MEDITAÇÃO do dia 15 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Naquele momento, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreenderam. Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as impeçais de virem a mim; porque a pessoas assim é que pertence o Reino dos Céus”. (Mt 19, 13-14) Irmãos e irmãs! Hoje termina a Semana Nacional da Família. Certamente, todos os dias, você agradece a Deus a felicidade de ter uma família. Como pai, como mãe, filho, filha ou outro membro da família, você deve ser uma pessoa muito feliz. É na família que começamos a viver toda riqueza do amor. O amor do casal se prolonga na vida dos filhos e filhas. Esse amor abre as portas da casa e vai dando vida nova com quem nos relacionamos. Jesus faz a experiência de vida familiar, Ele poderia nos salvar de outro modo. A maior parte da vida humana de Jesus aconteceu com seus pais, com Maria e José. No texto do Evangelho, Jesus mostra a importância de acolher as crianças. Felizes os casais que concretizam o amor nos filhos que Deus lhes dá. .São eles a maior riqueza da família, sinal de que o amor do casal não é egoísta, mas é amor doação. Se você é pai ou mãe, olhe para seus filhos e agradeça o presente que Deus lhe dá. Se ainda não tem filhos, prepare-se para receber essa graça. Se não for possível, pense se não é hpra adotar uma ou mais crianças, acolhendo-as como Jesus ensina no Evagelho.
Jesus quer sempre abençoar sua família.Se ainda não reza com a família, comece ainda hoje. Lembrando todas as famílias que são felizes e aquelas que vivem situações difíceis, rezemos esta bonita ORAÇÃO da FAMÍLIA
Ó Deus, Pai de bondade, destes à família a missão de gerar e alimentar o amor. Dá a todas as famílias a graça de seguirem o exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Que os pais procurem viver como José no trabalho e no amor a esposa e aos filhos. Que as mães vejam em Maria o modelo da esposa e mãe. Que os filhos procurem imitar Jesus, que privilegiou a vida familiar, e assim se preparem para a missão que o Senhor vai lhes confiar, Sagrada Família, Jesus, Maria e José, abençoa todas as famílias e a minha também. Que sejamos fonte de amor para trazer paz, vida nova ao mundo. Amém.

COMEMORAÇÕES do dia 15 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"rodos, unânimes, eram assíduos à oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele" (At 1,14).

Hoje (*) é a festa da ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, também chamada "Nossa Senhora da Glória". Esta festa é lembrada desde o começo do cris­tianismo, com a comemoração da morte e da As­sunção da Virgem. Já o Papa Sérgio I, de 687 até 701, a intro­duziu em Roma, com procissão solene até à igreja, hoje Basílica de Santa Maria Maior. Mas no Oriente, os festejos já são bem anteriores. Afinal, em 1950, Pio XII proclamou o dogma da elevação de Nossa Senhora, com corpo e alma ao Céu, pelos merecimentos de Jesus Cristo, con­firmando assim a antiqüíssima crença cristã.

Hoje também lembramos, com respeito e sau­dade, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Correntes, Estado de Pernambuco, JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS. Foi morto em 1980.

Não queremos esquecer tampouco o símbolo do devoto ao Santíssimo Sacramento, o patrono de todos os acólítos e coroinhas, SÃO TARCÍSIO. Preferiu ele morrer a deixar profanar as espé­cies eucarísticas, ou seja, as hóstias consagradas. Uma inscrição do Papa São Dâmaso, diz que São Tarcísio foi diácono do Papa Zeferino e enter­rado próximo a ele.

Afinal, SANTO ESTANISLAU KOSTKA, outro padroeiro da juventude. Foi noviço jesuíta. É perpetuado no Brasil, pela Casa de Retiros, em Itaici, que traz o seu nome. Foi admitido na Companhia de Jesus pelo próprio São Pedro Canísio e morreu em 1658.
----------------
(*) A.B. No Brasil, sempe que o dia 15 cair em um dia de semana, a Festa da Assunção de Nossa Senhora será celebrada no domingo seguinte. 
------------------ 

A Assunção de Maria valoriza muito o nosso corpo, templo do Espírito Santo, como manifestação de todo o nosso ser, aos olhos dos outros.

MEDITAÇÃO do dia 14 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: Jesus respondeu (aos fariseus): “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, o homem não separe”. (Mt 19, 4-6) Irmãs e irmãos! Nesta Semana da Família somos convidados a pensar na riqueza da vida familiar. É verdade que nem tudo é perfeito na vida familiar. Somos humanos e estamos em processo de crescimento na comunhão. Damos graças a Deus pelas maravilhas que acontecem em todas as famílias que, infelizmente, não tem sido divulgadas como deveriam. Certos meios de comunicação só gostam de noticiar o lado negativo da vida. Jesus nos revela o projeto de Deus: que o homem e a mulher se unam, pelo Sacramento do Matrimônio, de modo definitivo; passem a ser “uma só carne” E porque é Deus quem une, diz Jesus. “o que Deus uniu, o homem não separe”. Vamos divulgar o testemunho de tantas famílias que vivem, com alegria, a vida feliz de amor. Quando soubermos de alguma família que esta em crise, vamos rezar e dar todo apoio para superem essa fase dificil.
Você deve conhecer esta famosa música do Pe. Zezinho, grande apóstolo da vida familiar. Queira ler, rezando.. ORAÇÃO pela FAMÍLIA
Que nenhuma família comece em qualquer de repente, Que nenhuma família termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, E que nada no mundo separe um casal sonhador. Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte, Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte, Que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois. Que a família comece e termine sabendo onde vai, E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor, E que os filhos conheçam a força que brota do amor. Abençoa, senhor, as famílias! amém! Abençoa, senhor, a minha também. (bis) Que marido e mulher tenham força de amar sem medida, Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida, Que a família celebre a partilha do abraço e do pão. Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos, Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho, Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois. Que a família comece e termine sabendo onde vai, E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor, E que os filhos conheçam a força que brota do amor. Abençoa, senhor, as famílias! amém! Abençoa, senhor, a minha também. (bis)

COMEMORAÇÕES do dia 14 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível, o texto será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Quem vive e crê em mim, jamais morrerá". (Jo 11,26)

Iniciamos nossa meditação de hoje com a fi­gura insuperável de SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE. Todos sabem que ele foi elevado recen­temente à honra dos altares, por João Paulo II, em 1982. Era polonês, franciscano conventual. Foi um grande homem dos meios de comuni­cação social. As revistas e jornais que ele fundou, em primeiro lugar, na Polônia, atingiram cifras ini­magináveis, centenas de milhares de exemplares. Mas o que impressiona de fato é que ele foi preso. E como prisioneiro político, ofereceu-se para morrer no lugar de um pai de família, que havia sido sorteado, juntamente com muitos outros, para ser morto à fome. Foi assim que Maximiliano Maria Kolbe mor­reu no lugar de um companheiro, tal como Cristo morreu em nosso lugar. Era o dia 14 de agosto de 1941. Aliás, essa pessoa que deveria ter morrido, assistiu à cerimônia de canonização de São Ma­ximiliano Kolbe.

Vamos também a uma santa: ATANÁSIA. Foi casada duas vezes, mas nas segundas núpcias re­solveu, juntamente com o marido, entrar para o convento, cada um para o seu lugar. Ela tornou-se abadessa. Mas não foi esse o motivo de sua santidade, e sim, sua vida de oração e trabalho. Acabou imppressionando tanto as comu­nidades que, de toda parte, vinham a ela jovens que queriam consagrar-se a Deus. Atanásia morreu no ano de 860, em odor de santidade.

Vamos ainda à Suíça, onde encontramos o nome do Bem-aventurado EVERALDO, abade be­neditino, do célebre mosteiro de Einsiedeln. Everaldo tinha altos cargos, quando se retirou, mas ao retirar-se agrupou em torno de si os eremi­tas, consagrando aquela igreja, que se tornou muito célebre. Deus o chamou a si no ano de 958.
------------
A.B. Lembramos hoje Alceu Amoroso Lima, pai de 7 filhos, que aos 35 anos converteu-se ao catolicismo. Por meio século marcou a vida intelectual, católica e política do Brasil.
------------
Dar a vida pelos outros é vocação de cada cristão.

MEDITAÇÃO do 13 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”.
(Mt 18, 21-22) Irmãos e irmãs! Quantas vezes devo perdoar, foi a pergunta de Pedro a Jesus. Bastariam sete vezes. Se fosse a mãe falando de seu filho, esta pergunta nunca seria feita. Porque a mãe perdoa sempre, "setenta vezes sete", como ensina Jesus. Às vezes podemos dizer que perdoamos, mas não esquecemos. A mágoa permanece em nosso coração. Será que isto é perdoar? O perdão é uma vivencia do amor. Quem ama muito perdoa sempre, quem ama pouco perdoa às vezes e continua lembrando da ofensa. O ideal que Jesus nos indica é perdoar sempre.
Você já pensou que ninguém erra sozinho? De alguma forma todos participamos dos erros dos outros. Quando um marido ou uma mulher comete uma falta, será que o outro também não falhou? Os pais, ao criticar os pecados dos filhos, deveriam rever em que se omitiram, em que falharam na educação dos mesmos filhos. A mãe sempre perdoa o filho, mesmo que ele possa ser um grande criminoso. Só o verdadeiro amor é capaz de perdoar de modo profundo. Vamos pensar nessa mensagem de Jesus e tentar aplicá-la a nossa vida. Como pecadores rezemos o Salmo, a oração que Davi rezou porque também era pecador. ******************************* Salmo (51, 3-15) “Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado. Reconheço a minha iniqüidade e meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, só contra ti, eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento. Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu. Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria. Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve. Faze-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que tu quebraste. Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto. Não me rejeites da tua presença e não me prives do teu santo espírito. Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso. Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores”.

COMEMORAÇÕES do dia 13 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível, o texto será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Se pois ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à di­reita de Deus" (C1 3,1).

Quais os Santos de hoje? Vamos começar pelos Santos PONCIANO e HIPOLITO. Eles alegram e iluminam este dia 13 de agosto, que alguns imaginam seja um dia de azar. Santo Hipólito celebrizou-se como escritor, no fim do século II e início do III. Dele temos a belíssima Oração Eucarística e outros textos litúrgicos, além de comentários bíbli­cos, orientações na fé e na moral. Sobretudo o Tra­tado "A Tradição Apostólica". Essa obra é de fundamental importância, para conhecermos o espírito da Igreja nos primeiros séculos. O Papa São Ponciano foi desterrado junto com Hipólito, para a Ilha da Sardenha. Naquele tempo era praticamente inabitável. E agora?

Uma santa mulher, chamada RA­DEGUNDES. Foi Rainha da França. Prisioneira de guerra, obrigaram-na a casar com Plotário I, homem devasso e assassino. Mas con­seguiu escapar de suas garras e levou vida religiosa, em 587. _

Na França precisamos ainda destacar SAO BENILDO, canonizado por Paulo VI. Teve o ca­risma extraordinário de suscitar vocações religiosas e sacerdotais. Pertenceu à Congregação dos I rmãos das Es­colas Cristãs. Morreu em 1862. A.B.

Hoje lembramos o advogado Fausto Ribeiro, defensor dos sem terra que foi assassinado na zona leste de São Paulo.

Os santos revelam-se como homens do tempo deles, mas com mensagem e testemunhos que ultra­passam os limites de· todos os tempos.

MEDITAÇÃO do dia 12 de agosto

Palavra de Jesus Cristo:
Disse Jesus: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.” (Mt 18,20) Irmãos e irmãs! Normalmente ninguém gosta de viver sozinho. Deus nos criou como seres sociais. Sabemos que viver com outras pessoas exige esforço. Um santo dizia que a vida comunitária era sua máxima penitência. É verdade que há momentos que gostamos e até precisamos estar sozinhos. A experiência mostra o quanto é bom e agradável estarmos unidos, uns com os outros. Temos muito a dar e sentimos necessidade de receber a riqueza de cada irmão. A vida em família é uma verdadeira escola de vida comunitária, de amor. Pelo diálogo nos conhecendo e nos unimos como verdadeiros irmãos e irmãs. Na celebração do Sacramento do Matrimônio, o noivo e a noiva dizem um ao outro que se recebem para viverem unidos “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amado-se e respeitando-se todos os dias da vida”. A partir desse instante eles estão casados; vão procurar viver a comunhão plena de amor. Jesus diz que participa na vida de comunhão quando aceitamos nos unir em nome dEle, como lemos no texto do Evangelho acima. Jesus quer nos dar força para crescermos sempre mais na união pelo amor que supõe sempre doação. Nesta semana estamos refletindo sobre a vida de família. Aproveite esta ocasião para rever com os membros de sua família tudo que vai bem para dar graças a Deus. Ao descobrir as possíveis falhas que todos se animam a crescer na comunhão contanto sempre com a presença de Jesus Cristo. Que uma possível conclusão da revisão da família seja ler e refletir, com freqüência, a Palavra de Deus.
*************************************** Salmo 128 “Feliz quem teme o SENHOR e segue seus caminhos. Viverás do trabalho de tuas mãos, viverás feliz e satisfeito. Tua esposa será como uma vinha fecunda no interior de tua casa; teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa. Assim será abençoado o homem que respeita o SENHOR. De Sião o SENHOR te abençoe! Possas ver Jerusalém feliz todos os dias de tua vida. E vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”

COMEMORAÇÕES do dia 12 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,

"Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele". (Mt 11,12)

Hoje lembramos, em toda a América Latina, a Igreja perseguida. No dia 12 de agosto de 1976 foram presos, em Riobamba, no Equador, 17 bis­pos e 36 outros cristãos, por policiais armados de fuzis e metralhadoras. Entre eles, também se encontravam alguns Bis­pos brasileiros e o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez EsquiveI.

Em Valéria, na Itália, distingue-se hoje SANTO EQUÍCIO, a quem São Gregório descreve como monge "bom de foice", excelente para desmascarar os hipócritas e falsos monges. "Mesmo se eu quisesse, não poderia deixar de falar de Deus", costumava ele repetir. Morreu por ocasião da invasão dos longobardos, em 571.

Ainda na Itália, na região dos Abruzzos, vene­ra-se hoje SÃO GERALDO, que tomou parte nas cruzadas. Morreu de esgotamento, no ano de 1100.

Hoje, parece que vamos ficar peregrinando pela Itália. Então, nos toca ir a Catânia, na Sicília. Lá venera-se o SANTO EUPLO, Diácono e mártir, que se distinguiu na defesa do Evangelho, não se prestando à tarefa de queimar os Livros Sagrados, como ordenavam os perseguidores. Sofreu torturas e acabou sendo decapitado, em 12 de agosto de 304.

Chegamos ao mais célebre de todos: o Bem­-aventurado INOCÊNCIO XI, Papa e Confessor. So­freu muito com o poderoso Rei Sol, Luís XIV, da França. Mas teve a satisfação de conservar unida a Europa cristã, pela vitória de Viena. Pio XII o beatificou em 1956, apesar da resis­tência de muitos franceses.

Finalmente, neste dia, no ano de 1983, foi morta a tão querida Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraí­ba, MARGARIDA MARIA ALVES. Figura marcante na luta dos camponeses nordestinos, derra­mou seu sangue em conseqüência de sua opção e atuação intensas em favor dos pobres.

O mundo, sem os cristãos corajosos, seria como o céu sem estrelas e o dia sem sol. Que o Cristo se revele sempre por eles!

MEDITAÇÃO do dia 11 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher, em meu nome, uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo”. (Mt 18, 3-5) Irmãs e irmãos! O texto acima é a resposta de Jesus a pergunta dos discípulos: “quem é o maior no Reino dos Céus”? Os critérios de Jesus não coincidem com os do mundo. Muitos desejam ser grandes, importantes, poderosos. Jesus nos aconselha a ser pequenos, a servir, a dar a vida por amor. Ele nos propõe uma vida nova que começa pela conversão aos valores do Evangelho. Ser como criança, pequeno, fraco, sem poder algum, mas simples, transparente, sem falsidade. Que bom seria se nossas TVs motivassem o mundo do amor das crianças e não a violência dos chamados adultos. Que bom seria se houvesse justiça para todos em nossa terra, que todas as pessoas pudessem ser defendidas nos seus direitos fundamentais. Nossa homenagem a todos os comunicadores das TVs que anunciam a verdade, que defendem a justiça, que promovem o verdadeiro amor ao próximo.
Nossa homenagem aos advogados e advogadas, neste dia 11 de agosto, que estão ao lado dos pobres, dos pequenos, de todos os que clamam por justiça, desejando a paz. Rezemos para que os sonhos que Jesus propõe nos Evangelhos, com a participação de todos nós, se tornem realidade. Nesta oração, São Francisco traduz bem o ideal que Jesus propõe. ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO “Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna”. Amém.

COMEMORAÇÕES do dia 11 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,

"O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia. o que vos digo aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados" (Mt 10,27).

Hoje é o "Dia da TV" e também "Dia do Ad­vogado". Eles têm como padroeira SANTA CLARA, dis­cípula querida de São Francisco, que sabia ver e mostrar as coisas de Deus, dentro de um amor insu­perável aos pobres e à própria pobreza, e que viveu nos séculos XII a XIII.
Santa Clara, que veneramos hoje, deu novo sopro de vida às religiosas de seu tempo. Tanto pela Regra, quanto pela comunicação com as missões e a vida de toda a Igreja. Hoje, devem existir no mundo umas 19 mil religiosas Clarissas, que imitam Santa Clara; além de centenas de milhares que a veneram como mãe e mestra.

Lembremos também o "Dia do Advogado".
E veneram-se todos os cristãos torturados nos cárceres da América Latina. Felizmente, encontramos, entre nós, Advogados de grande coragem e talento que, pelas Comissões Justiça e Paz e de Direitos Humanos, em nossa terra souberam defender os presos políticos e outros, sal­vando assim a muitos da tortura e, quem sabe, da morte.

Em Roma, encontramos SÃO TIBÚRCIO e SANTA SUZANA, nas catacumbas de São Pedro e São Marcelino. Suzana viu sua casa transformada em Igreja. Costuma ser unido o nome de Suzana à bela Su­zana da Bíblia, defendida pelo jovem Profeta Daniel. Para os cristãos, era a prova de que o batismo nos transforma em verdadeiros Cristos, unidos ao próprio Jesus, pela vida e pela morte.

Ê imensa a responsabilidade dos comunicado­res, sobretudo os da televisão, porque falam a todos os nossos sentidos e não apenas ao ouvido. Os cris­tãos precisam animar os bons comunicadores e cri­ticar os menos bons.

MEDITAÇÃO do dia 10 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto”. (Jo 12,24) Irmãos e irmãs! Jesus usa exemplos bem simples para ser entendido. Quem de nós já não jogou uma semente na terra e ficou ansioso esperando que nasça alguma coisa? E quando não nasce, fica chateado e até despreza a semente que não prestou!. Recebemos a vida, como o maior dom e presente que Deus nos dá. Isso acontece gratuitamente, sem direito ou mérito algum nosso. Pense comigo: Jesus olhando para nós o que diria? Somos bons grãos de trigo, brotamos, crescemos e estamos dando fruto? Em outro Evangelho Jesus diz que a semente boa dá 30, 60 e até 100 por um, Felizes somos nós se estamos nos esforçando para sermos grãos de trigo, sementes de boa qualidade que estão produzindo cada vez mais e melhor. A Palavra de Jesus é um convite para que examinemos como estamos usando. os talentos, os dons que Deus nos dá. Felizes somos, se cada dia, renovarmos o propósito de dar nossas vidas para ajudar as pessoas com quem convivemos a serem felizes.
Leia, no texto das celebrações dos santos, como eles foram sementes que procuraram doar a vida por amor a Deus e a todas as pessoas.
**************************** ORAÇÃO DE SÃO LOURENÇO Ó Deus, o vosso diácono Lou­renço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nos­so Senhor Jesus Cristo, vosso Fi­lho, na unidade do Espírito Santo. Amém. ********************************** Salmo 112 "Feliz quem teme o SENHOR e muito se alegra nos seus mandamentos. Poderosa sobre a terra será sua descendência, a posteridade dos justos será abençoada. Na sua casa há riqueza e bem-estar, e sua justiça permanece para sempre. Surge nas trevas como luz para os justos, ele é bom, misericordioso e justo. Feliz quem é compassivo e empresta, administra seus bens com justiça. Não vacilará para sempre. O justo será sempre recordado. Não tem medo de notícias más, seu coração é firme, confia no SENHOR; seu coração está seguro, nada teme, até ele vencer seus inimigos. Ele reparte e dá aos pobres, sua justiça permanece para sempre, seu poder se eleva na glória. O ímpio vê e se irrita, range os dentes e definha. Vão é o desejo dos ímpios”.

COMEMORAÇÕES do dia 10 de agosto


Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” – Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns

"Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria" (J o 16 ,20c) .

Nesta data, em 1974, morreu em Paris o bra­sileiro Frei TITO DE ALENCAR LIMA. Dominicano, foi preso e horrorosamente tor­turado em São Paulo. Na cadeia, onde eu mesmo o visitei, por diversas vezes, ele confortava os presos e dava testemunho do Evangelho. Depois de transportado para a França, conti­nuava a sentir-se perseguido pelo famigerado Dele­gado torturador, Fleury. E parecia estar recebendo ordens dele, tamanha era a obsessão. Um dia, encontraram-no morto. Os seus restos mortais voltaram 9 anos depois, para São Paulo, onde foram recebidos na Catedral, por uma multi­dão incalculável, por grande número de bispos e padres, com o Cardeal de São Paulo à frente. Sua entrada no Céu deve ter sido ainda mais triunfante.

