CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 06 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
---------------------------
Celebramos hoje o décimo domingo 
do tempo comum.
------------------------

"Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus".    (FI 2,5).

Na Alemanha, venera-se hoje SÃO NORBERTO, fundador da Ordem dos Premonstratenses muito conhecidos entre nós, por serem esses religiosos os responsáveis pelo Santuário popular do Bom Jesus de Pirapora, no interior de São Paulo e terem educado boa parte do Clero da Arquidiocese.  Dizia São Norberto que ele havia experimen­tado todos os prazeres do mundo. E podia também afirmar que a maior abundância de bens neste  mundo reside na pobreza de espírito. "Só me tornei rico, quando não tive mais bens", disse ele.

Precisamos lembrar também o Bem-Aventurado  MARCELINO CHAMPAGNAT, fundador dos irmãos Maristas. A CNBB pediu a sua canonização,  pelo fato de ele haver ensinado a cuidar das crianças pobres do povo e por ter-se preocupado com a  formação religiosa da juventude.  Morreu no dia 6 de junho de 1840, na França.

O dia 6 de junho marca ainda a lembrança de  SÃO FILIPE, evangelizador da Samaria e um dos primeiros sete diáconos.

Finalmente, SÃO CLÁUDIO, bispo e confessor do século VII, na região de Jura, França,

Os santos deixam, todos eles, sementes de bondade, incentivos de oração e provas de fidelidade a Cristo e ao povo.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 04 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Se fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. por isso o mundo vos odeia” .   (Jo 15,19)


Hoje, na Guatemala, veneramos os missioná­rios e mártires, JOSÉ MARIA GRAN e D0MINGOS BATZ.  José Maria era padre. e Domingos, seu sacristão, pai de quatro filhos.  Lutaram ao lado dos índios para a libertação dos mesmos. Foram vítimas de balas e metralhadoras, em 1980.
                -
E agora vamos à Itália. Lá encontramos SÃO FRANCISCO CARACCIOLO. Curado milagrosamente, segundo ele, de uma lepra, quis dar toda a vida ao serviço de Deus e dos homens.  Contam as crônicas que morreu em plena força da idade, em 1608, mas com a alegria visível de  ver aproximar-se o Céu.     
              
Na Numídia - atual Argélia - na África -  vamos encontrar SANTO OPTATO, conhecido tanto com bispo e confessor, quanto igualmente como escritor.  Nos seus escritos, acentua a catolicidade e a unidade da Igreja, preparando assim o caminho para Santo Agostinho, o maior teólogo da África e de todo o Ocidente. Morreu pelo ano de 370.

Ainda na África, na Etiópia, são venerados os capuchinhos, mártires: AGATÂNGELO e CASSIANO. Este último, aliás, era de origem portuguesa, embora nascido na França. Apesar de trabalharem pela união dos cris­tãos, sobretudo dos coptas, acabaram sendo martirizados, morrendo na forca, em 1638.

Trabalhar pelos outros nem sempre traz recompensa imediata. Prova-o o exemplo de Cristo e dos seus fiéis seguidores.




FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO – 03/ 05/ 2010

EVANGELHO DE  LUCAS 9, 11-17    


“Mas as multidões souberam disso e o seguiram. Jesus as acolheu e falava-lhes sobre o Reino de Deus; e curava todos os que precisavam.  O dia já estava chegando ao fim, quando os Doze se aproximaram de Jesus e disseram:
“Despede a multidão, para que possam ir aos povoados e sítios vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.  
Mas ele disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes — a não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente!”  
Havia mais ou menos cinco mil homens. Jesus então disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.  
Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram.  Então ele pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a bênção, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e se saciaram. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram”.

