Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"E enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar" (Lc 9,2).
20 de julho é o "Dia da Amizade". A amizade é, de fato, o dom que o próprio Deus concede, mas também reclama para si. Quer ser reconhecido como amigo do povo, a quem promete uma amizade eterna. Vamos pois cultivar a amizade com aqueles que Deus colocou em nosso caminho, mas sobretudo, com o próprio Deus, que se aproxima de nós e nos aproxima de Si.
Na Guatemala, venera-se hoje MARIO MUHA CORDOBA, chamado "Guigüi". Foi ele quem uniu todos os movimentos de colonos e mineiros com os operários da capital. Foi assassinado aos 37 anos, deixando mulher e 3 filhos. Mas tornou-se o símbolo do testemunho cristão, pela sua própria vida. Foi membro fundador do Comitê de Justiça e Paz de seu país. Sua morte deu-se em 1978.
Lembramos hoje, com horror, o massacre de 300 crianças e mulheres. Foi em 1981, em Goyá, na Guatemala. A imprensa qualificou essas pobres e Inocentes vítimas de "comunistas” com um cinismo inaceitável.
Hoje é também o dia do grande Profeta ELIAS. Foi um homem que soube escutar a Deus, no "vento suave", quer dizer, ouvindo o Espírito. Soube. enfrentar os poderosos, com a coragem e a audácla de profeta. Soube, ainda, socorrer a pobre viuva, em sua miséria e fome. É o protótipo de Jesus.
Vamos lembrar também uma mulher. É SANTA MARINA, do Monte Carmelo. Venerada em todo o Ocidente, desde o século XIII.
Finalmente, na China, os Bem-Aventurados LEÂO MANGIN, PAULO DENNE e Companheiros - 54 leigos - de martírio. Os dois primeiros foram missionários jesuítas franceses. Todos acabaram sendo massacrados e queimados juntos no ano de 1900.
Jesus, o Profeta, ensina seus discípulos a escutar a Deus, a estabelecer a justiça e a socorrer os necessitados.


Nenhum comentário:
Postar um comentário