Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus" (Lc 8,10a).
Hoje vamos evocar SANTA BRIGIDA. Ela encantou toda a Suécia, no século XIV. Educou muito bem seus oito filhos. Após a morte do marido, começou a edificar um mosteiro para monges e outro para monjas. Seu grande amor a Cristo concentrava-se, sobretudo na Paixão, na Eucaristia e na Mãe de Jesus. Sua experiência religiosa e mística foi recolhida em diversos volumes, que são ainda muito apreciados. Faleceu durante uma romaria à Terra Santa.
Lembramos também, no Peru, a prisão e o massacre de camponeses, inclusive de crianças, por manifestarem insatisfação pelas más condições de vida.
Não podemos esquecer, no entanto, uma das maiores figuras do século V, SÃO JOÃO CASSIANO. Suas conferências. tão ricas de experiência de vida monástica, e seus exemplos, tirados dos grandes monges do Egito, inspiraram a regra de São Bento, pai de todos os monges ocidentais.
Quem visita a cidade de Ravena, pode venerar o Bispo APOLINÁRIO. Foi celebrado em uma homilia de São Pedro Crisólogo, orador excepcional dessa mesma cidade de Ravena. Viveu nos primeiros séculos do cristianismo.
Em todas as situações de vida, os cristãos devem empregar seus talentos e dons, em favor da justiça, da verdade e do amor.


Nenhum comentário:
Postar um comentário