Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou não o atrair" (]o 6,44a).
Hoje é o dia de SÃO BOAVENTURA, chamado também o segundo fundador da Ordem dos franciscanos. Não se sabe o que mais se deve admirar neste frade extraordinário. Foi professor, compôs 11 grandes volumes, numa síntese teológica baseada em Santo Agostinho e em Platão. O fio de ouro de sua vida e pregação é Jesus Cristo, centro de toda a criação. São Boaventura foi tão sábio, quanto humilde. E igualmente, um grande místico. Entre os escritos convém reter ao menos: " Itinerário da Alma até Deus". Um homem de ação, como houve poucos e grande contemplativo. Como superior geral da Ordem franciscana, percorreu a pé e a cavalo a Itália, França e Alemanha. E acabou sendo elevado a Cardeal da Igreja.
_
Hoje também veneramos o BEATO INACIO DE AZEVEDO e COMPANHEIROS, mártires da América Latina, evangelizadores do Paraguai e do Brasil.
Não esqueçamos também que foi em 15 de julho de 1976 que morreu o PADRE RODOLFO LUEKENBEIN, salesiano, em Merure, Mato Grosso, junto com seu companheiro LOURENÇO SIMÃO, o Índio. São chorados até hoje pelos índios Bororos, como grandes e bons amigos, junto a Deus.
No Uruguai, neste dia e no ano de 1972, morria vítima de torturas no cárcere o Pastor Metodista HEITOR JURADO.
Lembremos ainda a Bem-Aventurada ANA MARIA JAVOUHEY, francesa e fundadora do Instituto de São José de Cluny. Viveu entre os séculos XVIII e XIX e foi missionária junto aos escravos negros, aqui perto de nós, no Suriname.
O que conta na vida é doar-se totalmente ao amor de Deus e dos homens. E aí, buscar sua força para a ação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário