COMEMORAÇÕES do dia 6 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada?" (Rm 8,35).

Hoje é a festa do SENHOR BOM JESUS. O que recordamos mesmo da passagem bíblica, é o Cristo brilhante, o Cristo sobre o Monte Tabor, o Cristo conversando com Moisés e Elias, deixando os Apóstolos Pedro, Tiago e João, cheios de entu­siasmo a ponto de não quererem abandonar mais o lugar. Cristo, no entanto, os adverte que Ele tem a cruz e a paixão pela frente. E foi esse sinal, que pre­valeceu na celebração e na religiosidade do povo. Já no século VI, encontramos em Ravena a representação de uma cruz cercada de Moisés e de Elias. E hoje, de Norte a Sul, em nosso país se venera o Cristo coroado de espinhos e com as cha­gas cobertas por um manto. O Bom Jesus transfigurado e o Cristo sofredor são mesma pessoa e a mesma fonte para a nossa esperança, para a esperança do povo!

Na Espanha, mais exatamente em Castela, ve­neram-se os mártires JUSTO e PASTOR. Meninos em idade escolar, deram a vida por Cristo no começo do século IV e foram celebrados por dois santos poetas, São Paulino e São Prudêncio.

Vamos também à Inglaterra. Aí encontramos o santo rei OSVALDO. Converteu-se Santo Osvaldo ao catolicismo por influência dos monges e cuidou de fortalecer a fé por toda a parte. Morreu numa batalha, aos 37 anos de idade, mas coberto de glórias, não tanto por ter vencido as lutas, como a si próprio e ajudado a religião a vencer. Morreu em 642.

A alegria e a dor se revezam na vida de todos os homens, mas devem estar unidas ao Mistério Pascal, do Cristo, em favor de todos os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário