Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha à luz do dia" (Mc 4,22).
A Liturgia de hoje evoca uma das grandes figuras da história dos padres capuchinhos. É SÃO LOURENÇO DE BRINDISI. Pouca gente andou tanto como esse capuchinho, de sandália nos pés. Procurou restabelecer, pela sua pregação e pelas suas viagens, a união de todos os católicos. Os 15 volumes de seus escritos contêm sermões, tratados polêmicos sobre os protestantes, estudos sobre a Bíblia e outros assuntos teológicos. Foi declarado "Doutor da Igreja" em 1959, no IV centenário de seu nascimento.
Em Brasiléia, no Acre, comemora-se hoje a morte de WILSON DE SOUZA PINHEIRO. A única coisa de que puderam acusá-lo foi o fato de ser presidente do sindicato e lutador em favor dos pobres lavradores, expulsos de suas terras. Morreu como verdadeiro mártir, pelos seus companheiros. No ano de 1980.
Hoje também lembramos o grande Profeta DANIEL. Nasceu na Babilônia, dando esperança e coragem a todo o seu povo, no exílio.
Mas, como sempre, queremos lembrar também a mulher. Desta vez, SANTA PRAXEDES. Seu sepulcro é muito visitado, no cemitério de Priscila. na Via Salária, em Roma.
Para terminar, na França, SÃO VITOR, mártir do século lII, sobre cujo túmulo foi erguido. mais tarde, um mosteiro beneditino.
Toda coragem precisa ser bem orientada, na linha que o próprio Jesus nos indicou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário