CELEBRAÇÕES do dia 02 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” –
Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns

“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo Naza­reno, anda!" (At 3,6).

Vamos começar com um herói bem moderno, o padre jesuíta espanhol CARLOS PÉREZ ALONSO. Dedicou longos anos de trabalho aos enfer­mos, presos, soldados e estudantes de universidade. Já em vida era considerado mártir da miseri­córdia e da justiça. Um dia foi seqüestrado. De­sapareceu. Todos viram a misericórdia que se encarnou nele e se transformou em graça extraordinária. Oxalá isso sirva para diminuir os sofrimentos dos outros! O seqüestro e o desaparecimento do Padre Carlos Pérez Alonso se deu em 2 de agosto de 1981, na Guatemala. Na Itália venera-se SANTO EUSÉBlO DE VERCELL1. Foi muito provado por ter feito a de­fesa da divindade de Jesus. Mas distinguiu-se também como monge, apesar de ser Bispo. Reuniu, em torno de si, membros de seu clero, traduziu a vida do monge Antão e pre­parou novo tipo de pastoral comunitária. Sua mor­te ocorreu por volta de 371.

Em Roma, no cemitério de São Calixto, tam­bém se venera o Papa SANTO ESTÊVÃO I. Foi homem de muita fé, esclarecido defensor da doutrina do batismo, no século III.

Vamos também a Valência, para venerar SÃO PEDRO, Confessor e Bispo. Foi um dos maiores evangelizadores da terra, por longo tempo ocupada pelos mouros, no século XII.

Afinal, na África, SÃO RUTILIO, mártir, du­ramente perseguido, a ponto de, segundo Tertulia­no, ter mudado várias vezes de residência, para fugir aos perseguidores. Morreu queimado vivo.

O Evangelho nos chama para a cabeceira dos doentes, para a cela dos presos, para as áreas em que os pobres precisam da presença e da esperança de Cristo.

****************************

MEDITAÇÃO do dia 02 de agosto

Palavra de Jesus Cristo:
“Está escrito: ‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mt 4,4)

Irmãos e irmãs! Neste domingo, chamado pelos cristãos Dia do Senhor, muitas pessoas aproveitam o tempo para conviver com os familiares e amigos. Os cristãos católicos vão a Missa para louvar e dar graças a Deus pela vida que recebem e pedir a proteção divina para a nova semana que começa. Lendo o texto acima, podemos nos perguntar: será que nossa vida tem sido uma luta constante ou somente para conseguir o pão de cada dia? Ninguém pode negar a necessidade do pão. Pedimos na oração que Jesus nos ensinou, “o pão nosso de cada dia”. Jesus chama nossa atenção dizendo que, tudo deve vir do alimento fundamental que é a Palavra de Deus. Convido você com sua família a ler e refletir o texto de São Paulo ao seu discípulo Timóteo (Tim 3,14-17). Pense que São Paulo está falando agora a você, a todas as pessoas. Ele nos diz: “Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra”. Se esta nova semana for vivida à luz da Palavra de Deus, como São Paulo nos propõe, a luta pelo pão terá novo valor, sentido mais animador?

ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO

“Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna”.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário