MEDITAÇÃO do dia 05 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”. (Lc 6, 1-5) Irmãos e irmãs! Por coincidência estamos meditando esse trecho do Evangelho em um dia de sábado. Os fariseus tinham dificuldade de entender o espírito da Lei; entendiam tudo “ao pé da letra”, como dizemos. Jesus, responde a eles sobre o sábado, dando exemplos de como na própria Bíblia o sábado foi entendido, citando a atitude Davi qaue eles tanto respeitavam. Jesus vem para aperfeiçoar a Lei, dar novo sentido porque Ele é Senhor do sábado. Hoje, para nós cristãos católicos, o domingo é o Dia do Senhor, dia em que Jesus Ressuscitou, o primeiro dia da semana. Deveríamos ter tempo no domingo para louvar a Deus, dialogar com a família, visitar amigos e realizar obras de caridade. Mas, devemos lembrar que todos os dias podem ser santificados de acordo como vivemos o tempo que Deus nos dá. Vamos rever um pouco nosso tempo, especialmente como vivemos o domingo.
Leia e medite todo o Evangelho deste dia, tirado de Lucas 6, 1-5.
Queirq reazqr com sua família esta bonita oração. ************************* ORAÇÃO DA FAMÍLIA Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus, porque sois a fonte da vida e nos criastes para viver em comunhão na família, na comunidade e na sociedade. Abençoai as famílias, Senhor! Fizestes o mundo para ser a casa de todos. Ajudai-nos a transformá-Io para que realizemos vosso projeto de vida familiar e convivência fraterna. Abençoai as famílias, Senhor! Ajudai-nos a lutar juntos para que todas as famílias tenham casa, comida, esco­la, trabalho, saúde e previdência social. Abençoai as famílias, Senhor! Convertei-nos, neste tempo especial de graça e reconciliação, para a fraterni­dade e para o cuidado com a vida. Abençoai as famílias, Senhor! Nós vos bendizemos pela missão da família, de ser a casa do amor e da ternu­ra, do diálogo e da fraternidade, da acolhida e da justiça, da partilha do pão para todos. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 05 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação:  “A.B.” (Atualização do Blog).

"Como é difícil a quem tem riquezas entrar no Reino de Deus"! (Mc 10,23).

Uma lembrança especial para a "Amazônia", tão desfigurada pelas depredações. Hoje é o seu dia, pelo que denunciamos e deploramos tudo o que há de devastação, incêndios, conflitos de terra, en­fim, tudo o que destrói a nossa bela e tão impor­tante reserva.

Da Amazônia, passamos para Veneza, na Itá­lia, onde se evoca a figura amável do Bispo e Con­fessor, SÃO LOURENÇO JUSTINIANO. Tornou-se ele, já aos 19 anos, modelo de aus­teridade e de humildade. Em 1455, foi nomeado Pa­triarca da célebre cidade de Veneza. Seus escritos, atuais ainda hoje, se distinguem por formulações incisivas e audaciosas.

Mas lembremos ainda o abade SÃO BERTI­NO, da França. Foi um dos primeiros monges, que se uniu aos grandes evangelizadores de São Colum­bano, na Europa Central. A ele devemos o forte impulso de evangeliza­ção do fim do século VII.

Ao lado dessas grandes figuras, não gostaría­mos de esquecer um empregado humilde, o Bem­-aventurado WILLIAM BROWNE, martirizado na Inglaterra, em 1605.

E por fim, na Itália, os Bem-aventurados ALBERTO e GUlDO, monges beneditinos do século XI.

A grandeza da Amazônia está a exigir neste momento verdadeira audácia evangélica, para con­servar-lhe o sentido histórico e humano.

MEDITAÇÃO do dia 04 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “(Jesus) contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos”. E disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido, deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”. (Lc 5, 36-39) Irmãos e irmãs! Jesus usa de comparações bem conhecidas pelas pessoas do seu tempo. Jesus propõe vida nova; Ele não vem para remendar panos velhos. Vem nos oferecer um vinho de melhor qualidade. O cristão não pode se contentar em repetir o que se fez no passado porque esse tempo não mais existe. È preciso dar respostas novas ao tempo novo que estamos vivendo. A Igreja sempre esta se revendo. Merece destaque especial a fase nova,da Igreja que começou em 1962 com o Concílio Ecumênico Vaticano II. Apesar disse sempre fica a tentação dos “fariseus e dos doutores da lei” que não aceitavam o novo que Jesus trazia; queriam viver de tradições ultrapassadas. Será que hoje temos dificuldade de aceitar o esforço da Igreja para dar respostas novas aos tempos que estamos vivendo? Vinho novo em odres novos, afirma Jesus. Como aplicar isso à nossa vida e a vida de nossa comuniade? Queira ler e meditar o Evangelho deste dia, tirado de Lucas 5, 33-39. ************************ ORAÇÃO ANTES DE LER A BÍBLIA
Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai. Derramai sobre nós os dons do Espírito Santo. Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, porque sois o único caminho para o Pai. Fazei-nos crescer no vosso amor, para que seja­mos, como São Paulo, testemunhas vivas do vosso Evangelho. Com Maria, mãe, mestra e rainha dos apóstolos, guardaremos a vossa Pala­vra,
meditando-a em nosso coração. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 04 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Chamou a si os Doze e começou a enviá-los dois a dois. E deu-lhes autoridade sobre os Espíritos imundos" (Mc 6,7).

Hoje é um dia em que nos alegramos de modo especial, por podermos evocar a grande figura do profeta MOISÉS. Morreu no monte Nebo, avistando de longe a Terra Santa. Sabemos que foi legislador e grande profeta, guia do povo de Israel; e que, antes de iniciar sua missão, curvou os joelhos diante da sarça ardente, do meio da qual Deus lhe falava. Ao entrar na História, Jesus lhe refez os cami­nhos, pois Ele era o verdadeiro Moisés para o Povo de Deus.

Também veneramos hoje o Papa BONIFÁCIO I, confessor. No momento em que ele sucedeu ao Papa Zózimo, em 418, já era um sacerdote expe­rimentado. iniciado sobretudo nas questões orien­tais, que então preocupavam a Igreja. Também foi ele .quem defendeu o mundo con­t ra o chamado "Pelagianismo", doutrina daqueles que confiavam só nas forças humanas, sem recorrerem à graça de Deus. Morreu no ano de 422.

Mas vamos a uma mulher: SANTA ROSA­LIA, da Sicilia; mais exatamente, de Palerma, onde viveu no século XII. Levou vida solitária, numa gruta do monte Pe­legrino. Foi uma mulher em constante contemplação.

Mas gostaria de ir a Bélgica. O santo que aí encontramos traz um nome curioso: REMACLO. Primeiro, foi monge de São Columbano, encar­regado de cuidar da Regra de São Bento e de São Columbano, na região da Bélgica.Depois, empreendeu caminhada a pé, até Malmedy, na atual fronteira com a Alemanha, onde se tornou bispo. Deve ter morrido por volta do ano 675. Ainda hoje se veneram seus restos mortais, dentro de uma urna feita com grande arte.

Ainda lembramos SÃO MARCELO, na França Não temos nenhuma informação especial sobre ele. Apenas, que o seu culto nos chegou desde a mais remota antiguidade.

Deixar-se guiar por Deus é tão meritório quan­to guiar, em nome Dele.

MEDITAÇÃO do dia 03 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Quando (Jesus) acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam”. (Lc 5, 4-6) Irmãos e irmãs! A Palavra de Jesus sempre nos anima a dar passos novos. Podemos dizer, como Pedro, que já fizemos muito, estamos até cansados. Jesus nos convida a ir adiante, caminhar mais, prometendo estar conosco para que colhamos os frutos necessários. Pedro e seus companheiros eram pescadores experimentes, sabiam que naquela noite “o mar não estava para peixe”, como dizem os pescadores. Pedro responde a ordem de Jesus: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”.
Mesmo sabendo da dificuldade para pescar, Pedro obedece a palavra de Jesus e lança as redes, de novo. Jesus disse a Pedro e diz a nós, que é preciso ir mais longe, - “avançar mais para o fundo” - dizendo que é possível realizar aquela tarefa de modo mais eficiente. Será que estamos fazendo tudo que é possível para realizar nossa missão na família, no trabalho, no bairro, na comunidade, como cristãos, como cidadãos? Quantas vezes aceitamos o desafio de “lançar as redes em mar mais profundo?” Queira ler e meditar o Evangelho deste dia, tirado de Lucas 5, 1-11. ************************ "FUGIR PARA QUE?
No Senhor encontrei o meu refúgio! Como podem vocês dizer-me ainda: "Foge depressa para as montanhas como um pássaro. Os homens maus já estão aí, de armas em punho, prontos para atacar. Na calada da noite, preparam-se para atirar nos homens honestos. Anda logo! Tudo está perdido! De que adianta ainda o justo reagir?" Fugir, para quê,
se o Senhor está conosco, o Senhor que domina do alto? Ele já. sabe de tudo isto, seu olhar penetra a fundo na vida dos homens. O Senhor prova o coração dos homens, bons e maus. repudia os que empregam a violência. Como no passado, o castigo do Senhor sobre os maus, será infalível e total. A desgraça há de ser a sua herança. Mas porque o Senhor ama a justiça, seus amigos contemplarão a sua face. Salmo 10

CELEBRAÇÕES do dia 03 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“Ide ! Eis que vos envio como cordeiros entre lobos" (Lc 10,3).

O dia de hoje está sendo iluminado por duas figuras de excepcional influência na História. A primeira é a do Papa SÃO GREGORIO MAGNO, por vezes chamado de "o último romano" Apesar de ele próprio querer esconder-se de tudo e de todos, depois de ter sido prefeito de Roma , e de vender ou doar todos os seus bens aos mosteiros, tornou-se abade, a seguir secretário do Papal e, em 590, foi elevado ao trono pontifício. Enfrentou uma era dificílima, em que as novas nações bárbaras tomavam conta das ruínas do Im­pério Romano. Além de excelente organizador e defensor da Igreja, foi escritor fecundo; mas sobretudo, um missionário como poucos houve na história. De fato, mudou o rumo dos tempos, restituin­do coragem e esperança e correspondendo aos an­seios de justiça do povo sofrido. Para o clero, escreveu a "Regra Pastoral", ci­tada até hoje. E para o povo, compôs o "Livro dos diálogos", que retrata a vida dos heróis e santos.

A segunda figura de hoje é a de RAMON PASTOR BOGARIN, o heróico Bispo do Paraguai, sempre perseguido pelo General Stroessner, mas nunca silenciado por ameaças. Morreu repentina­mente em 1976, aos 65 anos de idade.

Na Espanha, é venerada hoje a Bem-aventura­da MARIA DE JESUS LOPEZ DE RIVAS, con­templativa de intensa vida eucarística, que morreu em 1640, em Toledo. Quem a beatificou foi Paulo VI, em 1976.

Finalmente, no Japão, os Bem-aventurados BAR­TOLOMEU GUTIERREZ e cinco Companheiros, mártires pelo suplício dos contrastes da água quente e do frio de noite de neve. Após várias vezes na prisão, foram queimados vivos em 3 de setembro de 1632. Nas grandes coisas,

Deus suscita mestres e pas­tores, capazes de acordarem as energias necessárias para os novos rumos da História.

MEDITAÇÃO do dia 02 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela. Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los”. (Lc 4. 38-39) Irmãos e irmãs! Cada vez que lemos e meditamos a Palavra de Deus, o Espírito Santo nos revela algo novo. Ao meditar esse pequeno trecho do Evangelho, cada pessoa destaca alguma coisa especial para si.. Jesus restituiu a saúde da sogra de Pedro; deu a ela a possibilidade de viver de novo. Ela recebeu com a cura a graça de entender que a vida só tem valor quando se realiza no serviço aos outros. Diz o texto que “a febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los”. Quando Nossa Senhora soube que sua prima Isabel estava grávida, saiu apressadamente e foi serví-la. Ficou com ela três meses, todo tempo que foi necessário.
Servir é ato de amor e quando isso se realiza “imediatamente”, “apressadante” tem um valor ainda maior. Peçamos a Jesus a graça de nos curar do desanimo, da acomodação, da indiferença diante da vida dos irmãos que estão precisando de ajuda. Que possamos servi-los imediatamente como fez a sogra de Pedro.. Uma das Campanhas da Fraternidade realizada em todo Brasil, nos convidava a “descobrir a felicidade de servir”. Que a Palavra de Jesus nos anime a fazer e a viver essa descoberta. Queira ler e meditar o Evangelho deste dia tirado de Lucas 4, 38-44 ************************************** ORAÇÃO antes de ler a BÍBLIA Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para qu eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criatu­ras. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 02 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Pensais que vim para estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, mas uma divisão". (Lc 12,51)

O dia 2 de setembro é considerado o "Dia das Organizações Populares".  Hoje são lembradas as pa­lavras da Assembléia dos Bispos de Medellín. "Defender, em conformidade com o Evangelho, os direitos dos pobres e oprimidos, exigindo dos governos e das classes dirigentes que eliminem tudo o que prejudique a ordem social, quer dizer, eliminem as injustiças, a inércia, a corrupção, a indiferença"; e encoragem os esforços do povo, para a criação das suas próprias organizações de base, reinvindicando direitos e buscando a verdadeira justiça.

Em Paris, na Frauça, veneram-se os, assim chamados, MÁRTIRES DE SETEMBRO. Neste dia foram massacrados 3 bispos, 184 padres e religiosos e 4 leigos. O primeiro dentre eles. chamado SEVERINO JORGE GIRAUD, foi morto enquanto rezava o seu breviário.

Da França, passamos à Itália central, para aí encontrarmos o santo monge chamado NONOSO, que se distinguiu por uma paciência sem igual. O Papa São Gregório, encantou-se pela narrativa de suas virtudes e pediu que sua memória jamais fosse esquecida. E assim aconteceu, apesar dele já haver morrido no século VI.

A paciência tem que estar presente em nossa vida diária, mas também nas horas dramáticas, em que testemunhamos a fé em Cristo e a comunhão com o povo.

MEDITAÇÃO do dia 02 de setembro

Palavra de Jesus Cristo:

“O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” E procurava ver Jesus”. (Lc 9, 7-9)
Irmãos e irmãs! O desejo de ver Jesus está presente na vida de todas as pessoas. É possível que alguns tenham só curiosidade. Mas, a grande maioria, esta com “o coração inquieto”, como dizia Santo Agostinho, enquanto não tem um encontro especial com Jesus Cristo.
Por vontade e graça de Deus, recebemos a vida para realizar uma missão especial, para sermos colaboradores na construção contínua do ,mundo novo proposto por Jesus;  mundo de paz, de justiça, de fraternidade.
Somos felizes quando aceitamos esse chamado e vamos assumindo nossa tarefa.
Os Bispos do Brasil, nos primeiros anos deste novo século, fizeram um projeto de evangelização que tinha como titulo: “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida” Nos números 4,1 e 4,2 dizem os Bispos:

"Queremos ver Jesus" (Jo 12,21) é o que dizem alguns pagãos que tinham subido a Jerusalém para prestar culto a Deus, na festa da Páscoa. Filipe ouve esse pedido, chama André, e os dois juntos transmitem esse desejo a Jesus. Hoje, mesmo sem saber expressar desse modo o que buscam, são muitos os que querem ver, conhecer e encontrar Jesus. Na verdade, ele é a resposta aos anseios mais profundos do ser humano, pois "ilumina todo ser humano que vem a este mundo" (10 1,9).
Hoje, cada batizado precisa ser esse tipo de instrumento, para que o mundo desorien­tado encontre o rumo da salvação, da vida plena que Deus deseja para todos e que é oferecida em Jesus.
O coração daquela gente, que foi em busca de Deus na festa da Páscoa, se direcionou à pessoa de Jesus. É importante ajudar a fazer esse direcionamento, porque Jesus é a manifestação visível do Deus invisível, do Amor que nos sustenta. Ele se torna a grande descoberta que permite entender melhor quem é o nosso Deus. Por isso nós também dizemos: Queremos ver Jesus. Ver Jesus é perceber. o que ele significa, o que ele deseja de nós, o quanto do amor do Pai se revela através dele”.
(Doc. da CNBB n.72)
*********************
ORAÇÃO

Pai, no início do Terceiro Milênio,
queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida'
Dai-nos, pela ação do Espírito Santo,
a graça de um encontro pessoal com o Cristo vivo,
presente na Igreja.
Sustentados por este encontro,
e pela intercessão materna de Nossa Senhora Aparecida,
assumimos o compromisso missionário
de anunciar o Evangelho,
promovendo cada pessoa,
na alegria plena de sua dignidade,
renovando a comunidade,
"para que todos sejam um",
e participando da construção de uma sociedade
justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.
Amém.

MEDITAÇÃO do dia 01 de setembro

Palavra de Jesus Cristo: ”Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!” O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza”. (L 4. 34-37) Irmãos e irmãs! Damos graças a Deus pelo primeiro mês que estamos publicando este Blog. Uma das finalidades é a meditação da Palavra de Deus. A linguagem é simples e os textos são pequenos para facilitar a leitura e meditação. Gostaria que dessem suas opiniões e possíveis sugestões. O mês de setembro é chamado mês da Bíblia. O mês termina com a festa de São Jerônimo que traduziu a Bibla para p latim. Jesus veio tirar o pecado do mundo, como rezamos na Missa. Diversas vezes o Evangelho nos falam de Jesus expulsando demônios e espíritos impuros, como neste texto. Jesus vem nos libertar do pecado e nos dar a verdadeira paz. O cristão é chamado a colaborar na luta contra toda violência que tem origem no pecado.
Que a meditação da Palavra de Deus, especialmente dos Evangelhos, seja acolhida como mensagem de sabedoria e luz para nossa caminhada. dê coragem. Queira ler e meditar o Evnagellho deste primeiro dia do novo mês que é de Marcos 4, 31-37. ***************************** ORAÇÃO da BIBLIA “Ó Deus, Pai Misericordioso, iluminai nossos pensamentos para que possamos levar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo vosso Filho. A Bíblia é a fonte de sabedoria, onde encontramos nossas raízes mais antigas e vislumbramos as vidas de nossos irmãos e irmãs que professaram a fé em Deus. Que o Espírito Santo nos ajude a compreendê-Ia e tirar dela palavras que nos ensinem a lutar por uma vida mais digna para todos e com melhor qualidade. Tudo isso vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho”. Amém!

CELEBRAÇÕES do dia 01 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Nada de vais a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro, cumpriu a Lei". (Rm 13,8).

Iniciamos o mês de setembro, que nos trará de volta a Primavera. Como mensageiros que somos da esperança, evocamos em primeiro lugar o mártir da caridade c da justiça JESÚS JIMÉNEZ, apelidado "CHUS", de El Salvador. Nunca hesitou quando o chamavam, debaixo de chuva ou sol, para socorrer a um doente ou a uma comunidade apavorada ou abandonada. Dizia ele: "Irei sempre que for necessário, pois, tenho um só dever a cumprir na vida: o de anunciar a Boa-Nova do Evangelho". E não era um bispo nem padre, mas um sim­ples colono, pai de quatro filhos. Foi assassinado pela Guarda Nacional de El Salvador, em 1979.

A ele se junta, no Uruguai, o mártir do povo, aos 19 anos: JÚLIO SPOSITO. Como estudante, dedicava todo o seu tempo às crianças e jovens. Quando foi assassinado, por uma espécie de Esquadrão da Morte, do Uruguai, em 1971, a revolta foi tão grande, que cerca de 250 mil pessoas acompanharam seu enterro, tornando-o um ato público triunfal.

Mas hoje, também queremos mencionar uma das mais veneráveis mulheres da história. Seu nome figura na Bíblia: ANA, a viúva e profetisa, que aos 80 anos tomou o Menino Jesus nos braços.


Por fim, lembramos SANTA BEATRIZ DA SILVA, canonizada em 1976. Fundadora das Monjas de c1ausura, chamadas Francíscanas da Santíssima Conceição de Maria, ou Concepcíonistas, esta santa, nascída no norte da África, viveu no século XV.

Deus nos quer proxlmos às crianças e aos ado­lescentes, mas também deseja que os velhinhos rece­bam o conforto e o consolo de que tanto necessitam.

MEDITAÇÃO do dia 31 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”. (Lc 4, 18-19) Irmãos e irmãs! Neste ultimo dia do mês vocacional, Jesus nos revela sua ,missão, aplicando a si o texto do profeta Isaias. Hoje somos nós, os cristãos, que continuamos a realização da missão de Jesus. Os batizados e crismados foram ungidos pelo Espírito Santo para anunciar a Boa Nova, o Evangelho de Jesus Cristo aos pobres. Eles não devem ter medo, estar abertos a ação de Deus. Os que têm muito devem ser capazes de oferecer todo supérfluo aos marginalizados. . O anuncia do Evangelho é eficaz, provoca a libertação de todas prisões, de todos de vícios e dependências. Leva luz para tirar as trevas que impedem de ver a verdade. Um mundo novo nasce o ano da graça, tempo de Jesus Cristo, de justiça e paz. Todos nós que sonhamos com um mundo novo, livre de toda violência provocada pela injustiça que impede que a humanidade possa viver a dignidade da filiação divina. Diante de tudo e da Palavra de Jesus, qual tem sido a nossa resposta? É possível melhorar? Feliz dos que puderem dizer: "HOJE , estamos recomeçando!" ******************************** ORAÇÃO VOCACIONAL “Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-seao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos,padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM.
Amém”

CELEBRAÇÕES do dia 31 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Olhai as aves do céu: não semeiam, nem co­lhem, nem ajuntam em celeiros. E no entanto vosso Pai Celeste as sustenta. Ora, não valeis vós mais do que elas?" (Mt 6,26).

Estamos no último dia deste mês, que termina com a homenagem aos "Nutricionistas", pessoas responsáveis pela boa alimentação do povo, sobretudo dos doentes e dos pobres.

No Ceará, é lembrado, com imensa saudade, o trabalhador FRANCISCO SOBREIRA LIMA. Foi assassinado em Tauá, em 1980, exatamente em 31 de agosto.

Ao lado dele, temos de mencionar, com espe­cial apreço e admiração, SÃO RAIMUNDO NO­NATO, que gastou todos os seus bens em resga­tar presos. Quando não possuía mais nada, entregava-se ele próprio, como refém, para resgatar mais gente. Pertenceu à Ordem dos Mercedários e viveu no século XIII. Foi um herói digno da admiração, como o é ainda, no dia de hoje.

Passemos agora para o início do Cristianismo, encontrando em Atenas, na Grécia, o filósofo ARISTIDES. Viveu no começo do século II e fez uma bela defesa do cristianismo, num documento entregue ao Imperador Romano.

Celebramos também SÃO PAULINO, Bispo de Treves e Confessor da fé. O Imperador Constâncio o temia tanto, que o transferiu de um lugar a outro, até que ele morresse na Frígia, onde nascera em 358.

Cristo, Homem-Deus, era o centro da vida de São Paulino, Bispo de Treves. o corpo e a alma formam tal unidade, que merecem todo o nosso respeito, cuidado e dedicação

MEDITAÇÃO do dia 30 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Chamando outra vez a multidão, Jesus dizia:
“Escutai-me, vós todos, e compreendei! Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”. (Mc 7, 14-15.21-23) Irmãos e irmãs! Celebramos o último domingo do mês de agosto que está sendo consagrado ao tema vocacional. Lembramos as diversas vocações, chamados de Deus, missão que Ele dá,para que participemos na construção do mundo. HOJE É O DIA DA e DO CATEQUISTA. Damos graças a Deus por todos que se dedicam a esse ministério. Graças a tanta gente dedicada, a Palavra de Deus é oferecida a milhões de pessoas em todo nosso Brasil. PARABENS para você catequista! Continuem com alegria essa bela missão. Neste Evangelho, Jesus esta respondendo aos fariseus que questionam os que não vivem suas pequenas tradições. Eles só se preocupavam com praticas exteriores. Jesus insiste que o mais importante é o que esta no nosso coração. Jesus chama de “bem-aventurados os que têm o coração puro”. Quem esta cheio de amor, olha as pessoas e os acontecimentos com os olhos de Deus. Nossa Senhora é a “cheia de graça” e por isso o Senhor fez por ela maravilhas. Jesus veio nos libertar de tudo que nos impede de caminhar, como pequenos costumes ou tradições que não nascem do amor. Ele nos disse que a verdade nos libertará de todas essas "tradições” que nós prendem dentro de nós mesmos. Acolhendo a Palavra de Deus você tem conseguido viver a alegria de amar como Jesus ensina? ************************* EXIGÊNCIAS DA VOCAÇÃO CRISTÃ
Senhor, quem poderá ser hóspede na tua casa? Quem poderá comparecer na tua presença? Aquêle que caminha na integridade, realiza a justiça, fala a verdade, e não calunia, que não prejudica ao próximo, nem insulta o vizinho, despreza os que Deus despreza, e honra os que a me temem, que jura e não se retrata, mesmo com prejuízo seu, não empresta dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem proceder deste modo, jamais vacilará. Salmo 14

CELEBRAÇÕES do dia 30 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Ide, pois, e aprendei o que significa: Mise­ricórdia é que eu quero, e não, sacrifício", (Mt 9,13a)

Hoje começamos a nossa viagem em busca de heróis, passando pela Espanha. Lá encontramos a Santa TERESA DE JESUS JORNET IBARS. No fim do século passado, ela fundou uma congregação religiosa, para cuidar dos velhos e abandonados. Ouando alguém a advertia, por causa de sua audácia, a corajosa Teresa costumava responder: "Ouando Deus me manda sempre mais pobres, tem que mandar-me também maior número de ben­feitores". Em Decreto da Santa Sé, de 25 de maio de 1984, foi proclamada: "Padroeira dos Anciãos do Brasil" .

Da Espanha passamos à França, onde viveu um santo de nome curioso: FIACRO. Os jardineiros o escolheram como patrono. Por isso, são numerosas as imagens dele, sempre com enxada na mão. Na Itália, encontramos o Bispo, amigo de São Francisco de Sales, chamado JUVENAL ANCINA. Homem culto, grande poeta, compôs em latim e em italiano, e sempre para incentivar a piedade e a liturgia.

Afinal em Roma, os Santos FÉLIX e ADAU­TO, mártires, na perseguição de Diocleciano, em 304. Encontram-se no cemitério da Via de Ostia.

Lembramos com imensa dor, neste dia, a chacina de Vigário Geral, Rio de Janeiro. Invadindo a favela,de madrugada, policiais mataram 7 menores enquanto dormiam e e uma mulher ajoelhada com a Bíblia na mão e um bebê de seis meses.

As flores e a poesia, ao invés de desviar-nos de nossos queridos anciãos e de todos os que so­frem, devem levar-nos a cuidar deles com sempre maior carinho.