CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 31 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"E uma voz, que saiu da nuvem, disse: 'Este é o meu Filho amado; ouvi-o'" (Mc 9,7).


No dia 31 de julho, relembra-se o "Manifesto dos Bispos do Terceiro Mundo", manifesto esse que responde ao apelo do Papa Paulo VI, na encíclica "Populorum Progressio".  É a "opção preferencial pelos pobres" que começa a ter realce nesse ano, 1966.


Hoje, no entanto, o dia enche-se com a figura gigantesca de SANTO INÁCIO DE LOYOLA, que viveu de 1491 a 1556. Depois de passar pela milícia, como grande soldado, tornou-se ele o maior lutador para a glória de Deus. A espiritualidade inaciana, sobretudo os seus "retiros", inspiraram a tantos de nós, que podemos dizer: todos somos um pouco o fruto do trabalho interior de Santo Inácio. Mas o quanto ele fez pelas missões em nossa Terra, como em outras terras, através de seus filhos espirituais, é impossível lembrar neste pequeno espaço! Gostaríamos de expressar aos jesuítas, neste dia, todo o nosso agradecimento e admiração.


Também se venera hoje, na Itália, outro nome célebre: SÃO GERMANO. Viveu no século V. Era monge e grande diplomata. Lutou em favor dos povos e da paz, e por isso é venerado em sua terra, como também em muitos outros lugares. Sua cidade é Ravena. Morreu no ano de 448.


Vamos ainda mencionar o Bem-Aventura do JOÃO COLOMBINI, fundador não dos jesuítas, mas dos “jesuatas", chamados também "os pobres de Cristo". Seu objetivo é o de reviver a existência humilde e sofredora de Nosso Senhor Jesus Cristo. João Colombini viveu entre os anos 1304 a 1367.


Por fim, na Itália, SÃO JUSTINO DE JACOBIS, lazarista e Bispo na África, no século passado. Apóstolo do ecumenismo, foi canonizado por Paulo VI em 1975.


Como Santo Inácio de Loyola soube trazer à Igreja um novo elã missionário e uma nova espioritualidade, assim também surgirão, para cada tempo, pessoas que possam. trazer de volta o frescor do Evangelho, unido à energia dos homens fortes.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 30 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Basta que o discípulo se torne como o mestre, e o servo, como o seu senhor" (Mt 10,25a).


Hoje lembramos SÃO PEDRO CRISOLOGO. cujo nome significa "palavra de ouro". Foi Arcebispo de Ravena, na Itália, e um dos mais eloquentes pregadores de todos os tempos. Conservamos seus sermões sobre o Novo Testamento, sobre o Credo, o Pai nosso e também sobre a Vida dos Santos. Foi um grande pastor, que morreu em 450, e recebeu o título de "Doutor", no século XVIII. Ainda hoje continua sendo nosso modelo de contato com o povo, de amor ao Evangelho, que inspira toda a nossa vida e ação.


No México, a nação inteira venera hoje o herói da independência, que é o Pe. MIGUEL HlDALGO. Com o estandarte da Virgem de Guadalupe na mão, reuniu uma tropa de mais de cem mil índios e mestiços, e instalou em Guadalajara um governo provisório, proclamando a igualdade dos índios, na sociedade mexicana. Sendo seu exército vencido, o Pe. Miguel foi fuzilado em 1811. Mas até hoje é venerado, mesmo pelos inimigos da Igreja, como "pai da Pátria mexicana".


Vamos lembrar também três mulheres: MÁXIMA, DONATILA e SEGUNDA, virgens e mártires. Seu martírio foi reconstituído e serviu de animação para muita gente dar a vida pelo próximo e por Jesus. O fato ocorreu em 304, na Tunísia.


Por fim, da Iugoslávia, SÃO LEOPOLDO MANDIC, Capuchinho, apóstolo do confessionário na Itália, onde trabalhou e morreu em 1942, tendo sido canonizado por João Paulo II em 1983.


Cada vida é uma vocação e uma missão. O amor e a fidelidade lhe dão sentido cristão.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 29 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)






"É pela perseverança que mantereis as vossas vidas". (Lc 21,19).


SANTA MARTA, que festejamos hoje, é nomeada três vezes, no Evangelho. São Lucas conta como ela servia a Jesus. "Marta, Marta, tu te afliges e te inquietas por muita coisa! Mas uma só é necessária!" disse-lhe Jesus. São João, no capítulo XI, verso 44, lembra que Jesus amava Marta, sua irmã Maria e Lázaro. "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido", disse ela a Jesus, quando da morte de seu irmão Lázaro. Ela ouviu a resposta consoladora de Cristo: "Teu irmão ressuscitará". Ainda São João recorda no capítulo XII, ver­sos 1 a 11, que seis dias depois da Páscoa, Jesus tomou parte numa ceia, na casa de Lázaro. E Marta servia à mesa. Assim ela continuará a ser o modelo de todos aqueles que procuram servir, e não, ser servidos.


Hoje ainda lembramos, por toda parte, os sacrifícios que fazem os trabalhadores do caucho, ou seja. da borracha. E nós nos voltamos de coração para os seringueiros, heróis anônimos e servidores da nossa Pátria. Muitos, talvez gostassem de ouvir, neste dia, o nome de LUIS MARTIN, pai de Santa Teresinha do Menino Jesus, que faleceu em 1894. Toda a sua descendência se consagrou a Deus, na vida religiosa. Merece pois ser lembrado, sobretudo quando a Igreja tanto se empenha pelas vocações religiosas e sacerdotais.
--------------------
"A.B."  Os pais de Santa Terezinha, Luis Martim Maria Zélia Guerin, foram beatificados em 18 de outubro de 2008. A festa litúrgica é no dia 12 de julho.
-------------------Todos fomos chamados à vida e batizados, para servirmos, como Marta. Ou até para consagrarmos a nossa existência ao Reino de Deus, como pessoas totalmente empolgadas pelo Cristo e pelo seu Evangelho.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 28 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

 
"Tende confiança, sou eu. Não tenhais medo". (Mc 6,50b)


Hoje lembramos, na Guatemala, um episódio trágico. Foram mortos 60 colonos, de mãos atadas. Era gente que contava entre 12 a 60 anos de idade. Isso aconteceu em 1980, exatamente no dia 28 de julho.


Dos tempos modernos, vamos para a Roma do século II. Aí veneramos o Papa São VITOR L Era africano de origem. E soube evitar uma divisão, um cisma na Igreja. Com a ajuda de Santo Irineu de Lião, na França, ele conseguiu evitar essa divisão entre os fiéis.


Ao lado dele, também se venera o Papa santo. INOCÊNCIO I, do século V. Ele assistiu à destruição de Roma, pela invasão das tropas bárbaras de Alarico, em 410. Ajudou, a reconstruir a histórica cidade de Roma, sem deixar de preocupar-se com a Igreja da África e do Oriente.


Vamos mencionar mais um Bem-Aventurado dominicano, bispo e mártir: MELQUIOR GARClA. Foi um grande herói, morto no século passado, no Oriente, quando lhe deceparam os pés, as mãos e, por fim, a cabeça.


Para terminar, São SANSÃO, Bispo e Confes­sor da França, no século VI.


Não desanimemos nem tenhamos medo! Essa é a grande mensagem de Jesus, em toda a Bíblia.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 27 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog).






"Aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim; e aquele que me receber, recebe Aquele que me enviou" (Lc 9,48).


Hoje vamos lembrar o Papa São CELESTINO I do século V. Teve o mérito de intervir na África, na Inglaterra, na França e no Oriente. Foi um grande defensor da verdade de que Nossa Senhora, sendo Mãe de Jesus, é também Mãe de Deus.


Na Espanha venera-se um grupo de mártires, de quem conservamos os seguintes nomes: JORGE, AURÉLIO, NATALIA, FÉLIX e LILIANA. Mostraram-se corajosos ao ajudarem refugiados. E sofreram todos a mesma condenação, no ano de 858.


Na França, vamos encontrar-nos com o Bem­-Aventurado JOÃO SORETH, que foi o Prior Geral da Ordem do Carmo. Além de reformar sua Ordem, ainda fundou os primeiros conventos de carmelitas. O que se conta de extraordinário desse homem, foi sua coragem salvando as espécies eucarísticas, durante um incêndio ocorrido no ano de 1468, na Bélgica. Pôs portanto em risco a própria vida.

Para defender o menor, sobretudo o mais abandonado, temos de ser, por vezes, heróicos. Mas contamos com o exemplo e proteção do próprio Jesus.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 26 de julho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)






"Então desceu Jesus com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso" (Lc 2,51a).

Hoje é "Dia dos Avós". De fato, celebramos a festa litúrgica de SÃO JOAQUIM e SANT'ANA, pais de Nossa Senhora. Conhecemos esses dois santos apenas a partir de um escrito piedoso, do século II. Joaquim é um nome bíblico. Significa "homem a quem Deus confirma". Ana foi também o nome da mãe do profeta Samuel e da profetisa que recebeu Jesus no Templo. A devoção aos avós de Jesus se desenvolveu lá pelos séculos VI ou VII, mas passou a ser celebrada na Liturgia só a partir do século XVI. Hoje, torna-se um grande sentido para a família o conservar seus velhos parentes no próprio lar, enquanto possível.
E para a sociedade, fica o dever de lutar em favor da pensão, do sustento, enfim, dos direitos dos anciãos, que já deram o melhor de suas vidas em nosso favor. Eles hoje necessitam de amparo e de carinho.


Mas vamos evocar também SANTA MARIA MADALENA DE JUSAMONTE e suas companheiras. Elas formaram o último grupo de 32 religiosas decapitadas no final da Revolução Francesa, em 1794.


E, com muito respeito, queremos também lembrar o Bem-Aventurado WILLIAM WARD, padre e mártir morto em 1641, na Inglaterra. Ele passou 20 anos na cadeia, antes de seu martírio.


O respeito e o amor aos pais e avós são mandamento de Deus e são, igualmente, garantia de felicidade para filhos, netos e amigos.

JESUS ENSINA A REZAR, A ORAR. – 25/ 07/ 2010

EVANGELHO de LUCAS 11, 1-13

“Um dia, Jesus estava orando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”.
Ele respondeu: “Quando orardes, dizei:
Pai, santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação”.
E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’.
O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’.
Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”.


Certamente foram nossos pais que desde pequenos nos ensinaram a rezar a Ave Maria, o Pai Nosso, de modo especial. Depois, no catecismo, aprendemos outras orações.
Jesus nos ensina a mais completa de todas as orações, o Pai Nosso. Os evangelistas Lucas e Mateus narram esse ensinamento de Jesus de modo um pouco diveferente, como acontece em outros trechos dos seus evangelhos.


Em seguida Jesus chama nossa atenção para a necessidade que temos de pedir, como fazemos muitas vezes, em nossas orações.
Diz Jesus: “Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”.


Jesus acrescenta, ao contar a história dos amigos, que é preciso pedir com insistência.
Mas, isso não quer dizer que basta pedir a ajuda de Deus. È importante pensar que Jesus não nos dispensa de fazer a nossa parte. Não basta pedir o pão e ficar sentado em casa. É preciso ir à casa do amigo, trabalhar para conseguir o emprego e ganhar o pão.


Vamos pensar nesta semana, como estamos rezando, todos os dias. Estamos pedindo tudo que necessitamos? Estamos agradecendo o que recebemos, a começa da vida?
Nossa oração nos une mais às pessoas, nos torna mais respoonsáveis uns pelos outros?.


Rezemos, muitas vezes, o Pai Nosso, pensando em cada palavra, fazendo “nossas” as palavras que Jesus nos ensinou a dizer na mais linda de todas as orações.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de julho 2010





Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,

Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
------------------------
Hoje, celebramos o décimo setimo domingo do tempo comum.
-------------------------------


"Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós" (Jo 14,20).


Hoje é o "Dia do Motorista". Rezamos por você, motorista, para que Deus o acompanhe nas estradas e no encontro com as pessoas; para que você não perca a calma e respeite sempre a vida.


Mas hoje é também o "Dia do Colono", tão afetado, ora pelas secas, ora pelas enchentes. Que seu trabalho seja abençoado, que não falte alimento às populações das cidades, nem do interior.


O Apóstolo que comemoramos hoje chama-se TIAGO. Em alguns lugares, diz-se Jacó. Era irmão do evangelista São João. E foi Jesus que lhe deu o apelido de "Boanerges", isto é, "filho do trovão". Talvez esse nome fosse merecido pelo seu temperamento, bastante impetuoso. Foi ele o primeiro que morreu dentre os Apóstolos, martirizado pelos judeus, que tencionavam assim atemorizar os cristãos. São Tiago, juntamente com São Pedro e São João, assistiu à cena maravilhosa e resplandecente da transfiguração de Jesus, bem como à sua agonia, no Horto das Oliveiras. São Tiago é o símbolo da doação.


Santo muito popular deste dia é CRISTOVÃO. mártir, da Turquia. Não sabemos quanto é verídica ou lendária sua existência.


Comemoramos, ainda, o seminarista JOSÉ 0TMARO CÁCERES, que morreu juntamente com 11 companheiros, em El Salvador, no ano de 1980. Otmaro estava dedicando sua vida ao povo, sobretudo aos pobres.


Na Argentina, em 1976, neste mesmo dia, morreu VENCESLAU PEDERNERA. Leigo, pai de três filhinhos. Era dirigente do Movimento Rural Diocesano e presidente da Cooperativa de Trabalho.


Afinal, na Guatemala, os missionários e catequistas ANGELO MARTINEZ RODRIGO e RAUL JOSÉ LEGER, assassinados pelo exército em 1981.  


Jesus exige, de fato, muita coragem. Mas também concede seu espírito e sua força a todos os que devem dar a vida pelo Evangelho.