“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze. (Mt 1, 1-17)
Irmãos e irmãs! O Evangelho de São Mateus começa com uma genealogia. A intenção é mostrar que Jesus é descendente de Davi. É uma síntese da história da salvação. Jesus vem a nós como membro de um povo, participando de uma história concreta. Esse trecho merece um comentário à parte, o que não é o nosso objetivo.
Jesus quis vir a nós como nascem todas as pessoas. Foi anunciado pelos profetas que seria descendente de Davi e que nasceria de uma virgem. O texto cita José, descendente de Davi, acrescentando ser “o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”.
A liturgia, ao escolher este texto evangélico de Mateus, nos convida a refletir que Jesus assumiu a natureza humana, Os outros textos que meditaremos no tempo do Advento e no tempo do Natal, vão nos mostrar que o nascimento Jesus esta cercado da maior simplicidade e pobreza.Certamente, nenhum de nós fez essa experiência.
Somos convidados a pensar, que para entender e viver o Natal, precisamos nos esvaziar de toda tentação de ostentação, de grandeza. As celebrações do Natal deveriam ser baseadas na fraternidade, nos encontros familiares, com os amigos. Lembrar os asilos onde estão tantos idosos abandonados, os doentes, os que vivem jogados nas ruas e tantos outros marginalizados que esperam os sinais do amor de Jesus Cristo.
Hoje começa a Novena do Natal. Nesses 9 dias. vamos reunir nossas famílias e, se possível, também os vizinhos, e refletir, rezar juntos, tentar criar clima para acolher Jesus, nesta nova celebração do Natal.
*****************
ORAÇÃO
Ó Deus, criador e redentor do gênero humano,
quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem.
Sede favorável à nossa súplica,
para que o vosso Filho Unigênito,
tendo recebido nossa humanidade,
nos faça participar da sua vida divina.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém
Comentários: domagaspar@gmail.com

Dom Gaspar, gosto muito de ler os seus blogs. Vou continuar divulgando-os.
ResponderExcluir