em outro texto.
Vivemos num mundo em que a falsidade vai ganhando especo; muitas coisas parecem,  mas são apenas imitação,. A imitação é tão perfeita que engana a quem não tiver uma capacidade maior para conhecer o verdadeiro. Quando, em 1964, fui trabalhar em uma paróquia, encontrei o altar enfeitado com flores de plástico. A primeira coisa que fiz foi mandar jogar fora todas as falsas flores. Hoje elas são ainda mais perfeitas e podem enganar muitas pessoas.
E as pessoas são verdadeiras ou podem ser também imitações?
Natanael ficou impressionado com a afirmação de Jesus e perguntou-lhe como o conhecia. Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 
Jesus nos vê no intimo de nosso ser. Sabe quem é verdadeiro e quem é falso. Às vezes, podemos ter a tentação de representar, como se fossemos atores ou atrizes. A vida deve ser real e não imaginaria. Nossos relacionamentos só podem acontecer quando baseados na verdade de nossas vidas.
Peçamos a Jesus a graça de vencer toda tentação da falsidade e, viver a verdade por mais esforço que nos custe. Que nosso sim, seja sim, que nosso não seja não. Podemos até sonhar, que um dia, não precisaremos mais de testemunhas, de cartórios para reconhecer firmas e nem documento algum: bastará nossa palavra. É bom sonhar, mesmo que pareça utopia. O que não podemos é continuar aceitando a falsidade, a mentira da vida que se fantasia de verdade. Vamos começar ou continuar a luta pela verdade nossa e de todas as pessoas. “A verdade vos tonará livres” ensina Jesus.  (Jo 8,32).
Que possam dizer de nós: “esta pessoa é verdadeira!”
******************************
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que matam o corpo
Não temais os que armam ciladas
Não temais os que vos caluniam
Nem aqueles que portam espadas
Não temais os que tudo deturpam
pra não ver a justiça vencer
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que vos ameaçam
Com a morte ou com difamação
Não temais os poderes que passam -
Eles tremem de armas na mão
Não temais os que ditam as regras
Na certeza de nunca perder
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que gritam nas praças
Que está tudo perfeito e correto
Não temais os que afirmam de graça
Que vós nada trazeis de concreto
Não temais o papel de profetas
Que o papel do profeta é falar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará.
Pe. Zézinho

CELEBRAÇÕES do dia 29 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“Porventura, não são todos eles espíritos servi¬dores, enviados ao serviço dos que ,devem her¬dar a salvação?"  (Hb 1,14)

Hoje recordamos, em Pernambuco, a greve dos 200 mil cortadores de cana. Isso foi em 1980. Eles lutaram por melhores salários e melhores condições.

Mas vamos aos grandes protetores deste dia.
São os três Arcanjos, MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL. Desde 1969, são festejados num único dia. Miguel, significa "Quem como Deus?" e é o grande lutador do Apocalipse; portanto, da vitória da Igreja. Gabriel, o Anjo do Evangelho, da Anuncia¬ção, é o instrumento e mensageiro da Encarnação. Rafael significa "medicina de Deus". Foi o companheiro de viagem do jovem Tobias, a quem ensinou como curar a cegueira do pai. Ê o nosso companheiro também na grande caminhada.

Ainda vamos lembrar que no Canadá viveu SÃO RENÊ GOUPIL. Ele dedicou sua vida e seus serviços aos Índios peles-vermelhas. Morreu jovem, como prisioneiro dos Índios iroqueses, que o massacraram. Pertencia à Companhia de Jesus. Sua morte deu-se em 1642.

Temos protetores junto a Deus, não há dúvida. Mas seremos tanto mais protegidos quanto mais os imitarmos.

MEDITAÇÃO do dia 28 de setembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança, estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”. (Lc 9, 46-50)
Irmãos e irmãs! Já meditamos um texto do evangelho semente a este, no domingo, dia 20, do Evangelho Mc 9, 30-37.
A tentação de ser o maior, o mais importante, o mais poderoso está sempre em nosso coração. Jesus nos diz que deveríamos desejar ser como as crianças, pequenas e simples.  O desejar ser simples, pequeno, como todas as pessoas, supõe uma luta conosco mesmo. Ninguém é maior ou menos, somos todos irmãos e irmãos, com a diversidade que Deus nos deu. Todos fomos chamados a ocupar um lugar de serviço, dar a nossa colaboração para o bem de toda humanidade. Não se trata de “levar vantagem em, tudo”, mas em nos colocarmos a serviço de todos.
Nossa alegria esta no serviço, como milhares de pessoas que vivem a alegria do voluntariado. Hoje, vamos refletir muito a mensagem de Jesus: “Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
A vida, nas pequenas comunidades de fé, dá ocasião de assumir serviços, de pensar mais nas necessidades dos irmãos. Onde você reside, existe alguma obra social, um hospital, ou alguma entidade que esta precisando de voluntários? Você esta sendo chamado a ser voluntário. Qual é sua resposta?

*********************

ORAÇÃO do VOLUNTÁRIO
Mestre!
A vida é um cenário de nobres
causas que visam à promoção humana.
Neste propósito, coloco-me a serviço
dedicando um dia, um espaço, algumas horas
para atuar como voluntário.
Abençoa essa iniciativa e também a de muitos
que não medem esforços para promover campanhas,
criando recursos em defesa da vida.
Ofereço-te, Senhor, as sementes espalhadas,
os gestos solidários, as palavras de incentivo
que apontam horizontes para se exercer a cidadania.
Ilumina-me para perseverar e
servir com alegria nessa ação concreta.
É gratificante ser um voluntário,
por isso anseio e creio que surgirão novos colaboradores.
Obrigado, Deus,
por inspirar tantos exemplos maravilhosos
na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Amém.
Autor desconhecido

CELEBRAÇÕES do dia 28 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Aos ricos deste mundo, exorta-os que não sejam orgulhosos, nem coloquem sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus".   (ITm 6,17)

Em EI Salvador cultiva-se hoje a memória de todos os camponeses, que deram sua vida por uma nova terra e um novo céu. Entre estes, figuram os dirigentes sindicais camponeses, mortos em 1980, APOLINÁRIO SERRA¬NO, "POLIN"; JOSÉ A. LOPEZ, "CHEPE"; FÉLIX SALAS e PATRÍCIA PUERTAS, a "TICHA".

De EI Salvador, passamos à Tchecoslováquia. Aí é venerado SÃO VENCESLAU, mártir, que chefiou a resistência contra os exércitos germânicos. Os tchecos o veneram até hoje, na Igreja de São Vito, em Praga.

Não queremos esquecer uma grande mulher que viveu na Alemanha, no século VIII. Era ao mesmo tempo uma intelectual, amável e discreta. Seu nome: LIOBA.  Foi enviada como missionária pelo grande apóstolo da Alemanha e é venerada até hoje, ao lado de São Bonifácio, em Fulda, naquele país.

Na Itália, vamos dar com o criador dos Montepios, ou seja, dos Bancos Populares de Crédito. Trata-se do franciscano, Bem-aventurado FREI BERNARDINO DE FELTRE. Tentou assim salvar os pobres da exploração dos banqueiros daquele tempo, e foi muito bem sucedido, o que não é fácil, como bem se pode imaginar. Morreu em 1494.

Afinal, em Belém, terra natal de Jesus, SANTA EUSTOQUIA, virgem, filha de Santa Paula, do século V, muito conhecida, por ter sido discípula fiel de São Jerônimo.

O maior bem que neste momento poderemos prestar ao Brasil é cuidar dos operários, rurais e urbanos, salvando-os da exploração.

MEDITAÇÃO do dia 27 de setembro

Palavra de Jesus Cristo:
“João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, “porque ele não andava conosco”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. “E quem provocar a queda um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga.  (Mc 9, 38-43.45.47-48)
Irmãos e irmãs! Hoje é o último domingo do mês de setembro, que foi consagrado de modo especial à meditação da Palavra de Deus. Hoje é o DIA NACIONAL da BÍBLIA.
O Evangelho propõe à meditação de diversos temas. Jesus esta formando seus discípulos para a missão. Eles dizem a Jesus que proibiram alguém de expulsar demônios porque não era do grupo deles. Jesus responde: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor”
Os discípulos pensavam que eram como  “donos” de Jesus e da missão. Sem eles nada poderia acontecer. Ninguém é dono do Espírito de Deus que sopra onde quer. O estar ligado a Jesus não depende de um grupo fechado; basta que aceite Jesus e tente viver seu amor. Há tanta gente maravilhosa que realiza tantas "milagres", que vive a solidariedade e pouco conhece do evangelho. A ação do Espírito não depende de nenhum grupo religioso. Seria bom que esses irmãos tivessem oportunidade de conhecer os Evangelhos. Isso lhes traria uma grande alegria. Que aprendamos a nos unir na defesa da vida e na promoção de todos os valores humanos.
Jesus continua dizendo que o seu seguimento faz acontecer gestos de solidariedade que podem parecer pequenos, mas tem grande valor. “Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa”.
Mas, quem for ocasião de escândalo, de queda de alguém que aceita Jesus, vai ser castigado (lançado no mar).
Jesus faz pensar que toda nossa vida é para servir melhor o seu Reino, todas as pessoas. Que adianta ter mãos, pés, olhos, toda vida, se tudo não for usado para viver o seu amor, o seu Reino?
Neste domingo, gaste uma parte de seu tempo, meditando os textos da liturgia da Missa. São os seguintes: Nm 11, 25-29 // Tg 5, 1-6 //Mc 9, 39-43.45.47-48

*************************
A LEI QUE LIBERTA
Perfeita é a lei do Senhor,
fonte de energia.
Seguros são os seus conselhos,
sabedoria para os simples.
Certeiros, os seus preceitos,
alegria para o coração.
É transparente o seu mandamento,
luz para os olhos.
Pura, a sua Palavra,
estável para sempre.
Verdadeiras, as suas decisões,
carregadas de justiça:
desejáveis mais que o ouro,
o ouro mais puro,
saborosas mais que o mel,
o mel mais doce
Essa é a lei que me guia, Senhor!
Da sua observância tiro grande proveito.
Mas quem me garante que não a tenha transgredido?
Dos pecados da ignorância, perdoa-me, Senhor.
E afasta-me também da presunção,
que ela não me domine.
Só então serei o que devo ser,
livre dos grandes pecados.
Espero que estas palavras da minha bôca,
e estes pensamentos do meu coração,
encontrem boa acolhida junto a ti, Senhor.
Tu que és o meu amigo e libertador.
Salmo 18

CELEBRAÇÕES do dia 27 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Procurai a caridade" (lCor 14,1a).

Hoje lembramos um santo que empolgou o seu tempo e que, ainda hoje, arrebata qualquer coração bem disposto, levando imediatamente à ação: SÃO VICENTE DE PAULO. Ele não apenas enche o dia com sua caridade, mas é capaz de dar sentido a centenas e milhares de vidas humanas. Difícil destacar o que é mais importante na vida desse santo! Por um lado, pregou e levou sua Congregação - a dos Lazaristas - a se dedicarem sempre à evangelização, tanto nos meios rurais, quanto junto aos responsáveis pelos destinos do povo. Com Santa Luísa de Marillac, fundou a Sociedade das Filhas da Caridade, tão numerosas quanto queridas, neste Brasil. Por toda parte, elas se dedicam aos que mais sofrem. O que São Vicente fez pelos padres, sobretudo na França, desde o século XIX, nem os grandes seminários sabem contar. E, portanto, padroeiro de todas as obras de caridade e mensageiro quase insuperável do Evangelho.

Na Argentina lembra-se hoje MARIA ZAFFARONI ISLAS. Trata-se de um bebê de dezoito meses apenas, desaparecido em 1976. Tornou-se o símbolo de todas as crianças - mais de 400! - desaparecidas naquele país, como também no Uruguai e no Chile. Maria Zaffaroni Islas também nos levou, como a muitos outros, a procurar essas crianças e a encontrar algumas delas, em Santiago do Chile, devolvendo-as às suas respectivas famílias.

Afinal, não pode ser esquecido o jovem metalúrgico de Belo Horizonte, GUIDO LEÃO DOS SANTOS, herói da causa operária e morto pela repressão policial neste dia, em Minas, no ano de 1979.

Os Vicentinos, as Filhas da Caridade, os Lazaristas e todos os doentes e velhinhos, devem acordar em nós a força da caridade de São Vicente de Paulo, que nos leva direto ao Evangelho.