MEDITAÇÃO do dia 07 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”.
Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.
Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus. (Lc 16, 9-15)

Irmãos e irmãs! Já meditamos a atitude do administrador infiel, Ele usou sua administração para fazer amigos, imaginando que iriam ajudá-lo quando perdesse o emprego.
No texto do Evangelho que estamos meditando,  encontramos a mesma idéia: usar o dinheiro iníquo para fazer amigos.
O questionamento que nos é feito é sobre como administramos o que recebemos de Deus para viver, cumprir nossa missão. Aqui não se trata da esperteza dos que fazem do dinheiro verdadeiro deus. Jesus afirma: “Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”.
Jesus condena o “servir” ao dinheiro,  como se fosse um deus. Podemos e precisamos usar o dinheiro como um instrumento necessário para comprar e vender, pagar e receber e tantos negócios, feitos na vida de cada dia.
O dinheiro tem servido para dominar, para escravizar pessoas e até povos. Há os que conseguem muito dinheiro, nem sempre por meios honestos. Para esses tudo é permitido para conseguiren  sempre mais. Essa ambição não tem fim.
Será que é a melhor herança que podemos deixar para nossos familiares?
É importante que todos ganhem o suficiente para ter vida digna com a família. Esse é o ideal e deve ser o sonho de todos nós. Isso acontecerá quando nossas leis forem justas e funcionarem; quando a ambição for contida; quando os ricos partilharem todo supérfluo com os podes...
Tudo parece utopia. Convido-os a lerem e meditarem o texto do Profeta Isaias. Quando ele fala de Jerusalém se aplica a todos os povos.

Vou criar novo céu e nova terra! As coisas antigas nunca mais serão lembradas, jamais voltarão ao pensamento. Mas haverá alegria e festa permanentes, coisas que vou criar, pois farei de Jerusalém uma festa, do meu povo, uma alegria. Eu farei festa por Jerusalém, terei alegria no meu povo. Ali não mais se ouvirá o soluçar do choro nem o suspirar dos gemidos. Não haverá ali crianças que só vivam alguns dias, nem adultos que não completem os seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos. Não alcançar os cem anos será maldição.
Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho. Ninguém trabalhará sem proveito, ninguém vai gerar filhos para morrerem antes do tempo, porque esta é a geração dos abençoados do SENHOR, ela e seus descendentes”. (Is 65, 17-23)
*****************
Que Nossa Senhora, nossa Mãe, nos anime na caminhada, nos faça sonhar , acreditar e lutar para que o mundo novo - "novo céu e nova terra" - aconteça. Peçamos:

“À vossa proteção,
recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas suplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita”.

CELEBRAÇÕES do dia 07 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Se é preciso gloriar-se, de minha fraqueza é que me gloriarei" (2Cor 11,30).


Vamos abrir o dia de hoje com a lembrança de um Bem-Aventurado jesuíta da Itália, chamado ANTONIO BALDINUCCI.  Apesar da saúde precária, evangelizou, sem descanso, as populações rurais do Centro da Itália. Trabalhou com afinco pelos homens do campo, em favor dos quais gastou a saúde e a vida.
Poucas vezes falamos do Luxemburgo. Mas é lá que vamos encontrar hoje um bispo beneditino, apaixonado pela evangelização. Seu nome: VILIBRORDO ou também, CLEMENTE. Veio da Irlanda, começando sua missão a partir da atual Bélgica e Holanda. Homem forte, irradiava entusiasmo e espiritualidade. Morreu no século VIII.
Daí vamos à Vestefália, na Alemanha, onde se venera SANTO ENGELBERTO, vítima de assassinato político, enquanto era pastor da Diocese de Colônia, de 1212 a 1225.
Afinal, na Turquia, dos séculos X a XI, encontramos um padre, que procurou viver a vida inteira unicamente para Deus. Seu nome: SÃO LÁZARO. Para viver unicamente para Deus, procurava as grutas e chegou a instalar-se até sobre uma coluna. Exercia no entanto irradiação tão grande de Deus, que de toda parte vinham procurá-lo os discípulos e romeiros piedosos.
Afinal, na Itália, o Bem-Aventurado VICENTE GROSSI, sacerdote e pároco, do final do século passado e início deste, fundador do Instituto das Filhas do Oratório. beatificado por Paulo VI em 1975.


Mesmo com saúde fraca, e às vezes, por causa dela, muitos se tornam heróis e santos, pela força de Deus e pelo espírito de doação!

MEDITAÇÃO do dia 06 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Depois, Jesus falou ainda aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que ouço dizer a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
O administrador, então, começou a refletir: ‘Meu senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Cavar, não tenho forças; mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então chamou cada um dos que estavam devendo ao seu senhor. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor? ’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! ’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve: cinqüenta! ’ Depois perguntou a outro: ‘E tu, quando deves? ’ Ele respondeu: ‘Cem sacas de trigo. ’ O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve: oitenta’.
E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. (L16, 1-8)


Irmãos e irmãs! Parece estranho Jesus dizer que “o senhor elogiou o administrador desonesto”. Mas Jesus dá o motivo: “os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
Precisamos sempre nos perguntar: como estamos administrando os bens que recebemos de Deus com a vida? Em outro  Evangelho Jesus nos diz que cada um recebe, de Deus, dons e talentos de acordo com sua capacidade. E Deus vai pedir contas desses talentos. Felizes somos se estamos administrando bem os dons que recebemos, fazendo produzir o máximo que formos capazes, para  nosso bem e o bem de todas as pessoas. Nada é nosso; somos apenas administradores. Se recebemos muito, seremos cobrados desse “muito”; se recebemos poucos talentos, vamos prestar contas desse pouco que recebemos.
Enquanto é tempo, enquanto estamos na caminhada da vida, vamos nos esforçar para usar com eficiencia todos dons que generosamente Deus nos dá. Nada pode ficar guardado em nenhum "cofre secreto". Tudo que recebemos é para cumprir nossa missão.
**********************
CRISTO E EU
Amigos, a vida não a podemos levar,
como se leva qualquer coisa.
Ela tem um sentido profundo e que deve ser vivido..
Que poderemos fazer?
Cristo é nosso modelo de ação.
Só Cristo é caminho,
mas você pode indicá-lo aos outros.
Só Cristo é luz,
mas você pode fazê-Ia brilhar aos olhos de seus irmãos.
Só Cristo é a vida,
mas você pode restituir aos outros o desejo
de viver.
Só Cristo pode dar a fé,
mas você pode dar seu testemunho.
Só Cristo pode infundir a esperança,
mas você pode restituir a confiança ao irmão.
Só Cristo pode dar amor,
mas você pode ensinar seu irmão a amar.
Só Cristo pode dar a saúde,
mas você pode orientar e guiar seu irmão.
Só Cristo pode dar a paz,
mas você pode semear a umao.
Só Cristo pode dar a força,
mas você pode apoiar quem desanimou.
Só Cristo pode dar a alegria,
mas você pode sorrir a todos.
Só Cristo pode fazer o impossível,
mas você sempre pode fazer o possível.
Só Cristo se basta a si mesmo,
mas ele preferiu contar com cada um de nós
para realizar tudo isso.
Frei Almir Ribeiro Guimarães O.F.M.

CELEBRAÇÕES do dia 06 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Suportai-vos uns aos outros com amor, e perdoai-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro" (Cl3,13).


Em Goiânia, todos lembram a assinatura do decreto de desapropriação da área de invasão do Jardim Nova Esperança. Isso foi no dia 6 de novembro de 1979. Bela vitória do povo.
O primeiro santo que queremos evocar hoje é SÃO FÉLIX. Viveu na Tunísia, África do Norte. Alguns o identificam com aquele que Santo Agostinho celebrizou por seu comentário, do salmo 127. Em todo caso, São Félix foi aprisionado e morto, por causa de sua fé em Cristo. Deus poupou-lhe alguns sofrimentos, abreviando-os; mas deu-lhe a glória eterna e a coroa do martírio.
Da África vamos passar à Ásia, na Terra Santa, Jerusalém. Aí encontramos CALINICO e seus Companheiros. A cidade onde eles moravam fora tomada pelos árabes, em 637. De início, parecia que tudo a bem. Entretanto, os árabes prenderam uns sessenta cristãos, e os decapitaram, de dez em dez. Aconteceu no dia 6 de novembro de 638. Esses mártires tornaram-se famosos no Oriente.
Vamos a SÃO LEONARDO, da Aquitânia, Sul da França, no século XII. Dizem que foi parente do rei Clóvis, convertido ao cristianismo juntamente com o seu povo. Por que se tornou ele célebre? Porque se entregou totalmente às mãos de Deus e fez uma peregrinação, em cumprimento de um voto, coisa dificílima naquele tempo, pela precariedade dos transportes e das imensas distâncias. Fez essa peregrinação para que fosse libertado um prisioneiro. Portanto, deu a vida pelo próximo.
Ainda vamos lembrar SÃO VINOCO, da abadia de Bergues, em Flandres. Fundou um mosteiro no Leste da França, na Bretanha. E teve uma nota muito especial no seu modo de viver. E que, sendo abade, superior dos religiosos todos do mosteiro, viveu e trabalhou como simples monge, numa transparência e humildade admiráveis.


Nunca poderemos fazer o suficiente em favor dos pobres, sobretudo, proporcionando-Ihes ambien¬te de família, e condições humanizantes.

MEDITAÇÃO do dia 05 de novembro


Palavra de Jesus Cristo:
“Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para escutá-lo. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. “Este homem acolhe os pecadores e come com eles”.
Então ele contou-lhes esta parábola:
“Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! ’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! ’ Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. (Lc 15, 1-10)
Irmãos e irmãs! Jesus estava rodeado de dois tipos de pessoas: os publicanos, considerados pecadores que desejavam ouvi-lo; e os fariseus e os escribas que murmuravam contra Jesus. Para eles, Jesus conta a parábola do pastor e da mulher que perde a moeda.
Jesus pergunta a eles que se alguém tem cem ovelhas e perde uma não sai a procura da que se perdeu? E quando a encontra não dá uma festa? Assim também a mulher que tem dez moedas de prata  e perde uma, faz tudo para encontrá-la. Ao achar a moeda,, ela celebra com suas amigas a alegria de tê-la encontrado.
Jesus veio nos salvar, porque somos pecadores. Todos nós, como ovelhas perdidas, fomos encontrados e, perdoados. Quem não se considera pecador, não pede perdão e por isso, não pode ser perdoado.
Hoje é a Igreja, por meio de seus pastores, dos agentes de pastoral, deve sair das igrejas e dos grupos e ir encontrar-se com os que estão afastados ou nunca foram encontrados.
Como pecadores, (como os publicanos) queremos ouvir e acolher o chamado de Jesus. Se alguém ainda vive como os fariseus e os escribas, achando que é justo, que já é santo, ao meditar esta Palavra de Jesus, sinta-se chamado ao encontro com Ele. Aceite o chamado que Ele faz. Sempre é tempo de conversão, de começar vida nova. Vamos recomeçar, acolher Jesus, sua Palavra e sua Vida. Vamos nos reaproximar uns dos outros para viver a fraternidade, pela solidariedade.
E Jesus conclui dizendo: “Eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. Que essa alegria aconteça,,em nossas comunidades, quando recebemos uma pessoas que começa a participar
************************

"EU sou o BOM PASTOR"
O Senhor é o meu pastor,
não sinto falta de nada.
Ele me conduz por verdes campos,
me faz repousar à beira dos regatos tranquilos.
Restaura as minhas forças,
leva-me por caminhos seguros,
pois Ele, o Senhor, é fiel.
Mesmo que eu tiver.de passar por um vale escuro,
não terei medo algum,
pois Tu estás comigo,
ao teu lado me sinto seguro.
À revelia dos meus inimigos,
me convidas à tua casa,
tratando-me com grande deferência.
Sim, tua bondade e teu amor
me acompanham a cada instante.
Voltarei sempre à casa do Senhor,
até o fim da minha vida..
Salmo 22

CELEBRAÇÕES do dia 05 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog


"Assim tereis condições para compreender qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede a todo conhecimento". (Ef 3,18-19a)



5 de novembro é o "Dia Nacional da Cultura". O que o Brasil mais precisa é de uma cultura própria, que exprima a alma do povo e garanta os grandes valores de nossa gente e de nossa terra.


E vamos aos santos de hoje e aos nossos heróis.
No Peru, morre em 1980 uma professora, chamada FANNY ABANTO. Era a animadora do ensino às comunidades populares.  Quando morreu, de ataque cerebral, aos 40 anos - foi acompanhada até à sua última morada, por mais de dez mil escolares. Sem dúvida, uma educadora de grande porte, uma mulher inteiramente dedicada à cultura do povo.
O mundo inteiro venera hoje os pais de São João Batista: os santos ZACARIAS e ISABEL. Deles sabemos que ofereciam sacrifícios no Templo. E ambos são apresentados pela Escritura como "justos" diante de Deus.
Gostaríamos também de apresentar outra mulher: Santa BERTILA. De sua vida sabemos pouca coisa, porque morreu em 710. Mas é certo que criou uma escola de santas, como abadessa, na diocese de Meaux.
Afinal, SÃO CAIO, de Nagasaki. Estava sempre à busca da verdade, desde os doze anos. E depois de passar pela escola dos bonzos, encontrou a verdade no Catecismo. Tornou-se, a seguir, o apóstolo dos coreanos e japoneses. Morreu mártir, em 5 de novembro de 1624.
Na Polônia, neste dia, é venerado o Bem-Aventurado RAFAEL KALINOWSKI, falecido em 1907. Foi oficial do exército do czar e exilado na Sibéria. De lá voltando, entrou para os Carmelitas, onde se destacou como apóstolo do confessionário. João Paulo II o beatificou em 1983, na Polônia.

A.B. Hoje, estamos celebrando a vida do Beato Pe. MARIANO  de La Mata Aparicio. Nasceu em 31 de dezembro de 1905 na Espanha. Em 25 de julho de 1930 foi ordenado sacerdote. Chegou ao Brasil em 21 de agosto de 1931. Falecer dia 05 de abril de 1983, em São Paulo. Foi beatificado no dia 05 de novembro de 2006, na Catedral da Sé, de São Paulo. Seus grandes amores foram: a Eucaristia, Nossa Senhora, os pobres e os enfermos. Suas grandes paixões foram a natureza, a família, as vocações agostinianas, as Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia e as crianças.
---------------------
A religião é o coração da cultura. E é preciso que ela passe por toda cultura, para sermos mais humanos e amigos de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 04 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:

“Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo.
De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar! ’ Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz.
Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!  (Lc 14, 25-33)

Irmãos e irmãs! Os Evangelhos destacam, muitas vezes, que Jesus está acompanhado de “grandes multidões”. Jesus diz que segui-lo é uma questão de preferência. Seguir Jesus exige renúncia de coisas boas, de pessoas queridas, importantes em, nossas vidas, como pai e mãe, mulher e filhos, irmãos e irmãs, e até a própria vida. Sem deixar de amar esses entes queridos,  mas para estarmos mais disponíveisaceitamos o chamado de Jesus, . E Jesus ainda nos coloca uma grande exigência: “carregar a cruz para caminhar com Ele”. Só assim poderemos ser seus discípulos.
Este convite exigente e radical é feito especialmente àqueles que aceitam se consagrar de modo exclusivo à serviço de Reino de Jesus, como foi o caso dos apóstolos, como hoje é o chamado para os padres, religiosos e religiosas.
Isso não dispensa nenhum cristão de privilegiar o seguimento de Jesus Cristo. Ninguém pode impedir que isso aconteça. Os casais, as famílias, todos devem ajudar e colaborar para que vivamos o amor de Deus. E é este amor que vai animar e fazer acontecer o verdadeiro amor entre os casais, nas famílias e para com todas as pessoas.
Jesus veio nos ensinar a amar: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Amor que é doação, entrega de vida, para que os outros, com nosso amor, possam ter vida em plenitude.
Que o Espírito Santo nos ensina a amar como Jesus nos amou. Que nosso amor seja “purificado” de todo egoísmo: que nunca queiramos “tirar a vida dos outros”, mas dar, com alegria nossas vidas para que eles sejam realmente felizes. Peçamos sempre a graça de crescer na doação de nossas vidas.
******************

ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO
Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia , que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.



CELEBRAÇÕES do dia 04 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Esse templo de Deus é santo, e esse templo sois vós”  (lCor 3,17b).


O santo de hoje, chamado CARLOS BORROMEU, encheu o século dele, ou seja, o século XVI, de novas esperanças. Nascido em Milão, em 1538, chegou a ser secretário do Papa e Cardeal-Arcebispo de sua cidade natal. Soube pôr em prática o Concílio de Trento e dinamizar e disciplinar toda aquela importante região da Itália. Cuidou de seminários, de escolas, da formação catequética, da boa imprensa e, sobretudo, dos moradores atingidos pela grande peste, dos anos de 1576 a 1577. Embora morresse aos 46 anos, é considerado o símbolo de uma Igreja renovada, no seu tempo.
Da Itália passamos à França, para venerarmos aí uma mulher beatificada, de igual prestígio, chamada FRANCISCA D'AMBOISE, do século XV. Depois de viúva, como Duquesa da Bretanha, transformou-se em sinal constante da caridade e da oração. Viveu depois como monja.
Quase mil anos antes dela, já havíamos encontrado na Alemanha uma abadessa, chamada MODESTA, de grande fama de caridade e santidade.
Por fim, na Itália, em Bolonha, são hoje festejados os Santos VITAL e AGRÍCOLA, mártires dos primeiros séculos do cristianismo. Vital, escravo de Agrícola e evangelizado por ele, foi quem abriu a seu mestre o caminho do martírio.


Mulheres e homens, chamados por Deus, para renovar a sua Igreja, serão sempre exemplos e sinais do seu tempo, fiéis à grande lei do amor e da oração.

