MEDITAÇÃO do dia 05 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de doença e de enfermidade. Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos:
“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”
Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. (...)
“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!   (Mt 9, 35-10, 16-8)
Irmãos e irmãs! ..
Jesus esta sempre caminhando acompanhado de multidões. Cura os doentes. Vendo as multidões “cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”, diz “aos discípulos que é preciso pedir, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”
A falta de padres e de agentes de pastoral é problema muito sério para a Igreja Católica no Brasil. Há padres que são vigários em diversas cidades, que visitam comunidades uma vez por mês e até uma vez por ano. As distancias são enormes, em diversos lugares, o que dificulta ainda mais o atendimento ao povo. Este povo abandonado,  vive, como Jesus disse, como ovelhas sem pastor.
O Reino de Jesus vai se tornando visível quando os doentes recuperam a saúde, todo morte é eliminada, os marginalizados encontram o seu lugar na sociedade, e o mal de toda corrupção é eliminado.
Jesus nos ensina,  pela palavra e pela ação.  ou, como dizemos hoje. "pela fé e vida", estão sempre unidas. São Tomé, um dos apóstolos,  escreveu  que “fé sem obras é morta”.
A preparação para o Natal nos convida a olhar nossa Cidade, a entrar nas favelas, nos cortiços, a caminhar embaixo dos viadutos, para ver como vivem os pobres.
Será que para eles o Reino de Jesus está chegando?
Ouvindo o noticiário dos meios de comunicação, ficamos nos perguntando qual é a missão dos políticos que elegemos, como são ou não co-responsáveis pela administração dos recursos públicos? Eles tem colaborado para que a miséria do povo aumente, com uma distribuição de renda cada vez mais injusta?
Refletindo a Palavra de Jesus, queremos nos preparar para escolher pessoas mais dignas e mais honestas para exercerem a missão política.
Rezemos pedindo pastores para nossas igrejas, pedindo verdadeiros cidadãos para administrarem o bem público.
********************

ORAÇÃO PELOS POLÍTICOS.
Ó Deus, Pai de bondade, cheio de misericordia,
olhai pelo nosso Brasil.
Queremos pedir pelos políticos que elegemos.
Esperavamos que administrassem com honestidade
as riquezas do país, em benefício de todos,
a começar dos mais pobres.
Que priorizassem os direitos fundamentais da pessoa humana,
para que todos tivessem moradia, emprego com salário justo,
condições de saúde e de alimentação, escolas de boa qualidade
e tudo que é necessário para que o povo viva com dignidade.
Que a violência da corrupção fosse combatida e punida
com o rigor da justiça.
Que os recursos públicos fossem usados para servir o povo
e não apenas alguns privilégiados.
Que as promessas de campanhas eleitorais fossem cumpridas.
Que escutassem o clamor dos pobres representados
pelos aposentados, pelos migrantes, pelos desempregados,
pelos idosos, pelas crianças abandonadas,
por todos os marginalizados.
Nós te pedimos, ó Deus, Pai de bondade,
dai sabedoria aos politicos,
a graça de trabalharem com dedicação;
que assim renasça a esperança
e o povo brasileiro volte a sonhar
com um Brasil


terra de paz e de verdadeira justiça.
Pedimos por intercessão de Maria,
Nossa Senhora Aparecida,
padroeira do Brasil.
Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 05 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, lon¬ganimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio" (Gl 5,22).

Entre os homens que mais influenciaram a vida dos monges do século V ou VI, conta-se, sem dúvida, o abade SÃO SABAS. Viveu de 439 a 532. Quase 100 anos! E sempre ocupado em animar as diversas formas de vida consagrada. Uns viviam em comunidade. Outros, isolada-mente, ou em grupos dispersos, mas todos os monges eram visitados e reanimados por este mestre de vida e de oração.
A mulher que hoje celebramos chama-se SANTA CRISPINA. Foi mártir da Numídia, na África do Norte. Raramente tivemos tantas informações sobre uma pessoa torturada e morta, no início do século IV. Além da descrição do seu processo, encontramos muitas alusões nos "sermões", de Santo Agostinho e em seu "Tratado sobre a Virgindade". E para coroar a série de informações, foi descoberta, em 1906, uma inscrição com seu nome. Sabemos que pertencia à nobreza, que era muito rica, mãe de diversos filhos, e toda entregue a Deus.
Não queremos terminar, sem fazer menção a um português: SÃO GERALDO. Foi eleito bispo de Braga em 1095. Morreu ao celebrar a Eucaris¬tia, em 1109.


O Espírito de Deus sempre suscita pessoas com o dom de animar e reanimar os outros, levan¬do-os à generosidade e à perseverança.

MEDITAÇÃO do dia 04 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”.
Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”.
E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”.
Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.  (Mt 9, 27-31)
Irmãos e irmãs! Diversas vezes o Evangelho narra o encontro de Jesus com cegos. Eles pedem a cura gritando e manifestando a fé de que Jesus poderá curá-los. São curados, agradecem de diversas maneiras, contando o que lhes aconteceu e alguns começam a seguir Jesus.
Todos somos  limitados, temos deficiências. Olhamos muitas coisas, diversas pessoas e nem sempre somos capazes de ver. O mesmo pode acontecer com o uso dos demais sentidos. Os irmãos deficientes visuais que o Evangelho narra,  tinham consciência de sua limitação e buscavam a cura. Sabiam que isso só poderia acontecer por um milagre de Jesus de Nazaré. Quando ficavam sabendo que ele estava passando, pediam a cura, gritando até serem ouvidos e atendidos por Jesus. Eles nos ensinam a descobrir nossas limitações e a buscar a “cura” sem desanimar, mesmo esperando "um milagre”.
Podemos dar um primeiro passo prestando mais atenção às pessoas que nos rodeiam, procurando vê-las e escutá-las. Esse esforço deve começar em nossas casas, fazendo um verdadeiro exercício. O que vamos descobrindo pode ser dialogado com Jesus em nossa oração de todas as noites..
A  preparação para o Natal, inclui o acolhimento das pessoas. O crescimendo no amor às pessoas que encontramos, dá condições de amar a Jesus que não vemos com olhos humanos.  "Vem Senhor Jesus, vem nos salvar. Abre nossos olhos, renova nossas vidas".
********************

ORAÇÃO
Ó Deus, escuta o nosso clamor,
vem salvar o teu povo,
obra de tuas mãos.
Nós te pedimos, envia de novo teu Filho Jesus.
Que Ele possa se tornar presente em nosso meio
pelo serviço dedicado de tantos irmãos e irmãs,
Pedimos que teu Espírito dê a todas e a todos
 condições de colaborarem para o crescimento do teu Reino.
Que os sinais do teu amor possam ser vistos,
na Cidade, em todos os lugares.
Pedimos a Nossa Senhora que nos ensine
a acolher seu Filho  Jesus,
especialmente por meio dos marginalizados.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

CELEBRAÇÕES do dia 04 de dezembro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro"  (Hm 6,10a).


SÃO JOÃO DAMASCENO é considerado um dos maiores homens da Igreja. Viveu próximo de Jerusalém. Abandonou as honras e privilégios humanos, para entregar-se inteiramente a Cristo, tornando-se monge de São Sabas. Mas o que o celebrizou? Foram seus escritos; o principal deles, "A Fonte da Ciência". É uma exposição sistemática da doutrina cristã, seguindo o nosso Credo, mas aproveitando, como fundo, a Filosofia e a História. Escreveu outras obras, sobre a obediência, a tradição da Igreja e o culto dos Santos. Mas o que ele mais queria na vida era a paz. E a definia como "o acordo para o bem". Por todas as obras que escreveu e por todos os seus ensinamentos, é considerado "Doutor" da Igreja.
No Oriente, venera-se SANTA BÁRBARA, virgem e mártir. Sabemos apenas que é do Oriente, sem podermos localizar sua terra. Tornou-se popular porque  -  dizia o povo  -  invocando-a, não se morreria, de morte repentina. É por isso que muita gente se coloca sob sua proteção.
Vamos agora a SÃO CIRANO, outro nome célebre na França. Foi abade, no mosteiro da cidade de Bourges. Seu biógrafo realçou sobretudo a imensa compreensão que demonstrava para com as fraquezas dos outros  -  coisa rara entre os homens! Morreu no ano de 963.
Ainda vamos, rapidamente, ao Japão, para aí venerarmos os Bem-Aventurados FRANCISCO GALVEZ, franciscano; JERÔNIMO D'ANGELIS, jesuíta, e diversos companheiros. Foram todos queimados vivos, na grande perseguição de 1623. Quem se distinguiu também, entre eles, foi um jovem Catequista, SIMÃO YEMPO, que chegou a converter na própria cadeia uns 40 presos comuns. Foi a grande vitória sobre a morte, dando vida cristã, vida de fé aos outros.

Vamos amar a paz, para estarmos, todos, sem¬pre concordes com o bem.

MEDITAÇÃO do dia 03 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:

Irmãos e irmãs! Fico feliz de poder apresentar a tantos irmãos e irmãs a Palavra de Deus, neste Blog.  Que ela possa ser o alimento indispensável para a caminhada. Peço a cada irmão e irmã que divulgue o Blog para que outras pessoas possam também meditar a Palavra de Deus.
Jesus nos adverte que não basta dizer palavras bonitas e santas para entrar no Reino dos Céus. Algumas pessoas contentam-se com a pratica de devoções, ainda que muito piedosas e de valor. Imaginam,,que é suficiente para ser cristã.
Jesus é bem claro ao dizer que o importante é a vivencia da vontade de Deus que se manifesta na aceitação e vivencia de  sua Palavra. Portanto, diz Jesus, “quem ouve as minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha”.
Dizendo que somos cristãos, estamos afirmando que somos seguidores de Cristo. No inicio do cristianismo, as  pessoas que aderiam ao ensinamento dos apóstolos, os primeiros mensageiros de Cristo Jesus, foram chamados de cristãos.
Não basta, para ser verdadeiro cristão, fazer algumas coisas, mesmo que sejam santas e de grande valor. Tudo isso é bom quando acontece na pratica do seguimento da Palavra e da Vida de Jesus Cristo. Assim nos ensinam os santos de todos os tempos. Por isso Jesus diz que devemos ser SAL que dá gosto à vida; ser LUZ que aquece e ilumina o caminho; ser FERMENTO que transforma a massa, fazendo-a crescer.
Em 1978, em um célebre documento, o Papa Paulo VI questionava:
- O que é feito, em nossos dias, daquela energia escondida da Boa Nova (Palavra de Deus), suscetível de impressionar profundamente a consciência dos homens?
- Até que ponto e como é que essa força.evangélica.está em condições de transformar verdadeiramente o homem, deste nosso século (século 20)?
Vamos também nos questionar:
Como estamos conseguindo colocar, na vida de cada dia, a Palavra de Deus? Em que estamos falhando? Como podemos melhorar?
******************

ORAÇÃO ANTES DE LER A BíBLIA

Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
 para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes
de santidade e de apostolado.

ORAÇÃO DEPOIS DE LER A BíBLIA
Jesus Mestre,
vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai.
Derramai sobre nós a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortal
Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos,
como o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do vosso Evangelho.
Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos vossa Palavra, meditando-a em nosso coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.
(Textos da Bíblia Pastoral – Paulus)
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. (...) “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”   (Mt 7, 21.24-27)

CELEBRAÇÕES do dia 03 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"A palavra de Deus não está algemada!"  (2Tm 2,9b)


Poucas pessoas terão influenciado tanto a Igreja dos tempos modernos quanto SÃO FRANCISCO XAVIER, fundador das missões do Oriente. Sua vida vai de 1506 até 1552. Alguns até o chamam de "São Paulo do Oriente", embora fosse precedido lá por franciscanos e dominicanos, em séculos anteriores. Soube abrir caminhos novos para o Evangelho e penetrar sempre mais em terreno desconhecido e perigoso, deixando aos seus colaboradores a tarefa de consolidar o que iniciava. O mérito especial de São Francisco Xavier foi a formação de comunidades cristãs, com o fervor e a vitalidade semelhantes às atuais Comunidades Eclesiais de Base. Cuidou em especial da formação do clero da região.
Os amigos da Bíblia vão reler também hoje o profeta SOFONIAS, que proferiu seus oráculos contra os povos estranhos ou estrangeiros, e fez profecias de salvação. "lahweh é soberano. E o povo tem de purificar-se diante dele!", é a grande mensagem do profeta Sofonias.

O ideal missionário torna os homens criativos, obedientes ao Espírito Santo e amigos do povo.

MEDITAÇÃO do dia 02 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Partindo dali, Jesus foi para as margens do mar da Galiléia, subiu a montanha e sentou-se. Grandes multidões iam até ele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Eles os trouxeram aos pés de Jesus, e ele os curou. A multidão ficou admirada, quando viu mudos falando, aleijados sendo curados, coxos andando e cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.
Jesus chamou seus discípulos e disse: “Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo, e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desfalecem pelo caminho”.
Os discípulos disseram: “De onde vamos conseguir, num lugar deserto, tantos pães que possamos saciar tão grande multidão?”
Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”.
Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.   (Mt 15, 29-37)
Irmãos e irmãs! Jesus esta cercado de multidões. O Evangelho destaca quem são as pessoas que procuram Jesus. São os “coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes”. Eles são levados por pessoas caridosas. Jesus cura todos esses doentes. Podemos imaginar que, alem da admiração por tantas curas, a alegria que tomava conta daquela multidão.
Jesus não é um milagreiro, sente compaixão pelo sofrimento daquele povo. Chama a atenção dos discípulos para que olhem aquele povo que já estava com Jesus há três dias e deve ter fome. Não poderão ir embora sem receber algum alimento. Os discípulos dão a resposta que nós daríamos: “De onde vamos conseguir, num lugar deserto, tantos pães que possamos saciar tão grande multidão?”
Jesus pergunta quantos pães eles têm. Sete pães e dois peixes, respondem. Jesus manda que o povo sente no chão, abençoa os pães e peixes e entrega aos discípulos para que distribuam ao povp. Todos comem à vontade e ainda sobram sete cestos de pedaços.
Como seria bom, se todos tivéssemos compaixão dos doentes, dos que passam fome, de todos os marginalizados!  É preciso sair do nosso “pequeno mundo”, olhar as pessoas com quem nos encontramos e procurar perceber em que podemos ajudá-las. Quando existe verdadeiro amor, nasce a solidariedade e ninguém passa fome de pão e de fraternidade. Sempre temos pães para partilhar com os irmãos e irmãs.  O que está faltando?
****************
O MILAGRE de REPARTIR
Bastariam dois pães
Bastariam dois pães e dois peixes e o milagre do amor,
pra acabar com tanta fome e acabar com tanta dor.
l. Jesus, vendo a multidão, sabendo que tinha fome,
pediu a quem tivesse alguma coisa pra aqueles homens.
E repartiu o peixe e o pão. Criou assim a comunhão.
2.Maria, em seu fogão, cozeu um pouco de pão,
depois repartiu aos filhos, como se fosse o seu coração.
Refez o gesto de Nosso Senhor, refez o gesto do seu amor.
3.O Cristo que agora vem e dá-se entre os irmãos,
sacia a cada um, com o pão da vida e vida do pão.
Essa é a lei de Nosso Senhor, não há medida para o amor.

CELEBRAÇÕES do dia 02 de dezembro


Textos do livro

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).


O dia de hoje ficou célebre em toda a América do Norte, por causa do bárbaro assassinato de quatro freiras americanas em El Salvador, no ano de 1980. Chamavam-se elas: ITA CATARINA FORD, MAURA CLARKE, DOROTY KAZEL e JOANA DONOVAN. Viviam entre a população mais pobre e marginalizada. Cuidavam das vítimas da violência, em El Salvador. O assassínio as surpreendeu na hora em que se propunham um programa ainda mais generoso. A morte dessas irmãs mexeu com o coração do povo e com as relações entre os dois governos, jamais serão esquecidas, por causa da ação e das circunstâncias da sua morte.
Hoje a Igreja inteira lembra um dos maiores místicos do século XIV: o Bem-Aventurado JOÃO RUYSBROECK. Era padre belga, de grande simplicidade, de oração constante, em meio aos trabalhos manuais mais comuns. É lido ainda hoje, com sabor sempre novo. Morreu no século XIV.
Vamos também lembrar uma mulher: SANTA VIVIANA, célebre por causa de sua basílica em Roma, construída no século V, embora ela tivesse vivido no século III.
Na mesma cidade de Roma, ainda queremos lembrar os MÁRTIRES GREGOS, reencontrados em 1932, no cemitério de São Calixto.

As santas modernas, como as mártires religiosas norte-americanas, nos convidam a um testemunho constante emfavor dos pobres e dos perseguidos, em qualquer lugar do mundo.

MEDITAÇÃO do dia 01 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naquele mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: “Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”. (Lc 10, 21-24)
Irmãos e irmãs! Jesus havia enviado os 72 discípulos para anunciarem sua Palavra, seu Reino. Eles voltaram entusiasmados pelas maravilhas que conseguiram realizar, em nome de Jesus. Ao recebê-los Jesus louva a Deus Pai que escondeu “essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. No Reino de Jesus os pequenos, os pobres, os mais simples tem precedência;eles  estão abertos para receberem a vida que Jesus veio trazer. Ao contrário, os que se consideram grandes, importantes, sábios, poderosos, são como que “pequenos deuses”,  não dão espaço às revelações de Jesus.
Assim aconteceu com os “doutores da Lei, os fariseus” e acontece com os que os imitam.
Jesus diz aos discípulos e a nós todos que são “felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram” ,
Agora, podemos nos perguntar em que grupo estamos: do lado dos pequenos e simples ou do lado dos que se consideram “sábios e entendidos”?
Neste tempo de preparação para o Natal, vamos meditar a vinda de Jesus que nasceu em Belém, como  o Menino Jesus, peçamos a graça de sermos simples como elas. Uma boa experiência é conversar com crianças pobres e perceber como estão vendo a vida. É hora de lembrar as milhares de crianças abandonadas que procuram uma família, que sonham em ter pais. Que tal pensar na possibilidade de adotar uma criança, sem estabelecer nenhuma condição? Peçamos a Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe que nos ensine a amar as crianças e assumir o compromisso de ajudar as que estão abandonadas.
********************

ORAÇÃO a NOSSA SENHORA,
pelas CRIANÇAS abandonadas
Ó Maria, Mãe de Deus,,
abençoai as crianças felizes que vivem com seus pais.
Abençoai e protegei, de modo especial,
as crianças que foram abandonadas,
e pedem a graça de serem adotadas.
Nossa Senhora,
despertai nas famílias
o amor pelas crianças abandonadas.
Que neste tempo de preparação para o Natal,
as famílias descubram Jesus
que “nasce”, em suas casas,
por meio de uma criança adotada..
Maria, Mãe de Jesus e nossa,
dá a muitas famílias
a graça e a benção especial
de adotarem uma criança.
Amém

CELEBRAÇÕES do dia 01 de dezembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão" (I Tm 6,llb).


Abrimos o lo.. dia do último mês do ano. Começamos com um sol brilhante, iluminando a África do Norte
Foi aí que o servo de Deus, CHARLES DE FOUCAULD passou os seus anos mais importantes de vida, no silêncio, na oração e no amor às pessoas do mundo inteiro. Ele próprio chegou, por caminhos estranhos, a encontrar o Cristo. E chegou também à abertura para o amor universal. Morreu em 1916. Hoje, milhares e milhares de mulheres e ho¬mens assumem o seu ideal, de serem irmãozinhos e irmãzinhas, sem fronteiras de raças, crenças e preconceitos. Também entre nós, ele começa a atrair sempre mais gente.
Na França, veneramos dois grandes homens. O primeiro é de Noyon, no século VI. SANTO ELÓI.
Apesar de ser muito pobre, chegou a fundar vários mosteiros masculinos e femininos, mesmo quando ainda era leigo. Depois, tornou-se bispo.
Uma santa: FLORÊNCIA. Foi da diocese de Poitiers, no século IV e muito ligada a um dos bispos mais célebres da época, Santo Hilário.
Vamos passar novamente à Inglaterra, onde encontramos SANTO EDMUNDO CAMPION. Era padre jesuíta e viveu no século XVI. Foi grande sábio. Soube responder aos juizes, confundindo-os pela sua doutrina e pela sua san¬tidade.

A vida humilde e escondida, toda animada pela oração, é caminho seguro para Deus e atração para as almas generosas.

MEDITAÇÃO do dia 30 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.  (Mt 4. 18-22)
Irmãos e irmãs! O chamado é sempre algo misterioso e maravilhoso. Jesus chama dois grupos de irmãos que farão parte dos seus primeiros companheiros, os apóstolos. Chama pessoalmente. O texto destaca que a resposta dos quatro é a mesma: deixaram tudo e seguiram imediatamente Jesus. Não puseram obstáculo, não pediram  explicações. E vão até o fim, até a morte. Como Jesus. foram  martirizados.
Jesus chamou muitos outros que o seguiram imediatamente como esses primeiros. Mas, houve alguns dos chamados que não aceitaram,  dando as mais diversas desculpas.
Podemos nos perguntar, por que Jesus chamou essas pessoas simples, pescadores, e não chamou, por exemplo, os doutores da Lei?
Fomos chamados à vida para exercer uma missão. O chamado acontece sempre por puro amor de Deus. Nenhum de nós merece nada. Por isso, é importante que nos perguntemos:. como respondemos aos chamados de Jesus Cristo feitos por tantas pessoas, na comunidade, por exemplo?. Como pai ou como mãe, respondemos positivamente aos chamados para a reunião de pais? E os chamados para os clubes de bairro, sindicatos, etc.? Se dependesse de nós alguma coisa mudaria na comunidade, no bairro, na cidade? Será que é falta de tempo ou falta de outra coisa?
Às vezes. podemos pensar que somos apenas “torcedores” e esquecemos que na vida, todos fomos “escalados ”para jogar” para que “nosso time” seja vitorioso. Só torcendo, nada de novo vai acontecer na vida.
Como cristãos, como cidadãos, temos um lugar especial de participação.
Felizes são os que respondem imediatamente o SIM, aceitam,o chamado como fizeram os apóstolos.   A resposta é sempre de cada um de nós.

******************
VOCAÇÃO
Se ouvires a voz do vento
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do tempo
Mandando esperar.
A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo
Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar
O trigo já se perdeu
Cresceu, ninguém colheu
E o mundo passando fome
De paz, de pão e de Deus
Pe. Zézinho SCJ

CELEBRAÇÕES do dia 30 de novembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"O meu justo viverá pela fé" (Hb 10,38a).


A Liturgia celebra hoje a festividade de SANTO ANDRÉ. Esse Apóstolo nos recorda, de modo singular, o amor de Cristo na cruz. Segundo tradição antiga, a expressão dele, ao morrer, teria sido esta: "Salve, Santa Cruz, tão desejada, tão amada! Tira-me do meio dos homens, entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou". Santo André era irmão do Apóstolo São Pedro, a quem ele próprio avisara que havia encontrado o Messias. Distinguiu-se na multiplicação dos pães, serviu de intermediário para apresentar os gentios gregos a Jesus, e foi um dos interessados pelos sinais precursores no fim do mundo.
Na República Dominicana, evocamos hoje a primeira voz profética na defesa dos índios. E o padre dominicano ANTÔNIO DE MONTESINOS. Ameaçou os perseguidores dos índios, avisando-os que iriam viver e morrer em pecado mortal, se persistissem em sua crueldade. A palavra dele surtiu efeito, apesar de lhe custar enormes sacrifícios. Morreu em 1511.
Vamos lembrar também o Bem-Aventurado JOSÉ MARCHAND, padre e mártir, que acabou sendo morto aos 32 anos, logo no início de sua ação apostólica, em 1835.


A cruz é o consolo, o conforto e, também, a esperança para todos os que querem reconciliar-se e trabalhar pela paz e reconciliação do mundo.

MEDITAÇÃO do dia 29 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. (...)
“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.   (Lc 21, 25-28.34-36)
Irmãos e irmãs! Com toda Igreja, iniciamos hoje o Novo Ano Litúrgico, com o tempo do Advento.
"O tempo do ADVENTO possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do NATAL, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa"   (NALC 39).
  Hoje celebramos o primeiro dos quatro domingos que teremos deste tempo.
Iniciamos a nova caminhada porque, pela fé, sabemos que a nossa “libertação está próxima” e queremos levantar a cabeça para o encontro com Jesus Cristo que vem ao nosso encontro, de modo novo, neste Natal. Somos convidados a tomar cuidado para que nossos “corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre” nós. ,
Estas quatro semanas são de preparação para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os outros “natais” não tem sentido se Jesus não estiver no centro de nossas atenções. É tempo de parar, de meditar a Palavra de Deus, fazer preparação semelhante a que fizeram os profetas, João Batista e sobretudo Nossa Senhora. Vamos suplicar, muitas vezes, “VEM, SENHOR JESUS, VEM NOS SALVAR!” Se você é católico, procure sua paróquia e participe da Novena do ADVENTO ou do  Natal. Que Jesus nos encontre preparados, nesta nova vinda. Que os “natais comerciais” cedam lugar ao verdadeiro Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
************************


ORAÇÃO
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais , vem nos perdoar!
Vence as nossas trevas, nossa escuridão!
Transforma nossas vidas pela conversão !
Ao Senhor voltemos bem de coração!
Que Ele nos converta pelo seu perdão!
Não fechemos hoje nosso coração!
Sua voz escutemos com toda atenção!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, Glória ao Deus Bendito!

CELEBRAÇÕES do dia 29 de novembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Jesus, porém, lhes disse: 'Devo anunciar também a outras cidades a Boa Nova do Reino de Deus, pois para isso é que fui enviado'"   (Lc 4,43)

Hoje inicio o tempo litúrgico do Advento, com a celebração do primeiro domingo.
Vamos lembrar o padre argentino PAULO GAZZARI. Era membro da comunidade dos Irmãozínhos do Evangelho. Mais um, entre os milhares de sequestrados nessa nossa vizinha Argentina. O sequestro do Padre Paulo aconteceu em pleno centro da cidade de Buenos Aires e foi comunicado ao Sr. Núncio e ao Cardeal.As autoridades militares reconheceram a detenção. Depois, como de costume, recusaram-se a confirmá-la. Padre Paulo era conhecido pelo espírito de disponibilidade, sua alegria, e sua opção preferencial pelos pobres. Desapareceu em 29 de novembro de 1976.
Da Argentina e dos tempos modernos, passamos a Tolosa, na França, para o início da pregação do Evangelho, naquela região. O grande missionário chama-se SÃO SATURNINO. Acabou sendo vítima de um movimento anti-cristão, durante os dias tenebrosos do imperador Décio, em 250. Foi atirado de pés atados, a um touro, que o arrastou, até morrer.
Na Inglaterra também veneramos o primeiro mártir do clero, formado nos seminários ingleses. Chama-se SÃO CUTBERTO MAYNE. Deu sua vida, como Jesus, na idade de 33 anos, em 1577.

Os amigos dos pobres costumam ser alegres, serviçais, sempre dispostos ao sacrifício, mesmo  ao sacrifício da própria vida.