CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Nos teus mandamentos estão as minhas delícias: eu os amo"   (Sl 119,47).

Hoje lembramos o "Trabalhador Rural", tão sofrido, mas tão importante para a vida da Nação! Que ele possa ter o necessário apoio em suas reivindicações e que cheguem para ele dias bem melhores!

Três grandes santos são comemorados hoje.
O primeiro deles, o Papa, SÃO GREGÓRIO VII, que viveu no século XI. Ele acabou com a Investidura, que permitia aos reis e nobres da época conferir os cargos na Igreja. Teve de lutar muito pela supremacia do poder espiritual sobre o poder temporal.  Morreu no exílio, por causa dessa sua firmeza e dessa nova ordem, que colocou na Igreja.  Suas últimas palavras, ao morrer, foram estas do salmo: "Amei a justiça e odiei a iniqüidade".

A seguir, vem uma santa. É SANTA MADALENA DE PAZZI. Foi uma das grandes santas do século XVI. Carmelita. O que mais se admira nessa santa é o extraordinário dom da oração e seu contínuo contacto com Deus.  Muito provada pelo sofrimento, exclamava com imenso amor: "Padecer, Senhor, e não morrer!"

O terceiro santo deste dia é SÃO BEDA. Foi muito célebre no seu tempo. Passou a vida estudando a Bíblia como bom beneditino. Seu lema é o mesmo dos beneditinos de hoje: "Reza e trabalha".  Foi assim que os beneditinos conservaram os maiores valores da cultura e da espiritualidade, durante séculos a fio, em favor da comunidade dos homens.  Eles trabalharam principalmente sobre os manuscritos, copiando tudo o que era importante para a posteridade e rezando pela humanidade toda. 

A oração e o trabalho nos unem ao mesmo Deus, Criador e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário