CELEBRAÇÕES do dia 17 de dezembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu amo faz. Mas eu vos chamo amigos" (Jo 15,15a).


Começa hoje, oficialmente a novena do Natal. Sentimo-nos unidos a todos os que, em grupos ou pessoalmente, sabem preparar a chegada de Jesus.
Convém lembrar, em primeiro lugar, SÃO LÁZARO. É citado pelos Evangelhos. É o irmão das santas Marta e Maria. Jesus deu-lhe o maior título que alguém nos possa dar "amigo". E o ressuscitou dos mortos, como modelo da própria ressurreição e de nossa vida nova. Os franceses fazem questão de lembrar que Lázaro, Marta e Maria, foram os primeiros evangelizadores do sul da França.
Ainda em Jerusalém evocamos SÃO MODESTO, bispo e confessor, do século VII. Foi o homem providencial para reanimar a coragem e a esperança dos cristãos e para restaurar-lhes as igrejas.
Vamos saudar ainda duas mulheres, ambas da Bélgica, embora de épocas bem diversas. A primeira: SANTA BEGGE, irmã de Santa Gertrudes. Foi monja de grande prestígio e influência, em seu tempo, o século VII.
E também SANTA VIVINA, que foi beneditina e fundadora de um mosteiro. Embora vivesse no século XII, começou a ser venerada, sobretudo, em Bruxelas, após a transferência de suas relíquias, no começo do século XIX.


Jesus chama a todos os seus apóstolos de "amigos" e não de "servos". O que é não apenas um privilégio, mas também, compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário