MEDITAÇÃO do dia 01 de agosto - Mês das Vocações

Palavra de Jesus Cristo:
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. (Mt 5,10) Irmãs e irmãos! Com esta saudação bíblica quero iniciar meus encontros com vocês. Fomos criados por Deus para sermos felizes. É buscando a felicidade que justificamos todas as nossas atitudes. Todo esforço que fazemos é para conseguir o melhor e até o mais perfeito, especialmente no relacionamento com as pessoas. Nem sempre conseguimos. Por fraqueza e tantas limitações, não atingimos nosso ideal de vida feliz. Com isso deixamos de crescer e falhamos na participação da construção do mundo novo que Jesus nos veio propor. O texto de São Mateus que coloquei no início deste diálogo, nos diz que a felicidade supõe a “luta pela justiça”. A história está repleta de pessoas corajosas que deram a vida na luta pela justiça. Conhecemos inúmeras pessoas que vivem esse ideal; querem colaborar para que nosso mundo seja terra de paz, onde todas as pessoas possam viver dignamente. Todos os dias, lemos e ouvimos notícias de certos políticos – pessoas que deveriam lutar pelo bem do povo que os elegeu – mergulhados em tantos tipos de corrupção. Para eles o mundo, a nação se resume neles mesmos e nos poucos familiares e amigos. Diante disso as reações são as mais diversas. Podemos até esquecer que na vida política há pessoas dignas que merecem todo nosso apoio. Convido você a pensar, a conversar com seus familiares e amigos sobre este momento da vida de nossa pátria. Qual deve ser a reação maior, positiva, de um verdadeiro cidadão? Como, desde agora podemos nos preparar para as eleições de 2010?
***********************************

ORAÇÃO pelos POLÍTICOS Ó Deus, Pai de bondade,
olhai o nosso Brasil,
os que exercem o poder de governar, de legislar, de administrar a justiça.
Dai sabedoria aos políticos que o povo elegeu na esperança
que administrassem com honestidade as riquezas do país em benefício de todos, a começar dos mais pobres. Que os políticos priorizem os direitos fundamentais da pessoa humana, para que todos tenham moradia, emprego com salário justo,
condições de saúde e de alimentação, escolas de boa qualidade e tudo que for necessário para que o povo viva com dignidade. Que a violência da corrupção seja combatida e punida com o rigor da justiça. Que os recursos públicos sejam usados para servir o povo e não apenas alguns privilegiados. Que as promessas de campanha sejam cumpridas. Que ouçam o clamor dos pobres
representados pelos aposentados, pelos migrantes,
pelos desempregados, pelos idosos, pelas crianças abandonadas, por todos marginalizados. Que por graça de Deus e trabalho dedicado dos políticos, renasça a esperança e o povo brasileiro volte a sonhar com um Brasil, terra de paz e de verdadeira justiça. É o que pedimos, Deus Pai
por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Amém.
******************************
Texto do Concílio Vaticano II,
documento “Gaudium et Spes” (GS)

n. 75 “Todos os cristãos tenham consciência da sua vocação especial e própria na comunidade política; por ela são obrigados a dar exemplo de sentida responsabilidade e dedicação pelo bem comum, de maneira a mostrarem também com fatos como se harmonizam a autoridade e a liberdade, a iniciativa pessoal e a solidariedade do inteiro corpo social, a oportuna unidade com a proveitosa diversidade. Reconheçam as legítimas opiniões, divergentes entre si, acerca da organização da ordem temporal, e respeitem os cidadãos e grupos que as defendem honestamente. Os partidos políticos devem promover o que julgam ser exigido pelo bem comum, sem que jamais seja lícito antepor o próprio interesse ao bem comum. Deve atender-se cuidadosamente à educação cívica e política, hoje tão necessária à população e sobretudo aos jovens, para que todos os cidadãos possam participar na vida da comunidade política. Os que são ou podem tornar-se aptos para exercer a difícil e muito nobre arte da política, preparem-se para ela; e procurem exercê-la sem pensar no interesse próprio ou em vantagens materiais. Procedam com inteireza e prudência contra a injustiça e a opressão, contra o arbitrário domínio de uma pessoa ou de um partido, e contra a intolerância. E dediquem-se com sinceridade e equidade, mais ainda, com caridade e fortaleza política, ao bem de todos”.

CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 01 de agosto




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,


"Pai, santificado seja o teu Nome, venha o teu Reino" (Lc 11 ,2).


Hoje veneramos o fundador dos padres Reden­toristas e mestre de Teologia Moral, SANTO AFONSO MARIA DE LIGUORI. Foi, sem dúvida, em primeiro lugar, o insuperável missionário popular italiano, assim como os padres redentoristas são os nossos missionários, até o dia de hoje. Santo Afonso, antes de ser padre, exerceu a profissão de advogado. Depois, tornou-se pregador. E pôs a Teologia Moral à disposição do povo. simples, sempre necessitado de incentivos, a partir do Evangelho. Os livros mais conhecidos dele, - além da "Teologia Moral" e da "Prática do Confessor" ­são "As Glórias de Maria" e as "Visitas ao Santíssimo Sacramento". Mesmo como Bispo, não deixou de ser missionário. Morreu com pouco mais de 90 anos de idade, em 1787.


Na Nicarágua, venera-se hoje uma estudante chamada ARLEN SIU. Era guitarrista e compositora de canções. Muito sensível, fraterna, sincera e alegre. Morreu em 1975 e continua sendo um símbolo para o povo da Nicarágua.


Não esqueçamos ainda um nome importante: o de SÃO JULIÃO EYMARD, fundador dos padres e das Irmãs Sacramentinas, apóstolo do Santíssimo Sacramento. Um homem simplesmente admirável, que viveu no século XIX.


Além disto, gostaria de recordar que é neste dia que se comemoram os grandes e inesquecíveis irmãos MACABEUS, tão lembrados e celebrados na Bíblia, no Antigo Testamento.


Evangelho, Sacramentos e Pastoral andam sem­pre unidos e constituem missão principal da Igreja de Jesus.