COMEMORAÇÕES do dia 3 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns 

"Sereis odiados de todos por causa do meu nome”. (Lc 21,17).

E por demais conhecida a capacidade e resis­tência dos trabalhadores das minas da Bolívia. Foram eles que conseguiram transformar as ditaduras sucessivas que dominaram aquele país. No dia de hoje eles, no entanto, choram a morte de aproximadamente 500 pessoas: mulheres e crianças, cruelmente assassinadas e depois lançadas numa valeta comum.  Vamos lembrar então os trabalhadores das mi­nas da Bolívia, particularmente da localidade de Caracoles, porque esse fato ocorreu faz pouco, em 1980.

Em Filipos, na Macedônia, uma pessoa se tor­nou célebre por causa de São Paulo: a encantadora Santa chamada LIDIA. É a primeira conversão da Europa, mencionada pelo Apóstolo das Gentes. Foi ela que ofereceu hospitalidade a São Lucas, a Silas e ao próprio Apóstolo Paulo.

Vamos também comemorar SÃO BENO. Ele viveu num celebérrimo mosteiro, chamado Einsie­deln, no início mesmo de sua construção, no século X. São Beno foi depois Bispo de Metz, onde sofreu perseguição e torturas. Foi mutilado, per­dendo os próprios olhos.

Ainda temos tempo para lembrar SANTO AGOSTINHO, da Dalmácia. Conservou-se homem de oração, em meio a todas as misérias humanas de seu tempo, o século XIV.

Afinal, o Bem-aventurado CONRADO de Her­lesheim, Alemanha, cisterciense, cuja força sempre se atribuiu à comunhão diária. Morreu aos 70 anos, no século XIII.

A Igreja, perseguida, é sempre mais respeitada e mais semelhante a Cristo do que a Igreja comprometida com os grandes e os opressores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário