CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Eu vos digo isto para que a minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena". (Jo 15,11)


Hoje eu gostaria de começar o dia apresentando-lhes uma admirável figura de mulher: LUIZA DE SAVOIA. Primeiro, ela foi casada; e enviuvando, tornou-se monja clarissa. Era sobrinha do rei Luís XI e passou seus últimos treze anos de vida dentro de um convento, em extrema pobreza, mas também na mais fervorosa caridade. Morreu em 1503.


Poucas vezes fomos à Rússia. Hoje vamos venerar naquela terra os santos BORIS e GLEB, filhos de São Vladimir, o grão-duque de Kiev. Foram batizados com os nomes, então correntes, de Romano e Davi. Mas, de fato, chamavam-se Boris e Gleb. .Ambos foram mortos à traição, mas o povo russo os considera dois grandes mártires a quem veneram com fidelidade. A própria Igreja Católica Rotena, os retém no seu calendário litúrgico, até mesmo no Brasil, em São Paulo e no Paraná.

Em Áquila - Itália Central - vamos encontrar o Bem-Aventurado ANTONIO TURRIANI, da Ordem dos eremitas de Santo Agostinho. Tornou-se muito conhecido, porque curava os doentes. ao mesmo tempo em que levava a paz aos corações. Morreu aos 70 anos de idade, em 1484.

Vamos acrescentar o nome de SANTA CRISTINA, a quem se acrescentou o título de "admirável". De fato, ela apresentou fenômenos admiráveis, extraordinários, em sua vida. Sua morte deu-se em 1224. O povo jamais a esqueceu.


Os mártires e os santos sempre foram pessoas alegres, normalmente equilibradas; pessoas que encontraram o sentido da vida na vida de Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)






"A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus"   (Lc 8,10a).


Hoje vamos evocar SANTA BRIGIDA. Ela encantou toda a Suécia, no século XIV. Educou muito bem seus oito filhos. Após a morte do marido, começou a edificar um mosteiro para monges e outro para monjas. Seu grande amor a Cristo concentrava-se, sobretudo na Paixão, na Eucaristia e na Mãe de Jesus. Sua experiência religiosa e mística foi recolhida em diversos volumes, que são ainda muito aprecia­dos. Faleceu durante uma romaria à Terra Santa.


Lembramos também, no Peru, a prisão e o massacre de camponeses, inclusive de crianças, por manifestarem insatisfação pelas más condições de vida.


Não podemos esquecer, no entanto, uma das maiores figuras do século V, SÃO JOÃO CASSIANO. Suas conferências. tão ricas de experiência de vida monástica, e seus exemplos, tirados dos grandes monges do Egito, inspiraram a regra de São Bento, pai de todos os monges ocidentais.


Quem visita a cidade de Ravena, pode venerar o Bispo APOLINÁRIO. Foi celebrado em uma homilia de São Pedro Crisólogo, orador excepcional dessa mesma cidade de Ravena. Viveu nos primeiros séculos do cristianismo.


Em todas as situações de vida, os cristãos devem empregar seus talentos e dons, em favor da justiça, da verdade e do amor.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 22 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Seus numerosos pecados lhe estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor" (Lc 7,47a)


SANTA MARIA MADALENA enche de esperança e alegria este dia 22 de julho. São Lucas lembra, em seu Evangelho, que ela acompanhava Jesus de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, enquanto Ele pregava e anunciava a boa ­nova do Reino de Deus. Também foi ela que permaneceu firme, ao lado de Nossa Senhora, ao pé da cruz. Quando todos tiveram medo, Maria Madalena mostrou coragem, amor e fidelidade. Por isso, foi ela também a primeira testemunha da ressurreição, que Jesus escolheu. Ouviu d'Ele a palavra: "Mulher, por que choras?" Quando Jesus a chamou pelo nome - "Maria!" - ela respondeu: "Rabboni", quer dizer: "Meu Mestre!"

No mesmo dia, comemora-se na Argentina, o Padre JORGE OSCAR ADUR, Assuncionista. Ele chegou a ser superior da congregação. Desapareceu, como tantos outros argentnos, enquanto seus irmãos religiosos, RAUL RODRIGUES e CARLOS ANTONIO, eram também levados por agentes do terror. Isso, em 22 de julho de 1980. Certamente, todos eles irão interceder pelas famílias de mais de vinte mil desaparecidos, em seu país.


Para terminar, na Inglaterra, os Santos mártires FILIPE EVANS e JOÃO LLOYD, sacerdotes. O primeiro, jesuíta e o segundo secular, que acolheram, com serenidade perfeita, a morte, em 22 de julho de 1679.


Todos os cristãos se obrigam a lutar pela vida e pela crença na ressurreição e na presença de Deus, ao longo da história.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 21 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)



"Nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha à luz do dia"   (Mc 4,22).

A Liturgia de hoje evoca uma das grandes figuras da história dos padres capuchinhos. É SÃO LOURENÇO DE BRINDISI. Pouca gente andou tanto como esse capuchi­nho, de sandália nos pés. Procurou restabelecer, pela sua pregação e pelas suas viagens, a união de todos os católicos. Os 15 volumes de seus escritos contêm sermões, tratados polêmicos sobre os protestantes, estudos sobre a Bíblia e outros assuntos teológicos. Foi declarado "Doutor da Igreja" em 1959, no IV centenário de seu nascimento.

Em Brasiléia, no Acre, comemora-se hoje a morte de WILSON DE SOUZA PINHEIRO. A única coisa de que puderam acusá-lo foi o fato de ser presidente do sindicato e lutador em favor dos pobres lavradores, expulsos de suas terras. Morreu como verdadeiro mártir, pelos seus companheiros. No ano de 1980.

Hoje também lembramos o grande Profeta DANIEL. Nasceu na Babilônia, dando esperança e coragem a todo o seu povo, no exílio.

Mas, como sempre, queremos lembrar também a mulher. Desta vez, SANTA PRAXEDES. Seu sepulcro é muito visitado, no cemitério de Priscila. na Via Salária, em Roma.

Para terminar, na França, SÃO VITOR, mártir do século lII, sobre cujo túmulo foi erguido. mais tarde, um mosteiro beneditino.

Toda coragem precisa ser bem orientada, na linha que o próprio Jesus nos indicou.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 20 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"E enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar" (Lc 9,2).


20 de julho é o "Dia da Amizade". A amizade é, de fato, o dom que o próprio Deus concede, mas também reclama para si. Quer ser reconhecido como amigo do povo, a quem promete uma amizade eterna. Vamos pois cultivar a amizade com aqueles que Deus colocou em nosso caminho, mas sobretudo, com o próprio Deus, que se aproxima de nós e nos aproxima de Si.


Na Guatemala, venera-se hoje MARIO MUHA CORDOBA, chamado "Guigüi". Foi ele quem uniu todos os movimentos de colonos e mineiros com os operários da capital. Foi assassinado aos 37 anos, deixando mulher e 3 filhos. Mas tornou-se o símbolo do testemunho cristão, pela sua própria vida. Foi membro fundador do Comitê de Justiça e Paz de seu país. Sua morte deu-se em 1978.


Lembramos hoje, com horror, o massacre de 300 crianças e mulheres. Foi em 1981, em Goyá, na Guatemala. A imprensa qualificou essas pobres e Inocentes vítimas de "comunistas” com um cinismo inaceitável.


Hoje é também o dia do grande Profeta ELIAS. Foi um homem que soube escutar a Deus, no "vento suave", quer dizer, ouvindo o Espírito. Soube. enfrentar os poderosos, com a coragem e a audácla de profeta. Soube, ainda, socorrer a pobre viuva, em sua miséria e fome. É o protótipo de Jesus.


Vamos lembrar também uma mulher. É SANTA MARINA, do Monte Carmelo. Venerada em todo o Ocidente, desde o século XIII.


Finalmente, na China, os Bem-Aventurados LEÂO MANGIN, PAULO DENNE e Companhei­ros - 54 leigos - de martírio. Os dois primeiros foram missionários jesuítas franceses. Todos acabaram sendo massacrados e queimados juntos no ano de 1900.


Jesus, o Profeta, ensina seus discípulos a escu­tar a Deus, a estabelecer a justiça e a socorrer os necessitados.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 19 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Eles saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando com a Pa¬lavra, por meio dos sinais que a acompanhavam" (Mc 16,20).


A Nicarágua comemora hoje sua libertação da ditadura de Somoza. Ouçam o que os Bispos do País disseram em novembro daquele mesmo ano de 1979, em sua Carta Pastoral:
"Temos que concretizar a proposta da Conferência de Puebla e de João Paulo II, assumindo a prioridade da opção preferencial pelos pobres".


Da Nicarágua passamos ao Peru. Aí morreu, em 1781, o grande cacique TUPAC AMARU. Lutou pela igualdade de direitos dos incas e dos espanhóis.
É por isso que no mesmo dia 19 também se comemora a Jornada das Raças índias da América Latina. Diz Puebla: "As culturas índias são a riqueza dos povos".


Da América Latina recuamos para o tempo de São Paulo, na cidade de Colossos. Aí encontramos o companheiro de prisão do Apóstolo das Gentes: EPAFRAS.


Comemoramos hoje também SANTA AURA. Foi no século IX, que ela se converteu do islamismo a Cristo Passou 30 anos num mosteiro. Terminou a vida como mártir, no ano de 856.


Deste dia é ainda SÃO SÍMACO, Papa, cujo Pontificado se situa entre os anos 498 e 514.


Afinal, lembramos também SANTO ARSENO, que no século V ocupou cargos importantes. Retirou-se depois à solidão, a fim de viver na maior humildade e oração.


O Evangelho deve penetrar a fundo todas as culturas, para, assim, modificar a própria visão do mundo.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 18 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,


Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
--------------------
Hoje, celebramos o décimo sexto domingo do tempo comum.
---------------------


"Sereis odiados por todos, por causa do meu nome" (Mc 13,13a).


Na Argentina, veneramos hoje o franciscano CARLOS DE DIOS MURIAS e o padre francês, GABRIEL LONGUEVILLE. Ambos, torturados e mortos em 1976, por causa do seu amor aos colo¬nos e pobres.


Mas não vamos esquecer SÃO BRUNO, dos séculos XI e XII, que apesar de bispo, se tornou abade de Montecassino, celebérrimo mosteiro de beneditinos. Muito perseguido, dedicou-se ao estudo das Escrituras, da Liturgia e da vida dos santos, deixando-nos precioso monumento literário.


De Montecassino, vamos à Inglaterra, para aí tomarmos conhecimento do Bem-Aventurado TOMÁS TUNSTALL, sacerdote, que foi muitas vezes preso, escapando outras tantas, da prisão. Afinal, recebeu o martírio. Na hora de ser executado, pronunciou esta frase histórica: "É chegada a hora do banquete! Meu Jesus, recebe-me para teu banquete celeste!" Isso aconteceu em 18 de julho de 1616.


Para não esquecermos as mulheres: SANTA SINFOROSA, italiana de Tívoli, martirizada com outros sete companheiros, na antiguidade.


Finalmente, da Holanda, SÃO FREDERICO, Bispo e Mártir do século IX.


A América Latina entrou na era dos mártires desde o tempo do Descobrimento. E aí persevera, com outros países, até ao dia de hoje.