MEDITAÇÃO do dia 28 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:


“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.   (Lc 21, 34-36)
Irmãos e irmãs! Ao ler este trecho do Evangelho, lembro, com daudades,  da Lina, uma pessoa muito querida que cuidou da minha casa, durante 15 anos. Ela tunava muito. Quando eu tentava convencê-la do mal que o fumo causava, ela justificava que “era para esquecer os problemas da vida”, Foi abandonada pela mãe e não quis ficar mais com a pessoa que a criou.
Quantos como a Lina, buscam um meio de esquecer as mágoas da vida!. Há os que estão sempre “preocupados”,  vivendo uma "pré-ocupação", muito antes que as coisas aconteçam. A tentação de continuar vivendo o "ontem” que não existe mais ou de antecipar o “amanhã” que não sabemos se acontecerá, pode ser de muitos de nós.Sei que falar ou escrever para os outros é relativamente fácil; é muito mais difícil realizar o que se propõe.
Hoje é sábado, dia em que lembramos a caminhada de Nossa Senhora. Ela aceitou ser Mãe de Jesus e toda sua vida foi viver o SIM que deu a Deus. Acompanhou  seu filho Jesus, com o apoio de marido, São José. Foi sempe fiel ao chamado, à missão.

Peçamos a nossa Mãe Maria Santíssima que nos ajude a viver o “sim da vida”, todas as horas e dias que o Senhor nos conceder. Estando atentos ao  sim da vida, como o Evangelho nos faz pensar, seremos capazes de caminhar, nos momentos felizes e nas possíveis dificuldades. Confiemos na proteção de Nossa Senhora, nossa Mãe querida, rezando:
SALVE  RAINHA,
Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro
mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.

CELEBRAÇÕES do dia 28 de novembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"O fruto da justiça é semeado pacificamente para aqueles que promovem a paz"   (Tg 3,18).


Neste dia lembramos dois heróis, padres de El Salvador. O primeiro chama-se ERNESTO BARRERA, a quem o povo conhecia pelo nome de "Neto".Tinha ele grande capacidade de liderança e expressão constante de alegria. Dedicado à pastoral dos operários, Padre Ernesto Barrera viveu em extrema pobreza, como verdadeiro místico do Evangelho. Foi morto em 1978.
O outro padre de El Salvador, morto na mesma data, mas no ano de 1980, exercia sua ação pastoral entre os camponeses. Seu cadáver não foi jamais encontrado. Padre MARCIAL SERRANO.
De El Salvador passamos a Nápoles. Aí é que encontramos a figura impressionante do franciscano TIAGO DE MARCA. Dele se pode dizer, sem hesitação, que deu todos os pedaços e espaços da vida a seus irmãos. Embora de saúde fraca, aceitava também as tarefas mais difíceis, mais ingratas, em favor dos seus irmãos, dos mais diversos países. Morreu em 1476.
No final, voltamos às origens da Igreja, para encontrarmos um companheiro de São Paulo, chamado SÓSTENES. Foi exaltado pelo próprio Apóstolo, por causa do sofrimento e, também, por sua fidelidade.

Os mais humildes trabalhadores do campo e da cidade merecem nossa ação constante e a partilha de suas angústias, sofrimentos e esperanças.

MEDITAÇÃO do dia 27 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:

“E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.   (Lc 21, 29-33)

Irmãos e irmãs! O Evangelho que meditamos ontem falava da destruição de Jerusalém. Ela foi anunciada pelos profetas para ser o centro do Reino que Jesus viria estabelecer. Mas Jerusalém,  pelos seus “religiosos”, os doutores da Lei, os fariseus e os que os seguiram, foi infiel; foi castigada com a destruição total. Não ficou pedra sobre pedra.
Jesus convida a perceber os sinais do tempo novo. É tempo de esperança, como vamos celebrar nas celebrações litúrgicas do Advento.
Ver os sinais de Deus, em toda caminhada, deve ser o esforço de todos os cristãos e pessoas de boa vontade. Se de um lado podemos lamentar toda destruição que há no mundo, toda violência que vai gerante sofrimento e morte, podemos perceber  sinais de vida, ainda que as "sementes"  estejam  ainda bem pequenas. Eles têm a força de Deus, como Jesus nos ensina nos evangelhos. É hora de abrir os olhos e ver as maravilhas de Deus que vão acontecendo. Divulgar essas maravilhas alimentam nossa esperança e animam a caminhada dos mais pessimistas. Vamos ser mensageiros da esperança e de “esperança em esperança” os sinais do mundo novo vão aparecendo. Que a meditação do Salmo 40 nos reanima  na caminhada.
****************
SALMO 40
Esperei firmemente no SENHOR e ele se inclinou para mim, atendendo a minha súplica. Tirou-me da fossa da morte, do barro do pântano, colocou meus pés sobre a rocha, deu segurança a meus passos. Fez-me cantar um canto novo, um louvor ao nosso Deus. Muitos vão ver e temer, e confiarão no SENHOR.
Feliz o homem que põe no SENHOR sua esperança e não se volta para os soberbos, nem para os que seguem a mentira.
Quantos prodígios fizeste, SENHOR, meu Deus, quantos projetos em nosso favor! Ninguém a ti se compara. Se eu os quisesse anunciar e proclamar, demasiados são para serem contados.
Não quiseste sacrifício nem oferta, mas abriste meus ouvidos. Não pediste holocausto nem vítima pela culpa.  Então eu disse: “Eis que venho. No rolo do livro está escrito a meu respeito que eu cumpra tua vontade. Meu Deus, é isto que desejo, tua lei está no fundo do meu coração”. Anunciei com alegria a tua justiça na grande assembléia; vê, não conservei fechada minha boca, SENHOR, tu o sabes. Não ocultei tua justiça no fundo do coração, proclamei tua fidelidade e tua salvação. Não escondi tua graça e tua fidelidade à grande assembléia.
SENHOR, não me recuses tua misericórdia; tua fidelidade e tua graça me protejam sempre, pois me rodeiam males sem número, minhas culpas me oprimem e não posso mais ver. São mais que os cabelos da minha cabeça; meu coração desfalece.
Digna-te, SENHOR, livrar-me; vem depressa, SENHOR, em meu auxílio.
Fiquem confusos e envergonhados os que buscam tirar-me a vida; caiam para trás e fiquem cobertos de ignomínia os que se alegram com minha ruína. Fiquem mudos, cobertos de vergonha, os que zombam de mim.
Exultem e se alegrem em ti todos os que te buscam; digam sempre: “O SENHOR é grande” os que desejam a tua salvação.


Eu porém sou pobre e infeliz; o Senhor cuida de mim. Tu és meu auxílio e meu libertador, meu Deus, não demores.


CELEBRAÇÕES do dia 27 de novembro


Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!"  (ICor 9,16b)

Ao abrirmos o dia, lembramos o sequestro e assassinato de seis dirigentes de Frente Democrática Revolucionária, em El Salvador, no ano de 1980. Seus nomes: HENRIQUE ÁLVAREZ CÓRDOBA, MANUEL FRANCO, JOÃO CHACÓN, HUMBERTO MENDOZA, HENRIQUE ESCOBAR BARRERA e DOROTEU HERNÃNDEZ. Seus corpos foram transportados para a Catedral e aí venerados, sendo enterrados depois na própria cripta da igreja-mãe da Capital de El Salvador.
Vamos aos santos do dia. Recordamos, em primeiro lugar, SÃO MÁXIMO, monge de Lerins, que sucedeu a Santo Honorato. Foi eleito bispo de Aries, e recebeu, então, solicitações de todas as partes, para ajudar no pastoreio. Morreu em 462.
Da França do Sul, vamos à Áustria, para aí venerarmos SÃO VIRGÍLIO, também chamado pelos suíços de "Fergal". Era abade de um mosteiro irlandês, mas depois transferiu-se para Salzburgo, em 743, onde se tornou grande missionário, à imitação de São Bonifácio, que, aliás, não se entendia bem com ele. Somente após o martírio de São Bonifácio é que Virgílio foi sagrado bispo. Exerceu o pastoreio durante 30 anos.
Ainda em Paris, na França, temos um santo, cujo nome ficou ligado a ruas e bairros de Paris: SEVERINO. Era eremita, do século VI, que conquistou fama extraordinária, após a morte. No lugar onde ele construiu seu eremitério, ergueu-se depois a celebérrima igreja de "Saint Séverin", onde se reúnem hoje estudantes, universitários e professores, se realizam concertos, e onde a gente se sente em casa, como entre a multidão dos escolhidos de Deus.
Vamos apenas lembrar os mártires do Japão: TOMÁS COTENDA KIOUNA e seus Companheiros, de Nagasaki. Foram decapitados juntos, em 1619. São grandes santos, modelos para os cristãos.


É difícil dar a vida por Cristo, se não nos dis¬pusermos a ouvir o clamor dos pequeninos e a voz do Espírito Santo, dia por dia.

MEDITÇÃO do dia 26 de NOVEMBRO

Palavra de Jesus Cristo:

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas. apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. (Lc 21, 20-28)


Irmãos e irmãs! Hoje é o DIA NACIONAL de AÇÃO de GRAÇAS. Dia de lembrar o trabalho de milhões de pessoas que ajudam a construir um Brasil mais justo e fraterno. Dia de abrir os olhos e ver a riqueza da pessoa humana, das crianças que são alimentadas com muito amor pelos seus pais; dos jovens que podem estudar e trabalhar, crescendo na esperança de tempos novos; das famílias que vivem unidas, semeando o ideal da comunhão entre as pessoas, dos idosos que manifestam a alegria da vida; da felicidade dos que tem emprego com salário justo; dos que moram em casas simples e dignas; dos que encontram meios de cuidar da saúde e de todos os que vão caminhando, nas mais diversas realidades e são felizes. Por todas as maravilhas que acontecem em nossa Brasil, louvemos e demos graças a Deus.Todavia, como cidadãos que são chamados a prestar serviço à pátria, especialmente os políticos devem rever suas atitudes e assumir sua parcela de responsabilidade por tanta corrupção que existe em nossa terra, tanta violência, tanta injustiça que provoca marginalização de milhões de pessoas que não tem o mínimo de condições de vida digna. Diante da injusta distribuição das riquezas de nossa terra, que faz alguns serem cada vez mais ricos, gerando miséria para milhões, é tempo de pedir perdão. Perdão que precisa incluir mudança de atitudes, compromisso com a reparação das injustiças. É hora de ouvir o grito dos oprimidos que chega até Deus.
A Cidade de Jerusalém foi destruída pela sua infidelidade, e não ficou pedra sobre pedra. O Brasil injusto, gerador de milhões de miseráveis precisa ser destruído também pelos que têm coração solidário, os verdadeiros cidadãos que amam seus irmãos e irmãs.
Pelas maravilhas de Deus que acontecem em nosso Brasil; pelas pessoas de boa vontade que lutam pela justiça e pela paz; comprometidas com a dignidade da pessoa humana, cantemos um hino de ação de graças a Deus.
*****************************
DEUS INFINITO (Te Deum)
Pe. Zez/nho. SCJ 
- Deus infinito, nós te louvamos e nos submetemos ao teu poder.
As criaturas no seu mistério mostram a grandeza de quem lhes deu o ser.
Todos os povos sonham e vivem nesta esperança de encontrar a paz.
Suas histórias todas apontam para o mesmo rumo onde tu estás.
Santo, santo, santo, santo, santo, santo, todo-poderoso, é o nosso Deus.
- Senhor Jesus Cristo, nós te louvamos e te agradecemos teu imenso amor.
Teu nascimento, teu sofrimento trouxe a vida nova, onde existe a dor.
Nós te adoramos e acreditamos que és o Filho santo do nosso Criador.
E professamos tua verdade que na humanidade plantou tamanho amor.
- Deus infinito, teu Santo Espírito renova o mundo sem jamais cessar.
Nossa esperança, nossos projetos só se realizam quando Ele falar.
Todo-poderoso, somos teu povo que na esperança vive a caminhar.
Dá que sejamos teu povo santo que fará do mundo teu trono e teu altar.

CELEBRAÇÕES do dia 26 de novembro


Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"O que ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há ocasião de queda". (IJo 2,10).

Hoje voltamos nosso pensamento para um santo jesuíta, que soube unir a exatidão no cumprimento do dever ao bom humor, nas mais diversas circunstâncias da vida. Trata-se de SÃO JOÃO BERCHMANS. Viveu apenas vinte e dois anos, mas conquistou grande fama de santidade. Morreu em 1621.
Outro santo: SÃO SILVESTRE. Este chegou a noventa anos. Teve tempo de fundar, no centro da Itália, um grande número de mosteiros beneditinos, que assumiram o nome dele. Isso foi no século XIII.
O mais famoso herói deste dia pode ser considerado SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO, padre franciscano, que viveu de 1676 a 1751. Percorreu a Itália inteira, como apóstolo e missionário. Sabia lidar com as multidões e levá-las à conversão e à vida nova. O célebre Papa Bento XIV lhe devotava uma estima singular
Hoje, também, é o dia do servo de Deus, Padre TIAGO ALBERIONE, italiano, fundador dos padres e irmãs paulinas. Nasceu em 1884 e foi precursor dos tempos novos, usando a comunicação social como meio de evangelização já em 1914. Fundou ainda mais 5 congregações femininas e 3 institutos seculares. Faleceu em 1971.
Afinal, chegamos à Alexandria, do Egito. Aí veneramos quatro santos da perseguição de Diocleciano. São eles: o Bispo PEDRO e seus três padres: FAUSTO, DIDIO e AMÃO. Foram presos e executados no ano de 311, porque se opunham ao cisma de Melécio, que dividia a Igreja daquele tempo.

Cada ano pode valer mil, enquanto mil anos, por vezes, passam como sombra. O amor é que dá a medida de todos os atos da existência.

MEDITAÇÃO do dia 25 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:

“Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!    ( Lc 21, 12-19)
Irmãos e irmãs! A história da Igreja esta repleta de mártires, a começar dos apóstolos, os primeiros companheiros de Jesus. Hoje ainda, em tantas regiões do mundo, no Brasil também, os mártires continuam testemunhando Jesus Cristo, na luta pela justiça, na defesa da dignidade da pessoa humana. Todos devemos dar graças a Deus por esses irmãos e irmãs que não têm medo de ser luz, sal e fermento para que o Reino de Deus se torne mais presente em nosso meio. Consola-nos saber, segundo a promessa de Jesus, “nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça” Felizes são esses irmãos e irmãs que a Igreja reconheceu como santos e cujas imagens estão colocadas nos altares de nossas igrejas. Mas há milhões que não conhecemos, que viveram e vivem a alegria da vitória do amor e que do céu, nos animam na caminhada. Damos graças a Deus por todos os que tiveram coragem de tesstemunhar o Evangelho até a última gota de sangue. Que eles animem a todos nós. Que nós também tenhamos cpragem de viver o amor de Jesus na luta pela dignidade de toda pessoa humana. Rezemos e cantemos o PAI NOSSO DOS MÁRTIRES.
***********************
Pai nosso, dos pobres marginalizados
Pai nosso, dos mártires, dos torturados.
eu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida,
Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida
Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão
Maldita toda a violência que devora a vida pela repressão.
O, o, o, o, O, o, o, o
Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus libertador,
Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.
Pedimos-Te o pão da vida, o pão da segurança, o pão das multidões.
O pão que traz humanidade, que constrói o homem em vez de canhões
O, o, o, o, O, o, o, o
Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte,
Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é mais forte.
Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos prevalecidos
Pai nosso revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos
Pai nosso, revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos
O, o, o, o, O, o, o, o
Pai nosso, dos pobres marginalizados
Pai nosso, dos mártires, dos torturados.




CELEBRAÇÕES DO DIA 25


Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"E o povo todo respondeu: 'Que seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos'". (Mt 27,25)
Estamos no "Dia do Doador de Sangue". O sangue sempre foi considerado princípio de vida física. E por isso, torna-se, algumas vezes, o único meio de salvar uma existência preciosa. Nossa gratidão a todos os doadores de sangue em nossos hospitais, em nome de Deus, Senhor da vida, e em nome dos pacientes que se recuperam ou sentem alívio, por causa dessa doação.
Veneramos hoje uma santa, que deu nome a um Estado muito querido do Brasil: SANTA CATARINA. Santa Catarina é do Egito, e venerada como virgem e mártir. É tida também como padroeira dos filósofos e pensadores.Inúmeras obras de arte, sobretudo pinturas, representam as suas núpcias místicas. Conta-se que os anjos teriam transportado, milagrosamente, seu corpo para o Monte Sinai.
Em Roma venera-se um padre, mártir, chamado SÃO MOISÉS. Foi morto em meados do século III, por sustentar a fé dos mártires, contra os ataques do Imperador Décio.
Finalmente, na Alemanha, cultuam hoje o Abade beneditino, Bem-Aventurado EGBERTO, do século XI.



O amor a Cristo e aos homens nos leva a doar sangue, e vida, em favor dos doentes, mas também, em favor da verdade e da justiça.

MEDITAÇÃO do dia 24 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas.
Jesus disse:  “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.
Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”
Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’, e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não andeis atrás  Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.
E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu.   (Lc 21, 5-11)


Irmãos e irmãs! Esta é a última semana do “ano litúrgico” que começa com a preparação para o Natal, no chamado “tempo do Advento”. O ano da Igreja, ano litúrgico, não coincide com o ano civil. No ano litúrgico celebramos os grandes mistérios da fé, a começar do Natal, celebração do nascimento de Jesus Cristo, que assume a natureza humana; é o Mistério da Encarnação.
Os textos dos Evangelhos desta semana, última semana do ano litúrgico, querem nos convidar a refletir sobre o fim dos tempo.  O evangelista Lucas fala da destruição do Templo de Jerusalém e dos sinais que precedem o fim dos tempos, em linguagem simbólica.
Jesus ao realizar seus sinais, tantos milagres de cura, elogia a fé dos que foram curados. A destruição do Templo é sinal da infidelidade daqueles que recusaram aceitar Jesus. Viveram guiados pelos doutores da Lei, pelos fariseus que esperavam um Messias, salvador humano e não o Messias bíblico, anuciado pelos profetas. Eles enganavam-se a si mesmos e aos que os seguiam.
Jesus advertia  que não se deixassem, levar pelo anúncio dos falsos messias que sempre serão  anunciados.
Em nossos dias, são tantos que se apresentam como  fundadores de  “religiões”. A Bíblia é usada para justificar a fala desses  “pregadores” e das idéias que difundem, buscando por todos os meios, conseguir recursos para suas “igrejas”. Há os que anunciam que seguir o Jesus deles, faz as pessoas ficarem ricas, exatamente o contrário que Jesus pregava: espírito de pobreza, o amor aos pobres.
Vamos meditar juntos o Salmo 24, fazendo nossas as palavras do salmista.
************************

OS CAMINHOS DE DEUS
Para ti, Senhor, me leva o meu desejo.
Na tua presença, sinto-me seguro.
Espero não ser desiludido,
e tornar-me motivo de gozação para os outros.
Não, a desilusão não chegará para quem espera em ti,
chegará, sim, para os que te forem infiéis.
Revela-me teus caminhos, Senhor,
para que me acostume com teu modo de agir.
Assenta os meus passos na tua verdade,
pois Tu és o Deus que me salva,
por ti espero O dia inteiro.
Lembra-te, Senhor, da tua ternura e do teu amor fiel.
Sempre te conhecemos assiml
Tira da tua lembrança os pecados da minha juventude.
Pensa em mim, mas com amor,
Tu que és a bondade em pessoa.
o Senhor é bom e justo,
reconduz os transviados,
orienta os pobres na defesa dos seus direitos,


e a todos ensina os seus caminhos.
Tudo o que faz, é amor e fidelidade,
para os que vivem a aliança,
e observam as suas leis.
Por causa do teu nome, Senhor,
perdoa os meus numerosos pecados.
o homem que teme o Senhor,
saberá escolher o caminho a seguir.
Sua vida será feliz,
a terra será a herança dos seus filhos.
Terá acesso à intimidade do Senhor,
e na sua aliança, encontrará a sabedoria.
Meus olhos estão sempre fixos no Senhor,
Ele me ampara quando tropeço.
Volta-te para mim e tem piedade,
sou pobre e estou só.
A angústia oprime o meu coração,


alivia-me dêste peso,
e ajuda-me a encontrar uma saída.
Vê minha aflição, apesar do meu duro trabalho,
e perdoa todas as minhas fraquezas
Vê como são numerosos os meus inimigos,
e com que ódio violento me odeiaml
Defende contra eles a minha vida,
e liberta-me.
Que eu não seja envergonhado,
pois foi em ti que depositei minha confiança.
Enquanto espero por ti, Senhor,
a integridade e a retidão serão minha defesa.
Mas, vem, Senhor, libertar o teu povo,
de todas as suas angústias.
Salmo 24


CELEBRAÇÕES do dia 24 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Sede agradecidos"   (Cl 3,15b).


Iniciamos a nossa viagem, à busca dos heróis e santos, na Itália. Aí encontramos SÃO CRISÓGONO, venerado desde o século IV, tanto em Veneza quanto em Roma, e também na Alemanha.
De lá passamos à Bélgica, onde celebramos SANTO ALBERTO DE LOVAINA do século XII, vítima do exílio e da pobreza, mas também, grande defensor da liberdade, para a escolha e eleição de bispos.
Não esqueçamos, porém, as duas mulheres que enchem de esperança este dia. São elas: SANTA FLORA e SANTA MARIA. Suportaram um longo cativeiro e morreram como virgens e mártires, no século IX.
Nossa peregrinação chega a Tonkin, no século XIX, venerando o Beato PEDRO DUMOULIN-BORIE. Seu zelo e doação total ao Cristo e ao Evangelho foram tais, que contagiam e entusiasmam a todos, sobretudo aos jovens. Na Colômbia venera-se hoje o Bispo AUGUSTIN DE LA CORUÑA, do século XVI. Denunciava permanentemente as injustiças contra os índios, fato que o impediu de governar pacificamente seu bispado. Preso aos 75 anos de idade enquanto celebrava a Missa, morreu 5 anos depois, em 1590.
Por fim, mais uma mulher: a italiana, Bem-Aventurada MARIA ANA SALA, religiosa Marcelina do século passado, beatificada por João Paulo II em 1981.

A gratidão revela a nobreza do espírito humano. E consegue enternecer tanto o coração de Deus quanto o dos homens.

MEDITAÇÃO do dia 23 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas.
E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois todos eles depositaram como oferta parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver.”   (Lc 21. 1-4)
Irmãos e irmãs! Nossa participação na vida religiosa é um desafio. Imaginamos que basta ter fé, ter algumas práticas, como certas devoções e, achamos que é o suficiente.
Os cristãos católicos não foram educados, em geral, no compromisso da participação. Há uma frase célebre que muitos usam: “sou católico, mas não pratico”. Outros dizem que assumir alguns compromissos com a fé é só para os que têm tempo. Quando se trata da participação com a contribuição do dízimo, como co-responsáveis por todo processo de evangelização e pela manutenção da comunidade, o número dos que participam é ainda menor.
Jesus, no texto do Evangelho, está dizendo que a “viúva pobre deu mais do que todos”, porque, explica Jesus: “todos  depositaram como oferta, parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver.”
Participar não é apenas oferecer “parte do que sobra”, mas oferecer o que significa a própria vida. Esse é o grande desafio. Nosso relacionamento com Deus não pode ser feito com “parte do que sobra” e sim com toda nossa vida, como fez a viúva.
No próximo domingo, vamos começar nossa preparação para o Natal. Proponho, que com a família, seja feita uma revisão de como participaremos no ano que vai terminando, como membros da Igreja, na vivência da vida comunitária. A Oração do Dizimista pode ajudar a fazer essa revisão.
****************************

ORAÇÃO do DIZIMISTA
SENHOR, agradeço a vida que recebo, todos os dias.
QUERO oferecê-la à serviço da construção do Reino.
SENHOR, sou feliz por ter sido batizado e crismado.
QUERO ocupar o meu lugar na Igreja, participando como dizimista.
SENHOR, obrigado pelo tempo que recebo..
QUERO dar parte desse tempo, como DÍZIMO,
para ocupar o meu lugar na obra evangelizadora da Igreja.
SENHOR ajuda-me a ser fiel ao chamado da Igreja.
QUERO doar o DÍZIMO, fruto do meu trabalho;
que nele esteja representada TODA minha vida.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
que eu sinta a alegria de participar,
de “caminhar com Jesus”
e com meus irmãos, sendo dizimista.
Amém.


CELEBRAÇÕES do dia 23 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento, faze o trabalho de um evangelista, realiza plenamente o teu ministério". (2Tm 4,5)


Vamos lembrar, em primeiro lugar, dois grandes santos que influenciaram eras diversas do cristianismo.
Um deles é SÃO CLEMENTE, que viveu no fim do século I, e que escreveu uma das Cartas mais admiráveis para reconciliar a comunidade de Corinto, que se opunha a seu Colégio de Presbíteros.
Era bom conhecedor das Escrituras e do mundo dos judeus, gregos e romanos. Trata-se de uma belíssima Carta, que existe, aliás, traduzida em português.
Qual o segundo santo? É o monge SÃO COLUMBANO. Exerceu sua influência no fim do século VI, no então "coração da Europa", ou seja, a França. Foi gigante, profeta e reformador. Nele se combinavam o rigor e a poesia, a bondade férrea e o amor ao povo. Umas duzentas abadias — centros de evangelização — nasceram por sua influência, como também nasceu dele verdadeira escola missionária. Difundiu o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal auricular.
E agora, voltamos à América. Em El Salvador, no mesmo dia, veneramos o Pe ERNESTO ABREGÓ e seus irmãos, mortos traiçoeiramente. Era o dia 23 de novembro de 1980.
Mas não deve faltar aqui a mulher. Vamos lembrar uma jovem abadessa, de nome VULFETRUDES. Exerceu grande influência sobre o seu tempo, o século VII.

A paz na Igreja e no mundo exige, muitas vezes, atitudes corajosas e ações decididas, inspiradas no exemplo de Jesus.

MEDITAÇÃO do dia 22 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Pilatos entrou, de volta, no palácio, chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o Rei dos Judeus?”
Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isso de mim?”
Pilatos respondeu: “Acaso sou eu judeu? Teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, o meu reino não é daqui”.
Pilatos disse: “Então, tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu dizes que eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. (Jo 18, 33-37)


Irmãos e irmãs! Celebramos hoje o último domingo do tempo litúrgico. Durante 52 semanas procuramos viver os principais mistérios de nossa fé. Neste domingo, a Igreja nos convida a celebrar a Festa de CRISTO RFI.
Jesus respondeu a Pilatos dizendo que  é REI, mas que o seu Reino não é deste mundo. Como rezamos na Missa, o Reino de Jesus é reino “da verdade, da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz”.
Todos esperamos a vinda do Reino de Jesus que vai acontecendo, de modo  imperfeito. Todos os dias, diversas vezes, pedimos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.
Nossa missão é participar da construção do Reino de Jesus. Ele acontece com nossa participação, na medida em que lutamos:

• para que a verdade da Palavra de Deus seja anunciada,

• que traga vida plena para todas as pessoas,

• que todos aceitem viver o ideal da santidade,

• sustentada pela graça de Deus,

• que  seja vivido num clima de justiça e que leve ao amor

• e que faça acontece a verdadeira paz do Reino que Jesus veio anunciar e realizar.

Como atitude pratica, todos somos convidados a participar na CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO que começa hoje, em todo o Brasil.

Veja os objetivos dessa Campanha no texto seguinte.
**************
0RAÇÃO
Deus eterno e todo-poderoso,
que dispusestes restaurar  todas as coisas
no vosso amado Filho, Rei do universo,
fazei que todas as criaturas,
libertas da escravidão
e servindo à vossa majestade,
vos glorifiquem eternamente.
Por nos­so Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

CAMPANHA para a EVANGELIZAÇÃO 2009

Objetivo


“Todos os anos, a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, para atingir estes objetivos e, assim, procura despertar na consciência de todos os seus membros, a responsabilidade diante da missão evangelizadora para que todos venham a participar ativamente desta missão.
Este ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema: “Ele se fez pobre para nos enriquecer”.
Este tema foi escolhido para dar unidade ao ano litúrgico de 2010, que abordará a questão da economia tanto na Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, como na Campanha da Fraternidade, que acontece no tempo da quaresma, e na Campanha Missionária, que acontece em outubro, durante o tempo comum.
***********************

ORAÇÃO da Campanha para a Evangelização

Senhor Jesus Cristo,
que vos fizestes pobre para nos enriquecer,
concedei-nos que, a Vosso exemplo,
possamos contribuir na nossa pobreza
para que as riquezas do Vosso Evangelho
possam chegar a todas as pessoas.
Vós que sois Deus com o Pai
na unidade do Espírito Santo.
Amém..
(Textos da CNBB)

CELEBRAÇÕES do dia 22 de novembro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo"  (lCor 12,4).


Hoje celebramos o último domingo do Ano Litúrgico, com a FESTA DE CRISTO REI, Queremos louvar e dar graças a Deus por todos os leigos e leigas que vão vivendo sua missão, como evangelizadores do Reino. Hoje é o DIA NACIONAL DO LEIGO.  Em todo Brasil começa a CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO
 Iniciamos este dia "Dia da Música" e Festa de SANTA CECÍLIA, com os votos de que todos os corações dos que crêem cantem a mesma sinfonia. a Deus-Pai, que nos ama; a Deus-Filho, encarnado, que nos conforta e reconcilia; e a Deus-Espírito Santo, Autor de todas as sinfonias do mundo, das orações, das boas obras do universo.
Santa Cecília, a Santa de hoje, foi sempre muito venerada em todas as partes da terra. O que dela conhecemos vem registrado sob o título: "Paixão de Santa Cecília". Esse relato lembra que possuía grande beleza e muitos dotes. Cantava muito bem e tocava lira. Mas também gostava de questões filosóficas.
Foi asfixiada e seu marido, Valeriano, degolado. Conta a história que ela morreu cantando.
Hoje lembramos também FILÊMON e APIA. A Filêmon São Paulo escreveu a mais breve de suas Cartas, toda repleta de sentimentos humanitários. Era escravo aquele de quem se fala nessa carta e se converteu pela influência de São Paulo.
Ainda iremos ao Japão, para aí venerarmos os mártires LEONARDO KIMURA e seus companheiros de Nagasaki, de 1619.
Afinal, na Itália, temos o Bem-Aventurado SALVADOR LILLI, franciscano do século passado, que foi servir a Custódia da Terra Santa e acabou sendo martirizado pelos muçulmanos, que o queimaram vivo, na Armênia, junto com sete fiéis de Mujuk­-Deresi, todos da mesma família. Foi beatificado por João Paulo II em 1982.

A música, que eleva a palavra e o sentimento humano, até à sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une a Deus de toda beleza e bondade.