Os evangelhos destacam, muitas vezes, Jesus cercado de uma multidão, como lemos no Evangelho acima. A multidão esta “faminta” da Palavra de Deus, de saúde, de fome. Jesus satisfaz essa fome de modo pleno. Nem sempre os discípulos  percebem a fome do povo.  Eles não são capazes de se comprometer com as necessidades do povo.  
Neste Evangelho, lemos que os Doze pedem  a Jesus que mande embora o povo para que vá buscar o alimento em “outro lugar”. E Jesus responde dizendo:
“Dai-lhes vós mesmos de comer”.  Jesus abençoe os poucos pães e peixes, e todos comem à vontade.
Sempre temos “alguns pães e peixes” que podem ser “multiplicados”, com a graça de Deus.  
Hoje também há pessoas que com poucos recursos realizam maravilhas, alimentam  de tantas formos multidãode pessoas. 
Se você conhece algum exemplo, tente divulgar.
Este Evangelho nos convidar a pensar no Pão que Jesus  oferece, em cada Missa. Ele é o “Pão vivo, descido do céu”. Ele no ensina que “Quem comer desse Pão” terá a vida eterna.
Se você é cristão católico, tem procurado participar na Santa Missa, tem recebido Jesus, na comunhão?
Vamos procurar abrir os ouvidos para escutar o clamor do povo que pede pão, vamos abrir os olhos para ver as necessidades de nossos irmãos, os marginalizados que não conseguem participar dos bens de nosso mundo. Todos temos algo para oferecer. Vamos assumir o compromisso com a partilha dos “pães” e ninguém mais passará fome. 


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 03 de junho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

----------------------
HOJE, celebramos a Festa do   CORPO e SANGUE de CRISTO.
Esta festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano 1264. As procissões do Santíssimo Sacramento, foram introduzidas  no século XIV.  
-----------------------

"Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama"    (Jo 14,21a).

Hoje,  celebra-se a morte do PAPA JOÃO XXIII, que aconteceu em 1963. Foi o Papa chamado por todos de "bom". Apesar de ter sido tão curto o seu pontificado, conseguiu realizar o programa de abrir janelas c portas da Igreja, ao vento do Espírito Santo, que "faz novas todas as coisas".
Em 25 de janeiro de 1959, João XXIII anunciou o Concílio Vaticano II.  E vejam as suas motivações: "Para o bem espiritual do povo de Deus e para a busca da unidade".
De fato, 2.500 bispos, aproximadamente, participaram desse Concílio e ouviram o Papa dizer:
"A Igreja quer ser de todos. Mas, muito particula­mente, quer ser a Igreja dos pobres".
Filho de camponeses pobres, foi capaz de levantar uma onda de amor e de compreensão, no mundo inteiro.

O mesmo aconteceu com JOÃO DE ZUMAR­RAGA, franciscano, bispo do México e protetor dos índios, celebrado hoje.  Para tanto, enfrentou autoridades e senhores espanhóis, sem nunca pôr em segundo plano a evangelização. Um grande pastor!

Não esqueçamos as mulheres. Entre elas, SANTA CLOTILDE, festejada hoje.  Devemos-lhe, em grande parte, a conversão da França, porque era esposa do rei dos Francos, Clóvis. Morreu no século VI.

E agora, no coração da Africa, na metade do século XIX, evocamos os célebres mártires da Uganda: CARLOS LWANGA e seus companheiros.  Sua adesão à fé cristã e seu amor à raça negra fizeram com que a África se tornasse, para nós a esperança cristã. Os mártires de Uganda foram canonizados em 1961, como os primeiros santos do continente africano.

A bondade e a fidelidade têm que andar de mãos dadas.




CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 02 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Atualizado, quando possível:  “A.B.” -Atualização do Blog.

"Quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas, porque vou para   o Pai" (Jo 14,12b).


Hoje vamos começar pela visita a Roma. E justamente aos santos MARCELINO e PEDRO. Eles deveriam desaparecer da história, pois iam ser decapitados numa mata, a fim de serem esquecidos para sempre. Mas por uma ironia da Providência, os nomes de ambos estão inseridos até hoje na Prece Eucarística Romana, que é a primeira das Orações Eucarísticas do nosso Missal. Assim, se perpetuaram por todos esses dezessete séculos e irão até o fim da História. Foram vítimas da perseguição aos cristãos, no ano de 304.

Este dia está também marcado pelos mártires de Lião, na França. É  um grupo numeroso.  Sabemos os nomes de alguns, por exemplo, o BlSPO POTINO; outro tem por nome SANTO,  e era diácono. Há entre eles uma senhora, chamada BLANDINA. Os demais nomes foram esquecidos. O bispo POTINO, apesar dos seus 90 anos, reanimou a todos, inclusive um jovem de 15 anos, que resistiu às torturas, impressionando os próprios  juízes.  A mais notória, entretanto, foi  Santa Blandina,  que foi martirizada em último lugar.  Nela a força do Espírito Santo se manifestou de maneira visível. Sua morte inspirou a muitos poetas e escritores, ao longo dos séculos. Seu martírio deu-se no século II, sob Marco Aurélio, no anfiteatro de Lião. Foi no ano de 177.

Por último, gostaria de nomear o papa e confessor, EUGÊNIO I. Eleito sob pressão do Imperador, depois que este deportara São Martinho I, mostrou-se, de início, um conciliador com as regras e métodos da corte. Mas, aos poucos, tomou uma atitude firme, sobretudo na questão da doutrina do monotelismo (ou seja, a doutrina que afirma existir uma só vontade em Cristo).  Seu pontificado durou de 654 até 657.
               
A jovem Blandina nos prova o quanto o Espírito de Deus fortalece as almas pequenas e simples para as grandes lutas.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 01 de junho 2010


Do livro: 
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possivel será atualizado:  “A.B.”-Atualização do Blog.

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim"   (Jo 14,6).

Abrimos o mês do Sagrado Coração de Jesus, pedindo que nos conserve a confiança e o desejo de lutar pela fraternidade e união dos homens ..

Hoje festejamos um homem que talvez seja o  mais célebre do século II:  SAO JUSTINO, o filósofo. Depois de procurar a verdade em todas as correntes do pensamento de então, chegou a descobrir Deus pela palavra de um velho sábio cristão.  Deixou-nos ele três escritos, chamados apologias, ou defesa do pensamento cristão. Possuímos dele também a descrição da Liturgia, ou seja, da missa do seu  tempo, no século II. É um documento valiosíssimo, como se pode imaginar. Deve ter morrido em Roma, apesar de ser da Palestina, por volta do ano de 155.
                ,
Vamos embarcar para o Japão, para aí venerar dois missionários espanhóis: FERNANDO AYALA e AFONSO NAVARRETE. No começo do século XVII, conseguiram trazer de novo muitos japoneses ao cristianismo. Mas em paga do seu trabalho, sofreram o martírio. Foram decapitados.

Na Inglaterra, um homem de singular coragem: JOÃO STOREY, jurista, leigo, formado na célebre universidade de Oxford.  Mas era a época da perseguição de Henrique VIII, fundador do Anglicanismo e assim, o Bem­-Aventurado João Storey teve que fugir. Mas acabou sendo devolvido à Inglaterra, supliciado e morto, em 1571.
               
O mês dedicado ao Coração de Jesus tem que acordar nosso entusiasmo mais sadio e mais ardente pela causa do Evangelho.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 31 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino!"   (Lc 12,32)

Chegamos ao último dia de maio.
E lembramos hoje a VISITA DE MARIA à mãe de São João Batista, e que era, ao mesmo tempo, sua prima, Santa Isabel.  Foi então que, segundo o relato de São Lucas, no capítulo 1º , versículo 39, se ouviu pela primeira vez o canto do "Magnificat": "Minha alma engran dece o Senhor".
A Assembléia dos Bispos em Puebla disse que esse canto, além de ser o espelho da alma de Maria, apresenta a espiritualidade dos pobres.  É o ponto alto do profetismo da Antiga Aliança. Anuncia o Evangelho de Cristo. E é prelúdio ao sermão da Montanha.  Afinal, o cântico daqueles que não se deixam alienar, mas enfrentam as adversidades.

Vamos a Camerino, na Itália Central. Lembramos aí SANTA CAMILA VARANI, Clarissa, quer dizer, filha espiritual de São Francisco.  Ela fundou, mesmo enferma, por ordem do Papa, um novo convento. E teve a aflição de ver o pai e três irmãos estrangulados na cadeia, por inimigos políticos. Santa Camila viveu de 1458 a 1527.

Deve ser lembrada também SANTA PETRONILA, virgem e mártir, por causa de uma pintura na parede, conservada no cemitério de Santa Domitila, em Roma.

Também em Roma, ainda três irmãos mártires: CANCIO, CANCIANO E CANTIANILA. Todos três foram muito venerados por causa de uma homilia que lhes dedicou São Máximo, de Turim. Viveram no século IV.

Afinal, na Nicarágua, o camponês e militante cristão TEODORO MARTINEZ, martirizado aos 53 anos, por estar totalmente comprometido com a causa de seu povo.


Todo cristão, igual a qualquer homem, pode ter medo, mas não será um medo que o impeça de agir em favor dos fracos e dos pobres. Terá sempre como modelo Nossa Senhora, que é a Mãe forte.




FESTA da SANTÍSSIMA TRINDADE – 30/05/2010


EVANGELHO de JOÃO  – 16, 12-15





“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora.  Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.  Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar.  


 Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar”

Jesus fala do Pai e do Espírito Santo. Há em Deus três Pessoas iguais e distintas, unidas pelo Amor infinito.  É o Mistério da Santíssima Trindade.

Nossa vida cristã é marcada por esse  mistério. Fomos criados para viver a comunhão, com Deus e com todas as pessoas. Todo cristão é batizado, em “Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.  Realizamos nossas ações, e atividades em nome da Trindade. Porque batizados, somos "Templos da Santíssima Trindade", pequenas “igrejas”, muito mais preciosas que as mais belas e ricas catedrais do mundo.

A pessoa humana como  “casa de Deus” tem valor não apenas humano, mas divino.  
Que ao refletir sobre este Mistério, possamos continuar caminhando, no esforço de vivência da comunhão, aceitando toda diversidade que existe entre nós. Que tudo façamos em “nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 30 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


---------------------------------------
Celebramos HOJE a FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
-----------------------------------

"Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá" (Lc 11,9-10).

Hoje vamos lembrar uma grande mulher: SANTA JOANA D'ARC. Heroína da França, lutou pela unidade do seu país, obtendo pleno êxito. Mas foi também gravemente injustiçada. Acusada de feitiçaria, foi condenada à fogueira, morrendo assim, na flor da idade. Era o século XV.  Em 1920, a Igreja reparou o erro, declarando-a Santa. Até hoje, é muito venerada na França.

Lembramos hoje também um santo, na Espanha. Ê o rei SÃO FERNANDO III, de Castela.  O que muito o distinguiu foi o trato humanitário que dispensou aos prisioneiros de guerra. Cuidou deles, respeitando-Ihes a dignidade. Foi um rei vitorioso, mas igualmente generoso.

Na Turquia, um casal de Santos: BASILIO e EMÉLIA.  Ambos se refugiaram nas montanhas, durante a perseguição de Diocleciano. Tiveram dez filhos, dentre os quais diversos igualmente santos. Após a morte do marido, por volta de 355, Emélia consagrou sua vida a Deus, junto à filha, Santa Macrina.

Finalmente, na Inglaterra, o Bem-Aventurado WILLIAM SCOTT, beneditino, sacerdote e mártir, do século XVII.

A nossa força vem daqueles que lutam em nome de Cristo, pela causa do povo.