Também celebramos hoje o Diácono SÃO LOURENÇO, em Roma. É venerado como o último dos sete Diáconos, de quem o Imperador Valeriano queria arrancar o tesouro, ou seja, o dinheiro dos pobres. Colocado vivo sobre uma grelha em brasas, fez­-se o porta-voz da coragem dos mártires. Tiveram que silenciá-lo então pela espada.

Vamos também a uma santa. É SANTA FI­LOMENA, de quem já se falou tanto. Pesquisadores sérios dizem que talvez nem tenha existido. Mas o fato é que o Santo Cura D'Ars a venerava com muita confiança.

Afinal, vamos lembrar SÃO HUGO DE MON­TAIGU, na França. Foi beneditino, bispo, homem de uma delicadeza e caridade nos mínimos e nos grandes gestos. Morreu pelos anos de 1136.

Os sofrimentos dos cristãos se unem aos de Cristo, para se transformarem em fonte de espe­rança para nós.

Meditação do dia 09 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”. (Jo 4, 41)
A Palavra de Jesus e toda mensagem litúrgica deste domingo, falam da necessidade do pão como alimento. Pensamos na família e naquele que é um dos principais responsáveis pela família, o pai. Jesus afirma que o pão que comemos é como o maná que alimentava os judeus na caminhada do deserto. Sempre precisamos comer, porque esse pão só alimenta por certo tempo. Jesus convida a receber o Pão que é Ele mesmo, o “pão vivo que desceu do céu”. “Quem come deste pão viverá eternamente”
Você costuma ir todos os fins de semana à Missa? Recebe Jesus na comunhão? Hoje, reunidos em família, para homenagear o papai, é um momento privilegiado para refletir sobre a importância do alimento, de todo pão, que certamente é uma grande preocupação de toda família e de todo pai. Que essa reflexão nos ajude a descobrir os valores fundamentais da vida e no “convite” que Jesus nos faz.
Feliz o pai que alimenta sua família com o Pão que Jesus oferece. Parabéns a você que é pai. Convido você e sua família a rezarem comigo a ORAÇÃO por todos os pais. “Deus eterno e todo poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, daí-nos cada vez mais um coração de filhos para alcançarmos um dia a herança que prometestes.” Dá a todos os pais a tua benção, a sabedoria para orientarem a família, pela palavra e pelo exemplo de amor, doação de toda vida. Nossa Senhora indica a todos os pais o caminha de Jesus. Amém.

COMEMORAÇÕES do dia 09 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns
"Que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor", (Ef 3,17)

Começamos o dia com uma visita a Roma, para aí venerar SÃO ROMANO, mártir. Ele exerceu o ministério - importante, naquele tempo, o século III - de porteiro. Em seguida, a lenda fez dele um soldado, con­vertido e batizado pelo célebre diácono São Lou­renço.

Mais ou menos no mesmo tempo, mas na Tu­nísia, África, na cidade de Cartago, venera-se SÃO NUMlDIO. Alguns o chamam também de São Numídico. O caso dele foi trágico, mas também heróico. Depois de maltratado e apedrejado, lançaram-no ao fogo, mas sua corajosa filha o arrancou do braseiro e o salvou da morte. Assim, o grande Bispo São Cipriano ainda pôde ordená-lo padre.

No começo do segundo milênio, tornou-se céle­bre, em Rouen, na França, o beneditino, Bispo e Confessor, SÃO MAURlLIO. Homem de estudos, foi primeiro chamado ao governo da abadia de San­ta Maria, de Florença. Depois, ao governo do arce­bispado de Rouen, em circunstâncias bastante deli­cadas. Morreu em 1067.

Afinal, em Florença - na Toscana, da Itália - o Bem-aventurado JOÃO DE SALERNO, domi­nicano, padre e confessor. Fez seus estudos de especialização em Bolonha, entusiasmou-se pelo ideal e pela Ordem de São Domingos, e teve a missão de estabelecer os domi­nicanos - e assim, a fé católica - em Santa Maria Novella. Terminou os dias venerado por toda a população do Centro da Itália, em 1242. --

Dia internacional dos povos indígenas. Cristo, Pastor da Igreja, confia a missa, o mi­nistério, a quem

Ele quer. Mas não deixa de confortar e reanimar por esses sacrifícios e ministérios toda a Igreja.