Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher, que atestava: ‘Ele me disse tudo o que fiz." (Jo 4,39)
Hoje começamos o dia, evocando uma mulher. É a diaconisa OUMPIA. Mulher tão admirável, que São João Crisóstomo lhe escreveu grande número de cartas, até hoje lidas e meditadas. Foi auxiliar insuperável do maior pregador da antiguidade. E manteve-se fiel a ele, também, durante os dias terríveis que Crisóstomo passou no exílio. Mereceu ser promovida a diaconisa, aos 30 anos (ela já era viúva), quando naquele tempo tal serviço na Igreja normalmente só era concedido a mulheres acima dos 60 anos. Viveu no século V.
Da Nicomédia, na Ásia Menor, vamos a Roma, onde se veneram os santos ZOZIMO e RUFO, mártires. Foram companheiros de prisão de Santo Inácio de Antioquia. Muito bem acolhidos pelos habitantes de Filipos, que tanto amavam a São Paulo, viveram numa época em que a memória do Apóstolo São Paulo estava muito acesa nos cristãos e muito próxima a eles. Juntamente com Santo Inácio de Antioquia, eles foram lançados às feras e mortos, no ano 107.
Na Alemanha, veneramos SÃO VINEBALDO, abade beneditino, irmão de São VilibaIdo e Santa Valburga. São Vinebaldo era de saúde precária e, por isso, parecia não poder usufruir de uma vida tão brilhante como os seus irmãos. Entretanto, animou-se a seguir São Bonifácio, que o ordenou padre. Depois, foi sagrado bispo, tornando-se tão célebre quanto os irmãos. Morreu 110 ano de 761.
Afinal, vamos lembrar SÃO GACIANO, bispo e confessor, em Tours, na França. Foi o primeiro a pregar o Evangelho naquela cidade, antes mesmo do fim das perseguições do século lI!. Seu corpo foi sepultado no cemitério cristão, donde São Martinho o transferiu para a Basílica, no interior da cidade. Daí a grande veneração a São Gaciano.
A fidelidade da mulher pode ser, muitas vezes, a força dos grandes homens da História.


Nenhum comentário:
Postar um comentário