Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)"Eles saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando com a Pa¬lavra, por meio dos sinais que a acompanhavam" (Mc 16,20).
A Nicarágua comemora hoje sua libertação da ditadura de Somoza. Ouçam o que os Bispos do País disseram em novembro daquele mesmo ano de 1979, em sua Carta Pastoral:
"Temos que concretizar a proposta da Conferência de Puebla e de João Paulo II, assumindo a prioridade da opção preferencial pelos pobres".
Da Nicarágua passamos ao Peru. Aí morreu, em 1781, o grande cacique TUPAC AMARU. Lutou pela igualdade de direitos dos incas e dos espanhóis.
É por isso que no mesmo dia 19 também se comemora a Jornada das Raças índias da América Latina. Diz Puebla: "As culturas índias são a riqueza dos povos".
Da América Latina recuamos para o tempo de São Paulo, na cidade de Colossos. Aí encontramos o companheiro de prisão do Apóstolo das Gentes: EPAFRAS.
Comemoramos hoje também SANTA AURA. Foi no século IX, que ela se converteu do islamismo a Cristo Passou 30 anos num mosteiro. Terminou a vida como mártir, no ano de 856.
Deste dia é ainda SÃO SÍMACO, Papa, cujo Pontificado se situa entre os anos 498 e 514.
Afinal, lembramos também SANTO ARSENO, que no século V ocupou cargos importantes. Retirou-se depois à solidão, a fim de viver na maior humildade e oração.
O Evangelho deve penetrar a fundo todas as culturas, para, assim, modificar a própria visão do mundo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário