COMEMORAÇÕES do dia 7 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns

"Tudo suportamos, para não criar obstáculo ao evangelho de Cristo" (Ia Cor 9,12b).

Hoje é o dia de SÃO CAETANO DE TIENE. Nasceu em 1480, em Veneza. Formou-se em Direito e depois seguiu para Roma, em plena Renascença. Na Cidade Eterna, or­denou-se sacerdote, ligando-se aos Oratorianos do Amor Divino. Aí começa propriamente sua grande história. Os Oratorianos cultivavam a vida de piedade sacramen­tal e de caridade, num momento em que a Igreja toda parecia entregue ao espírito mundano. Essa organização religiosa fez com que, depois, se desenvolvessem muitas outras congregações, como Teatinos, e reformassem a Igreja. São Caetano morreu em 1547 e foi declarado Santo em 1671.

SANTO ALBERTO, um carmelita, sacerdote e confessor do século XIV, muito venerado na Sicília, Itália. Atravessou a sua terra, pregando e provocando numerosas conversões, particularmente entre os ju­deus, o que era coisa rara naquele tempo, como o é hoje também. Morreu em 1306.

Na Etiópia, veneramos os Bem-aventurados AGATÂNGELO e CASSIANO, capuchinhos, sacer­dotes e mártires. Agatângelo exerceu, em primeiro lugar, o apos­tolado junto aos maronitas, em Alep; depois, junto aos Captas, no Egito, onde o companheiro, Cas­siano, se uniu a ele no apostolado. Denunciados por um europeu, foram presos e arrastados pelas ruas e, a seguir, enforcados e ainda, apedrejados. Tiveram fim trágico, após uma vida de tanta grandeza!

As épocas difíceis da Igreja são sempre mo­mentos de grandes vocações, como o esperamos, para o final do segundo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário