MEDITAÇÃO do dia 08 de agpstp

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus respondeu (aos discípulos) : “Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível”. (Mt 17, 20) Irmãos e irmãs! Você tem fé? Lendo a Palavra de Jesus parece que ele nos apresenta algo impossível. Os milagres de Jesus sempre acontecem em clima de fé. Um pouco antes do texto citado, a partir do versículo 14, Jesus censura a falta de fé dos discípulos e dos que estão com eles. A fé não se resume em acreditar simplesmente na Palavra de Jesus. É preciso que essa palavra comece a fazer parte do dia a dia de nossas vidas. Porque somos ainda muito fracos na fé devemos pedir muitas vezes: "Senhor aumente nossa fé!" Nossa Mãe, Maria Santíssima, nos ensina o caminho da fé. Jesus referindo-se a Nossa Senhora diz que são felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em pratica.
Ao receber o anúncio do anjo Gabriel de que fora escolhida para ser Mãe de Salvador, de Jesus, ela responde: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”.
Toda vida Maria, acompanhando Jesus até a morte e ressurreição, com uma profunda vivencia de fé. A devoção a Nossa Senhora há de nos ajudar a crescer na fé.
Peçamos a graça da fé, rezando, cantando com Nossa Senhora: “A minh' alma engrandece o Senhor * e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez em mim maravilhas * e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada os ricos. _ Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, Como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, * como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Celebrações do dia 8 de agosto

“Pois o Senhor é o Espírito, e, onde se acha o Espírito do Senhor, aí está a liberdade". (2Cor 3,17)

No dia de hoje celebramos SÃO DOMINGOS, fundador das Irmãs e dos Padres Dominicanos. Junto com São Francisco, introduziu novas formas de vida religiosa no século XIII. Com isso transmitiu uma espiritualidade sacerdotal, que con­siste no culto da verdade, no devotamento à Igreja e ao povo. Mas uniu a essa espiritualidade a vida levada em comum, como carisma especial do tes­temunho evangélico e da pregação da palavra de Deus. É pregação, feita não somente por uma pessoa. Toda a comunidade prega e dá testemunho. É por isso, que podemos dizer que São Domin­gos e seus filhos espirituais, são verdadeiros apósto­los, dentro da pobreza evangélica e do amor a Cristo e a seu povo. São Domingos morreu em 1221 e foi canoni­zado em 1234.

Vamos a Londres, na Inglaterra, para aí vene­rarmos o mártir e Bem-aventurado JOÃO FELTON. João Felton foi muito firme na fé e morreu mártir. Deixou dois filhos, um deles, Tomás, tam­bém futuro mártir, no século XVI.

Finalmente, na Pérsia do século V, SANTO HORMlSDAS, mártir e perseguido diretamente pelo rei.

Ninguém pode pregar o Evangelho, se não for na força do Espírito Santo e na i
ritualidadetestemunho.

MEDITÇÃO do dia 07 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará” (Mt 16,24-25) Irmãs e irmãos! Jesus sempre disse que para viver o seu amor é necessário fazer muito esforço, carregar a cruz de cada dia. Quem só pensa em ” levar vantagem em tudo”, viver só para si mesmo, como se ninguém mais existisse, não consegue viver o amor que Jesus nos propõe. Temos a grande tentação do egoísmo, de querer ocupar o primeiro lugar, de ser considerado mais importante que os outros, Podemos imaginar que para atingir esse objetivo tudo é valido. Daí surgem a pratica de tanta corrupção, das mais diversas violências. Vivemos tempo de grande violência, de desrespeito a pessoa humana. Certos políticos dão o péssimo exemplo de usar toda mentira,e tantos meios desonestos para conseguir seus objetivos de poder e de glória. Jesus ensina carregar a cruz para segui-lo, dar a vida, servir e não querer ser servido. Você tem refletido sobre isso? Será que TER mais é o grande ideal que devemos almejar ou, ao contrário, é esforçar-se para SER mais para doar-se? Jesus disse: “De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? (Mt 16, 26) **************************** ORAÇÃO pelas VOCAÇÕES “Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas. Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém”

COMEMORAÇÕES do dia 7 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns

"Tudo suportamos, para não criar obstáculo ao evangelho de Cristo" (Ia Cor 9,12b).

Hoje é o dia de SÃO CAETANO DE TIENE. Nasceu em 1480, em Veneza. Formou-se em Direito e depois seguiu para Roma, em plena Renascença. Na Cidade Eterna, or­denou-se sacerdote, ligando-se aos Oratorianos do Amor Divino. Aí começa propriamente sua grande história. Os Oratorianos cultivavam a vida de piedade sacramen­tal e de caridade, num momento em que a Igreja toda parecia entregue ao espírito mundano. Essa organização religiosa fez com que, depois, se desenvolvessem muitas outras congregações, como Teatinos, e reformassem a Igreja. São Caetano morreu em 1547 e foi declarado Santo em 1671.

SANTO ALBERTO, um carmelita, sacerdote e confessor do século XIV, muito venerado na Sicília, Itália. Atravessou a sua terra, pregando e provocando numerosas conversões, particularmente entre os ju­deus, o que era coisa rara naquele tempo, como o é hoje também. Morreu em 1306.

Na Etiópia, veneramos os Bem-aventurados AGATÂNGELO e CASSIANO, capuchinhos, sacer­dotes e mártires. Agatângelo exerceu, em primeiro lugar, o apos­tolado junto aos maronitas, em Alep; depois, junto aos Captas, no Egito, onde o companheiro, Cas­siano, se uniu a ele no apostolado. Denunciados por um europeu, foram presos e arrastados pelas ruas e, a seguir, enforcados e ainda, apedrejados. Tiveram fim trágico, após uma vida de tanta grandeza!

As épocas difíceis da Igreja são sempre mo­mentos de grandes vocações, como o esperamos, para o final do segundo milênio.

MEDITAÇÃO do dia 06 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” (Mc 9,7). Irmãos e irmãs! No texto dos Santos do dia que vem em seguida, Dom Paulo Evaristo faz um bonito comentário sobre a festa popular do Bom Jesus que celebramos neste dia da celebramos da Transfiguração do Senhor. A visão que apóstolos, que acompanhavam Jesus, tiveram, conforme Mc 9, 2-10, conclui com a voz de Deus Pai dizendo: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!”. No batismo de Jesus, Deus Pai dá o mesmo testemunho de seu Filho Jesus. Escutar a Palavra de Jesus é a grande mensagem dos Evangelhos. A primeira parte de todas as celebrações sacramentais tem como ponto central a Palavra de Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. No dia a dia, escutamos a voz de muitas pessoas. Algumas comunicam mensagens bem positivas; outras podem dizer palavras sem valor algum e até negativas. Você costuma ler e meditar a Palavra de Deus, especialmente os Evangelhos? Que tal reservar alguns minutos do dia para fazer essa importante meditação? Se ainda não tem esse costuma, faça essa experiência e verá o quanto sua vida vai mudar. ***************************************
Bom Jesus, agradeço toda Palavra do Senhor que tenho ouvido e que estou tentando viver. Sou feliz, Senhor, porque recebo sua Palavra com amor e procuro transmiti-la, especialmente pelo testemunho da caminhada de cada dia.
Nossa Senhora, com sua graça, ajuda-me a ser fiel, a seguir Jesus, acolhendo, com alegria, o que ensina com sua Palavra. Amém.

COMEMORAÇÕES do dia 6 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada?" (Rm 8,35).

Hoje é a festa do SENHOR BOM JESUS. O que recordamos mesmo da passagem bíblica, é o Cristo brilhante, o Cristo sobre o Monte Tabor, o Cristo conversando com Moisés e Elias, deixando os Apóstolos Pedro, Tiago e João, cheios de entu­siasmo a ponto de não quererem abandonar mais o lugar. Cristo, no entanto, os adverte que Ele tem a cruz e a paixão pela frente. E foi esse sinal, que pre­valeceu na celebração e na religiosidade do povo. Já no século VI, encontramos em Ravena a representação de uma cruz cercada de Moisés e de Elias. E hoje, de Norte a Sul, em nosso país se venera o Cristo coroado de espinhos e com as cha­gas cobertas por um manto. O Bom Jesus transfigurado e o Cristo sofredor são mesma pessoa e a mesma fonte para a nossa esperança, para a esperança do povo!

Na Espanha, mais exatamente em Castela, ve­neram-se os mártires JUSTO e PASTOR. Meninos em idade escolar, deram a vida por Cristo no começo do século IV e foram celebrados por dois santos poetas, São Paulino e São Prudêncio.

Vamos também à Inglaterra. Aí encontramos o santo rei OSVALDO. Converteu-se Santo Osvaldo ao catolicismo por influência dos monges e cuidou de fortalecer a fé por toda a parte. Morreu numa batalha, aos 37 anos de idade, mas coberto de glórias, não tanto por ter vencido as lutas, como a si próprio e ajudado a religião a vencer. Morreu em 642.

A alegria e a dor se revezam na vida de todos os homens, mas devem estar unidas ao Mistério Pascal, do Cristo, em favor de todos os cristãos.

Meditação do dia 05 de agosto

"Palavra de Jesus Cristo: "Jesus lhe disse: "Mulher, grande é a tua fé. Seja feito como tu queres". E desde aquele momento sua filha ficou curada". (Mt 15,28) Irmãos e irmãs! Neste "Dia Nacional da Saúde" escutamos a Palavra de Jesus que curou a menina. Ele atendeu o pedido da mãe, uma que tinha "grande fé". Muitas vezes, pelos seus milagres, Jesus nos diz que deseja que todos tenham "vida plena". Ele nos ensina a lutar para que todos tenham saúde. O maior dom que recebemos de Deus é a vida. Nenhum de nós tem direito a vida; ela é dom, é o maior presente que Deus nos dá. Quando olhamos para uma imagem de Jesus crucificado, lembramos o mártirio de Jesus, podemos nos perguntar: por que Jesus aceitou tanto sofrimento? A resposta é porque Ele nos ama com amor infinito. Ele deu a vida para nos salvar, nos dar condições de sermos felizes, possamos ter de verdade vida em plenitude. Hoje homenageamos os profissionais da saúde que trabalham para recuperar a vida de milhões de doentes. Somos gratos a todos que lutam pela vida digna e não aceitem nenhum tipo de morte. Neste tempo em que vivemos a epidemia da chamada "gripe suina", vamos nos unir a todos esses dedicados irmãos e irmãs da área da saúde, a todos os que pesquizam e trabalham para descobrir remédios que previnam toda doença ou que curem todos os que estão doentes. Rezemos, pedindo a Jesus que seu idela aconteça para todas as pessoas: "Que todos tenham vida em plenitude". ******************************** ORAÇÃO pelos DOENTES Senhor nosso Deus, autor de toda vida, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos pelos vossos filhos enfermos, para que, com a paciência fortalecida e a esperança renovada, superem a doença por vossa bênção. pela ajuda dos profissionais da saúde, de todo tratamento necessário, voltem a gozar de plena saúde. Pedimos por Cristo, nosso Senhor. Nossa Senhora, saúde dos enfermos, rogai por todos os doentes. Amém.

COMEMORAÇÕES do 5 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns

"Vinde benditos de meu Pai .. Tive fome e me destes de comer, doente, e me visitastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,34b.35a,36).

No "Dia Nacional da Saúde", queremos unir­-nos a todos os que se dedicam, em primeiro lugar, à saúde das cri ancas e dos recém-nascidos, mas também à saúde daqueles que são pobres, humildes, necessitados, e não teriam para onde ir se não houvessem essas almas generosas. Portanto nossa homenagem aos profissionais da saúde.

Neste dia, comemora-se a DEDICAÇÃO DA BASILICA DE SANTA MARIA MAIOR, de fato, a maior igreja marial de Roma. Restaurada, esta grande e bela igreja, visitada por todos os pere­grinos que vão a Roma, foi consagrada por Xisto III, por volta do ano 435.

Na mesma Cidade Eterna, venera-se hoje SÃO XISTO lI, Papa, e seis Diáconos, todos mártires da perseguição de Valeriano.

Vamos lembrar também uma mulher heróica: SANTA AFRA, uma das primeiras testemunhas do cristianismo, na Baviera, Alemanha. O que houve de especial com ela? É que transformou sua vida, antes dissipada e leviana, numa constante busca do Evangelho. Por isso mes­mo, foi perseguida e queimada viva, no século IV.

E agora, apenas para mencionar, SANTO ABEL, da Bélgica. Foi beneditino, Bispo e Confes­sor, no século VIII.

Quando Cristo, no último juízo, nos disser: "Estive doente", será que poderemos responder-lhe que o visitamos? Que o confortamos, em nome do Evangelho? Senão, vamos tomar o propósito, no Dia Nacional da Saúde, de cuidar melhor de nossos doentes.

COMEMORAÇÕES do 4 de agosto

"Eu vos darei eloqüência e sabedoria, às quais nenhum de vossos adversários poderá resistir nem contradizer" (Lc 21,15).

A data de 4 de agosto nos é especialmente que­rida: é consagrada a SÃO JOÃO MARIA VIAN­NEY, o Cura D'Ars, patrano dos padres diocesa­nos. É portanto o "Dia do Padre". Dele se pode dizer que foi realmente "devo­rado" pelas multidões. Passava seu tempo, o dia inteiro, no confessionário. Mas antes ainda de ir ao confessionário, ainda alta madrugada, levantava-se para falar com Deus e buscar força de sabedoria para seus conselhos e suas bênçãos, que atingiam número sempre maior de pessoas. Apesar do pouco talento para os estudos, foi um carismático. no sentido de entender e reanimar os pecadores, os doentes e o grande povo de Deus. E apesar de toda a sua fama, conservou a sim­plicidade da infância. Morreu em 1859.

 Mas hoje, a Argentina e a América Latina toda se lembram do Bispo HENRIQUE ANGELELLI. Morreu num estranho acidente de carro, que jamais foi esclarecido. As pregações de Dom Hen­rique Angelelli, suas conversas no rádio, seus escri­tos no jornal, incomodavam os exploradores do povo. Mas reanimavam os humildes, os pobres. Paulo VI, Papa, deu-lhe muita força. E muito apoio, para que fosse, na Argentina, na cidade de La Rioja, o grande apóstolo dos pobres. Desapareceu naquele misterioso crime em 1976.

Em EI Salvador, é lembrado hoje o Padre ALI­RIO NAPOLEÓN MACIAS que, aos 40 anos, em 1979, foi metralhado por três homens no interior da igreja, enquanto celebrava a Eucaristia. Por­tanto, morreu exatamente como o Arcebispo Oscar Romero. Apóstolo das Comunidades de Base, seu "delito" foi a opção pelos pobres.

Afinal, na Guatemala, mais um sacerdote már­tir: o Padre norte-americano ST ANLEY ROTHER, assassinado pelo exército em 1981.

Muitos padres e religiosos são verdadeiras tes­temunhas de Cristo, por sua oração, seus sacrifícios e, muitas vezes, por sua audácia evangélica.

COMEMORAÇÕES do dia 3 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns 

"Sereis odiados de todos por causa do meu nome”. (Lc 21,17).

E por demais conhecida a capacidade e resis­tência dos trabalhadores das minas da Bolívia. Foram eles que conseguiram transformar as ditaduras sucessivas que dominaram aquele país. No dia de hoje eles, no entanto, choram a morte de aproximadamente 500 pessoas: mulheres e crianças, cruelmente assassinadas e depois lançadas numa valeta comum.  Vamos lembrar então os trabalhadores das mi­nas da Bolívia, particularmente da localidade de Caracoles, porque esse fato ocorreu faz pouco, em 1980.

Em Filipos, na Macedônia, uma pessoa se tor­nou célebre por causa de São Paulo: a encantadora Santa chamada LIDIA. É a primeira conversão da Europa, mencionada pelo Apóstolo das Gentes. Foi ela que ofereceu hospitalidade a São Lucas, a Silas e ao próprio Apóstolo Paulo.

Vamos também comemorar SÃO BENO. Ele viveu num celebérrimo mosteiro, chamado Einsie­deln, no início mesmo de sua construção, no século X. São Beno foi depois Bispo de Metz, onde sofreu perseguição e torturas. Foi mutilado, per­dendo os próprios olhos.

Ainda temos tempo para lembrar SANTO AGOSTINHO, da Dalmácia. Conservou-se homem de oração, em meio a todas as misérias humanas de seu tempo, o século XIV.

Afinal, o Bem-aventurado CONRADO de Her­lesheim, Alemanha, cisterciense, cuja força sempre se atribuiu à comunhão diária. Morreu aos 70 anos, no século XIII.

A Igreja, perseguida, é sempre mais respeitada e mais semelhante a Cristo do que a Igreja comprometida com os grandes e os opressores.

MEDITAÇÃO do dia 03 de agosto

Palavra de Jesus Cristo: “Jesus disse (aos discípulos vendo o povo faminto): Eles não precisam ir embora. Daí-lhes vos mesmo de comer”. (Mt 14, 16) Irmãs e irmãos! A meditação do Evangelho sempre nos questiona como nos relacionamos uns com os outros. Ao olhar as pessoas, nossas reações podem ser bem diferentes. Jesus olhou a multidão que o estava acompanhando e teve compaixão; sentiu com o coração a fome daquelas pessoas. Seus discípulos, porém, ao olhar as mesmas pessoas, ficaram preocupados com o dinheiro que seria necessário para comprar pão para tanta gente. São dois modos de ver a mesma realidade. Jesus se coloca no lugar de cada pessoa e procura entender o que se passa dentro de cada uma delas. Tem compaixão. Os discípulos como que olham só o exterior e pensam mais em si que neles do que nos outros.. Você já refletiu como, em geral, vemos os que amamos, os que estão mais próximos e os que nem conhecemos? Uns conhecemos bem, sentimos seus problemas e necessidades e por isso os tratamos com muito amor. Os outros são estranhos; não damos maior atenção. Seguimos nosso caminho ou mandamos embora, como fizeram os discípulos de Jesus. Jesus nos ensina que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, que é Deus. Você acredita que todos somos irmãos e irmãs? Tenta viver a fraternidade? Ao rezar o Pai Nosso é importante pensar que só podemos aceitar Deus como Pai se aceitamos as pessoas como verdadeiras irmãs. ****************************** Oração da Campanha da Fratesrnidade -2005 Ecumênica Ó Senhor, Deus da vida, que cuidas de toda criação, dá-nos a paz! Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito. Que a nossa força não seja a violência, mas o amor. Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha. Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça. Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão. Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e da paz. Por Jesus Cristo teu Filho divino, nosso irmão, que, feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos o teu perdão. Amém!

SANTOS e HERÓIS do POVO de cada dia

Com textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” – Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns, - quero lhe ajudar a conhecer um pouco mais os santos de ontem e de hoje. Dom Paulo Evaristo Arns é Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo. Sempre que possível, o texto será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog). ********************************** COMEMORAÇÕES do dia 1 º de agosto "Pai, santificado seja o teu Nome, venha o teu Reino" (Lc 11,2). Hoje veneramos o fundador dos padres Reden­toristas e mestre de Teologia Moral, SANTO AFON­SO MARIA DE LIGUORI. Foi, sem dúvida, em primeiro lugar, o insupe­rável missionário popular italiano, assim como os padres redentoristas são os nossos missionários, até o dia de hoje. Santo Afonso, antes de ser padre, exerceu a profissão de advogado. Depois, tornou-se pregador. E pôs a Teologia Moral à disposição do povo sim­ples, sempre necessitado de incentivos, a partir do Evangelho. Os livros mais conhecidos dele, - além da "Teologia Moral" e da "Prática do Confessor" São: "As Glórias de Maria" e as "Visitas ao Santíssimo Sacramento". Mesmo como Bispo, não deixou de ser mis­sionário. Morreu com pouco mais de 90 anos de idade, em 1787. Na Nicarágua, venera-se hoje uma estudante chamada ARLEN SID. Era guitarrista e composi­tora de canções. Muito sensível, fraterna, sincera e alegre. Mor­reu em 1975 e continua sendo um símbolo para o povo da Nicarágua. Não esqueçamos ainda um nome importante: o de SÃO JULIÃO EYMARD, fundador dos padres e das irmãs Sacramentinas, apóstolo do Santíssimo Sacramento. Um homem simplesmente admirável, que viveu no século XIX. Além disto, gostaria de recordar que é neste dia que se comemoram os grandes e inesquecíveis irmãos MACABEUS, tão lembrados e celebrados na Bíblia, no Antigo Testamento. Evangelho, Sacramentos e Pastoral andam sem­pre unidos e constituem missão principal da Igreja de Jesus.

CELEBRAÇÕES do dia 02 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” –
Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns

“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo Naza­reno, anda!" (At 3,6).

Vamos começar com um herói bem moderno, o padre jesuíta espanhol CARLOS PÉREZ ALONSO. Dedicou longos anos de trabalho aos enfer­mos, presos, soldados e estudantes de universidade. Já em vida era considerado mártir da miseri­córdia e da justiça. Um dia foi seqüestrado. De­sapareceu. Todos viram a misericórdia que se encarnou nele e se transformou em graça extraordinária. Oxalá isso sirva para diminuir os sofrimentos dos outros! O seqüestro e o desaparecimento do Padre Carlos Pérez Alonso se deu em 2 de agosto de 1981, na Guatemala. Na Itália venera-se SANTO EUSÉBlO DE VERCELL1. Foi muito provado por ter feito a de­fesa da divindade de Jesus. Mas distinguiu-se também como monge, apesar de ser Bispo. Reuniu, em torno de si, membros de seu clero, traduziu a vida do monge Antão e pre­parou novo tipo de pastoral comunitária. Sua mor­te ocorreu por volta de 371.

Em Roma, no cemitério de São Calixto, tam­bém se venera o Papa SANTO ESTÊVÃO I. Foi homem de muita fé, esclarecido defensor da doutrina do batismo, no século III.

Vamos também a Valência, para venerar SÃO PEDRO, Confessor e Bispo. Foi um dos maiores evangelizadores da terra, por longo tempo ocupada pelos mouros, no século XII.

Afinal, na África, SÃO RUTILIO, mártir, du­ramente perseguido, a ponto de, segundo Tertulia­no, ter mudado várias vezes de residência, para fugir aos perseguidores. Morreu queimado vivo.

O Evangelho nos chama para a cabeceira dos doentes, para a cela dos presos, para as áreas em que os pobres precisam da presença e da esperança de Cristo.

****************************

MEDITAÇÃO do dia 02 de agosto

Palavra de Jesus Cristo:
“Está escrito: ‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mt 4,4)

Irmãos e irmãs! Neste domingo, chamado pelos cristãos Dia do Senhor, muitas pessoas aproveitam o tempo para conviver com os familiares e amigos. Os cristãos católicos vão a Missa para louvar e dar graças a Deus pela vida que recebem e pedir a proteção divina para a nova semana que começa. Lendo o texto acima, podemos nos perguntar: será que nossa vida tem sido uma luta constante ou somente para conseguir o pão de cada dia? Ninguém pode negar a necessidade do pão. Pedimos na oração que Jesus nos ensinou, “o pão nosso de cada dia”. Jesus chama nossa atenção dizendo que, tudo deve vir do alimento fundamental que é a Palavra de Deus. Convido você com sua família a ler e refletir o texto de São Paulo ao seu discípulo Timóteo (Tim 3,14-17). Pense que São Paulo está falando agora a você, a todas as pessoas. Ele nos diz: “Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra”. Se esta nova semana for vivida à luz da Palavra de Deus, como São Paulo nos propõe, a luta pelo pão terá novo valor, sentido mais animador?

ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO

“Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna”.
Amém.