MEDITAÇÃO do dia 03 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Tendo ouvido isso, um dos que estavam junto à mesa disse a Jesus: “Feliz quem come o pão no Reino de Deus!”
Ele respondeu: “Alguém deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu servo dizer aos convidados: ‘Vinde! Tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço que me desculpes’. Um outro explicou: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço que me desculpes’. Um terceiro justificou: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
O servo voltou e contou tudo a seu senhor. Então o dono da casa ficou irritado e disse ao servo: “Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
E quando o servo comunicou: ‘Senhor, o que mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’,
O senhor ordenou ao servo: ‘Sai pelas estradas e pelos cercados, e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.  (Lc 14, 15-24)
Irmãos e irmãs! Todos somos convidados a participar do banquete da vida. Foi para isso que fomos criados por Deus. Somos convidados, e este Evangelho está nos revelando a insistência de Deus para que aceitemos o convite. Precisamos responder se aceitamos ou não. Aceitar significa participar, assumir o lugar, na missão.
Jesus fala do grande banquete em que todos são convidados. No primeiro convite alguns não aceitam, dando suas justificativas. O convite é feito uma segunda vez para outras pessoas: “os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos”. E ainda “havia lugar”; Por fim, o Senhor do banquete mandou: ‘Sai pelas estradas e pelos cercados, e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia. Pois, eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.
Deus esta sempre nos chamando para viver a vida plenamente. O convite é feito todos os dias. É preciso ouvir e responder. Escutamos tantos convites para viver com mais qualidade de vida e para isso há uma série de orientações, às vezes, bastante exigentes. Há os que aceitam, vendo nisso um valor importante.
Será que todos os convites, são chamados de Deus? Eles nos ajudam a crescer como pessoas e como filhos de Deus? Já pensamos como seriamos bem melhores e, até mais felizes. se tivéssemos aceitado todas as oportunidades para sermos mais gente? Como membros de uma família, de uma comunidade, no ambiente de trabalho, na vida de sociedade, como vai nossa doação e participação?
*****************************
OUVIR HOJE A VOZ DE DEUS
Vinde aclamar e cantar ao Senhor,
sobre Ele repousa a nossa salvação!
Caminhemos ao seu encontro, cheios de gratidão,
cantando nossas canções de alegria.
Porque o nosso Deus é grande,
Senhor supremo de todas as criaturas.
Em suas mãos estão as profundezas da terra
e os cumes das montanhas.
O mar, Ele o fez,
os continentes, suas mãos os modelaram.
Vinde, prostremo-nos em adoração,
ajoelhando-nos diante do Senhor que nos criou.
Porque Ele é o nosso Deus,
pastor do seu povo,
e nós, as ovelhas que sua mão conduz.
Escutai, pelo menos hoje, o que 1tle vos diz:
"Não endureçais os vossos corações,
como naquele dia, no deserto,
dia de tentação e discórdia,
quando vossos pais me puseram à prova,
e quiseram me tentar,
apesar de terem visto as minhas obras.
Quarenta anos senti repugnância desta geração.
Disse comigo: É um povo transviado.
eles não quiseram ver os meus caminhos.
Jurei então na minha ira:
Não entrarão no meu repouso"!
Salmo 94


CELEBRAÇÕES do dia 03 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"A piedade é proveitosa a tudo, pois contém a promessa da vida presente e futura".  (lTm 4,8b)

Neste dia nos reanimamos com a lembrança do "Patrono da Justiça Social", pois é assim que o Papa João XXIII chamou a SÃO MARTINHO DE PORRES. Foi o primeiro santo mulato, da América Latina. Era filho ilegítimo e rejeitado pelos próprios parentes. Apesar disso, conseguiu, a muito custo, ser admitido na Ordem dos Dominicanos. Sua dedicação total aos pobres, para os quais fundou um hospital, em Lima, lhe garantiu a simpatia de todos. Era um verdadeiro caboclo santo, porque na sua cela, no convento, guardava ervas e remédios caseiros, com que acudia humilde e piedosamente a todos os doentes pobres. Faleceu em 1639, e foi o Papa João XXIII que o canonizou.
Do Peru, passamos à Bélgica. Aí veneramos SANTO HUMBERTO, bispo e confessor de Liege. Depois de vinte anos de episcopado, em outra cidade, morreu como santo, em 727. Anos depois, seu corpo foi solenemente transportado para Liege, que hoje o venera.
Santo de grande prestígio foi PIRMINO, bispo e abade beneditino. Compôs um manual de sentenças muito do agrado dos monges daquele tempo, o século VIII.
Por fim, na França em Clairvaux, venera-se hoje o santo Arcebispo MALAQUIAS, assistido nos últimos momentos por São Bernardo, que veio a ser o seu biógrafo. Morreu em 1148.

Toda condição humana, mesmo a mais desfavorável, pode ser um caminho para chegar a Deus e revelar o seu amor aos homens.

MEDITAÇÃO do dia 02 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6, 37-40)


Irmãos e irmãs! Celebramos ontem a Festa de Todos os Santos. Eles estão no Céu, vivendo eternamente a felicidade prometida por Jesus Cristo para quem vivesse  plenamente o amor.
Hoje é a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Queremos louvar e dar graças a Deus por todos os irmãos e irmãs falecidos. Pedimos pela ressurreição,de todos eles, como Cristo nos prometeu no Evangelho. Ele diz qual é a vontade do Pai: “que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”.
Hoje somos convidados a pensar na vida que começa com nossa morte, a vida eterna. Nossa caminhada pode ser de muitos ou de poucos anos. Será o suficiente para cumprirmos nossa missão e estarmos preparados para atender o chamado de Deus,
Recordamos todo bem que praticaram nossos irmãos falecidos. Eles nos ensinaram com a vida, apesar de todas limitações, o quanto quiseram ser fiéis ao amor a Deus, servindo o próximo. Lembramos pais, irmãos, parentes, amigos e todos os que caminharam conosco nos dias de suas vidas, Hoje, na celebração da Missa, queremos rezar por eles, pedindo a ressurreição. Rezemos por nós mesmos, pela caminhada que continua.
Que hoje possamos reafirmar nossa fé  na ressurreição dos e na vida que há de vir;  Meditemos, muitas vezes, a Palavra de Jesus. "Esta é a vontade daquele - do Pai - que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”.

*****************
ORAÇÃO

Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces
e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado,
para que seja mais viva a nossa esperança
na ressurreição dos vossos filhos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo..
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 02 de novembro




Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Fiel é esta palavra: Se com Cristo morremos, com ele viveremos” (2Tm 2,11).


Em 1955, neste dia, criou-se no Rio, o CELAM - Conselho Episcopal Latino-Americano - que convocou as duas Assembléias tão célebres, de Medellín e Puebla, e a quem todos os países latino -americanos tanto devem.
Mas hoje queremos concentrar nossa atenção sobre os MORTOS, dedicando nossas saudades, nossas orações aos amigos e parentes, que nos precederam no encontro com o Pai. É por isso que hoje também, na América Latina, é lembrada a JORNADA DOS QUE MORREM ANTFS DO TEMPO, focalizando particularmente os perseguido, os pobres, e os famintos.
Os fiéis defuntos estão na Comunhão dos Santos conosco, e serão nossos melhores defensores e amigos. Rezamos com eles e por eles, como o faz a Igreja, há mais de mil anos, nesta data de 2 de novembro, É um ato de fé, mas sobretudo, de grande esperança na ressurreição e na vida que jamais acaba.
Neste mesmo dia, veneramos na Iugoslávia, o santo Bispo e mártir VITORINO, Seu mérito maior consistiu em traduzir, para a língua do povo, os escritos dos autores gregos,
Vamos a uma santa. Ela é muito venerada na França, como neta do bondoso rei René. Chamava-­se MARGARIDA. Após a morte do marido, tornou-se Clarissa, no mosteiro que ela mesma havia fundado. Morreu em 1521, respeitada e amada por todos,
Vamos à Inglaterra. para venerar o Bem-Aventurado JOÃO BODY. Como bom inglês, era extremamente calmo e não aceitou o analgésico que uma pessoa bondosa lhe ofereceu na cruz. E nela morreu em 1583,


Os que partiram desta vida nos podem ajudar, muitas vezes, mais do que aqueles que estão próximos, porque o amor passa pelo coração de Deus.

MEDITAÇÃO do dia 01 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar:
“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança.
Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céu”. (Mt 5, 1-12ª)


Irmãos e irmãs! Celebramos hoje a Festa de Todos os Santos. Conhecemos alguns santos, cujas imagens estão colocadas em nossas igrejas. Hoje a Igreja nos convida a celebrar os milhões de santos e santos que não foram canonizados pela Igreja. Os que foram canonizados, a Igreja nos propõe como modelos de vida, que animam a viver melhor o seguimento de Jesus Cristo.
Santos e santos são os “felizes” que Jesus chama no Evangelho que lemos hoje.
“Felizes os pobres em espírito”, os que não têm nada e só desejam o necessário para terem vida digna; os que têm muito e se dispõem a partilhar todo supérfluo. O maior modelo de “pobre em espírito” é Nossa Senhora, a “cheia de graças”.  Deus é toda riqueza de sua vida; nela não há nada supérfluo.
Embora algumas pessoas tenha dificuldade em entender o que é ser "pobre em espírito", outras entendem bem e tentam viver ainda melhor esse ideal proposto por Jesus Cristo. Convido todos os irmãos a refletirerm sobre esta bela definição que foi dada por uma mulher do povo. "O pobre em espírito é como o peixe no mar: tem toda água à sua disposição, mas não a guarda para si mesmo: deixa-a para todos os peixes".  
O “pobre em espírito” é capaz de chorar, de ser manso, de sentir a forme dos irmãos, de ser misericordioso. É puro de coração, promove a paz, aceita ser perseguido por causa da justiça, Esses, “os pobres em espírito”  são solidários com todas as pessoas, “perseguidos por causa da justiça”, são os Santos que recebem o Reino dos Céus.
É com eles, todos os Santos e Santas, que hoje queremos nos “alegrar e exultar, porque é grande a recompensa deles nos céus”
Com a Igreja,  queremos rezar, na celevração Festa,de Todos os Santos, e  pedir:


“Deus eterno e todo-poderoso,
que nos dais celebrar numa só festa
os méritos de todos os Santos,
concedei-nos
 por intercessores tão numerosos,
a plenitude da vossa misericórdia.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
 Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 01 de novembro



Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Jesus, chamando os discípulos, disse: 'Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm o que comer' “. (Mt 15,32)

A.B. HOJE, dia 01 de novembro, DOMINGO, celebramos a SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS. Numa só festa, celebra-se junto com os santos canonizados, todos os justos de toda raça e nação  cujos nomes estão escritos no livro da vida (cf. Apoc 20, 12). Começou-se a celebrar a Festa de Todos os Santos, também em Roma, desde o séc. IX.
------------------------
Hoje, na Bolívia, comemora-se o dia do MASSACRE DE TODOS OS SANTOS. É uma expressão curiosa. De fato, foram 76 mortos e 204 feridos, nas ruas de La Paz. Entre essas pessoas, uma menina índia, vendendo bugigangas, foi enterrada sob uma cruz, na qual se lê, até hoje: "Desconhecida".
Também na República Dominicana, morre em 1794 uma camponesa semi-alfabetizada, FLORINDA SORIANO, conhecida como "Dona Tingó". Profundamente religosa e respeitada, mas consciente de seus direitos, não aceitou entregar sua pequena propriedade. "O sangue de Dona Tingó será a semente fecunda!" - canta o povo de sua terra.
Da América Latina passamos à França, onde veneramos o bispo e confessor, SÃO MARCELO. Filho de gente modesta, tornou-se bispo e pastor venerado, no fim do século IV.
Mas é sobretudo em Tonkin que iremos encontrar dois heróis dominicanos, bispos e mártires: TERONIMO HERMOSILLA e VALENTIM BERRIO OCHOA. Isso foi em meados do século passado.  Foram vítimas de traição e deram o sangue generosamente, por Cristo e pelo povo.
Afinal, vamos lembrar SÃO JOÃO e SÃO TIAGO, da Pérsia. Presos numa fortaleza, foram mortos, por terem confessado sua fé, durante a perseguição de Sapor II, no ano de 344.


Foram tantos os Santos, em que Jesus revelou sua presença, que não caberiam neste livro. Na comemoração litúrgica de TODOS OS SANTOS, nós, os latino-americanos, estamos convencidos: o sangue abundante de gente simples, mas profundamente fiel, está prometendo a renovação de todo o nosso Continente.