COMEMORAÇÕES do 5 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns

"Vinde benditos de meu Pai .. Tive fome e me destes de comer, doente, e me visitastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,34b.35a,36).

No "Dia Nacional da Saúde", queremos unir­-nos a todos os que se dedicam, em primeiro lugar, à saúde das cri ancas e dos recém-nascidos, mas também à saúde daqueles que são pobres, humildes, necessitados, e não teriam para onde ir se não houvessem essas almas generosas. Portanto nossa homenagem aos profissionais da saúde.

Neste dia, comemora-se a DEDICAÇÃO DA BASILICA DE SANTA MARIA MAIOR, de fato, a maior igreja marial de Roma. Restaurada, esta grande e bela igreja, visitada por todos os pere­grinos que vão a Roma, foi consagrada por Xisto III, por volta do ano 435.

Na mesma Cidade Eterna, venera-se hoje SÃO XISTO lI, Papa, e seis Diáconos, todos mártires da perseguição de Valeriano.

Vamos lembrar também uma mulher heróica: SANTA AFRA, uma das primeiras testemunhas do cristianismo, na Baviera, Alemanha. O que houve de especial com ela? É que transformou sua vida, antes dissipada e leviana, numa constante busca do Evangelho. Por isso mes­mo, foi perseguida e queimada viva, no século IV.

E agora, apenas para mencionar, SANTO ABEL, da Bélgica. Foi beneditino, Bispo e Confes­sor, no século VIII.

Quando Cristo, no último juízo, nos disser: "Estive doente", será que poderemos responder-lhe que o visitamos? Que o confortamos, em nome do Evangelho? Senão, vamos tomar o propósito, no Dia Nacional da Saúde, de cuidar melhor de nossos doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário