CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 22 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"No mundo tereis tubulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!"   
(Jo 16,33b).

SANTA RITA DE CÁSSIA enche de sol o dia de hoje! Como o próprio nome o diz, era da cidade de Cássia, na Úmbria, terra de São Francisco de Assis. Casou-se e sofreu muito no casamento. Tão logo enviuvou, ingressou na Ordem das Eremitas de Santo Agostinho. Experimentou em sua própria vida o quanto Deus é bom, sobretudo nas horas difíceis. Depois, ela transmitiu essa confiança ao povo cristão, que até hoje recorre a Santa Rita, nas grandes dificuldades. Foi Leão XIII quem a proclamou santa. Portanto, não tenham medo de venerá-la!

Ainda na Itália, mas desta vez em Subiaco, terra de São Bento, encontramos um monge, SÃO ROMANO. Foi ele quem recebeu as confidencias do jovem São Bento, que ainda buscava a solidão e o sentido da própria existência. Também foi São Romano quem deu o hábito a São Bento e lhe levou o alimento diário, durante o tempo em que o jovem esteve na gruta tão célebre, de Subiaco. Viveu na segunda metade do século V. E foi o pai espiritual de São Bento.

Na Itália, na bela Toscana, vamos lembrar SANTO ATÃO, que era bispo e confessor, da Ordem dos Valombrosianos.  No grande e belíssimo mosteiro de Valombrosa, que fica perto do Monte Averno, onde São Francisco recebeu as chagas,  Atão foi abade e superior geral da Ordem. Escreveu uma biografia de São João Gualberto, o fundador de sua Ordem. Depois de bispo, dirigiu com muita competência a diocese de Pistóia, até 1143, ano de sua morte.

Afinal, vamos à Tunísia, para venerarmos aí CASTO e EMÍLIO. Foram ambos presos e ameaçados de serem queimados vivos. De início, fraquejaram na fé. Mas depois se refizeram e prepararam-se para o grande combate, pela penitência. Submetidos a um segundo interrogatório, sempre em meio a torturas, saíram vencedores. Morreram, é verdade, queimados vivos, no século III, mas nasceram gloriosamente para o Céu. Receberam os elogios de Santo Agostinho e de São Cipriano, os maiores homens da África de todos os tempos.

Quem confia em Cristo, cantará vitória!


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 21 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus"   (Rm 8,14).

Entre os nomes deste dia veneramos o sacerdote mártir, considerado pelo povo como santo, embora ainda não tenha sido canonizado. É PEDRO AGUILLAR SANTOS, que morreu na Guatemala, em 1981. Aliás, foi precedido, em 1924, por outro padre da Guatemala: MANUEL GOMES GONÇALVES, assassinado junto com seu amigo, ADlLIO DARONCH.

Mas também nos tempos antigos, no século IV, no Egito, deu-se o martírio de numerosos cristãos, presididos por um padre, de nome SEGUNDO. Na semana da Páscoa, o exército invadiu a igreja, em Alexandria, e no domingo de Pentecostes fez o mesmo, no cemitério. E maltratou os defensores da fé, leigos e padres, em cada uma das ocasiões. São Segundo é do século IV.

Passamos do Egito para Marselha, na França. Aí encontramos o Bem-Aventurado CARLOS EUGÊNIO DE MAZENOD. Teve ele três grandes méritos. Primeiro, o de evangelizar os pobres, após a Revolução Francesa. O segundo, o de fundar a congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, muito ativos até hoje. O terceiro mérito: o de trabalhar com o bispo, durante 24 anos, na difícil cidade de Marselha. Faleceu em 1861 e foi beatificado em 1975, pelo saudoso Papa Paulo VI.

Afinal, SÃO TIBAUDO, Bispo e Confessor, de Viena, no final do século X. Tomou a iniciativa de reunir o Concilio de Anse, no ano de 994.

O Espírito de Deus é que transmite a força aos heróis e aos santos!



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 20 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Jesus, vendo sua mãe e, perto dela, o discí¬pulo a quem amava, disse à sua mãe: Mulher, eis o teu filho!"   (Jo 19,26).

Hoje, vamos encontrar um santo muito simpático: SÃO BERNARDINO DE SENA. Grande devoto de Nossa Senhora, distinguiu-se também, pela observância fiel da Regra de São Francisco. Tornou-se apóstolo da Itália e doutor da Igreja, por suas pregações, suas grandes andanças apostólicas e seus escritos. Por onde passava, restituía a paz, na Itália, que era naquela época um ninho de guerras. Seu lema tornou-se muito conhecido: "Jesus, Homem Salvador", cujas iniciais, IHS, se encontravam tantas vezes nos véus dos tabernáculos e nas alfaias do altar. Morreu em 1444.

Neste mesmo dia, veneramos também SANTA BASILA, mártir do século IV, que deu nome a um cemitério de Roma, mais tarde rebatizado com o nome de São Hermes.

A seguir, partamos para Constantinopla, na Turquia. Aí, vamos encontrar, na veneração de todo o povo, um santo de nome bastante conhecido: GERMANO. Era bispo e confessor, no século VIII. Defendia com firmeza a devoção popular do culto às imagens. E sofreu por isso mesmo o exílio. A ele devemos as belíssimas homilias em honra de Nossa Senhora. E, igualmente, uma série de hinos religiosos.

Finalmente, SANTO AUSTREGÊSILO, Bispo e Confessor dos séculos VI a VII, de fina cultura, que aos 24 anos proferiu voto de castidade, tendo sido ordenado Padre por Santo Etério, em sua terra, a França.

Mas não esqueçamos o nosso continente latino-americano: neste dia, na República Dominicana, é lembrado PEDRO DE CÓRDOBA, o primeiro dominicano a chegar à América, no século XVI. Missionário da libertação dos indígenas, morreu tuberculoso aos 38 anos, em 1521.

A veneração a Nossa Senhora leva-nos sempre, quando bem orientada, à própria Pessoa de seu Filho Jesus.


CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 19 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer"   (Jo 15,5b).

Hoje vamos encontrar um dos santos mais conhecidos, discutidos e citados, atualmente: o Papa SÃO PEDRO CELES                                  TINO. Eleito Papa, renunciou ao cargo, meio ano depois da eleição. Por causa desse seu gesto, seu sucessor o obrigou a uma residência forçada, onde morreu como santo, em 19 de maio, no ano de 1296. Antes de ser Papa, São Pedro Celestino havia fundado uma congregação de eremitas, que se tornou célebre por sua austeridade. São Celestino V — seu nome como Papa — é sempre lembrado, quando se fala da possível renúncia de um Papa.

Vamos evocar SÃO TEÓFILO DE CORTE, que viveu na Itália, no século XVIII, como frade. O que se sabe dele é que foi um autêntico franciscano. Totalmente consagrado à caridade, sobretudo à visita aos doentes, dedicou-lhes suas forças até o extremo limite. Morreu no ano 1740.

Precisamos lembrar também SANTO IVO da Bretanha, na França. Foi padre. Mas é lembrado, sobretudo por ser Patrono de nossos Advogados. Ele próprio era advogado. Foi um incansável defensor de viúvas, órfãos e de todos os pobres. Morreu em 1303, com 50 anos de idade.

Afinal, da Itália, SÃO CRISPIM DE VITERBO, capuchinho que, como irmão leigo, a todos edificou com seu exemplo e dedicação, na época em que viveu (1668 a 1750). São Crispim foi proclamado Santo na primeira canonização feita por João Paulo II.

Em qualquer condição ou estado de vida, os santos viveram sempre na intimidade com Deus e no serviço generoso aos irmãos, sobretudo aos mais pobres e sofridos.



CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 18 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas"     (Jo 10,11).

Hoje é o "Dia das Raças Indígenas da América".

No Uruguai, lembramos HEITOR GUTIERREZ e ZELMAR MICHELLINI, militantes cristãos e personalidades políticas. Heitor era pai de cinco filhos. E Zelmar, pai de nove. Toda a família sofreu perseguição e exílio.  Mas não desanimou. Os dois pais de família morreram nesta data, em 1976.

Na Igreja Universal lembra-se a grande figura de JOÃO I, Papa. De 523 a 526, foi defensor da verdade católica contra os arianos, que negavam a igualdade das três Pessoas Divinas, sobretudo da do Verbo.

Talvez fosse bom acrescentar logo SÃO POTAMÃO, do século IV, defensor da mesma verdade, ou seja, da igualdade da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade com o Pai. São Potamão sofreu morte violenta, porque defendera também a Santo Atanásio, herói na luta pela verdadeira fé.

Precisamos acrescentar hoje um santo capuchinho, de uma simplicidade insuperável. Vivia pedindo esmolas, mas era visitado e admirado pelos maiores homens do seu tempo, o século XVI, como São Carlos Borromeu e São  Felipe Neri. Trata-se de SÃO FÉLIX DE CANTALICE.

Finalmente, SANTO ÉRICO, Rei da Suécia, do século XII, venerado como mártir e santo nacional sueco, por ter sofrido morte violenta.

A fé verdadeira se une sempre à generosidade e à simplicidade, para o testemunho cristão.





CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 17 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia"   (Jo 6,54).

Hoje veneramos o Padroeiro de todos os devotos da Eucaristia, sacramento da unidade. Quem é este padroeiro? É o irmão franciscano, SÃO PASCOAL BAILÃO. Era simples pastor na Espanha, em Aragão, quando se sentiu atraído à Ordem franciscana, por causa da Eucaristia, tão venerada pelo próprio São Francisco. Apesar de sua simplicidade, atravessou a França como mensageiro da Eucaristia, em meio aos huguenotes, que a negavam. O Papa Leão XIII o nomeou Patrono de todos os Congressos Eucarísticos.

Da Espanha vamos à China. Aí encontramos o Bem-aventurado PEDRO LIÉOU, simples jardineiro. Mas foi confessor da fé e por isso, exilado para a fria Tartária. Foi morto com outros cristãos, por haver-se apresentado espontaneamente ao mandarim chinês, para defender os seus companheiros.

Na Alemanha, SÃO BRUNO, Bispo e autor de um comentário aos Salmos, do século XI.

E, finalmente, na mesma Alemanha o Bem-aventurado GISBERTO, cisterciense, a quem se atribui o dom dos milagres.

A Eucaristia será sempre o sacramento da unidade com Cristo, mas também, da unidade com nossos irmãos.


Festa da ASCENSÃO do SENHOR - 16-05-2010

EVANGELHO  de  JESUS CRISTO – Lc 24, 46-53


Disse-lhes (Jesus):
“Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso,  permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto”.  
Então Jesus levou-os para fora da cidade, até perto de Betânia. 
Ali ergueu as mãos e abençoou-os. E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu. Eles o adoraram. 
Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria, e estavam sempre no templo, bendizendo a Deus".

A Festa da Ascensão de Jesus ao Céu, marca o fim de sua missão  entre nós. Ele deixa a continuidade de sua missão entregue aos seus apóstolos e discípulos. Jesus promete enviar o Espírito Santo para dar sabedoria e força para que eles sejam  testemunhas de sua morte e ressurreição.
Após a vinda do Espírito Santo, eles vão anunciar a salvação de Jesus em toda a Judéia até o fim do mundo conhecido em seu tempo. A festa de Pentecostes marca o início da vida da Igreja, como vamos celebrar no próximo domingo.
 Todos os cristãos, como batizados, são enviados a serem testemunhas da salvação e do amor de Jesus Cristo.

Todos estamos a caminho do Céu, na medida que imitamos a Vida de Jesus, anunciamos sua Palavra, ajudamos a construir o seu Reino de justiça e de paz.

Queira pensar como sua vida esta testemunhando o mundo novo que Jesus nos encarregadas  de ajudar a construir, onde todas as pessoas são tratadas com a dignidade de filhas de Deus.




HOJEm  Brasília, esta sendo encerrados o 16º Congresso Eucarístico Nacional. Vamos rezar com os congressistas a

ORAÇÃO DO 16° CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações
sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres,
os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida,
queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor!
Amém!





CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 16 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

-------------------
 HOJE,  celebramos a Festa da ASCENÇÃO de Jesus ao Ceu.
--------------------------

"Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como um bronze que soa ou 'como um címbalo que tine".   (ICor 13,1).

Hoje veneramos, na Guatemala, o jornalista EDGARD CASTILHO. Foi assassinado em 1981,

Na Tchecoslováquia, é venerado um santo muito célebre: SÃO JOÃO NEPOMUCENO. É o protetor de todos os Cônegos do mundo, porque ele próprio foi Cônego da igreja metropolitana. Coberto de feridas e queimado em todo o seu corpo, foi lançado ao rio, no ano de 1393. Muitos o veneram como mártir do segredo do confessionário.

Vamos até à Lituânia. Aí encontramos um mártir: SANTO ANDRÉ BÔBOLA. Foi um apóstolo quase insuperável, morto com crueldade inaudita, quando acabava de celebrar a santa missa. Pio XI obteve, em 1923, o corpo desse santo, que os russos guardavam exposto, no Museu de Moscou. Santo André Bóbola é o Patrono da Lituânia.

Voltamos aos dias de hoje, para falar de VLADIMIR GHIKA, que morreu em 1954, como Padre da Diocese de Paris, embora fosse romeno. Foi preso. E dentro da cadeia tornou-se um grande apóstolo da caridade.

Finalmente, SÃO POSSÍDIO, da Numídia, discípulo e biógrafo de Santo Agostinho, Bispo e Confessor, morto no exílio por volta de 430; e SÃO BRENDANO, irlandês do século VI, sacerdote e navegador.

A generosidade dos cristãos brota do seu amor a Cristo e aos homens pelos quais Cristo deu a vida.