CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 05 de julho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor"  
(Mt 24,42).

Um grande santo nos acompanha hoje. É SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA, fundador dos padres Barnabitas; que se propôs imitar a São Paulo - companheiro de São Barnabé - em seu apostolado e espírito de evangelização.  Viveu num tempo confuso, mas de muitos santos. Era o século XVI. Só daquela época temos 90 santos canonizados.  E qual foi o mérito principal do fundador dos Barnabitas? Dedicou-se sobretudo às obras apostólicas e aos mais necessitados, dando-lhes todo o seu talento.  Ele era também médico. E dedicou-se especialmente aos doentes e aos fracos. Foi um verdadeiro herói. Sua canonização deu-se em 1890.  Seus filhos espirituais trabalham com muito zelo no Brasil. Vejam, por exemplo, o grande Co­légio Zaccaria, no Rio de Janeiro.

Vamos agora à Grécia. Lá existe uma montanha chamada "Athos", lugar que deu muitos monges santos. Aí  se comemora hoje Santo ATANÁSIO ATONITA.  Deve-se a ele a fundação do primeiro mosteiro de vida regular. Aliás, não foi muito bem recebido pelos desordeiros - que existem, aliás, por toda parte! - Morreu quando sobre ele desmoronou a cúpula da igreja, por volta do ano 1003.

Agora, em Tours, na França, vamos encontrar o franciscano Bem-Aventurado ELIAS DE BOUR­DEILLE, Arcebispo e Cardeal.  Foi o "andarilho de Deus". Percorreu constantemente suas duas dioceses, pregando e confessando.  O povo se empolgava porque, depois de tanto ­trabalho, ainda via o seu Pastor passar a noite em oração. Ao morrer, estava recitando o salmo 21, o mesmo que Jesus proferiu no momento derradeiro de seu sacrifício na cruz. Era o ano de 1484.

Os discípulos de Jesus têm missões diversas.  Mas todos eles rezam muito. Todos eles colocam o Evangelho no centro da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário